O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR COMO A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA) ABORDA A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA BASEADA NO CADERNO DA PNA, APRESENTANDO SUA METODOLOGIA, REFERÊNCIAS E PESQUISAS PARA, A PARTIR DESTA, ANALISAR DE FORMA CRÍTICA COMO O DECRETO INFLUÊNCIA NA DOCÊNCIA E NA PRÁTICA DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS. O PROCESSO DE FLUÊNCIA DE LEITURA E ESCRITA DESTAS FAIXAS ETÁRIAS É ABORDADO DE FORMA RESUMIDA E INCOMPLETA - EM APENAS 2 TÓPICOS COM 5 PARÁGRAFOS -, SEM APRESENTAR UM MÉTODO CIENTÍFICO OU REFERÊNCIAS A PEDAGOGOS E PROFISSIONAIS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO IMPORTANTES PARA O ASSUNTO. PORTANTO, O DOCUMENTO, APESAR DE RECONHECER AS ESPECIFICIDADES DO GRUPO, REALIZA COMPARAÇÕES COM O MÉTODO INFANTIL E NÃO TRAZ PROPOSTAS CONCRETAS DE EXECUÇÃO PRÁTICA, SENDO DESPROVIDO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA E APRESENTANDO UM DESINTERESSE POLÍTICO PELO ASSUNTO. AINDA QUE SEJA DESTACADO PELO CADERNO O GRANDE NÚMERO DE PESSOAS ANALFABETAS NO BRASIL, A DISCUSSÃO RESUME-SE A APENAS UMA PÁGINA, EVIDENCIANDO A ESCASSEZ DE DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO NO DOCUMENTO E DEIXANDO CLARA A IMPORTÂNCIA DE UMA ANÁLISE E CRÍTICA ACERCA DO TEMA. A REFLEXÃO DESENVOLVIDA NESTE BANNER RESULTA DE UM PROCESSO INICIAL DE ESTUDOS ACERCA DA TEMÁTICA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A PNA.