ESTE TRABALHO SE BASEIA NA VISÃO DAS PERSPECTIVAS DE RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS SOBRE O FORMATO REMOTO DE REALIZAÇÃO AS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CAPES (COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR) QUE É UMA DAS AÇÕES QUE INTEGRAM A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. O PROGRAMA SURGIU COM O OBJETIVO DE APERFEIÇOAR A FORMAÇÃO PRÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROMOVENDO A IMERSÃO DO LICENCIANDO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DA SEGUNDA METADE DE SEU CURSO. DE ACORDO AS ORIENTAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS, 2021), NO MÊS DE DEZEMBRO DE 2019 OS GOVERNOS EM TODO O MUNDO RECEBERAM ALERTAS SOBRE OS VÁRIOS CASOS DE PNEUMONIA QUE ESTAVAM OCORRENDO NA CIDADE DE WUHAN, NA CHINA. NO INÍCIO DE 2020, AS AUTORIDADES CHINESAS CONFIRMARAM QUE A CAUSA DOS CASOS DE PNEUMONIA SERIA UM NOVO TIPO DE VÍRUS, DE UMA FAMÍLIA DENOMINADA DE CORONAVÍRUS DISEASE 2019 (COVID-19). EM FEVEREIRO FOI NOTIFICADO O PRIMEIRO CASO DE INFECÇÃO PELO VÍRUS NO BRASIL, A PARTIR DAÍ FORAM ESTABELECIDAS AS MAIS DIVERSAS MEDIDAS DE CONTROLE E A PRINCIPAL DELAS FOI O ISOLAMENTO SOCIAL. EM MARÇO DE 2020 O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DEFINIU QUE AS AULAS EM TODO O PAÍS DEIXASSEM DE ACONTECER NO FORMATO PRESENCIAL E PASSASSEM A SER NO FORMATO REMOTO. A PANDEMIA FEZ COM QUE, NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS, O MODELO DE ENSINO QUE CONHECEMOS PASSASSE POR UM MOMENTO DE ABRUPTA E REPENTINA MUDANÇA, ISSO PORQUE, O ENSINO QUE ERA TOTALMENTE PRESENCIAL AGORA DEVERIA FUNCIONAR DE OUTRO JEITO, E A ÚNICA MANEIRA DE MANTER UMA FORMA EFICAZ PARA SE CONSEGUIR ENSINAR PASSOU A DEPENDER TOTALMENTE DO USO DA TECNOLOGIA ATRELADA AO PROCESSO EDUCACIONAL, O QUE SE TORNOU IMPOSSÍVEL DE SE CONSEGUIR SEM USAR A TECNOLOGIA AO SEU FAVOR. A POPULAÇÃO TEVE DE SE ENQUADRAR NO NOVO RITMO DE VIDA COM A ORGANIZAÇÃO DO HOME OFFICE (TRABALHO EM CASA), COM O COMÉRCIO E AS ESCOLAS FECHADAS, ESTAS COM ATIVIDADES UNICAMENTE REMOTAS COM AUXÍLIO DOS PROFESSORES. AULAS, PROJETOS, PROGRAMAS, TODOS FORAM REAJUSTADOS PARA QUE SE ADEQUASSEM À NOVA SITUAÇÃO E AINDA ASSIM PERMANECEM, MAS NÃO DEVE SE ESQUECER DE DIZER QUE A PANDEMIA FEZ COM QUE MUITOS PROFESSORES APRENDESSEM ALGO NOVO, DOMINASSEM NOVAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DE ENSINO E DEIXASSEM O PRECONCEITO DO USO TECNOLÓGICO DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE LADO E PASSASSEM A BUSCÁ-LOS PARA AUXILIAR EM SUAS AULAS. O FORMULÁRIO PARA OBTENÇÃO DOS DADOS DO PRESENTE TRABALHO FOI ENCAMINHADO A TODOS OS RESIDENTES POR MEIO DE GRUPOS NO WHATSAPP E NOS SEUS E-MAILS. O QUESTIONÁRIO FOI ENCAMINHADO PARA TODOS OS 26 RESIDENTES INCLUÍDOS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, E TEVE COMO OBJETIVO DESCOBRIR, ESTUDAR E ENTENDER COMO OS RESIDENTES AVALIAM ASPECTOS DIVERSOS E GERAIS SOBRE O FORMATO DE APLICAÇÃO EMERGENCIAL DO PROGRAMA, BEM COMO DESCOBRIR COMO CADA UM CONSEGUIU LIDAR E APRENDER DURANTE ESSE TEMPO DE PANDEMIA E DISTANCIAMENTO SOCIAL. O FORMULÁRIO É COMPOSTO POR 13 PERGUNTAS NO TOTAL, DIVIDIDAS EM PERGUNTAS TANTO OBJETIVAS E DE MÚLTIPLA ESCOLHA, QUANTO PERGUNTAS DISCURSIVAS EM QUE OS RESIDENTES EXPÕEM SUAS OPINIÕES QUANTO AO ASPECTO EM DISCURSO. AS PERGUNTAS TRATAM DE QUESTÕES LIGADAS TANTO A PANDEMIA, COMO É O CASO DA PERGUNTA “VOCÊ TEVE OU CONHECE ALGUÉM QUE TEVE COVID” A QUESTIONAMENTOS COMO “ QUAIS ASPECTOS POSITIVOS OU NEGATIVOS A EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO REMOTA E VIRTUAL DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PODE TRAZER PARA AS APLICAÇÕES FUTURAS DO PROGRAMA?”. DAS PERGUNTAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA, OS DADOS FORAM INTERPRETADOS NA FORMA DE GRÁFICOS E PARA AS RESPOSTAS DISCURSIVAS, CADA UMA FOI ANALISADA DE FORMA INDIVIDUAL, CONSIDERANDO A INTERPRETAÇÃO DE CADA UM DO PROGRAMA. GRANDE PARTE DOS RESIDENTES AVALIAM A EXECUÇÃO DO PROGRAMA COMO “BOA” E NÃO EXCELENTE, JÁ OUTROS CHEGARAM A AVALIAR ATÉ MESMO COMO “RUIM”, O QUE DE FATO CHEGA A PREOCUPAR. MAS AINDA ASSIM SABE-SE QUE INÚMEROS FATORES PODEM ESTÁ LIGADOS A ESSA VISÃO NEGATIVA, COMO A ESCOLA, O MOMENTO PANDÊMICO OU AUSÊNCIA DE MATERIAIS, OU ATRASO INESPERADO DO PAGAMENTO DE BOLSAS OU PROBLEMAS QUE SÃO PURA E PRINCIPALMENTE RELACIONADOS A INSATISFAÇÃO PESSOAL, PROBLEMAS DE ESTRESSE OU EPISÓDIOS DE ANSIEDADE, O QUE CRESCEU MUITO DURANTE O DISTANCIAMENTO SOCIAL. ALGO QUE TAMBÉM PODE-SE OBSERVAR A PARTIR DOS RESULTADOS É COMO OS RESIDENTES CONSEGUIRAM DESENVOLVER HABILIDADES COM A UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS ALIADAS AO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. TECNOLOGIAS ESSAS QUE PODEM SER UTILIZADAS TANTO DE FORMAS LÚDICAS E INTERATIVAS, QUANTO PARA APLICAÇÃO DE ATIVIDADES PERIÓDICAS. O FATOR QUE INFLUENCIOU COM QUE TAIS TECNOLOGIAS NÃO OBTIVERAM TANTO SUCESSO FOI A DE QUE MUITOS ALUNOS, PRINCIPALMENTE AQUELES DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM SUA MAIORIA, NÃO TINHAM NEM EQUIPAMENTO ADEQUADO, NEM DISPONIBILIDADE DE INTERNET. CONTUDO, ENTENDER COMO CADA RESIDENTE OBTEVE APROVEITAMENTO E COMO CADA UM VIVENCIOU SUA EXPERIÊNCIA EM RELAÇÃO AO PROGRAMA, É FUNDAMENTAL PARA QUE NAS FUTURAS EXECUÇÕES DO MESMO, OS FATORES E MÉTODOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA UM FORMATO TÃO DESAFIADOR E TÃO INCOMUM TER FUNCIONADO E SER UM SUCESSO SEJA APLICADO NOVAMENTE, ENQUANTO AQUILO QUE NÃO FUNCIONOU SEJA REVISTO E ALTERADO PARA GARANTIR QUE ESSE PROGRAMA SEJA MUITO MELHOR A CADA ANO. A REALIZAÇÃO DO PRESENTE TRABALHO SÓ FOI POSSÍVEL GRAÇAS AO APOIO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – BRASIL (CAPES) E DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO), CAMPUS ARAGUATINS.