Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

GEOGAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA AVALIATIVA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NAS AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, GEOGAMIFICAÇÃO, , Relato de Experiência(RE) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84787
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 440
    "inscrito_id" => 1185
    "titulo" => "GEOGAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA AVALIATIVA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NAS AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "DIANTE DO CONTEXTO ATÍPICO DECORRENTE DA PANDEMIA DE COVID-19 O ENSINO, COMO UM TODO, TEVE QUE PASSAR POR DIVERSAS TRANSFORMAÇÕES, DENTRE ESTAS AS ESTRATÉGICAS DE AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS. O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR AS PRÁTICAS NO  DESENVOLVIMENTO DO PROJETO GEOGAMIFICAÇÃO PELOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA, DO CENTRO DE HUMANIDADES/CH DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB, NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EEEF ANTENOR NAVARRO, GUARABIRA/PB. O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA É DE CARÁTER DESCRITIVO E ANALÍTICO, POIS DESCREVE A PRÁTICA DOS RESIDENTES PEDAGÓGICOS PARTICIPANTES NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO GEOGAMIFICAÇÃO E TRAZ AS REFLEXÕES ACERCA DO REFERIDO PROJETO AO LONGO DO SEU DESENVOLVIMENTO. A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DIGITAIS PROMOVEU NAS AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA UMA APRENDIZAGEM MAIS PRAZEROSA, FACILITOU A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS E POTENCIALIZOU O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES. A PRÁTICA CONTRIBUIU PARA SUPERAR LACUNAS PRESENTES NAS AULAS REMOTAS, BEM COMO INSTIGAR OS EDUCANDOS A REFLETIREM SOBRE OS CONTEÚDOS EXPOSTOS EM SALA DE AULA.  A INSERÇÃO DE JOGOS COMO FORMA DE INSTIGAR OS EDUCANDOS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, POR MEIO DA GAMIFICAÇÃO, COMPROVOU SER UMA ESTRATÉGIA MUITO POSITIVA, POIS DESPERTOU O INTERESSE E ATENÇÃO DOS ESTUDANTES, PROPORCIONANDO UMA RELAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM BASTANTE SIGNIFICATIVA E DINÂMICA."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, GEOGAMIFICAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1185_26102021204947.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SEBASTIÃO CIPRIANO LOPES NETO"
    "autor_nome_curto" => "SEBASTIÃO"
    "autor_email" => "sebastiao.neto@aluno.uepb"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84787
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 440
    "inscrito_id" => 1185
    "titulo" => "GEOGAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA AVALIATIVA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NAS AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "DIANTE DO CONTEXTO ATÍPICO DECORRENTE DA PANDEMIA DE COVID-19 O ENSINO, COMO UM TODO, TEVE QUE PASSAR POR DIVERSAS TRANSFORMAÇÕES, DENTRE ESTAS AS ESTRATÉGICAS DE AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS. O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR AS PRÁTICAS NO  DESENVOLVIMENTO DO PROJETO GEOGAMIFICAÇÃO PELOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA, DO CENTRO DE HUMANIDADES/CH DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB, NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EEEF ANTENOR NAVARRO, GUARABIRA/PB. O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA É DE CARÁTER DESCRITIVO E ANALÍTICO, POIS DESCREVE A PRÁTICA DOS RESIDENTES PEDAGÓGICOS PARTICIPANTES NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO GEOGAMIFICAÇÃO E TRAZ AS REFLEXÕES ACERCA DO REFERIDO PROJETO AO LONGO DO SEU DESENVOLVIMENTO. A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DIGITAIS PROMOVEU NAS AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA UMA APRENDIZAGEM MAIS PRAZEROSA, FACILITOU A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS E POTENCIALIZOU O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES. A PRÁTICA CONTRIBUIU PARA SUPERAR LACUNAS PRESENTES NAS AULAS REMOTAS, BEM COMO INSTIGAR OS EDUCANDOS A REFLETIREM SOBRE OS CONTEÚDOS EXPOSTOS EM SALA DE AULA.  A INSERÇÃO DE JOGOS COMO FORMA DE INSTIGAR OS EDUCANDOS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, POR MEIO DA GAMIFICAÇÃO, COMPROVOU SER UMA ESTRATÉGIA MUITO POSITIVA, POIS DESPERTOU O INTERESSE E ATENÇÃO DOS ESTUDANTES, PROPORCIONANDO UMA RELAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM BASTANTE SIGNIFICATIVA E DINÂMICA."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, GEOGAMIFICAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1185_26102021204947.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SEBASTIÃO CIPRIANO LOPES NETO"
    "autor_nome_curto" => "SEBASTIÃO"
    "autor_email" => "sebastiao.neto@aluno.uepb"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

DIANTE DO CONTEXTO ATÍPICO DECORRENTE DA PANDEMIA DE COVID-19 O ENSINO, COMO UM TODO, TEVE QUE PASSAR POR DIVERSAS TRANSFORMAÇÕES, DENTRE ESTAS AS ESTRATÉGICAS DE AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS. O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR AS PRÁTICAS NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO GEOGAMIFICAÇÃO PELOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA, DO CENTRO DE HUMANIDADES/CH DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB, NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EEEF ANTENOR NAVARRO, GUARABIRA/PB. O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA É DE CARÁTER DESCRITIVO E ANALÍTICO, POIS DESCREVE A PRÁTICA DOS RESIDENTES PEDAGÓGICOS PARTICIPANTES NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO GEOGAMIFICAÇÃO E TRAZ AS REFLEXÕES ACERCA DO REFERIDO PROJETO AO LONGO DO SEU DESENVOLVIMENTO. A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DIGITAIS PROMOVEU NAS AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA UMA APRENDIZAGEM MAIS PRAZEROSA, FACILITOU A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS E POTENCIALIZOU O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES. A PRÁTICA CONTRIBUIU PARA SUPERAR LACUNAS PRESENTES NAS AULAS REMOTAS, BEM COMO INSTIGAR OS EDUCANDOS A REFLETIREM SOBRE OS CONTEÚDOS EXPOSTOS EM SALA DE AULA. A INSERÇÃO DE JOGOS COMO FORMA DE INSTIGAR OS EDUCANDOS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, POR MEIO DA GAMIFICAÇÃO, COMPROVOU SER UMA ESTRATÉGIA MUITO POSITIVA, POIS DESPERTOU O INTERESSE E ATENÇÃO DOS ESTUDANTES, PROPORCIONANDO UMA RELAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM BASTANTE SIGNIFICATIVA E DINÂMICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.