O AVAN?O DO MEIO T?CNICO-CIENT?FICO-INFORMACIONAL APRESENTA ?NDICES SIGNIFICATIVAMENTE ELEVADOS EM TODO O MUNDO, DE MODO QUE EM NENHUM OUTRO MOMENTO A HUMANIDADE AO MENOS IMAGINOU QUE PUDESSE ALCAN?AR, MESMO QUE DE MANEIRA DESIGUAL, TODOS OS SETORES DA SOCIEDADE E INTERFERI DIRETAMENTE EM TODAS AS SUAS ESFERAS. SENDO ASSIM, COM A EDUCA??O N?O OCORRE DE MANEIRA DIFERENTE. POR OUTRO LADO, ? CADA DIA MAIS FREQUENTE OS RELATOS DE PROFISSIONAIS DA EDUCA??O, DE MANEIRA ESPECIAL OS PROFESSORES, QUE SE QUEIXAM EM RELA??O A FALTA DE INTERESSE POR PARTE DOS DISCENTES, BEM COMO ALUNOS QUE N?O SE ENCONTRAM ATRA?DOS PELAS AULAS, AS PERCEBENDO COMO ALGO ENFADONHA, TEDIOSO E FORA DO CONTEXTO DA SUA REALIDADE. DIANTE DISTO, ESTUDIOSOS DA EDUCA??O, EM TODOS OS N?VEIS ACAD?MICOS, SE DEBRU?AM PARA PENSAR E REFLETIR MEIOS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO, VISANDO ASSIM, TORNAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM UMA REALIDADE MAIS INTERATIVA E ATRATIVA PARA OS ALUNOS. NESTA BUSCA INCESSANTE, A M?SICA MERECE DESTAQUE POR APRESENTAR EFIC?CIA EM SUA DIFUS?O, PERMEADO POR TODAS AS FAIXAS ET?RIAS, CLASSES SOCIAIS E TENDO CAPACIDADE DE PASSAR POR GERA??ES E FRONTEIRAS GEOGR?FICAS, ATUANDO COMO PROMOVEDOR DA VALORIZA??O DA IDENTIDADE CULTURAL, DA FORMA??O DO PENSAMENTO CR?TICO- REFLEXIVO, AL?M DE UM POSS?VEL INTERC?MBIO CULTURAL INCLUSIVE PARA AQUELES MENOS FAVORECIDOS FINANCEIRAMENTE. CABE DESTACAR QUE QUANDO UTILIZADA DE MANEIRA CORRETA, POR TRAZER PARA DEBATE DESCRI??ES DE DIVERSAS PAISAGENS E MEIOS, AL?M DE TEM?TICAS CULTURAIS DOS POVOS POR ELAS REPRESENTADAS E PROBLEM?TICAS REAIS COMO OS SOCIAIS, AMBIENTAIS E POL?TICAS, A M?SICA ATRELADA AO ENSINO DE GEOGRAFIA APRESENTA-SE COMO UMA POTENCIALIDADE METODOL?GICA QUE MERECE SER PENSADA E TRAZIDA PARA A SALA DE AULA. NO PRESENTE TRABALHO, APOIADO EM PENSAMENTOS COMO OS DE VIANA (2000), SCHAFER (1991), CORREIA (2009), BARROS ET.AL (2013), SOARES ET. AL (2016), MADALENA (2017), FERREIRA E LIMA (2021) A UTILIZA??O DA M?SICA SER? TRABALHADA COM OLHAR VOLTADO PARA AS AULAS DESTA DISCIPLINA, VISANDO ASSIM PROPOR UMA EDUCA??O EMPENHADA NA CONSTRU??O DA CIDADANIA, COM INTEN??O NO ENSINO CR?TICO-REFLEXIVO, VALORIZANDO OS CONHECIMENTOS QUE J? EST?O PRESENTES NO COTIDIANO DOS ALUNOS, NA TENTATIVA, ENTRE OUTRAS ASPECTOS, DIMINUIR AS LACUNAS EXISTENTES ENTRE O DIA A DIA DOS MESMOS E OS CONTE?DOS PROPOSTOS PELO CURR?CULO ESCOLAR. DIANTE DA REALIDADE DO ENSINO REMOTO, COM TODOS ESSES PROBLEMAS SE APRESENTANDO DE MANEIRA AINDA MAIS ACENTUADA E A CRESCENTE URG?NCIA EM RELA??O A NECESSIDADE DE TENTAR AMENIZAR ESTE CEN?RIO, A UTILIZA??O DA M?SICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA TORNA-SE UM RECURSO QUE MAIS DO QUE NUNCA PRECISA SER PENSADO. NO PROCESSO DE CONSTRU??O DESTE TRABALHO, EM PRIMEIRO MOMENTO FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGR?FICO, NA BUSCA POR MEIOS OU METODOLOGIAS QUE SE MOSTRASSE POTENCIALMENTE EFICAZES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA GEOGR?FICA NO MODELO DE ENSINO IMPOSTO PELA PANDEMIA DO COVID-19, MOMENTO EM QUE ENCONTRAMOS A UTILIZA??O DA M?SICA. POSTERIORMENTE FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAR?TER QUALITATIVO E QUANTITATIVO POR MEIO DO GOOGLE FORMUL?RIO COM OS ALUNOS DE SEXTO E OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL MATIAS DUARTE ROLIM, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAJAZEIRAS-PB, O FORMUL?RIO TEVE COMO OBJETIVO ENTENDER OS ESTILOS MUSICAIS APRECIADOS PELOS DISCENTES E QUAL AS EXPECTATIVAS DELES DIANTE DA IDEIA DE SER UTILIZADAS DE M?SICAS NAS AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA, QUAIS ASSUNTOS NA OPINI?O DELES PODERIAM SEREM LEVANTADOS A PARTIR DAS M?SICAS E, COMO ELES SUGERIRAM QUE ELAS FOSSEM TRABALHADAS. ATRAV?S DA PESQUISA REALIZADA OS ALUNOS APRESENTARAM UMA POSTURA BASTANTE CONTENTE E ANIMADOS COM A IDEIA DA UTILIZA??O DE M?SICAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA, ACOLHENDO A POSSIBILIDADE DE MANEIRA BASTANTE POSITIVA, EM QUE ACREDITAM QUE AS M?SICAS NAS AULAS DESTA DISCIPLINA PODEM DE FATO OS APROXIMAR DOS CONTE?DOS E OS AJUDAR A PENSAR SOBRE ELES DE MANEIRA MAIS CLARA, FORTALECENDO A IDEIA DO PRESENTE TRABALHO. CABE DESTACAR QUE ? ESSENCIAL QUE O PROFESSOR POSSA UTILIZAR DA SALA DE AULA COMO O SEU LABORAT?RIO VIVO, REALIZANDO TESTES DE MEIOS E METODOLOGIAS DE ENSINO E ENTENDA QUE OS RESULTADOS DO APRENDIZADO DOS ALUNOS OU A FALTA DESTE ? ANTES DE MAIS NADA UM REFLEXO DE SUAS PR?TICAS, ENT?O LEVANDO EM CONSIDERA??O QUE NENHUMA PR?TICA PEDAG?GICA ? CAPAZ DE SUBSTITUIR O PAPEL DO PROFESSOR ? ESSENCIAL ENTENDER QUE A UTILIZA??O DAS M?SICAS NAS AULAS N?O ? MAGICAMENTE A SOLU??O DE TODOS OS PROBLEMAS ACIMA CITADOS E, MESMO QUE TENHA SE MOSTRADO COMO UM MECANISMO BASTANTE EFICAZ NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA, SENDO CAPAZ DE ABRIR UM LEQUE DE OPORTUNIDADES PARA REFLEX?ES EM CONJUNTO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS. POR FIM, ENTENDER QUE A UTILIZA??O DA M?SICA NO PROCESSO DE ENSINAR GEOGRAFIA ? EST? DISPOSTO A BUSCAR UMA FORMA??O CIDAD?, EM QUE O DISCENTE AL?M DE PASSAR A OUVIR OS REPERT?RIOS MUSICAIS DE SUA PREFER?NCIA COM UMA ATEN??O DISCIPLINADA, PASSAR? A ENCONTRAR SIGNIFICA??O PARA OS CONTE?DOS NA SUA REALIDADE, PARA QUE ASSIM POSSA COMPREENDER E AGIR CRITICAMENTE COM A??ES CAPAZES DE ATUAR ATIVAMENTE E TRANSFORMAR A SOCIEDADE EM QUE EST? INSERIDO.