O Ensino Religioso, normatizado pela Lei 9475//97, enquanto componente curricular que trabalha para a formação básica do cidadão, tem em seus Parâmetros Curriculares Nacionais, os princípios de cidadania, respeito à diversidade, tolerância no entendimento do outro e na relação do ser humano em sua busca pelo transcendente. Dessa forma, torna-se um espaço privilegiado para o combate ao preconceito e à intolerância que ainda segrega e invisibiliza pessoas pertencentes às minorias, dentre elas, as pessoas com deficiência, que por apresentarem algum impedimento de longo prazo de natureza física, intelectual, ou sensorial são mais suscetíveis à situações de exclusão. Assim, esta pesquisa intitulada “Formação continuada do professor do ensino religioso: Um novo olhar sobre a inclusão de alunos com deficiência na escola” tem como objetivos investigar a formação continuada do professor do ER em educação especial na perspectiva inclusiva em cinco escolas da rede municipal de ensino de João Pessoa, além de investigar quais as concepções que os professores possuem sobre inclusão, exclusão e diversidade e a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos em educação especial/inclusiva. Como resultado espera responder a indagação se a obtenção de conhecimentos nesta área específica favorece ou não a adoção do perfil de um professor mediador (TEBAR, 2011) e interlocutor capaz de minimizar limites e maximizar potencialidades de seu alunado, promovendo sua assunção cultural (FREIRE, 1996) e favorecendo a construção de um ambiente inclusivo. PALAVRAS-CHAVE: Formação continuada. Professor do Ensino Religioso. Aluno com deficiência. Educação inclusiva.