Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (CAPES) EM FORMATO REMOTO DE ACORDO A VISÃO E PERSPECTIVAS DOS RESIDENTES DO CURSO DE LIC. EM CIENCIAS BIOLÓGICAS DO IFTO-CAMPUS ARAGUATINS TOCANTINS.

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NO INÍCIO DE 2020, AS AUTORIDADES CHINESAS CONFIRMARAM QUE A CAUSA DOS CASOS DE PNEUMONIA SERIA UM NOVO TIPO DE VÍRUS, DE UMA FAMÍLIA DENOMINADA DE CORONAVÍRUS DISEASE 2019 (COVID-19). EM FEVEREIRO FOI NOTIFICADO O PRIMEIRO CASO DE INFECÇÃO PELO VÍRUS NO BRASIL, A PARTIR DAÍ FORAM ESTABELECIDAS AS MAIS DIVERSAS MEDIDAS DE CONTROLE E A PRINCIPAL DELAS FOI O ISOLAMENTO SOCIAL. EM MARÇO DE 2020 O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DEFINIU QUE AS AULAS EM TODO O PAÍS DEIXASSEM DE ACONTECER NO FORMATO PRESENCIAL E PASSASSEM A SER NO FORMATO REMOTO. A PANDEMIA FEZ COM QUE, NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS, O MODELO DE ENSINO QUE CONHECEMOS PASSASSE POR UM MOMENTO DE ABRUPTA E REPENTINA MUDANÇA, ISSO PORQUE, O ENSINO QUE ERA TOTALMENTE PRESENCIAL AGORA DEVERIA FUNCIONAR DE OUTRO JEITO, E A ÚNICA MANEIRA DE MANTER UMA FORMA EFICAZ PARA SE CONSEGUIR ENSINAR PASSOU A DEPENDER TOTALMENTE DO USO DA TECNOLOGIA ATRELADA AO PROCESSO EDUCACIONAL, O QUE SE TORNOU IMPOSSÍVEL DE SE CONSEGUIR SEM USAR A TECNOLOGIA AO SEU FAVOR. A POPULAÇÃO TEVE DE SE ENQUADRAR NO NOVO RITMO DE VIDA COM A ORGANIZAÇÃO DO HOME OFFICE (TRABALHO EM CASA), COM O COMÉRCIO E AS ESCOLAS FECHADAS, ESTAS COM ATIVIDADES UNICAMENTE REMOTAS COM AUXÍLIO DOS PROFESSORES. AULAS, PROJETOS, PROGRAMAS, TODOS FORAM REAJUSTADOS PARA QUE SE ADEQUASSEM À NOVA SITUAÇÃO E AINDA ASSIM PERMANECEM, MAS NÃO DEVE SE ESQUECER DE DIZER QUE A PANDEMIA FEZ COM QUE MUITOS PROFESSORES APRENDESSEM ALGO NOVO, DOMINASSEM NOVAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DE ENSINO E DEIXASSEM O PRECONCEITO DO USO TECNOLÓGICO DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE LADO E PASSASSEM A BUSCÁ-LOS PARA AUXILIAR EM SUAS AULAS. O FORMULÁRIO PARA OBTENÇÃO DOS DADOS DO PRESENTE TRABALHO FOI ENCAMINHADO A TODOS OS RESIDENTES POR MEIO DE GRUPOS NO WHATSAPP E NOS SEUS E-MAILS. O QUESTIONÁRIO FOI ENCAMINHADO PARA  TODOS OS 26 RESIDENTES INCLUÍDOS NO PROGRAMA  DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, E TEVE COMO OBJETIVO DESCOBRIR, ESTUDAR E ENTENDER COMO OS RESIDENTES AVALIAM ASPECTOS DIVERSOS E GERAIS SOBRE O FORMATO DE APLICAÇÃO EMERGENCIAL DO PROGRAMA, BEM COMO DESCOBRIR COMO CADA UM CONSEGUIU LIDAR E APRENDER  DURANTE ESSE TEMPO DE PANDEMIA E DISTANCIAMENTO SOCIAL. O FORMULÁRIO É COMPOSTO POR 13 PERGUNTAS NO TOTAL, DIVIDIDAS EM PERGUNTAS TANTO OBJETIVAS E DE MÚLTIPLA ESCOLHA, QUANTO PERGUNTAS DISCURSIVAS EM QUE OS RESIDENTES EXPÕEM SUAS OPINIÕES QUANTO AO ASPECTO EM DISCURSO. AS PERGUNTAS TRATAM DE QUESTÕES LIGADAS TANTO A PANDEMIA, COMO É O CASO DA PERGUNTA “VOCÊ TEVE OU CONHECE ALGUÉM QUE TEVE COVID” A QUESTIONAMENTOS COMO “ QUAIS ASPECTOS POSITIVOS OU NEGATIVOS A EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO REMOTA E VIRTUAL DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PODE TRAZER PARA AS APLICAÇÕES FUTURAS  DO PROGRAMA?”. DAS PERGUNTAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA, OS DADOS FORAM INTERPRETADOS NA FORMA DE GRÁFICOS E PARA AS RESPOSTAS DISCURSIVAS, CADA UMA FOI ANALISADA DE FORMA INDIVIDUAL, CONSIDERANDO A INTERPRETAÇÃO DE CADA UM DO PROGRAMA. GRANDE PARTE DOS RESIDENTES AVALIAM A EXECUÇÃO DO PROGRAMA COMO “BOA” E NÃO EXCELENTE, JÁ OUTROS CHEGARAM A AVALIAR  ATÉ MESMO COMO “RUIM”, O QUE DE FATO CHEGA A PREOCUPAR. MAS AINDA ASSIM SABE-SE QUE INÚMEROS FATORES PODEM ESTÁ LIGADOS A ESSA VISÃO NEGATIVA, COMO A ESCOLA, O MOMENTO PANDÊMICO OU AUSÊNCIA DE MATERIAIS, OU ATRASO INESPERADO DO PAGAMENTO DE BOLSAS OU PROBLEMAS QUE SÃO PURA E PRINCIPALMENTE RELACIONADOS A INSATISFAÇÃO PESSOAL, PROBLEMAS DE ESTRESSE OU EPISÓDIOS DE ANSIEDADE, O QUE CRESCEU MUITO DURANTE O DISTANCIAMENTO SOCIAL. ALGO QUE TAMBÉM PODE-SE OBSERVAR A PARTIR DOS RESULTADOS É COMO OS RESIDENTES CONSEGUIRAM DESENVOLVER HABILIDADES COM A UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS ALIADAS AO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. TECNOLOGIAS ESSAS QUE PODEM SER UTILIZADAS TANTO DE FORMAS LÚDICAS E INTERATIVAS, QUANTO PARA APLICAÇÃO DE ATIVIDADES PERIÓDICAS. O FATOR QUE INFLUENCIOU COM QUE TAIS TECNOLOGIAS NÃO OBTIVERAM TANTO SUCESSO FOI A DE QUE MUITOS ALUNOS, PRINCIPALMENTE AQUELES DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM SUA MAIORIA, NÃO TINHAM NEM EQUIPAMENTO ADEQUADO, NEM DISPONIBILIDADE DE INTERNET. CONTUDO, ENTENDER COMO CADA RESIDENTE OBTEVE APROVEITAMENTO E COMO CADA UM VIVENCIOU SUA EXPERIÊNCIA EM RELAÇÃO AO PROGRAMA, É FUNDAMENTAL PARA QUE NAS FUTURAS EXECUÇÕES DO MESMO, OS FATORES E MÉTODOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA UM FORMATO TÃO DESAFIADOR E TÃO INCOMUM TER FUNCIONADO E SER UM SUCESSO SEJA APLICADO NOVAMENTE, ENQUANTO AQUILO QUE NÃO FUNCIONOU SEJA REVISTO E ALTERADO PARA GARANTIR QUE ESSE PROGRAMA SEJA MUITO MELHOR A CADA ANO.  A REALIZAÇÃO DO PRESENTE TRABALHO SÓ FOI POSSÍVEL GRAÇAS AO APOIO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – BRASIL (CAPES) E DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO), CAMPUS ARAGUATINS."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO SE BASEIA NA VISÃO DAS PERSPECTIVAS DE RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS SOBRE O FORMATO REMOTO DE REALIZAÇÃO AS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CAPES (COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR) QUE É UMA DAS AÇÕES QUE INTEGRAM A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. O PROGRAMA SURGIU COM O OBJETIVO DE APERFEIÇOAR A FORMAÇÃO PRÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROMOVENDO A IMERSÃO DO LICENCIANDO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DA SEGUNDA METADE DE SEU CURSO. DE ACORDO AS ORIENTAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS, 2021), NO MÊS DE DEZEMBRO DE 2019 OS GOVERNOS EM TODO O MUNDO RECEBERAM ALERTAS SOBRE OS VÁRIOS CASOS DE PNEUMONIA QUE ESTAVAM OCORRENDO NA CIDADE DE WUHAN, NA CHINA. NO INÍCIO DE 2020, AS AUTORIDADES CHINESAS CONFIRMARAM QUE A CAUSA DOS CASOS DE PNEUMONIA SERIA UM NOVO TIPO DE VÍRUS, DE UMA FAMÍLIA DENOMINADA DE CORONAVÍRUS DISEASE 2019 (COVID-19). EM FEVEREIRO FOI NOTIFICADO O PRIMEIRO CASO DE INFECÇÃO PELO VÍRUS NO BRASIL, A PARTIR DAÍ FORAM ESTABELECIDAS AS MAIS DIVERSAS MEDIDAS DE CONTROLE E A PRINCIPAL DELAS FOI O ISOLAMENTO SOCIAL. EM MARÇO DE 2020 O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DEFINIU QUE AS AULAS EM TODO O PAÍS DEIXASSEM DE ACONTECER NO FORMATO PRESENCIAL E PASSASSEM A SER NO FORMATO REMOTO. A PANDEMIA FEZ COM QUE, NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS, O MODELO DE ENSINO QUE CONHECEMOS PASSASSE POR UM MOMENTO DE ABRUPTA E REPENTINA MUDANÇA, ISSO PORQUE, O ENSINO QUE ERA TOTALMENTE PRESENCIAL AGORA DEVERIA FUNCIONAR DE OUTRO JEITO, E A ÚNICA MANEIRA DE MANTER UMA FORMA EFICAZ PARA SE CONSEGUIR ENSINAR PASSOU A DEPENDER TOTALMENTE DO USO DA TECNOLOGIA ATRELADA AO PROCESSO EDUCACIONAL, O QUE SE TORNOU IMPOSSÍVEL DE SE CONSEGUIR SEM USAR A TECNOLOGIA AO SEU FAVOR. A POPULAÇÃO TEVE DE SE ENQUADRAR NO NOVO RITMO DE VIDA COM A ORGANIZAÇÃO DO HOME OFFICE (TRABALHO EM CASA), COM O COMÉRCIO E AS ESCOLAS FECHADAS, ESTAS COM ATIVIDADES UNICAMENTE REMOTAS COM AUXÍLIO DOS PROFESSORES. 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