A PRESENTE PESQUISA BUSCOU COMPREENDER OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS ACADÊMICOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – RP, DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ – UNESPAR CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA, FRENTE À NECESSIDADE DE ATENDER A NOVA DEMANDA QUE ESTABELECIA QUE O ENSINO E A APLICAÇÃO DAS ATIVIDADES ACONTECESSEM DE FORMA REMOTA COMO MEDIDA EMERGENCIAL E DE SEGURANÇA DEVIDO À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS, CAUSADOR DA DOENÇA ALTAMENTE CONTAGIOSA DENOMINADA COVID-19. ESSAS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS NOS ANOS DE 2020 À 2021, NOS COLÉGIOS INOCÊNCIO DE OLIVEIRA, JOSÉ DE ANCHIETA E NEUSA DOMIT LOCALIZADOS NO MUNICÍPIO DE UNIÃO DA VITÓRIA – PR. O SURGIMENTO DO VÍRUS PROVOCOU DIVERSAS MUDANÇAS, ATINGINDO VÁRIAS ÁREAS DA SOCIEDADE, SEJA NO ÂMBITO ECONÔMICO, SOCIAL E EVIDENTEMENTE NA ÁREA EDUCACIONAL. DIANTE DISSO, OS PROGRAMAS PIBID E RP, QUE SÃO ATRELADOS DIRETAMENTE ÀS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, SEMPRE FORAM DESENVOLVIDOS DE FORMA PRESENCIAL NOS ANOS ANTERIORES, MAS O ISOLAMENTO SOCIAL E A SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS TORNARAM NECESSÁRIA A ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL COMO MEDIDA DE DISTANCIAMENTO SOCIAL, DESAFIANDO ASSIM, ALUNOS, COORDENADORES E TODA A COMUNIDADE ESCOLAR A SE ADAPTAR AO NOVO CONTEXTO SOCIAL E CUMPRIR COM AS MEDIDAS SANITÁRIAS EVITANDO A PROPAGAÇÃO DO VÍRUS. TENDO EM VISTA ESTE NOVO CENÁRIO, ESTA INVESTIGAÇÃO TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ALUNOS DOS PROGRAMAS PIBID E RP, E EXPRESSAR OS APRENDIZADOS EM RELAÇÃO À REALIZAÇÃO DE SUAS ATIVIDADES DE FORMA REMOTA. O PRESENTE ESTUDO CONTOU COM UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUANTITATIVA E TAMBÉM QUALITATIVA, O MESMO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO COMPOSTO POR 14 PERGUNTAS, SENDO ELAS ABERTAS E FECHADAS PRODUZIDO POR MEIO DA PLATAFORMA GOOGLE FORMS. A PESQUISA OCORREU DE FORMA ONLINE E UTILIZOU FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL NO TRATO AOS PARTICIPANTES. A EFETIVAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO OCORREU POR MEIO DA CONCORDÂNCIA AO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO QUE GARANTIU ENTRE OUTRAS COISAS A PRESERVAÇÃO DA IDENTIDADE DOS PARTICIPANTES, GARANTINDO O TEOR DE VERACIDADE DAS RESPOSTAS OBTIDAS. PRIMEIRAMENTE, TRATANDO-SE DA PESQUISA, IDENTIFICOU-SE QUE A FAIXA ETÁRIA FOI DE 18 A 40 ANOS SENDO QUE 47,1% TEM ENTRE 18 E 20 ANOS, PARTICIPARAM DA PESQUISA 17 ACADÊMICOS DOS 20, 30 E 40 ANOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ENTRE ELES 9 FAZEM PARTE DO PROJETO PIBID E 8 DO RP. POSTERIORMENTE, FOI QUESTIONADO SE ELES TINHAM O CONHECIMENTO DO ENSINO REMOTO ANTES DA PANDEMIA E AS RESPOSTAS MOSTRARAM QUE 64,7% DOS PARTICIPANTES NÃO CONHECIAM E 35,3% JÁ TINHAM CONHECIMENTO SENDO QUE 75% AFIRMARAM QUE NUNCA TIVERAM CONTATO COM PLATAFORMAS DE ENSINO NESTE FORMATO. EM SEGUIDA, FOI QUESTIONADO COMO OS PARTICIPANTES SE SENTIRAM EM RELAÇÃO AO ANDAMENTO DOS PROJETOS DIANTE DO ENSINO REMOTO, DIANTE DESTA QUESTÃO 41,2% AFIRMARAM QUE FICARAM PREOCUPADOS E OUTRA PARCELA DE 41,2% FICARAM CURIOSOS, SENDO QUE 11,8% FICARAM ASSUSTADOS E 5,9% NÃO SE PREOCUPARAM COM A NOVA MODALIDADE, SENDO QUE A MAIORIA DOS ACADÊMICOS TAMBÉM AFIRMOU QUE APESAR DA NOVIDADE SE SENTIRAM PARCIALMENTE PREPARADOS PARA O EXERCÍCIO DESSAS ATIVIDADES. DIANTE DO QUESTIONAMENTO SOBRE SE HAVIAM RECEBIDO PREVIAMENTE UMA CAPACITAÇÃO PARA O TRABALHO REMOTO 58,8% RESPONDERAM QUE SIM, E AINDA DESTA PARCELA APENAS 4,3% AFIRMARAM QUE ESSA CAPACITAÇÃO NÃO FORNECEU SUBSÍDIOS SUFICIENTES PARA O TRABALHO NA NOVA PROPOSTA. ANTERIORMENTE AO MOMENTO DA PANDEMIA, OS ACADÊMICOS AFIRMARAM EM UMA MAIORIA DE 94,1% QUE SEU USO MAIS FREQUENTE DA INTERNET ERA PARA ACESSO DE REDES SOCIAIS, PESQUISA, LAZER E INFORMAÇÃO, PORÉM, QUANDO O CENÁRIO SOCIAL FOI MODIFICADO NO INÍCIO DO ANO DE 2020, TODOS PERCEBERAM A NECESSIDADE DE UTILIZAR A TECNOLOGIA PRINCIPALMENTE COMO MEIO DE TRABALHO E ESTUDO, ATÉ MESMO AS REDES SOCIAIS E APLICATIVOS DE MENSAGENS PARA ESTABELECER A COMUNICAÇÃO COM OS COLEGAS, ESCOLAS E COORDENADORES. EM SEGUIDA, COM O INTUITO DE CONSTATAR QUAIS AS MAIORES DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ACADÊMICOS NESTE MOMENTO, FOI ELABORADA UMA QUESTÃO QUE POSSIBILITAVA A ESCOLHA DE MAIS DE UMA ALTERNATIVA PARA QUE O PARTICIPANTE PUDESSE APONTAR MAIS DE UMA DIFICULDADE CASO HOUVESSE, VALE SALIENTAR, QUE TODOS OS PARTICIPANTES APRESENTARAM MAIS DE UMA DIFICULDADE SENDO ASSIM ESTE TÓPICO DA PESQUISA MOSTROU QUE 76,5% DOS PARTICIPANTES, OU SEJA, A MAIORIA APONTOU A FALTA DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS COMO SENDO O MAIOR PROBLEMA ENFRENTADO, TAMBÉM, FOI RELATADO POR 52,9% DOS PARTICIPANTES QUE OUTRA GRANDE DIFICULDADE FOI NO ACESSO AS PLATAFORMAS DE ENSINO DE FORMA GRATUITA, EM SEGUIDA, O MAIOR DESAFIO APONTADO POR 35,3% FOI EM RELAÇÃO À FALTA DE CONHECIMENTO SOBRE O ENSINO REMOTO, 29,4% INDICARAM QUE POSSUÍAM DIFICULDADE EM UTILIZAR AS TECNOLOGIAS, 23,5% RELATARAM QUE NÃO TIVERAM ACESSO A INTERNET DE QUALIDADE, 17,6% APRESENTARAM DIFICULDADE EM APARECER FRENTE ÀS CÂMERAS COM OS ALUNOS E TAMBÉM, DE FORMA DESCRITIVA RELATARAM OUTROS OBSTÁCULOS ENCONTRADOS COMO ADAPTAR A ROTINA, OS ESTUDOS E O TRABALHO NA MODALIDADE REMOTA E CONCILIAR TODAS ESSAS ATIVIDADES ADAPTANDO-SE AO NOVO COMO TAMBÉM FOI INDICADO. POR FIM, OS ACADÊMICOS RELATARAM QUE APESAR DAS DIFICULDADES CONSEGUIRAM CONSTRUIR UMA GRANDE BAGAGEM DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADO, SENDO QUE SEGUNDO ELES, ALÉM DE PRECISAREM BUSCAR CONHECIMENTO E ESTUDAR PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES, CONTARAM COM O APOIO E O CONHECIMENTO DOS PROFESSORES E COORDENADORES DA UNIVERSIDADE, ESTES QUE NÃO MEDIRAM ESFORÇOS PARA A PRODUÇÃO DAS ATIVIDADES E DERAM MOTIVAÇÃO PARA OS ACADÊMICOS. EM SÍNTESE, FOI PERCEBIDO EM MEIO A ESTA PESQUISA QUE HOUVERAM MUITAS DIFICULDADES, MAS TODOS OS ACADÊMICOS SE SOBRESSAÍRAM E CONSEGUIRAM ATENDER A DEMANDA DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E SUPERARAM ESSAS ADVERSIDADES, SENDO POSSÍVEL ASSIM SAÍREM DESTE MOMENTO COMO PROFISSIONAIS CAPACITADOS PARA ATENDER A TODAS AS DEMANDAS DE ENSINO.