DIANTE DO CENÁRIO DE PANDEMIA DA COVID-19 QUE SE INSTAUROU NO MUNDO EM 2020 E SEUS EFEITOS, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO PROPÓSITO APRESENTAR UM ESTUDO QUALITATIVO ACERCA DOS PRINCIPAIS DESAFIOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA ESTADUAL RAYMUNDO MARTINS VIANNA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE BELÉM- PA, COM A IMPLEMENTAÇÃO DO MODELO DE ENSINO REMOTO NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL, ENFATIZANDO AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DE ADAPTAÇÃO AO USO DAS TECNOLOGIAS PELOS ALUNOS E PROFESSORES DE MODO GERAL, BEM COMO A REFORMULAÇÃO DAS METODOLOGIAS UTILIZADAS PELOS DOCENTES DE GEOGRAFIA. PARA ISSO, A DISCUSSÃO AQUI PROPOSTA SE DESENVOLVEU A PARTIR DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, ALÉM DAS VIVÊNCIAS ATRAVÉS DO ESTÁGIO PIBID PELOS AUTORES, QUE INSERIDOS NO CONTEXTO ESCOLAR, PERCEBERAM SIGNIFICATIVAMENTE TAIS PERCALÇOS. DESSE MODO, EM VISTA DO QUE FOI DISCUTIDO AO LONGO DO TRABALHO, ATENTA-SE PARA O PAPEL DO ENSINO DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA NO DESENVOLVIMENTO DE POTENCIALIDADES QUE VIABILIZEM A INTERPRETAÇÃO DE UM ACONTECIMENTO QUE CERCA OS ALUNOS E OS AFETA DIRETAMENTE.