OS DOCUMENTOS OFICIAIS QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO NACIONAL DESTACA A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TODOS OS NÍVEIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, FACULTANDO A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS VOLTADOS PARA A CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, QUE É UM BEM COMUM AO POVO E NECESSÁRIO PARA QUALIDADE DE VIDA E A SUSTENTABILIDADE. O ENSINO DE CIÊNCIA DEVE ESTIMULAR NO INDIVÍDUO A CURIOSIDADE, CRIATIVIDADE, RACIOCÍNIO LÓGICO, AUTONOMIA E CAPACIDADE DE ENFRENTAR DESAFIOS. A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO ABP NAS AULAS DE CIÊNCIAS, PROPICIA AO DISCENTE AFRONTAR COM PROBLEMAS REAIS OBSERVADOS EM SEU ENTORNO, DESPERTANDO NELE O ÂNIMO PARA A PESQUISA, A CRIATIVIDADE E A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS. O PRESENTE TRABALHO, OBJETIVA DEMONSTRAR A RELEVÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS, A EXEMPLO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP), PARA SE TRABALHAR O TEMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA. A METODOLOGIA DESENROLOU-SE POR MEIO DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DE UM PROJETO E UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, RELACIONADOS A UMA SISTEMÁTICA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E ANÁLISE DOCUMENTAL. NO QUE TANGUE O ESTUDO DE CASO, VERIFICOU-SE QUE OS ALUNOS DA TURMA A APRESENTARAM MAIOR VONTADE DE PARTICIPAR DAS AÇÕES PROPOSTAS DO QUE OS ALUNOS DA TURMA B, BEM COMO MAIS DESENVOLTURA, CAPACIDADE DE ARGUMENTAÇÃO E CRIATIVIDADE NA REALIZAÇÃO/APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS. POR FIM, FOI POSSÍVEL DEMONSTRAR POR MEIO DO RELATO DE EXPERIÊNCIA, COMO É IMPORTANTE TRABALHAR COM METODOLOGIAS ATIVAS QUE COLOQUEM O ALUNO COMO PROTAGONISTA E CONSTRUTOR DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO.