Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

DIZERES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO FORMATO REMOTO NO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, ENSINO REMOTO, ENSINO MÉDIO, ENSINO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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A ABORDAGEM METODOLÓGICA DESTA INVESTIGAÇÃO É QUALITATIVA E FOI REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, TOMANDO POR BASE AS CONCEPÇÕES DE MINAYO (2007). PARTICIPARAM DA PESQUISA QUATRO PROFESSORES LICENCIADOS EM MATEMÁTICA DE ESCOLAS DA ZONA URBANA, DA REDE PÚBLICA DOS MUNICÍPIOS DE MARABÁ, NOVA IPIXUNA E GOIANÉSIA, LOCALIZADOS NO ESTADO DO PARÁ. OS DADOS FORAM COLETADOS NO MÊS DE JUNHO DE 2021, POR MEIO DO APLICATIVOS WHATSAPP E GOOGLE MEET. TODOS OS PARTICIPANTES ASSINARAM O TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO E SÃO IDENTIFICADOS NESTE TEXTO POR NÚMEROS. APÓS AS ENTREVISTAS, REALIZARAM-SE AS TRANSCRIÇÕES E ANÁLISES DOS DIZERES DOS PROFESSORES, FUNDAMENTANDO-SE TEORICAMENTE EM AUTORES QUE TÊM SE DEDICADO AO ESTUDO DESTA TEMÁTICA, TAIS COMO: CAZAL (2021), CORRÊA E BRANDEMBERG (2021), DIAS (2021), VIEIRA E SILVA (2020). DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS E DISCUSSÕES, DESTACA-SE: A) NO QUE SE REFERE A REUNIÕES PEDAGÓGICAS PARA DECIDIR COMO DEVERIAM SER MINISTRADAS AS AULAS REMOTAS, OS PROFESSORES FORAM UNÂNIMES AO AFIRMAR QUE ACONTECERAM REUNIÕES PRÉVIAS ENVOLVENDO DOCENTES, DIREÇÃO E COORDENAÇÕES DA ESCOLA PARA RECEBEREM INFORMAÇÕES E RECOMENDAÇÕES, VIA GOOGLE MEET, VINDAS DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (SEDUC-PA), SOBRE O FUNCIONAMENTO DAS AULAS NO FORMATO REMOTO, VISTO QUE SERIA UMA NOVIDADE QUANDO COMPARADAS ÀS PRÁTICAS NAS QUAIS OS PROFESSORES ESTAVAM HABITUADOS. B) OS RECURSOS TECNOLÓGICOS E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA AS AULAS REMOTAS FORAM: WHATSAPP, GOOGLE CLASSROOM, GOOGLE MEET, YOUTUBE, GOOGLE FORMS, MESA DIGITALIZADORA, KAHOOT, E-MAIL INSTITUCIONAL E MICROSOFT POWERPOINT; E O COMPÊNDIO DE ATIVIDADES QUE FOI UTILIZADO PARA ESCOLAS EM QUE OS ALUNOS NÃO POSSUÍAM OS MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA PARTICIPAREM DAS REUNIÕES ONLINE E/OU QUANDO NÃO ERA POSSÍVEL FAZÊ-LAS POR PROBLEMAS DE ACESSO À INTERNET. C) QUANTO AO USO DE APLICATIVO DE VIDEOCONFERÊNCIA PARA MINISTRAR AULAS DE MATEMÁTICA, OS PROFESSORES 2, 3 E 4 RELATARAM QUE UTILIZARAM A FERRAMENTA DE VIDEOCONFERÊNCIA GOOGLE MEET PARA MINISTRAREM AS AULAS DE MATEMÁTICA OU, EM CASOS MAIS EXTREMOS, HOUVE ESCOLAS QUE NEM CHEGARAM A REALIZAR NENHUM TIPO DE VIDEOCONFERÊNCIA ONLINE. SOBRE ISSO, DE ACORDO COM O PROFESSOR 1, A ESCOLA NÃO DISPONIBILIZAVA INTERNET E NEM MATERIAIS TECNOLÓGICOS PARA MINISTRAR AS AULAS E OS ALUNOS, NA SUA MAIORIA, NÃO POSSUÍAM RECURSOS TECNOLÓGICOS NECESSÁRIOS PARA ASSISTIREM ESSAS AULAS OU RESIDIAM EM LOCAIS RURAIS NÃO SENDO POSSÍVEL O ACESSO À INTERNET. D) NO QUE DIZ RESPEITO À FORMA DE ENTREGA DAS ATIVIDADES REMOTAS AOS ALUNOS, OS PROFESSORES 2, 3 E 4 RESPONDERAM QUE OS ALUNOS RECEBEM AS ATIVIDADES ATRAVÉS DO GOOGLE CLASSROOM E EM CASO EXCEPCIONAL, ERAM ENVIADAS PELO WHATSAPP NOS GRUPOS DAS CLASSES, PORÉM, DE ACORDO COM O PROFESSOR 1 (2021), FORAM ENTREGUES ATIVIDADES IMPRESSAS, ELABORADAS PELOS PROFESSORES, AOS ALUNOS, QUE VIAM A ESCOLA, EM HORÁRIO PRÉ-AGENDADO, PARA BUSCÁ-LAS E DEVOLVÊ-LAS RESPONDIDAS. E) NO QUE CONCERNE AO RETORNO DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS REMOTAS POR PARTE DOS ALUNOS, OS PROFESSORES FORAM COINCIDENTES AO AFIRMAR QUE A DEVOLUÇÃO DAS ATIVIDADES ACONTECIA DE FORMA SIGNIFICATIVA, POIS OS ALUNOS ESTAVAM RESPONDENDO-AS E DEVOLVENDO-AS, NA GRANDE MAIORIA. PORÉM, UMA MINORIA DOS ALUNOS NÃO ESTAVA CONSEGUINDO SE DESENVOLVER DE FORMA SATISFATÓRIA. F) COM RELAÇÃO ÀS DIFICULDADES QUE PREJUDICAM A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NAS AULAS REMOTAS PODE-SE DESTACAR A FALTA DE ACESSO À INTERNET; A FALTA DE INTERAÇÃO DOS ALUNOS COM O PROFESSOR DURANTE OS MOMENTOS SÍNCRONOS (AULAS REALIZADAS VIA GOOGLE MEET) E A AUSÊNCIA DE HABILIDADE NO MANUSEIO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS. G) QUANTO À ASSISTÊNCIA AOS ESTUDANTES EM CASA PELA FAMÍLIA FOI PERCEBIDO, DE ACORDO COM OS PROFESSORES ENTREVISTADOS, DIFERENTES COMPORTAMENTOS: HOUVE SITUAÇÕES EM QUE OS PAIS SE DISPUSERAM A DAR MELHORES CONDIÇÕES DE ESTUDOS AOS FILHOS; HOUVE PAIS QUE SEQUER CORRIGIAM AS ATIVIDADES DOS FILHOS PARA VERIFICAREM SE ESTAVA TUDO CERTO; E AQUELES QUE COMPARECIAM A ESCOLA OU PARTICIPAVAM DAS REUNIÕES APENAS NOS MOMENTOS EM QUE ERAM SOLICITADOS. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, CONSTATOU-SE, A PARTIR DESSES RESULTADOS, QUE O TRABALHO DURANTE O PERÍODO REMOTO NÃO FOI ALGO BEM PLANEJADO. FOI, DE CERTA FORMA, A "VÁLVULA DE ESCAPE" PARA QUE OS ALUNOS NÃO FICASSEM TÃO PREJUDICADOS DEVIDO AO LONGO PERÍODO QUE JÁ ESTAVAM SEM AULAS. COM ISSO, OS PROFESSORES TAMBÉM NÃO TIVERAM OPORTUNIDADE DE SE PREPAREM PARA AS AULAS USANDO AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS. O QUE FICA DE ALERTA, NESTE MOMENTO PANDÊMICO, É A NECESSIDADE DE UMA PREPARAÇÃO FORMATIVA PARA OS PROFESSORES E, CONSEQUENTEMENTE, AOS ALUNOS, NO QUE DIZ RESPEITO AO MANUSEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS UTILIZADOS NAS AULAS REMOTAS E A CESSÃO DE MATERIAIS BÁSICOS, TAIS COMO NOTEBOOK, TABLET OU CHROMEBOOK, ASSIM, CASO SEJA NECESSÁRIO RETORNAR A ESTE FORMATO DE AULAS EM ALGUM MOMENTO, AMBOS NÃO TERIAM TANTAS DIFICULDADES. CONTUDO, É VÁLIDO RESSALTAR QUE TODOS ESTÃO SE ESFORÇANDO PARA SAÍREM DESTE MOMENTO COM O MÁXIMO DE APRENDIZADO POSSÍVEL, CONSIDERANDO QUE ESTE É UM MOMENTO QUE PODE SER CONSIDERADO COMO UM DIVISOR DE ÁGUAS PARA OS ALUNOS QUE SE ENCONTRAM PRÓXIMOS DE REALIZAR O EXAME NACIONAL DE ENSINO DE MÉDIO (ENEM) E/OU DE INGRESSAR NO MERCADO DE TRABALHO."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

DIANTE DA PANDEMIA CAUSADA PELA COVID-19 E SUAS IMPLICAÇÕES NO SISTEMA EDUCACIONAL, O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM TEM SIDO PERMEADO POR CONSTANTES REFLEXÕES. NO CONTEXTO DE ENSINO DA MATEMÁTICA, POR EXEMPLO, OS PROFESSORES TÊM SIDO EXPOSTOS A INÚMEROS DESAFIOS, PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE AO MANUSEIO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS QUE TENDEM A VIABILIZAR O ENSINO DE MATEMÁTICA NO FORMATO REMOTO. DESSA FORMA, CABEM AOS PROFESSORES TORNAREM-SE PESQUISADORES E MEDIADORES DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO, POSSIBILITANDO QUE OS ALUNOS SEJAM OS PROTAGONISTAS NESTE PROCESSO LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS REALIDADES FAMILIARES E SOCIOECONÔMICAS DE CADA UM. POR ESTE VIÉS, ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA QUANTO AS SUAS PRÁTICAS DE ENSINO NO FORMATO REMOTO EM TURMAS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO, EM ESCOLAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARÁ (BRASIL). 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SOBRE ISSO, DE ACORDO COM O PROFESSOR 1, A ESCOLA NÃO DISPONIBILIZAVA INTERNET E NEM MATERIAIS TECNOLÓGICOS PARA MINISTRAR AS AULAS E OS ALUNOS, NA SUA MAIORIA, NÃO POSSUÍAM RECURSOS TECNOLÓGICOS NECESSÁRIOS PARA ASSISTIREM ESSAS AULAS OU RESIDIAM EM LOCAIS RURAIS NÃO SENDO POSSÍVEL O ACESSO À INTERNET. D) NO QUE DIZ RESPEITO À FORMA DE ENTREGA DAS ATIVIDADES REMOTAS AOS ALUNOS, OS PROFESSORES 2, 3 E 4 RESPONDERAM QUE OS ALUNOS RECEBEM AS ATIVIDADES ATRAVÉS DO GOOGLE CLASSROOM E EM CASO EXCEPCIONAL, ERAM ENVIADAS PELO WHATSAPP NOS GRUPOS DAS CLASSES, PORÉM, DE ACORDO COM O PROFESSOR 1 (2021), FORAM ENTREGUES ATIVIDADES IMPRESSAS, ELABORADAS PELOS PROFESSORES, AOS ALUNOS, QUE VIAM A ESCOLA, EM HORÁRIO PRÉ-AGENDADO, PARA BUSCÁ-LAS E DEVOLVÊ-LAS RESPONDIDAS. E) NO QUE CONCERNE AO RETORNO DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS REMOTAS POR PARTE DOS ALUNOS, OS PROFESSORES FORAM COINCIDENTES AO AFIRMAR QUE A DEVOLUÇÃO DAS ATIVIDADES ACONTECIA DE FORMA SIGNIFICATIVA, POIS OS ALUNOS ESTAVAM RESPONDENDO-AS E DEVOLVENDO-AS, NA GRANDE MAIORIA. PORÉM, UMA MINORIA DOS ALUNOS NÃO ESTAVA CONSEGUINDO SE DESENVOLVER DE FORMA SATISFATÓRIA. F) COM RELAÇÃO ÀS DIFICULDADES QUE PREJUDICAM A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NAS AULAS REMOTAS PODE-SE DESTACAR A FALTA DE ACESSO À INTERNET; A FALTA DE INTERAÇÃO DOS ALUNOS COM O PROFESSOR DURANTE OS MOMENTOS SÍNCRONOS (AULAS REALIZADAS VIA GOOGLE MEET) E A AUSÊNCIA DE HABILIDADE NO MANUSEIO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS. G) QUANTO À ASSISTÊNCIA AOS ESTUDANTES EM CASA PELA FAMÍLIA FOI PERCEBIDO, DE ACORDO COM OS PROFESSORES ENTREVISTADOS, DIFERENTES COMPORTAMENTOS: HOUVE SITUAÇÕES EM QUE OS PAIS SE DISPUSERAM A DAR MELHORES CONDIÇÕES DE ESTUDOS AOS FILHOS; HOUVE PAIS QUE SEQUER CORRIGIAM AS ATIVIDADES DOS FILHOS PARA VERIFICAREM SE ESTAVA TUDO CERTO; E AQUELES QUE COMPARECIAM A ESCOLA OU PARTICIPAVAM DAS REUNIÕES APENAS NOS MOMENTOS EM QUE ERAM SOLICITADOS. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, CONSTATOU-SE, A PARTIR DESSES RESULTADOS, QUE O TRABALHO DURANTE O PERÍODO REMOTO NÃO FOI ALGO BEM PLANEJADO. FOI, DE CERTA FORMA, A "VÁLVULA DE ESCAPE" PARA QUE OS ALUNOS NÃO FICASSEM TÃO PREJUDICADOS DEVIDO AO LONGO PERÍODO QUE JÁ ESTAVAM SEM AULAS. COM ISSO, OS PROFESSORES TAMBÉM NÃO TIVERAM OPORTUNIDADE DE SE PREPAREM PARA AS AULAS USANDO AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS. O QUE FICA DE ALERTA, NESTE MOMENTO PANDÊMICO, É A NECESSIDADE DE UMA PREPARAÇÃO FORMATIVA PARA OS PROFESSORES E, CONSEQUENTEMENTE, AOS ALUNOS, NO QUE DIZ RESPEITO AO MANUSEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS UTILIZADOS NAS AULAS REMOTAS E A CESSÃO DE MATERIAIS BÁSICOS, TAIS COMO NOTEBOOK, TABLET OU CHROMEBOOK, ASSIM, CASO SEJA NECESSÁRIO RETORNAR A ESTE FORMATO DE AULAS EM ALGUM MOMENTO, AMBOS NÃO TERIAM TANTAS DIFICULDADES. CONTUDO, É VÁLIDO RESSALTAR QUE TODOS ESTÃO SE ESFORÇANDO PARA SAÍREM DESTE MOMENTO COM O MÁXIMO DE APRENDIZADO POSSÍVEL, CONSIDERANDO QUE ESTE É UM MOMENTO QUE PODE SER CONSIDERADO COMO UM DIVISOR DE ÁGUAS PARA OS ALUNOS QUE SE ENCONTRAM PRÓXIMOS DE REALIZAR O EXAME NACIONAL DE ENSINO DE MÉDIO (ENEM) E/OU DE INGRESSAR NO MERCADO DE TRABALHO.

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