O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETO O TRABALHO DOS/AS PEDAGOGOS/AS NA REDE PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL (DF), SOBRETUDO OS ATUANTES DAS EQUIPES ESPECIALIZADAS DE APOIO À APRENDIZAGEM (EEAA). A EEAA É UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR CONSTITUÍDA POR PROFISSIONAIS FORMADOS EM PEDAGOGIA E EM PSICOLOGIA QUE OBJETIVAM FAVORECER A SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES E PROFESSORES, ATUANDO DE FORMA INSTITUCIONAL. A EEAA FAZ PARTE DE UMA REDE DE APOIO QUE POSSUI UMA CONFIGURAÇÃO ESPECÍFICA NA REDE PÚBLICA DO DF, SÃO ELES: OS SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE APOIO À APRENDIZAGEM (SEAA), ESSES SERVIÇOS SÃO ORGANIZADOS DA SEGUINTE FORMA: A) EQUIPE ESPECIALIZADA DE APOIO À APRENDIZAGEM, B) ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL, C) ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO/SALA DE RECURSOS, OS QUAIS TRABALHAM DE FORMA VINCULADA, OBJETIVANDO A INCLUSÃO POR MEIO DO ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA, BEM COMO A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM. JUSTIFICANDO ASSIM A NECESSIDADE DESSE ESTUDO PARA COMPREENDER COMO O TRABALHO DA EEAA ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO EM UM CONTEXTO DE AULAS REMOTAS. O OBJETIVO, ENTÃO, FOI O DE ANALISAR O TRABALHO DOS PEDAGOGOS EM UM CONTEXTO DE PANDEMIA. PARTIMOS DA SEGUINTE QUESTÃO: QUAIS OS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO TRABALHO DOS PEDAGOGOS DA REDE PÚBLICA DO DF EM TEMPOS DE PANDEMIA? PARA RESPONDER ESSA QUESTÃO, ELENCAMOS TRÊS OBJETIVOS ESPECÍFICOS, QUE SÃO: I) IDENTIFICAR A INSTITUIÇÃO DO PEDAGOGO NO ENSINO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL; II) CONHECER AS CONDIÇÕES DO TRABALHO DOS/AS PEDAGOGOS/AS EM UMA SOCIEDADE CAPITALISTA; E, POR FIM, III) IDENTIFICAR AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS/AS PEDAGOGOS/AS EM TEMPOS DE PANDEMIA. PARA TANTO, NOSSO ESTUDO FOI REALIZADO A PARTIR DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, EM QUE APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO VIRTUAL COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS E REALIZAMOS CONSULTA DOCUMENTAL PAUTADA NAS PRINCIPAIS LEGISLAÇÕES REFERENTES À EEAA, BEM COMO OS QUE AMPARAM O ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA. PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA-CONCEITUAL, UTILIZAMOS UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM AUTORES QUE IRÃO SUSTENTAR O CORPUS TEÓRICO, SENDO ELES: MARX (1989), CONTRERAS (2012), CRUZ (2017) E OLIVEIRA (2020). ESTE ESTUDO FOI ORGANIZADO EM TRÊS PARTES. INICIALMENTE, DESCREVE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO/A PEDAGOGO/A QUE ATUA NA EQUIPE ESPECIALIZADA DE APOIO À APRENDIZAGEM (EEAA). NA SEGUNDA PARTE, DISCUTE OS ELEMENTOS DO TRABALHO SUBMETIDO ÀS RELAÇÕES DO CAPITAL E SUAS MARCAS NA PROFISSIONALIDADE. FINALMENTE, NA TERCEIRA PARTE, ABORDA AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS/AS PEDAGOGOS/AS EM UM CONTEXTO DE PANDEMIA. PARTIMOS DA COMPREENSÃO DE QUE O PEDAGOGO DA EEAA É UM PROFISSIONAL DENTRO DO CENÁRIO EDUCACIONAL DA SEEDF, QUE ATUA DIRETAMENTE NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. A REALIDADE ENFRENTADA NO ENSINO REMOTO FOI TOTALMENTE DIFERENCIADA, EXIGINDO UMA NOVA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO ENFRENTADAS. DENTRO DESSE CONTEXTO, AS ESCOLAS PÚBLICAS DO DF E SEUS PROFISSIONAIS TRABALHARAM COM O QUE CHAMAMOS DE AÇÕES DIFERENCIADAS DENTRO DE UM MESMO ESPAÇO ESCOLAR: AÇÕES EDUCATIVAS PARA OS ALUNOS QUE TINHAM ACESSO AOS MEIOS DIGITAIS (COM ACESSO À PLATAFORMA ESCOLA EM CASA) E AÇÕES EDUCATIVAS PARA OS ALUNOS QUE NÃO TINHAM ACESSO, ATRAVÉS DO MATERIAL IMPRESSO. NESSA SEARA, TODOS OS SEGMENTOS DE ENSINO FORAM REORGANIZADOS, BEM COMO O TRABALHO DOS PEDAGOGOS DO EEAA. ASSIM, ELABORAMOS UM QUESTIONÁRIO CONTENDO CINCO PERGUNTAS, FORAM APLICADOS POR MEIO DA PLATAFORMA GOOGLE FORMS. A COLETA DE DADOS OCORREU DURANTE O PERÍODO DE 21 A 29 DE JUNHO DE 2021 E OBTIVEMOS 75 RESPONDENTES. OS PARTICIPANTES, SELECIONADOS POR MEIO DE ADESÃO ESPONTÂNEA, ERAM SERVIDORES EFETIVOS DO QUADRO DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL (SEEDF), OCUPANTES DA FUNÇÃO DE PEDAGOGO DAS EQUIPES DE APOIO À APRENDIZAGEM. A ANÁLISE DOS RESULTADOS PERMITIU ACESSAR A REALIDADE DE 10 REGIONAIS DE ENSINO, SENDO ELAS: CEILÂNDIA, GAMA, GUARÁ, TAGUATINGA, PARANOÁ, PLANALTINA, PLANO PILOTO, SAMAMBAIA, SÃO SEBASTIÃO E SOBRADINHO. APÓS A COLETA DOS DADOS, EMERGIRAM ALGUMAS CATEGORIAS SOBRE O TRABALHO DO PEDAGOGO DA EEAA, A SABER: I) RESPONSABILIZAÇÃO; II) INTENSIFICAÇÃO; III) BUROCRATIZAÇÃO E IV) PRECARIZAÇÃO. NESSE SENTIDO, CABE DESTACAR QUE A CATEGORIA RESPONSABILIZAÇÃO SURGE NO SENTIDO DE RESPONSABILIZAR DE MANEIRA INDIVIDUAL QUE O PRÓPRIO/A PEDAGOGO/A SEJA INCUMBIDO POR TRANSFORMAR O SEU MEIO FAMILIAR, NUM AMBIENTE DE TRABALHO, INCLUSIVE CUSTEANDO FINANCEIRAMENTE, UTILIZANDO-SE DE SUA ENERGIA, INTERNET, COMPUTADOR E PROVENDO CUSTOS PARA O PRÓPRIO TRABALHO, NÃO CONTANDO COM QUALQUER BENEFÍCIO OU AJUDA FINANCEIRA DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL. E CLARO, JUNTO COM A RESPONSABILIZAÇÃO, EMERGE A CATEGORIA INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO JÁ INTENSIFICADO. COM O TRABALHO REMOTO, OS/AS PEDAGOGOS/AS OBTIVERAM CARGAS HORÁRIAS DE TRABALHO INTENSAS PARA CONSEGUIR ACOLHER ÀS DEMANDAS. NESSE CONTEXTO, OS/AS PEDAGOGOS/AS DEMONSTRAM TAMBÉM, QUE O PROCESSO DO SEU TRABALHO SE TORNOU AINDA MAIS BUROCRATIZADOS, COM EXCESSOS DE DEMANDAS, DESDOBRANDO-SE EM DIFERENTES ATIVIDADES (PLATAFORMA/WHATSAPP/VIDEOCONFERÊNCIA/REUNIÕES/FORMAÇÕES/ ATENDIMENTO ÀS FAMÍLIAS), DENTRE OUTROS. A CATEGORIA QUE REITERA E NÃO SE DESASSOCIA DAS DEMAIS É A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO, NESTE CENÁRIO DE PANDEMIA, ONDE PEDAGOGOS/AS TIVERAM QUE SE ADAPTAR BRUSCAMENTE ÀS NOVAS CONFIGURAÇÕES DO SEU TRABALHO, DESVELANDO A FACE CRUEL DO CAPITALISMO. POR FIM, INFERIMOS QUE AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO CONTEXTO DE TRABALHO REMOTO DEIXARÃO MARCAS NA CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DO/A PEDAGOGO/A DO EEAA. A REALIDADE ENFRENTADA NO ENSINO REMOTO FOI TOTALMENTE DIFERENCIADA, EXIGINDO UMA NOVA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO ENFRENTADAS. OU SEJA, TORNA-SE AINDA MAIS PRECARIZADO E INTENSIFICADO NESSE MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA. E AINDA, QUE A ATUAÇÃO DO/A PEDAGOGO/A DA REDE PÚBLICA DO DF, NECESSITA SER ESTRUTURADA SEM AS AMARRAS DE UM SISTEMA CAPITALISTA, EM QUE OS/AS PEDAGOGOS/AS DA EEAA, DE FORMA ARTICULADA COM A CATEGORIA ─ EM UMA AÇÃO COLETIVA E INTENCIONAL ─, ESTABELEÇAM SUA PROFISSIONALIDADE.