ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA DESCREVE AS AÇÕES FORMATIVAS DO ENSINO REMOTO, DESENVOLVIDO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), SUBPROJETO ALFABETIZAÇÃO, NO PERÍODO DE OUTUBRO DE 2020 ATÉ O PRESENTE MOMENTO. DESSE MODO, O OBJETIVO É RELATAR E DISCUTIR AS AÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS OCORRIDAS NA ESCOLA-CAMPO (2º ANO) TENDO COMO RESPALDO AS DISCUSSÕES TEÓRICAS DESENVOLVIDAS NA UNIVERSIDADE. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, ANCORADA NAS REFERÊNCIAS SOARES (2021), MARTINS E DANGIÓ (2015), E OUTROS; ASSOCIADA A PESQUISA DE CAMPO, REALIZADA EM UMA TURMA DE 2º ANO, DO ENSINO FUNDAMENTAL I EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ, PARTICIPANTE DO PIBID. NESTE CONTEXTO, A DISCUSSÃO PERPASSA A DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENSINO COM FOCO NA ALFABETIZAÇÃO, POR MEIO DO ENSINO REMOTO, VIA PLATAFORMA MEET. INICIALMENTE DISCORREMOS O PROCESSO DE OBSERVAÇÃO, PLANEJAMENTO E INTERVENÇÃO, EXPLICITANDO REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO FORMATIVO, TECENDO APROXIMAÇÕES TEÓRICAS E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA. À MEDIDA QUE RELATAMOS, EXIBIMOS ANÁLISES SOBRE OS RESULTADOS DA EXPERIÊNCIA E FINALIZAMOS COM ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. DESSA FORMA, ESSA EXPERIÊNCIA PERMITIU-NOS REFLETIR SOBRE A DEFESA POTENCIAL DO PIBID COMO UM PROGRAMA QUE ARTICULA A UNIVERSIDADE E A ESCOLA BÁSICA, NUMA FORMAÇÃO COLABORATIVA E COMPARTILHADA QUE ENVOLVE PROFESSORES, GESTORES, ESTUDANTES E ACADÊMICOS.