Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO PERSPECTIVAS DE VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR E DA IDENTIDADE DOCENTE: UM CAMINHO EXITOSO NA UFRRJ

Palavra-chaves: POLÍTICAS PÚBLICAS, FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICAS EDUCATIVAS, , Comunicação Oral (CO) ET 02: Políticas Públicas e identidade docente
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CONTUDO, O CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO, AO LONGO DAS DUAS ÚLTIMAS DÉCADAS, VEM POSSIBILITANDO UM AVANÇO NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS A PARTIR DE UM CAMINHO REFLEXIVO, CRÍTICO, POLÍTICO, ECONÔMICO E SOCIAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. NESSE SENTIDO, A UFRRJ VEM DESENVOLVENDO VÁRIOS PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS, HÁ MAIS DE DEZ ANOS, COMO O PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENTRE OUTROS. ESSAS INICIATIVAS MOSTRARAM QUE SERIA POSSÍVEL MUDAR ESSE CENÁRIO DESESTIMULADOR. COM OBJETIVOS PRECISOS, VISAVAM  INCENTIVAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA; VALORIZAR O MAGISTÉRIO, INCENTIVANDO OS ALUNOS A OPTAREM PELA CARREIRA DOCENTE; PROMOVER UMA EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE; ESTIMULAR A ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA POSSIBILITANDO A COOPERAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO; FOMENTAR PRÁTICAS EDUCATIVAS DE CARÁTER INOVADOR, UTILIZANDO RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO; VALORIZAR O ESPAÇO DA ESCOLA COMO CAMPO DE EXPERIÊNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES; ENTRE OUTROS. TAIS OBJETIVOS JÁ APONTAVAM PARA UM NOVO CAMINHO. E, DESSA FORMA, AS UNIVERSIDADES QUE PASSARAM A APROPRIAR-SE DESSAS POLÍTICAS, VOLTARAM-SE PARA UMA DEMOCRACIA DO APRENDIZADO, A PARTIR DE UMA VIVÊNCIA EM QUE OS ESTUDANTES FORAM ESTIMULADOS A PARTICIPAR COMO PROTAGONISTAS. NESSE CONTEXTO, A PROPOSTA DESTE TRABALHO ESTÁ VOLTADA PARA UMA ANÁLISE DA IDENTIDADE DOCENTE NA ESFERA DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFRRJ, A PARTIR DOS PROGRAMAS PIBID E RP, OBSERVANDO OS SEUS DESDOBRAMENTOS, TANTO NA FORMAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS COMO EM CAPACITAÇÕES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS EGRESSOS. ALÉM DISSO, PROPOMOS APRESENTAR RESULTADOS RELEVANTES PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS ENVOLVIDOS, COMO ALUNOS, PROFESSORES DA IES E DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A REDUÇÃO DA EVASÃO DOS LICENCIANDOS, A INTEGRAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E AS ESCOLAS, O DIÁLOGO ENTRE OS PROFESSORES DAS DIVERSAS ÁREAS DAS LICENCIATURAS QUE PASSARAM A MANTER UM ENVOLVIMENTO COLETIVO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DAS AÇÕES INTEGRADORAS DESSES PROGRAMAS SÃO APENAS AMOSTRAS DE ALGUNS RESULTADOS. DESDE QUE OS PROGRAMAS CHEGARAM À UNIVERSIDADE, OS RESULTADOS FORAM POSITIVOS E OBSERVAMOS QUE AUMENTOU A PROCURA E A PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURAS. ESSE CRESCIMENTO E A ADESÃO DESSES PROGRAMAS NA UFRRJ, MUITO SE DEU POR CONTA DOS RESULTADOS ANTERIORES, TECENDO, ASSIM, UMA REDE DE CONSTRUÇÃO DE SABERES E INTEGRAÇÃO POSITIVA PARA A VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO, NÃO SÓ NO CONTEXTO ACADÊMICO MAS, TAMBÉM, NAS ÁREAS DE VIVÊNCIAS DOS PARTICIPANTES, COMO O POLÍTICO, SOCIAL E ECONÔMICO. ESTE TRABALHO SE JUSTIFICA, SOBRETUDO, POR CONTA DE SUA ATUALIDADE E O LOCUS ONDE SE ENCONTRAM OS CAMPI DA UNIVERSIDADE, LOCALIZADA NA BAIXADA FLUMINENSE, NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO, AGREGANDO MUITOS ALUNOS DE BAIXA RENDA. PARA ESSES ALUNOS, O ENSINO SUPERIOR TRAZ OPORTUNIDADES DE FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA EM QUE, MUITAS VEZES, OS ESTUDANTES NÃO TÊM ACESSO ÀS INFORMAÇÕES BÁSICAS DE SEUS DIREITOS E DEVERES NA SOCIEDADE. ESSES PROGRAMAS FORJAM UMA IDENTIDADE DE VALORIZAÇÃO DO SUJEITO E DO MAGISTÉRIO QUE SE INICIA COM O PRÓPRIO ESTUDANTE QUE SE RECONHECE COMO FORMADOR, NO ÂMBITO DESSES PROGRAMAS FORMATIVOS. AS ATIVIDADES DERIVADAS DESSES PROGRAMAS ABREM NOVAS PERSPECTIVAS DE MUNDO PARA ALUNOS DO ENTORNO. DESDE QUE O PRIMEIRO PIBID CHEGOU À UFRRJ, EM 2007, JÁ SE PASSARAM QUATRO GESTÕES ADMINISTRATIVAS DISTINTAS E, TODAS ELAS VIABILIZARAM O SEU DESENVOLVIMENTO E POSSIBILITARAM NOVAS E MOTIVADORAS ESTRATÉGIAS PARA A VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO. COM O APOIO INSTITUCIONAL, O PROGRAMA ALAVANCOU E CHEGOU A SER, NO EDITAL 061/2013, O MAIOR PROGRAMA DE BOLSAS DA UNIVERSIDADE. COM ESSE CRESCIMENTO VERTIGINOSO, A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA PASSOU A TER UM POSICIONAMENTO DE UMA PRÁTICA CONCRETA E DE DIÁLOGO ENTRE AS ESCOLAS E A IES. EM 2018, COM A ADESÃO DA RP, GRADATIVA ENTRE AS LICENCIATURAS, HOUVE UMA APROPRIAÇÃO QUE FOI CONTAGIANDO A TODOS. VALE RESSALTAR, QUE A INSTITUIÇÃO NÃO RESISTIU A ADERIR AOS PROGRAMAS, CONSIDERANDO A POSITIVIDADE PARA A FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS E A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO E APROPRIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS QUE SE VOLTAM PARA SENSIBILIZAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. TRATA-SE DE POLÍTICA IMPORTANTE QUE REVERBEROU DE FORMA PRODUTIVA E EFICAZ NO ÂMBITO DAS LICENCIATURAS. ALÉM DISSO, OS ESTUDANTES SE MOSTRAM SEMPRE PARTICIPATIVOS, GERANDO, ASSIM, A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO INOVADOR,  REFLEXIVO E CRÍTICO. OS PROFESSORES E ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS PASSARAM A PRODUZIR MATERIAL DIDÁTICO E PRÁTICAS QUE RENOVARAM, A PARTIR DE NOVAS METODOLOGIAS, SUA PRÓPRIA DINÂMICA DE AULA NO ÂMBITO DA IES. OS PROTAGONISTAS DESSAS AÇÕES PASSARAM A ATUAR DE FORMA MAIS QUESTIONADORA E REFLEXIVA NAS SUAS VIVÊNCIAS, PRINCIPALMENTE, NAS QUESTÕES RELACIONADAS À REFLEXÃO E APROPRIAÇÃO CRÍTICA DA BNCC. VALE RESSALTAR,  QUE O ESTÁGIO PASSOU A TER UM NOVO OLHAR, A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DA RP, PELAS SUAS AÇÕES E OBJETIVOS, QUE VEM DESPERTANDO OS ESTUDANTES PARA A CARREIRA DO MAGISTÉRIO, VALORIZANDO, ASSIM, OS DIVERSOS ESPAÇOS FORMATIVOS. NESTE TRABALHO, APRESENTAMOS UMA METODOLOGIA QUE ESTÁ ANCORADA NUM INSTRUMENTO  DE DIAGNÓSTICO. PARA ISSO, VALEMO-NOS DE ENTREVISTAS COM GESTORES PARTICIPANTES DESSES PROGRAMAS. ESSAS ENTREVISTAS SE CONSTITUEM COMO FONTES EMPÍRICAS IMPORTANTES PARA A APREENSÃO DOS ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE DA UFRRJ E, POR ISSO, COMO UM INSTRUMENTO DIAGNÓSTICO PARA A FORMAÇÃO DE UM CORPUS DOCUMENTAL QUE PERMITE A PERCEPÇÃO DAS DIRETRIZES DA IDENTIDADE DOCENTE DA IES. A PARTIR DAS RESPOSTAS, PODEMOS JUSTIFICAR A RELEVÂNCIA E O VALOR DESSAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A (RE)CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE DOCENTE QUE HÁ MAIS DE DUAS DÉCADAS A UFRRJ VEM CONSOLIDANDO-SE COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO. PARA FUNDAMENTAR TEORICAMENTE ESSE TRABALHO, UTILIZAMO-NOS DOS ESTUDOS DE PAULO FREIRE (1996) EM QUE NOS TRAZ A REFLEXÃO SOBRE O CONHECIMENTO QUE  NÃO É SIMPLESMENTE UMA  TRANSFERÊNCIA DE SABER, MAS DE CRIAR POSSIBILIDADES PARA A SUA CONSTRUÇÃO; DE GIMENEZ (2005) PELOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS PELOS QUAIS PASSA A FORMAÇÃO DOCENTE; DE NÓVOA (2017), EXPOENTE NA REFLEXÃO SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, QUE PONTUA A NECESSIDADE DE REFORÇO MÚTUO E CONTÍNUO ENTRE A FORMAÇÃO E A PROFISSÃO DOCENTE EM ESPECIAL PELOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES; DE TARDIF LESSARD E LAHAYE (1991), QUE A PARTIR DE REFLEXÃO SOBRE OS SABERES PRÁTICOS E CIENTÍFICOS MOSTRA O VALOR DOS MESMOS COMO ELEMENTOS FUNDAMENTAIS NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS; A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO SUJEITO CONTEMPORÂNEO, CONSIDERANDO-O MÚLTIPLO E FRAGMENTADO, DE ACORDO COM HALL (2005). ENTENDEMOS QUE OS PROGRAMAS DE VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO CONTRIBUEM PARA O FORTALECIMENTO DAS LICENCIATURAS E TECEM CAMINHOS E VEREDAS DE UM PERCURSO FORMATIVO REFLEXIVO, CRÍTICO, POLÍTICO, SOCIAL, DENTRO DE UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE QUE INTEGRA PARA ADICIONAR SABERES SEMPRE EM CONSTRUÇÃO."
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NESSE CONTEXTO, A PROPOSTA DESTE TRABALHO ESTÁ VOLTADA PARA UMA ANÁLISE DA IDENTIDADE DOCENTE NA ESFERA DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFRRJ, A PARTIR DOS PROGRAMAS PIBID E RP, OBSERVANDO OS SEUS DESDOBRAMENTOS, TANTO NA FORMAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS COMO EM CAPACITAÇÕES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS EGRESSOS. ALÉM DISSO, PROPOMOS APRESENTAR RESULTADOS RELEVANTES PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS ENVOLVIDOS, COMO ALUNOS, PROFESSORES DA IES E DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A REDUÇÃO DA EVASÃO DOS LICENCIANDOS, A INTEGRAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E AS ESCOLAS, O DIÁLOGO ENTRE OS PROFESSORES DAS DIVERSAS ÁREAS DAS LICENCIATURAS QUE PASSARAM A MANTER UM ENVOLVIMENTO COLETIVO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DAS AÇÕES INTEGRADORAS DESSES PROGRAMAS SÃO APENAS AMOSTRAS DE ALGUNS RESULTADOS. DESDE QUE OS PROGRAMAS CHEGARAM À UNIVERSIDADE, OS RESULTADOS FORAM POSITIVOS E OBSERVAMOS QUE AUMENTOU A PROCURA E A PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURAS. 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VALE RESSALTAR, QUE A INSTITUIÇÃO NÃO RESISTIU A ADERIR AOS PROGRAMAS, CONSIDERANDO A POSITIVIDADE PARA A FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS E A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO E APROPRIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS QUE SE VOLTAM PARA SENSIBILIZAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. TRATA-SE DE POLÍTICA IMPORTANTE QUE REVERBEROU DE FORMA PRODUTIVA E EFICAZ NO ÂMBITO DAS LICENCIATURAS. ALÉM DISSO, OS ESTUDANTES SE MOSTRAM SEMPRE PARTICIPATIVOS, GERANDO, ASSIM, A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO INOVADOR,  REFLEXIVO E CRÍTICO. OS PROFESSORES E ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS PASSARAM A PRODUZIR MATERIAL DIDÁTICO E PRÁTICAS QUE RENOVARAM, A PARTIR DE NOVAS METODOLOGIAS, SUA PRÓPRIA DINÂMICA DE AULA NO ÂMBITO DA IES. OS PROTAGONISTAS DESSAS AÇÕES PASSARAM A ATUAR DE FORMA MAIS QUESTIONADORA E REFLEXIVA NAS SUAS VIVÊNCIAS, PRINCIPALMENTE, NAS QUESTÕES RELACIONADAS À REFLEXÃO E APROPRIAÇÃO CRÍTICA DA BNCC. VALE RESSALTAR,  QUE O ESTÁGIO PASSOU A TER UM NOVO OLHAR, A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DA RP, PELAS SUAS AÇÕES E OBJETIVOS, QUE VEM DESPERTANDO OS ESTUDANTES PARA A CARREIRA DO MAGISTÉRIO, VALORIZANDO, ASSIM, OS DIVERSOS ESPAÇOS FORMATIVOS. NESTE TRABALHO, APRESENTAMOS UMA METODOLOGIA QUE ESTÁ ANCORADA NUM INSTRUMENTO  DE DIAGNÓSTICO. PARA ISSO, VALEMO-NOS DE ENTREVISTAS COM GESTORES PARTICIPANTES DESSES PROGRAMAS. ESSAS ENTREVISTAS SE CONSTITUEM COMO FONTES EMPÍRICAS IMPORTANTES PARA A APREENSÃO DOS ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE DA UFRRJ E, POR ISSO, COMO UM INSTRUMENTO DIAGNÓSTICO PARA A FORMAÇÃO DE UM CORPUS DOCUMENTAL QUE PERMITE A PERCEPÇÃO DAS DIRETRIZES DA IDENTIDADE DOCENTE DA IES. A PARTIR DAS RESPOSTAS, PODEMOS JUSTIFICAR A RELEVÂNCIA E O VALOR DESSAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A (RE)CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE DOCENTE QUE HÁ MAIS DE DUAS DÉCADAS A UFRRJ VEM CONSOLIDANDO-SE COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO. 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ENTENDEMOS QUE OS PROGRAMAS DE VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO CONTRIBUEM PARA O FORTALECIMENTO DAS LICENCIATURAS E TECEM CAMINHOS E VEREDAS DE UM PERCURSO FORMATIVO REFLEXIVO, CRÍTICO, POLÍTICO, SOCIAL, DENTRO DE UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE QUE INTEGRA PARA ADICIONAR SABERES SEMPRE EM CONSTRUÇÃO."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

DURANTE MUITO TEMPO AS AÇÕES DOS CURSOS DE LICENCIATURA VISAVAM APENAS OS SABERES CONTEUDÍSTICOS E REPRODUTORES. AÇÕES ESTAS QUE CONFORMAM UMA IDENTIDADE DOCENTE CONTROLADA E PREVISÍVEL EM QUE O CONHECIMENTO ERA MERAMENTE INTRODUZIDO NAS SALAS DE AULA COMO REPASSE DAS INFORMAÇÕES CONCEITUAIS. O ESPAÇO PARA A CRIAÇÃO E PARA A CRÍTICA ESTAVA LONGE DE ACONTECER E, POR VÁRIOS ANOS, ISSO FOI REPETIDO E REPRODUZIDO AOS ALUNOS NA SUA FORMAÇÃO PARA PROFESSORES. ASSIM, O MAGISTÉRIO FOI PERDENDO A MOTIVAÇÃO E, INCLUSIVE, COM AS POLÍTICAS DE REMUNERAÇÃO INFLUENCIANDO NA VIDA SOCIAL E ECONÔMICA DESSES PROFISSIONAIS, A CARREIRA DE PROFESSOR TERMINOU POR SOFRER UM DESESTÍMULO E DESINTERESSE POR PARTE DOS JOVENS INGRESSANTES NO ENSINO SUPERIOR. CONTUDO, O CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO, AO LONGO DAS DUAS ÚLTIMAS DÉCADAS, VEM POSSIBILITANDO UM AVANÇO NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS A PARTIR DE UM CAMINHO REFLEXIVO, CRÍTICO, POLÍTICO, ECONÔMICO E SOCIAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. NESSE SENTIDO, A UFRRJ VEM DESENVOLVENDO VÁRIOS PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS, HÁ MAIS DE DEZ ANOS, COMO O PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENTRE OUTROS. ESSAS INICIATIVAS MOSTRARAM QUE SERIA POSSÍVEL MUDAR ESSE CENÁRIO DESESTIMULADOR. COM OBJETIVOS PRECISOS, VISAVAM INCENTIVAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA; VALORIZAR O MAGISTÉRIO, INCENTIVANDO OS ALUNOS A OPTAREM PELA CARREIRA DOCENTE; PROMOVER UMA EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE; ESTIMULAR A ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA POSSIBILITANDO A COOPERAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO; FOMENTAR PRÁTICAS EDUCATIVAS DE CARÁTER INOVADOR, UTILIZANDO RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO; VALORIZAR O ESPAÇO DA ESCOLA COMO CAMPO DE EXPERIÊNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES; ENTRE OUTROS. TAIS OBJETIVOS JÁ APONTAVAM PARA UM NOVO CAMINHO. E, DESSA FORMA, AS UNIVERSIDADES QUE PASSARAM A APROPRIAR-SE DESSAS POLÍTICAS, VOLTARAM-SE PARA UMA DEMOCRACIA DO APRENDIZADO, A PARTIR DE UMA VIVÊNCIA EM QUE OS ESTUDANTES FORAM ESTIMULADOS A PARTICIPAR COMO PROTAGONISTAS. NESSE CONTEXTO, A PROPOSTA DESTE TRABALHO ESTÁ VOLTADA PARA UMA ANÁLISE DA IDENTIDADE DOCENTE NA ESFERA DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFRRJ, A PARTIR DOS PROGRAMAS PIBID E RP, OBSERVANDO OS SEUS DESDOBRAMENTOS, TANTO NA FORMAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS COMO EM CAPACITAÇÕES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS EGRESSOS. ALÉM DISSO, PROPOMOS APRESENTAR RESULTADOS RELEVANTES PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS ENVOLVIDOS, COMO ALUNOS, PROFESSORES DA IES E DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A REDUÇÃO DA EVASÃO DOS LICENCIANDOS, A INTEGRAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E AS ESCOLAS, O DIÁLOGO ENTRE OS PROFESSORES DAS DIVERSAS ÁREAS DAS LICENCIATURAS QUE PASSARAM A MANTER UM ENVOLVIMENTO COLETIVO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DAS AÇÕES INTEGRADORAS DESSES PROGRAMAS SÃO APENAS AMOSTRAS DE ALGUNS RESULTADOS. DESDE QUE OS PROGRAMAS CHEGARAM À UNIVERSIDADE, OS RESULTADOS FORAM POSITIVOS E OBSERVAMOS QUE AUMENTOU A PROCURA E A PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURAS. ESSE CRESCIMENTO E A ADESÃO DESSES PROGRAMAS NA UFRRJ, MUITO SE DEU POR CONTA DOS RESULTADOS ANTERIORES, TECENDO, ASSIM, UMA REDE DE CONSTRUÇÃO DE SABERES E INTEGRAÇÃO POSITIVA PARA A VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO, NÃO SÓ NO CONTEXTO ACADÊMICO MAS, TAMBÉM, NAS ÁREAS DE VIVÊNCIAS DOS PARTICIPANTES, COMO O POLÍTICO, SOCIAL E ECONÔMICO. ESTE TRABALHO SE JUSTIFICA, SOBRETUDO, POR CONTA DE SUA ATUALIDADE E O LOCUS ONDE SE ENCONTRAM OS CAMPI DA UNIVERSIDADE, LOCALIZADA NA BAIXADA FLUMINENSE, NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO, AGREGANDO MUITOS ALUNOS DE BAIXA RENDA. PARA ESSES ALUNOS, O ENSINO SUPERIOR TRAZ OPORTUNIDADES DE FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA EM QUE, MUITAS VEZES, OS ESTUDANTES NÃO TÊM ACESSO ÀS INFORMAÇÕES BÁSICAS DE SEUS DIREITOS E DEVERES NA SOCIEDADE. ESSES PROGRAMAS FORJAM UMA IDENTIDADE DE VALORIZAÇÃO DO SUJEITO E DO MAGISTÉRIO QUE SE INICIA COM O PRÓPRIO ESTUDANTE QUE SE RECONHECE COMO FORMADOR, NO ÂMBITO DESSES PROGRAMAS FORMATIVOS. AS ATIVIDADES DERIVADAS DESSES PROGRAMAS ABREM NOVAS PERSPECTIVAS DE MUNDO PARA ALUNOS DO ENTORNO. DESDE QUE O PRIMEIRO PIBID CHEGOU À UFRRJ, EM 2007, JÁ SE PASSARAM QUATRO GESTÕES ADMINISTRATIVAS DISTINTAS E, TODAS ELAS VIABILIZARAM O SEU DESENVOLVIMENTO E POSSIBILITARAM NOVAS E MOTIVADORAS ESTRATÉGIAS PARA A VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO. COM O APOIO INSTITUCIONAL, O PROGRAMA ALAVANCOU E CHEGOU A SER, NO EDITAL 061/2013, O MAIOR PROGRAMA DE BOLSAS DA UNIVERSIDADE. COM ESSE CRESCIMENTO VERTIGINOSO, A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA PASSOU A TER UM POSICIONAMENTO DE UMA PRÁTICA CONCRETA E DE DIÁLOGO ENTRE AS ESCOLAS E A IES. EM 2018, COM A ADESÃO DA RP, GRADATIVA ENTRE AS LICENCIATURAS, HOUVE UMA APROPRIAÇÃO QUE FOI CONTAGIANDO A TODOS. VALE RESSALTAR, QUE A INSTITUIÇÃO NÃO RESISTIU A ADERIR AOS PROGRAMAS, CONSIDERANDO A POSITIVIDADE PARA A FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS E A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO E APROPRIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS QUE SE VOLTAM PARA SENSIBILIZAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. TRATA-SE DE POLÍTICA IMPORTANTE QUE REVERBEROU DE FORMA PRODUTIVA E EFICAZ NO ÂMBITO DAS LICENCIATURAS. ALÉM DISSO, OS ESTUDANTES SE MOSTRAM SEMPRE PARTICIPATIVOS, GERANDO, ASSIM, A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO INOVADOR, REFLEXIVO E CRÍTICO. OS PROFESSORES E ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS PASSARAM A PRODUZIR MATERIAL DIDÁTICO E PRÁTICAS QUE RENOVARAM, A PARTIR DE NOVAS METODOLOGIAS, SUA PRÓPRIA DINÂMICA DE AULA NO ÂMBITO DA IES. OS PROTAGONISTAS DESSAS AÇÕES PASSARAM A ATUAR DE FORMA MAIS QUESTIONADORA E REFLEXIVA NAS SUAS VIVÊNCIAS, PRINCIPALMENTE, NAS QUESTÕES RELACIONADAS À REFLEXÃO E APROPRIAÇÃO CRÍTICA DA BNCC. VALE RESSALTAR, QUE O ESTÁGIO PASSOU A TER UM NOVO OLHAR, A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DA RP, PELAS SUAS AÇÕES E OBJETIVOS, QUE VEM DESPERTANDO OS ESTUDANTES PARA A CARREIRA DO MAGISTÉRIO, VALORIZANDO, ASSIM, OS DIVERSOS ESPAÇOS FORMATIVOS. NESTE TRABALHO, APRESENTAMOS UMA METODOLOGIA QUE ESTÁ ANCORADA NUM INSTRUMENTO DE DIAGNÓSTICO. PARA ISSO, VALEMO-NOS DE ENTREVISTAS COM GESTORES PARTICIPANTES DESSES PROGRAMAS. ESSAS ENTREVISTAS SE CONSTITUEM COMO FONTES EMPÍRICAS IMPORTANTES PARA A APREENSÃO DOS ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE DA UFRRJ E, POR ISSO, COMO UM INSTRUMENTO DIAGNÓSTICO PARA A FORMAÇÃO DE UM CORPUS DOCUMENTAL QUE PERMITE A PERCEPÇÃO DAS DIRETRIZES DA IDENTIDADE DOCENTE DA IES. A PARTIR DAS RESPOSTAS, PODEMOS JUSTIFICAR A RELEVÂNCIA E O VALOR DESSAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A (RE)CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE DOCENTE QUE HÁ MAIS DE DUAS DÉCADAS A UFRRJ VEM CONSOLIDANDO-SE COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO. PARA FUNDAMENTAR TEORICAMENTE ESSE TRABALHO, UTILIZAMO-NOS DOS ESTUDOS DE PAULO FREIRE (1996) EM QUE NOS TRAZ A REFLEXÃO SOBRE O CONHECIMENTO QUE NÃO É SIMPLESMENTE UMA TRANSFERÊNCIA DE SABER, MAS DE CRIAR POSSIBILIDADES PARA A SUA CONSTRUÇÃO; DE GIMENEZ (2005) PELOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS PELOS QUAIS PASSA A FORMAÇÃO DOCENTE; DE NÓVOA (2017), EXPOENTE NA REFLEXÃO SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, QUE PONTUA A NECESSIDADE DE REFORÇO MÚTUO E CONTÍNUO ENTRE A FORMAÇÃO E A PROFISSÃO DOCENTE EM ESPECIAL PELOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES; DE TARDIF LESSARD E LAHAYE (1991), QUE A PARTIR DE REFLEXÃO SOBRE OS SABERES PRÁTICOS E CIENTÍFICOS MOSTRA O VALOR DOS MESMOS COMO ELEMENTOS FUNDAMENTAIS NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS; A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO SUJEITO CONTEMPORÂNEO, CONSIDERANDO-O MÚLTIPLO E FRAGMENTADO, DE ACORDO COM HALL (2005). ENTENDEMOS QUE OS PROGRAMAS DE VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO CONTRIBUEM PARA O FORTALECIMENTO DAS LICENCIATURAS E TECEM CAMINHOS E VEREDAS DE UM PERCURSO FORMATIVO REFLEXIVO, CRÍTICO, POLÍTICO, SOCIAL, DENTRO DE UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE QUE INTEGRA PARA ADICIONAR SABERES SEMPRE EM CONSTRUÇÃO.

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