Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

GEOGRAFIA EM VERSOS: A UTILIZAÇÃO DA LITERATURA DE CORDEL NO ESTUDO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DAS REGIÕES BRASILEIRAS.

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, LITERATURA DE CORDEL, REGIÕES BRASILEIRAS, , Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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CONFORME A DIVISÃO TERRITORIAL BRASILEIRA EM MACRORREGIÕES PROPOSTA PELO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE) EM 1970, O BRASIL É FORMADO PELAS REGIÕES: NORTE, NORDESTE, SUDESTE, SUL E CENTRO-OESTE (IBGE, 1970), QUE SOMADAS ALCANÇAM O TAMANHO TOTAL DE 8.510.345,538 KM², SEGUNDO DADOS DO MESMO ÓRGÃO DIVULGADOS EM 2021. POR SER UM PAÍS DE DIMENSÕES CONTINENTAIS, TER TIDO O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE SUA POPULAÇÃO BASEADO EM MISTURAS ÉTNICAS SOMADO A OUTROS FATORES COMO A IMIGRAÇÃO, “SURGIDO DA CONFLUÊNCIA, DO ENTRECHOQUE E DO CALDEAMENTO DO INVASOR PORTUGUÊS COM ÍNDIOS SILVÍCOLAS E CAMPINEIROS E COM NEGROS AFRICANOS”, (RIBEIRO, 1995), O BRASIL TAMBÉM POSSUI EXPRESSIVA DIVERSIDADE EM SUA POPULAÇÃO. DIANTE DISSO, COM INTUITO DE DINAMIZAR O ESTUDO A RESPEITO DAS CINCO REGIÕES BRASILEIRAS EM TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL, OPTOU-SE PELO USO DA LITERATURA DE CORDEL, TANTO COMO UM FORTE ELEMENTO CARACTERIZADOR DE DETERMINADA REGIÃO, NO CASO DA REGIÃO NORDESTE MAIS EXPRESSIVAMENTE, COMO TAMBÉM FERRAMENTA DE CONCATENAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE AS DEMAIS, DEVIDO A SUA DIFUSÃO NAS CINCO REGIÕES QUE COMPÕE A FEDERAÇÃO. DE ACORDO COM RIBAMAR LOPES (1994) EM SEU LIVRO LITERATURA DE CORDEL: ANTOLOGIA, A DENOMINAÇÃO CORDEL É ORIUNDA DE PORTUGAL, PELO FATO DE OS FOLHETOS SEREM EXPOSTOS À VENDA, MONTADOS NUM CORDÃO OU CORDEL. NO BRASIL, O CORDEL CHEGOU ATRAVÉS DOS COLONIZADORES PORTUGUESES E SE FIXOU NO NORDESTE. A PUBLICAÇÃO DE CORDÉIS NO PAÍS COMEÇOU NO FINAL DO SÉCULO XIX COM O POETA PARAIBANO LEANDRO GOMES DE BARROS. SOBRETUDO A PARTIR DOS ANOS DE 1960 ESTE GÊNERO ARTÍSTICO FEZ DESPERTAR O INTERESSE DE PESQUISADORES E EDUCADORES PARA SUA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA COMO RECURSO DIDÁTICO-METODOLÓGICO (BARROS, 2007). ESSA PERSPECTIVA SE EXEMPLIFICA NO PENSAMENTO DO CORDELISTA MANOEL MONTEIRO (2004), QUE DEFENDE A INTRODUÇÃO DO CORDEL NAS ESCOLAS COMO MECANISMO DE EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA REGIONAL. NO CASO DA GEOGRAFIA, NÃO SERÁ OBSTÁCULO ENCONTRAR CONTEÚDOS PERTINENTES, POIS JÁ HÁ UM VASTO ACERVO PUBLICADO EM CORDEL E QUE PODE SER UTILIZADO COMO RECURSO DIDÁTICO EM TEMAS DE AULAS E DINÂMICAS COM O ALUNADO. “FACILMENTE ENCONTRAMOS TEMAS COMO: ATUALIDADES, FENÔMENOS NATURAIS, FOLCLORE, LENDAS, FICÇÃO, ENTRE OUTROS” (BARROS, 2007). A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIVERSOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA DÁ-SE DA NECESSIDADE LEVANTADA POR OLIVEIRA (1993), O QUAL AFIRMA QUE SE DEVE ENSINAR O VIVIDO AO REDOR DA ESCOLA; ADOTAR UMA POSTURA DE INTERAÇÃO REGIONAL-CULTURAL, POIS SEGUNDO ELE A GEOGRAFIA DOS LIVROS DIDÁTICOS ESTÁ ULTRAPASSADA, SUPERADA, SEM NADA PÔR EM QUESTÃO; SEM INTRODUÇÃO DE NOVOS RECURSOS, O QUE HÁ É UMA REPETIÇÃO DO QUE JÁ FOI ESCRITO (OLIVEIRA, 1993). DADA A VERSATILIDADE DO CORDEL, SUA RIMA ATRAENTE E LEITURA AGRADÁVEL, FOI POSSÍVEL DISCORRER A RESPEITO DE PARTICULARIDADES DE CADA REGIÃO ESTUDADA JUNTO AOS ALUNOS DA ESCOLA NSPS. COM AS DEVIDAS ADAPTAÇÕES, O CORDEL INTITULADO “BRASIL – REGIÕES EM CORDEL”, DE AUTORIA DE JERSON BRITO, JACÓ FILHO, AILA BRITO, GEORGE GIMENES E TROVADOR DAS ALTEROSAS, EXPLICITA BEM O INTENTO DE DEBATER QUESTÕES, CARACTERÍSTICAS E SÍMBOLOS DE CADA UMA DAS CINCO REGIÕES. DESENVOLVIDA EM TURMAS DE 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, A AULA CONSISTIU EM UMA PRIMEIRA EXPLANAÇÃO A RESPEITO DO TEMA REGIÕES BRASILEIRAS E SUA POPULAÇÃO, CONTEMPLANDO UMA ANÁLISE GEOAMBIENTAL, POLÍTICA E SOCIAL DE CADA REGIÃO, FAZENDO-SE USO DE RESUMOS IMPRESSOS ENTREGUES AOS ALUNOS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA LEITURA COLETIVA. TAMBÉM FOI UTILIZADO O LIVRO DIDÁTICO E EXPLORADAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NELE EM FORMAS DE GRÁFICOS, TABELAS, MAPAS, ILUSTRAÇÕES E IMAGENS. EM SEGUIDA, FOI ENTREGUE AOS DISCENTES MAPAS DAS CINCO REGIÕES BRASILEIRAS IMPRESSOS EM FOLHA A4 NOS QUAIS CONTINHAM OS ESTADOS E AS CAPITAIS DEVIDAMENTE IDENTIFICADOS.  PARA FINALIZAR ESSA PRIMEIRA PARTE, UTILIZAMOS UM BANNER DO MAPA DO BRASIL E SUAS REGIÕES, O QUAL POSSUI AS DIMENSÕES 120X90CM. TODO ESSE ESFORÇO INICIAL TINHA O INTUITO DE FAMILIARIZAR OS ALUNOS COM A TEMÁTICA, FORNECENDO-LHES O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES E CARACTERÍSTICAS DAS REGIÕES DE MODO A AJUDÁ-LOS A CONSEGUIR IDENTIFICAR E DIFERENCIAR OS TRAÇOS MARCANTES DE CADA UMA DELAS, HAJA VISTA QUE, ESSE SERIA O DESAFIO PROPOSTO A PARTIR DO USO DA LITERATURA DE CORDEL. DURANTE A LEITURA DA OBRA SUPRACITADA, OS ALUNOS DEVERIAM IDENTIFICAR SOBRE QUAL REGIÃO ESPECIFICAMENTE SE TRATAVA CADA PARTE DO CORDEL, COM BASE EM TODO O MATERIAL JÁ ESTUDADO SOMADO AS DICAS LANÇADAS EM FORMAS DE RIMA DURANTE A DECLAMAÇÃO DO CORDEL E COMPLETAR A RIMA FALANDO EM ALTO E BOM TOM O NOME DA REGIÃO COM A QUAL ELES ASSOCIARAM AS DICAS RECEBIDAS. AS DICAS ENVOLVIAM MENÇÕES AOS ESTADOS DE DETERMINADA REGIÃO, SEU CLIMA E VEGETAÇÃO PREDOMINANTE, SUAS COMIDAS TÍPICAS, DANÇAS POPULARES DENTRE VÁRIOS OUTROS ASPECTOS. EM SÍNTESE, A TOTALIDADE DA EXPERIÊNCIA DA AULA FOI MUITO PROVEITOSA, DESDE AS PRIMEIRAS PARTES MAIS TEÓRICAS E DE LEITURA ATÉ O MOMENTO DA APLICAÇÃO DA LITERATURA, PONTO DIFERENCIAL NA DINÂMICA DA AULA. OS DISCENTES, ATENTOS A DECLAMAÇÃO, PRONTAMENTE RESPONDERAM DE FORMA ASSERTIVA SOBRE QUAL REGIÃO PERTENCIAM AS INFORMAÇÕES APRESENTADAS, DEMONSTRANDO EMPOLGAÇÃO COM RELAÇÃO AO ENCANTO PROMOVIDO PELAS RIMAS BEM CONSTRUÍDAS E INTERESSE PELO APROFUNDAMENTO DAS PESQUISAS SOBRE A LITERATURA DE CORDEL E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO,  PROBLEMATIZANDO CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS. AO FINAL, QUESTIONADOS SOBRE A EXPERIÊNCIA DE TEREM USADO O CORDEL COMO MEIO FACILITADOR DO APRENDIZADO DOS TEMAS DA GEOGRAFIA, RESPONDERAM QUE GOSTARAM DA NOVA MANEIRA DE APRENDER CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS, CONSIDERARAM BEM PRODUTIVA E DIDÁTICA A INTERVENÇÃO, ACENANDO PARA A UTILIZAÇÃO DESSA METODOLOGIA EM OUTROS TEMAS E EM OUTRAS DISCIPLINAS. CONCLUI-SE, PORTANTO, QUE A LITERATURA DE CORDEL CORROBORA POSITIVAMENTE NA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, TORNANDO OS MOMENTOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MAIS DINÂMICOS, ALEGRES, DIVERTIDOS E EFICIENTES AO PASSO QUE ENVOLVE E CATIVA O ALUNADO COM SUA LINGUAGEM ACESSÍVEL E SUAS RIMAS HARMONIOSAS, LEVANDO AO DESENVOLVIMENTO DE SUA CRITICIDADE. POR TUDO ISSO, PORQUE NÃO ASSOCIAR UMA LEITURA FÁCIL E AGRADÁVEL QUE É O CORDEL COM ESTA DISCIPLINA QUE UNE HOMEM E NATUREZA, INDUBITAVELMENTE, DESSA JUNÇÃO SOMENTE SOBREVÉM GANHOS AO ENSINO E A APRENDIZAGEM."
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CONCLUI-SE, PORTANTO, QUE A LITERATURA DE CORDEL CORROBORA POSITIVAMENTE NA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, TORNANDO OS MOMENTOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MAIS DINÂMICOS, ALEGRES, DIVERTIDOS E EFICIENTES AO PASSO QUE ENVOLVE E CATIVA O ALUNADO COM SUA LINGUAGEM ACESSÍVEL E SUAS RIMAS HARMONIOSAS, LEVANDO AO DESENVOLVIMENTO DE SUA CRITICIDADE. POR TUDO ISSO, PORQUE NÃO ASSOCIAR UMA LEITURA FÁCIL E AGRADÁVEL QUE É O CORDEL COM ESTA DISCIPLINA QUE UNE HOMEM E NATUREZA, INDUBITAVELMENTE, DESSA JUNÇÃO SOMENTE SOBREVÉM GANHOS AO ENSINO E A APRENDIZAGEM."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O BRASIL É UM PAÍS PRIVILEGIADO COM VASTAS E DIVERSIFICADAS FORMAS DE EXPRESSÕES CULTURAIS E FEIÇÕES GEOGRÁFICAS. DE NORTE A SUL É POSSÍVEL OBSERVAR UM LEQUE DE REPRESENTATIVIDADE, COSTUMES E IDENTIDADES VARIADAS, BEM COMO, UMA RIQUEZA DIVERSA DE FLORA, FAUNA, RELEVO ETC. EM VERDADE, NOSSO BRASIL É FORMADO POR UMA MESCLA HETEROGÊNEA DE ELEMENTOS E ATORES MÚLTIPLOS QUE JUNTOS DÃO A IDENTIDADE AO PAÍS, SEJAM ASPECTOS RELACIONADOS AO AMBIENTE FÍSICO, TAIS COMO O RELEVO E A GEOMORFOLOGIA, O CLIMA E A VEGETAÇÃO, DENTRE OUTROS, OU OS LIGADOS ÀS FORMAS DE EXPRESSÃO E CONSERVAÇÃO DA CULTURA POPULAR, DANÇAS, VESTIMENTAS, CULINÁRIA ETC., POR AQUI ENCONTRAMOS FEIÇÕES DE BRASIS PARTICULARES DE REGIÃO PARA REGIÃO. CONFORME A DIVISÃO TERRITORIAL BRASILEIRA EM MACRORREGIÕES PROPOSTA PELO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE) EM 1970, O BRASIL É FORMADO PELAS REGIÕES: NORTE, NORDESTE, SUDESTE, SUL E CENTRO-OESTE (IBGE, 1970), QUE SOMADAS ALCANÇAM O TAMANHO TOTAL DE 8.510.345,538 KM², SEGUNDO DADOS DO MESMO ÓRGÃO DIVULGADOS EM 2021. POR SER UM PAÍS DE DIMENSÕES CONTINENTAIS, TER TIDO O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE SUA POPULAÇÃO BASEADO EM MISTURAS ÉTNICAS SOMADO A OUTROS FATORES COMO A IMIGRAÇÃO, “SURGIDO DA CONFLUÊNCIA, DO ENTRECHOQUE E DO CALDEAMENTO DO INVASOR PORTUGUÊS COM ÍNDIOS SILVÍCOLAS E CAMPINEIROS E COM NEGROS AFRICANOS”, (RIBEIRO, 1995), O BRASIL TAMBÉM POSSUI EXPRESSIVA DIVERSIDADE EM SUA POPULAÇÃO. DIANTE DISSO, COM INTUITO DE DINAMIZAR O ESTUDO A RESPEITO DAS CINCO REGIÕES BRASILEIRAS EM TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL, OPTOU-SE PELO USO DA LITERATURA DE CORDEL, TANTO COMO UM FORTE ELEMENTO CARACTERIZADOR DE DETERMINADA REGIÃO, NO CASO DA REGIÃO NORDESTE MAIS EXPRESSIVAMENTE, COMO TAMBÉM FERRAMENTA DE CONCATENAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE AS DEMAIS, DEVIDO A SUA DIFUSÃO NAS CINCO REGIÕES QUE COMPÕE A FEDERAÇÃO. DE ACORDO COM RIBAMAR LOPES (1994) EM SEU LIVRO LITERATURA DE CORDEL: ANTOLOGIA, A DENOMINAÇÃO CORDEL É ORIUNDA DE PORTUGAL, PELO FATO DE OS FOLHETOS SEREM EXPOSTOS À VENDA, MONTADOS NUM CORDÃO OU CORDEL. NO BRASIL, O CORDEL CHEGOU ATRAVÉS DOS COLONIZADORES PORTUGUESES E SE FIXOU NO NORDESTE. A PUBLICAÇÃO DE CORDÉIS NO PAÍS COMEÇOU NO FINAL DO SÉCULO XIX COM O POETA PARAIBANO LEANDRO GOMES DE BARROS. SOBRETUDO A PARTIR DOS ANOS DE 1960 ESTE GÊNERO ARTÍSTICO FEZ DESPERTAR O INTERESSE DE PESQUISADORES E EDUCADORES PARA SUA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA COMO RECURSO DIDÁTICO-METODOLÓGICO (BARROS, 2007). ESSA PERSPECTIVA SE EXEMPLIFICA NO PENSAMENTO DO CORDELISTA MANOEL MONTEIRO (2004), QUE DEFENDE A INTRODUÇÃO DO CORDEL NAS ESCOLAS COMO MECANISMO DE EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA REGIONAL. NO CASO DA GEOGRAFIA, NÃO SERÁ OBSTÁCULO ENCONTRAR CONTEÚDOS PERTINENTES, POIS JÁ HÁ UM VASTO ACERVO PUBLICADO EM CORDEL E QUE PODE SER UTILIZADO COMO RECURSO DIDÁTICO EM TEMAS DE AULAS E DINÂMICAS COM O ALUNADO. “FACILMENTE ENCONTRAMOS TEMAS COMO: ATUALIDADES, FENÔMENOS NATURAIS, FOLCLORE, LENDAS, FICÇÃO, ENTRE OUTROS” (BARROS, 2007). A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIVERSOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA DÁ-SE DA NECESSIDADE LEVANTADA POR OLIVEIRA (1993), O QUAL AFIRMA QUE SE DEVE ENSINAR O VIVIDO AO REDOR DA ESCOLA; ADOTAR UMA POSTURA DE INTERAÇÃO REGIONAL-CULTURAL, POIS SEGUNDO ELE A GEOGRAFIA DOS LIVROS DIDÁTICOS ESTÁ ULTRAPASSADA, SUPERADA, SEM NADA PÔR EM QUESTÃO; SEM INTRODUÇÃO DE NOVOS RECURSOS, O QUE HÁ É UMA REPETIÇÃO DO QUE JÁ FOI ESCRITO (OLIVEIRA, 1993). DADA A VERSATILIDADE DO CORDEL, SUA RIMA ATRAENTE E LEITURA AGRADÁVEL, FOI POSSÍVEL DISCORRER A RESPEITO DE PARTICULARIDADES DE CADA REGIÃO ESTUDADA JUNTO AOS ALUNOS DA ESCOLA NSPS. COM AS DEVIDAS ADAPTAÇÕES, O CORDEL INTITULADO “BRASIL – REGIÕES EM CORDEL”, DE AUTORIA DE JERSON BRITO, JACÓ FILHO, AILA BRITO, GEORGE GIMENES E TROVADOR DAS ALTEROSAS, EXPLICITA BEM O INTENTO DE DEBATER QUESTÕES, CARACTERÍSTICAS E SÍMBOLOS DE CADA UMA DAS CINCO REGIÕES. DESENVOLVIDA EM TURMAS DE 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, A AULA CONSISTIU EM UMA PRIMEIRA EXPLANAÇÃO A RESPEITO DO TEMA REGIÕES BRASILEIRAS E SUA POPULAÇÃO, CONTEMPLANDO UMA ANÁLISE GEOAMBIENTAL, POLÍTICA E SOCIAL DE CADA REGIÃO, FAZENDO-SE USO DE RESUMOS IMPRESSOS ENTREGUES AOS ALUNOS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA LEITURA COLETIVA. TAMBÉM FOI UTILIZADO O LIVRO DIDÁTICO E EXPLORADAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NELE EM FORMAS DE GRÁFICOS, TABELAS, MAPAS, ILUSTRAÇÕES E IMAGENS. EM SEGUIDA, FOI ENTREGUE AOS DISCENTES MAPAS DAS CINCO REGIÕES BRASILEIRAS IMPRESSOS EM FOLHA A4 NOS QUAIS CONTINHAM OS ESTADOS E AS CAPITAIS DEVIDAMENTE IDENTIFICADOS. PARA FINALIZAR ESSA PRIMEIRA PARTE, UTILIZAMOS UM BANNER DO MAPA DO BRASIL E SUAS REGIÕES, O QUAL POSSUI AS DIMENSÕES 120X90CM. TODO ESSE ESFORÇO INICIAL TINHA O INTUITO DE FAMILIARIZAR OS ALUNOS COM A TEMÁTICA, FORNECENDO-LHES O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES E CARACTERÍSTICAS DAS REGIÕES DE MODO A AJUDÁ-LOS A CONSEGUIR IDENTIFICAR E DIFERENCIAR OS TRAÇOS MARCANTES DE CADA UMA DELAS, HAJA VISTA QUE, ESSE SERIA O DESAFIO PROPOSTO A PARTIR DO USO DA LITERATURA DE CORDEL. DURANTE A LEITURA DA OBRA SUPRACITADA, OS ALUNOS DEVERIAM IDENTIFICAR SOBRE QUAL REGIÃO ESPECIFICAMENTE SE TRATAVA CADA PARTE DO CORDEL, COM BASE EM TODO O MATERIAL JÁ ESTUDADO SOMADO AS DICAS LANÇADAS EM FORMAS DE RIMA DURANTE A DECLAMAÇÃO DO CORDEL E COMPLETAR A RIMA FALANDO EM ALTO E BOM TOM O NOME DA REGIÃO COM A QUAL ELES ASSOCIARAM AS DICAS RECEBIDAS. AS DICAS ENVOLVIAM MENÇÕES AOS ESTADOS DE DETERMINADA REGIÃO, SEU CLIMA E VEGETAÇÃO PREDOMINANTE, SUAS COMIDAS TÍPICAS, DANÇAS POPULARES DENTRE VÁRIOS OUTROS ASPECTOS. EM SÍNTESE, A TOTALIDADE DA EXPERIÊNCIA DA AULA FOI MUITO PROVEITOSA, DESDE AS PRIMEIRAS PARTES MAIS TEÓRICAS E DE LEITURA ATÉ O MOMENTO DA APLICAÇÃO DA LITERATURA, PONTO DIFERENCIAL NA DINÂMICA DA AULA. OS DISCENTES, ATENTOS A DECLAMAÇÃO, PRONTAMENTE RESPONDERAM DE FORMA ASSERTIVA SOBRE QUAL REGIÃO PERTENCIAM AS INFORMAÇÕES APRESENTADAS, DEMONSTRANDO EMPOLGAÇÃO COM RELAÇÃO AO ENCANTO PROMOVIDO PELAS RIMAS BEM CONSTRUÍDAS E INTERESSE PELO APROFUNDAMENTO DAS PESQUISAS SOBRE A LITERATURA DE CORDEL E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO, PROBLEMATIZANDO CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS. AO FINAL, QUESTIONADOS SOBRE A EXPERIÊNCIA DE TEREM USADO O CORDEL COMO MEIO FACILITADOR DO APRENDIZADO DOS TEMAS DA GEOGRAFIA, RESPONDERAM QUE GOSTARAM DA NOVA MANEIRA DE APRENDER CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS, CONSIDERARAM BEM PRODUTIVA E DIDÁTICA A INTERVENÇÃO, ACENANDO PARA A UTILIZAÇÃO DESSA METODOLOGIA EM OUTROS TEMAS E EM OUTRAS DISCIPLINAS. CONCLUI-SE, PORTANTO, QUE A LITERATURA DE CORDEL CORROBORA POSITIVAMENTE NA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, TORNANDO OS MOMENTOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MAIS DINÂMICOS, ALEGRES, DIVERTIDOS E EFICIENTES AO PASSO QUE ENVOLVE E CATIVA O ALUNADO COM SUA LINGUAGEM ACESSÍVEL E SUAS RIMAS HARMONIOSAS, LEVANDO AO DESENVOLVIMENTO DE SUA CRITICIDADE. POR TUDO ISSO, PORQUE NÃO ASSOCIAR UMA LEITURA FÁCIL E AGRADÁVEL QUE É O CORDEL COM ESTA DISCIPLINA QUE UNE HOMEM E NATUREZA, INDUBITAVELMENTE, DESSA JUNÇÃO SOMENTE SOBREVÉM GANHOS AO ENSINO E A APRENDIZAGEM.

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