A METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO FOI APLICADA À TURMA DO 8º ANO DE UM COLÉGIO
DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO PARANÁ, REMOTAMENTE POR COMPLICAÇÕES TRAZIDAS DEVIDO A PANDEMIA DE
CORONAVÍRUS (COVID - 19). A TEMÁTICA ABORDADA DURANTE O PERÍODO DE APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
(SD) FOI O SISTEMA DIGESTÓRIO TRABALHADO JUNTAMENTE COM O USO DE IMAGENS, CONTEMPLANDO ASSIM O
ESTIMULO VISUAL LIGADO COM OS FUNDAMENTOS DOS ASPECTOS NEUROCOGNITIVOS DA EMOÇÃO, COM ENFOQUE NO
ESTIMULO DA MEMÓRIA A LONGA PRAZO, SENDO SUA UNIDADE TEMÁTICA DIVIDA EM TRÊS SESSÕES: ANATOMIA,
FISIOLOGIA E DOENÇAS/PROBLEMAS RECORRENTES A ESTE SISTEMA, OS QUAIS TEVE COMO PERÍODO DE APLICAÇÃO DE
AULAS 19, 24 E 31 DE MARÇO DE 2021. O RELATO TEM COMO OBJETIVO A ANÁLISE DA PRODUÇÃO E DA APLICAÇÃO DE
UMA SD COM O USO DE IMAGENS, DESTE MODO, INTRODUTORIAMENTE AO CONTEÚDO, FOI EXPOSTO IMAGENS DE
TODOS OS ÓRGÃOS E SEUS ANEXOS CONTEMPLADOS DENTRO DO SISTEMA DIGESTÓRIO, ABRANGENDO A PRIMEIRA PARTE
PROPOSTA DENTRO DA SD SOBRE A ANATOMIA E OFERECENDO FUNDAMENTALIZAÇÃO PRÁTICA PARA A INSERÇÃO TEÓRICA
DA FISIOLOGIA DE CADA ÓRGÃO EXPOSTO EM IMAGENS. FINALIZANDO TERCEIRA DIVISÃO DA UNIDADE TEMÁTICA, FOI
ABORDADO AS DOENÇAS E PROBLEMAS RELACIONADOS AO SISTEMA DIGESTÓRIO E ALGUMAS ATIVIDADES FORAM
ELABORADAS E DISCUTIDAS DURANTE O PERÍODO DE AULA. COM O LINEAR DA TURMA DURANTE AS TRÊS SEMANAS EM
QUE OS ALUNOS FORAM ACOMPANHADOS, FOI POSSÍVEL OBSERVAR UM CRESCIMENTO GRADUAL DE PARTICIPAÇÃO, O
QUE É DE PRAXE EM TEMPOS PANDÊMICOS.