ESTE RELATO TEM COMO OBJETIVO TRAZER REFLEXÕES A RESPEITO DO CURSO, SOBRE COVID-19, ELABORADO E OFERECIDO PELO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - USP/PIRACICABA, JUNTAMENTE COM A EVOLUÇÃO DO ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NAS DIFERENTES EDIÇÕES DO CURSO. FORAM REALIZADAS 3 EDIÇÕES EM PERÍODOS DIFERENTES DA PANDEMIA, SENDO A MAIS RECENTE REALIZADA NO FINAL DE SETEMBRO/COMEÇO DE OUTUBRO, EM UMA SEGUNDA ESCOLA. DURANTE A ELABORAÇÃO DO CURSO, A RESPEITO DA PANDEMIA ATUAL, TRATOU-SE, ENTRE OUTROS TEMAS, OS SEGUINTES: O VÍRUS EM SI, O PROCESSO DE INFECÇÃO E AS VACINAS, ABORDADAS PELOS AUTORES DO TRABALHO. ALÉM DISSO, DISCUTIRAM-SE AS FAKE-NEWS, O HISTÓRICO DAS PANDEMIAS, E OUTROS ASSUNTOS RELACIONADOS EM AULAS ONLINE E GRAVADAS. OS 8 RESIDENTES REALIZARAM LEITURAS, ALÉM DAS NECESSÁRIAS PARA CONSTRUÇÃO DO CONTEÚDO ESPECÍFICO DAS AULAS, DE ALGUNS AUTORES A RESPEITO DO PROCESSO DE APRENDIZADO E PARA APRIMORAR A APLICAÇÃO DAS AULAS, DESTACANDO, POR EXEMPLO, MODERNIDADE LÍQUIDA, DE ZYGMUNT BAUMAN; O CURRÍCULO, DE GIMENO SACRISTÁN; E FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFISSÃO DOCENTE, DE ANTÔNIO NÓVOA. UTILIZOU-SE, COMO METODOLOGIA DE ENSINO, AS AULAS EXPOSITIVAS COM O ENSINO BASEADO EM TAREFAS, ALÉM DE JOGOS. OS RESULTADOS DESTAS 3 EDIÇÕES DO CURSO, ALÉM DA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES QUE PODEM TER CONTRIBUÍDO PARA O ENTENDIMENTO DO ASSUNTO ENTRE OS ALUNOS, FOI NOTADO NA FORMA DE UM AMADURECIMENTO DAS IDEIAS E DAS OPINIÕES A RESPEITO DA PANDEMIA, UMA VEZ QUE ELA SE TORNAVA ALGO CADA VEZ MENOS PECULIAR PARA ELES, QUE INTERAGIAM COM MAIS CURIOSIDADE E INTERESSE.