Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TEMPOS PANDÊMICOS

Palavra-chaves: PANDEMIA, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, APRENDIZAGEM, , Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

MEDIANTE A ATIPICIDADE ABRUPTA A QUAL A POPULAÇÃO GLOBAL FOI SUBMETIDA NOS ANOS DE 2020 E 2021, EM RAZÃO DA PANDEMIA CAUSADA PELO VÍRUS SARS-COV-2, SURGIRAM NOVOS DESAFIOS EDUCACIONAIS. DEVIDO À NECESSIDADE DO ISOLAMENTO SOCIAL, AS AULAS PRESENCIAIS FORAM SUSPENSAS POR TEMPO INDETERMINADO EM TODO O BRASIL. NESSE SENTIDO, COMO FORMA DE DAR CONTINUIDADE AO PROCESSO DE ENSINO E PARA QUE NÃO HOUVESSE UMA LACUNA NO APRENDIZADO DOS ALUNOS – RESPALDADOS PELA MEDIDA PROVISÓRIA N° 934, DE 1 DE ABRIL DE 2020, E ORIENTADOS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E AS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR ADOTARAM NORMAS EXCEPCIONAIS NO USO DE ATIVIDADES REMOTAS, COMO FORMA DE ASSEGURAR A SAÚDE PÚBLICA E CUMPRIR A CARGA HORÁRIA DO ANO LETIVO. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO, EM OBSERVÂNCIA À DIDÁTICA DIRECIONADA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) COM SEUS ALCANCES E LIMITES, O ESCOPO DESSE TRABALHO É ESMIUÇAR AS AÇÕES DO EDUCADOR, COM ENFOQUE EM APREENDER AS PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TEMPOS PANDÊMICOS, A PARTIR DOS MÉTODOS DE ENSINO EMPREGADOS, COMPORTAMENTOS, INTERAÇÕES, LINGUAGEM ADOTADA, OS PADRÕES DE COMUNICAÇÃO, RECURSOS DIDÁTICOS USADOS E A DINÂMICA DAS AULAS REMOTAS, DENTRE OUTRAS SITUAÇÕES DE INTERLOCUÇÃO QUE REVELEM O COTIDIANO DE UMA AULA NO FORMATO REMOTO, DESTARTE A ABORDAGEM PSICOLÓGICA UTILIZADA PELOS DOCENTES E OS IMPACTOS DISTO, A PARTIR DA SUSPENÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS, NO DESENVOLVIMENTO HUMANO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA DE NATUREZA QUALITATIVA, DADO QUE O ARCABOUÇO DESSE ESTUDO SE CONSTITUI COM BASE NAS OBSERVAÇÕES NÃO PARTICIPATIVAS DE AULAS SÍNCRONAS POR VIA DO GOOGLE MEET, EM UMA TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, COM ALUNOS ENTRE 8 E 9 ANOS E EM UMA TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, COM ALUNOS ENTRE 16 E 19 ANOS, AMBAS DE ESCOLAS DISTINTAS DE MOSSORÓ, RIO GRANDE DO NORTE E NAS DISCUSSÕES DE FREIRE (1987), BOCK (2003), COLL (2001), ROGERS (1972), CARPIGIANI (2002), LUCKESI (1999), DENTRE OUTROS ESTUDIOSOS QUE CORROBORAM LEVANTAMENTOS PERTINENTES PARA A TEMÁTICA EM TELA E QUE AJUDAM A PERCEBER SOBRE OS MODOS DE ENSINAR E APRENDER, COMPREENDER OS MÉTODOS EMPREGADOS NAS AULAS REMOTAS PELOS PROFESSORES, MEDIANTE OLHAR CRÍTICO REFLEXIVO SOBRE A REALIDADE IMPOSTA. A PREMISSA A QUAL SE CHEGA EXPÕE AS VARIADAS FORMAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, CONTEMPLANDO AS TROCAS DE SABERES DE MANEIRA SATISFATÓRIA, APESAR DOS INÚMEROS DESAFIOS DE ENSINAR E APRENDER NO CIBERESPAÇO, DENTRE ELES A EXCLUSÃO DIGITAL QUE ATINGE DIRETAMENTE O PLANEJAMENTO ESCOLAR. IDENTIFICAMOS, COM BASE NA ANÁLISE DOS DADOS, A PRESENÇA DA ABORDAGEM HUMANISTA E DA CONCEPÇÃO CONSTRUTIVISTA NAS AULAS REMOTAS OBSERVADAS, EM DECORRÊNCIA DE UM ENSINO ATENTO AS VIVÊNCIAS DE CADA ALUNO, DA FLUIDEZ/DINAMICIDADE DA EXPOSIÇÃO DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS, DA INTERAÇÃO ENTRE DISCENTES E DOCENTES E DOS MOMENTOS EM QUE O EDUCADOR EXPÔS OS EDUCANDOS AO PROCESSO DE DESEQUILIBRAÇÃO COMO FORMA DE ENCORAJAMENTO AO PENSAMENTO CRÍTICO E ANALÍTICO ACERCA DO CONTEÚDO EXPOSTO NAS PLATAFORMAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO SÍNCRONA OU ASSÍNCRONA. A COMBINAÇÃO DESSAS ABORDAGENS UTILIZADAS APROXIMA TEORIA E PRÁTICA, POR SE ADEQUAR ÀS REALIDADES VIVIDAS E REVELAR O ALUNO ENQUANTO SER PENSANTE, FAVORECENDO UMA EDUCAÇÃO MAIS EFICAZ E INCLUSIVA, NA QUAL O EDUCADOR PODE AVALIAR A SUA DIDÁTICA E PROCURAR EVOLUIR COMO PROFISSIONAL E SER HUMANO, NESSA BUSCA CONSTANTE EM ESTABELECER BOAS RELAÇÕES COM SEUS ALUNOS, RESPEITANDO O ESPAÇO VIVIDO, SUAS PARTICULARIDADES E INDIVIDUALIDADES. É FULCRAL CONDUZIR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE OUTRA PESSOA COM RESPONSABILIDADE, DISCERNIMENTO, CAUTELA E CONSCIÊNCIA EMPÁTICA, DE FORMA FLUÍDA, COM DINAMICIDADE, CONSIDERANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CRIATIVAS E INOVADORAS EM UMA MESMA AULA, CONFORME OS RESULTADOS ENCONTRADOS, O EMPENHO E A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES PROPOSTAS. DE TAL MODO, INDEPENDE DO ESPAÇO EDUCACIONAL VIVIDO DEVE-SE EXISTIR O RECONHECIMENTO E A EXPLORAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS, ENQUANTO CONDUTORES DO PLANEJAMENTO ESCOLAR. ADEMAIS, NÃO HÁ DÚVIDAS DE QUE A PANDEMIA CAUSOU INÚMEROS IMPACTOS NEGATIVOS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, INCLUSIVE INTENSIFICOU A FALTA DE MOTIVAÇÃO PARA APRENDER, ASSOCIADA À MUDANÇA DE ROTINA NOS ESTUDOS. ENTRETANTO, PODE-SE PERCEBER QUE O EDUCADOR SE REINVENTOU AO ANALISAR SUA DIDÁTICA, PROCURANDO, MAJORITARIAMENTE, ABARCAR OS ASSUNTOS EM AULA VIRTUAL DE FORMA EMPÁTICA E INCLUSIVA POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS (LOUSA DIGITAL, SLIDES INTERATIVOS, FORMULÁRIOS ON-LINE, VÍDEOS, DENTRE OUTROS), AMENIZANDO O PREJUÍZO ADVINDO DO DISTANCIAMENTO SOCIAL, ASSIM COMO, A RUPTURA DO ENSINO PRESENCIAL EM RAZÃO DA PANDEMIA QUE DEMARCOU, SOBREMANEIRA, A NECESSIDADE DA SOCIALIZAÇÃO, DO DIÁLOGO, DO RESPEITO ÀS DIFERENÇAS E DA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO COMPROMISSADA COM A AFETIVIDADE.

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