ESTE TRABALHO PRETENDE APRESENTAR A SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A POESIA DE PAULO LEMINSKI E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES, QUE FOI REALIZADA, REMOTAMENTE, PELO SUBPROJETO DO PIBID, COM OS ALUNOS DO 6º. B, DA ESCOLA BENTO MUNHOZ DA ROCHA, NO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ – PARANÁ, E QUE TEVE POR OBJETIVO APLICAR AS PRÁTICAS DE LEITURA E FORMAR LEITORES DE POESIA. PARA O DESENVOLVIMENTO DESSA SEQUÊNCIA FOI UTILIZADA A LEITURA COMPARTILHADA E O MÉTODO RECEPCIONAL, PARA ABORDAGENS DAS POESIAS QUE FORAM ESCOLHIDAS PARA TRABALHAR COM OS ALUNOS. TAMBÉM FORAM CONTEMPLADOS RECURSOS DE VÍDEO, COMO A MÚSICA DA FILHA DE LEMINSKI, ESTRELA, E UM VÍDEO ANIMADO COM HAICAIS COMPOSTOS PELO AUTOR ESCOLHIDO. COMO REFERENCIAL TEÓRICO, DESTACA-SE O “MÉTODO RECEPCIONAL” DE BORDINI E AGUIAR E A “LEITURA COMPARTILHADA” DE KÁTIA LOMBRA BRäKLING. APÓS APRESENTAÇÃO, LEITURAS, ANÁLISES E INTERPRETAÇÕES DE DIVERSOS POEMAS, O RESULTADO OBTIDO DE TODO O TRABALHO REALIZADO COM OS ALUNOS DO 6° ANO B, DE ACORDO COM O QUESTIONÁRIO APLICADO, FOI MUITO POSITIVO, EVIDENCIANDO QUE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O GÊNERO POESIA, COM O OBJETIVO DE FORMAÇÃO DE LEITORES, CONFIRMOU UM ÓTIMO RESULTADO. POR FIM, OBSERVOU-SE QUE OS ALUNOS NÃO CONHECIAM A OBRA DE PAULO LEMINSKI E POSSUÍAM POUCO CONHECIMENTO SOBRE O GÊNERO POESIA. PORTANTO, É IMPRESCINDÍVEL LEVAR O NOVO PARA A SALA DE AULA, POIS, ALÉM DE SER UMA LITERATURA QUE, MUITAS VEZES, NÃO CHEGA NA ESCOLA, OS ALUNOS TAMBÉM SE SENTEM COLABORADORES DE TODAS AS ETAPAS DA SEQUÊNCIA E DESENVOLVEM O PENSAMENTO CRÍTICO E EMANCIPATÓRIO.