COM O PROPÓSITO DE APROXIMAR OS(AS) ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO À PRÁTICA DE DOCÊNCIA E POTENCIALIZAR O APRENDIZADO, O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UFPR (PIBID/UFPR), DO ANO DE 2020, NO PERÍODO PANDÊMICO, FOI MODIFICADO PARA A CATEGORIA DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, A FIM DE TORNAR A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MAIS DINÂMICA E CONTEXTUALIZADA COM A REALIDADE. ATRAVÉS DE LEITURAS DE AUTORES COMO FRITJOF CAPRA E HUMBERTO MATURANA, A EQUIPE BUSCOU INCORPORAR O PENSAMENTO SISTÊMICO, VOLTANDO AS IDEIAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO, EM DETRIMENTO A VISÃO MECANICISTA DO MODELO TRADICIONAL DE EDUCAÇÃO. ASSIM, ESTE RESUMO VISA APRESENTAR AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELOS(AS) DISCENTES PARTICIPANTES DA EQUIPE DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ (CEP), DO SUBPROJETO BIOLOGIA DO PIBID/UFPR. O PROJETO OCORREU EM ENCONTROS SEMANAIS, DIVIDIDOS EM DUAS APROXIMAÇÕES: DIÁLOGOS INVESTIGATIVOS-FORMATIVOS, COM BASE EM OBRAS INTERDISCIPLINARES, E O ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES DOCENTES DA PROFESSORA SUPERVISORA REALIZADAS NO CEP, ALIADO A PRÁTICAS DE PLANEJAMENTO, ELABORAÇÃO E OBSERVAÇÃO DAS AULAS SÍNCRONAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. AO LONGO DO PROJETO, OS(AS) ALUNOS(AS) TAMBÉM APLICARAM FERRAMENTAS LÚDICAS VIRTUAIS DURANTE AS AULAS REMOTAS E, A PARTIR DESSAS PRAXES, TIVEMOS COMO PRINCIPAL RESULTADO, O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA PREPARAR E MINISTRAR AULAS, RESULTANDO EM UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO INTERATIVO.