Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

CEEBJA PAULO FREIRE E O PIBID/UFPR BIOLOGIA: ESTUDOS SOBRE EVASÃO ESCOLAR E PARTICIPAÇÃO NA PANDEMIA

Palavra-chaves: PIBID BIOLOGIA, EVASÃO, EJA, ENSINO REMOTO, Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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COM ESSA EXPERIÊNCIA, SE BUSCA APERFEIÇOAR A FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFISSIONAIS DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA VOLTADOS ESPECIFICAMENTE PARA EJA, DADA A FALTA DE INICIATIVAS VOLTADAS PARA ESTA MODALIDADE DE ENSINO TÃO INVISIBILIZADA NO PAÍS. DURANTE SUAS VIVÊNCIAS, QUE OCORRERAM DE FORMA REMOTA PELA PLATAFORMA GOOGLE MEET, OS(AS) ESTUDANTES DO PIBID ENTRARAM EM CONTATO COM POUCOS ALUNOS(AS) DA EJA, VISTO QUE MUITOS ESTUDANTES NÃO PARTICIPAVAM DAS ATIVIDADES SÍNCRONAS, EVIDENCIANDO UM PROBLEMA RELEVANTE. ENTRETANTO, ATRAVÉS DA TROCA DE SABERES  OS(AS) ESTUDANTES DO PIBID NOTARAM UMA VARIEDADE COMPLEXA DE TRAJETÓRIAS DOS ALUNOS E ALUNAS DA EJA, COM DIFERENTES RAZÕES PELAS QUAIS DECIDIRAM PAUSAR SEUS ESTUDOS NO ENSINO REGULAR E INUMERÁVEIS MOTIVOS PELOS QUAIS OS RETOMARAM NA EJA DURANTE ESTE MOMENTO PANDÊMICO. A COMPREENSÃO DA COMPLEXIDADE DA REALIDADE DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS PODE DIRECIONAR POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MAIS DIRETAS E EFICAZES CONTRA A EVASÃO ESCOLAR E A BAIXA FREQUÊNCIA, FAVORECENDO A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E A MELHORIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM ESCOLAS PÚBLICAS. DIANTE DISSO, ESTE ESTUDO OBJETIVOU IDENTIFICAR E ANALISAR AS PRINCIPAIS RAZÕES PELAS QUAIS OS(AS) ESTUDANTES DO CEEBJA PAULO FREIRE EVADIRAM DO ENSINO REGULAR QUANDO MAIS JOVENS, BEM COMO IDENTIFICAR E ANALISAR OS PRINCIPAIS MOTIVOS PELOS QUAIS RETOMARAM SEUS ESTUDOS POR MEIO  DA EJA. ALÉM DISSO, FOI INVESTIGADO A FREQUÊNCIA DE PARTICIPAÇÃO DOS(AS) ALUNOS(AS) DURANTE AS AULAS SÍNCRONAS, ASSIM COMO ÀS SUAS JUSTIFICATIVAS DAS FALTAS DE PARTICIPAÇÃO. TAMBÉM FOI PEDIDO UMA AVALIAÇÃO DELES SOBRE A ATUAÇÃO DA EQUIPE DE ESTUDANTES DO PIBID NA EJA. NESTA AVALIAÇÃO, OS(AS) PRÓPRIOS ESTUDANTES DA EJA TIVERAM A OPORTUNIDADE DE APONTAR AS POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DO PROCESSO DE ENSINO PELO QUAL VIVENCIARAM COM A EQUIPE DO PIBID. DESSA FORMA, OS ESTUDANTES PUDERAM CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA LOCAL, QUE PODERÁ SER UTILIZADO PARA A MELHORIA DO ENSINO EM ESCOLAS PÚBLICAS, E AINDA PARA O APERFEIÇOAMENTO DESTE E DE OUTROS PROJETOS DE FORMAÇÃO DE DOCENTES. OBSERVA-SE QUE MUITOS ESTUDOS INVESTIGAM ESSES OBJETOS DE PESQUISA DE MANEIRA FRAGMENTADA. PARA COMPREENDER A COMPLEXIDADE DESTES CENÁRIOS, É NECESSÁRIO ABANDONAR AS FORMAS MAIS CONVENCIONAIS DE ESTUDOS CIENTÍFICOS, ENRAIZADAS EM UM PARADIGMA DOMINANTE QUE SE DESENVOLVEM A PARTIR DE UM PENSAMENTO MECANICISTA, LINEAR E SIMPLIFICADOR. A PROPOSTA NESTA PESQUISA FOI BUSCAR AS RESPOSTAS PARA OS PROBLEMAS PROPOSTOS A PARTIR DE UM PENSAMENTO SISTÊMICO, FUNDADOS EM PARADIGMAS CIENTÍFICOS EMERGENTES. NESTA FORMA DE PENSAMENTO, O SISTEMA É OBSERVADO EM SUA TOTALIDADE, PARA QUE SEJA ENTÃO POSSÍVEL COMPREENDER AS PARTES. OUTRAS PESQUISAS ACERCA DESTES TEMAS JÁ CONCLUÍRAM QUE A BAIXA FREQUÊNCIA E EVASÃO DE JOVENS NO ENSINO NÃO PODEM SER ATRELADAS A UM ÚNICO FATOR, MAS UM CONJUNTO DESSES, COMO AS QUESTÕES SOCIAIS INDIVIDUAIS DE CADA ESTUDANTE, A PRÓPRIA ESCOLA FREQUENTADA, O SISTEMA EDUCACIONAL COMO UM TODO, ENTRE OUTROS. ENTENDER AS RELAÇÕES ENTRE ESSES FATORES SÓ SERÁ POSSÍVEL A PARTIR DO PENSAMENTO SISTÊMICO COMPLEXO. OS E AS DISCENTES DO PIBID — SUBPROJETO BIOLOGIA PASSARAM POR UM PROCESSO FORMATIVO, QUE TEVE COMO BASE A LEITURA DE LIVROS, TEXTOS E ARTIGOS, E POSTERIORMENTE A DISCUSSÃO EM GRUPO DESSES MATERIAIS. COM TEMAS DIVERSOS, COMO A AMBIENTALIZAÇÃO ESCOLAR, FERRAMENTAS DE ENSINO, ECOTECNOLOGIAS, PARADIGMAS E TAMBÉM VERTENTES DA EDUCAÇÃO, AS DISCUSSÕES CONTRIBUÍRAM PARA A CONSTRUÇÃO METODOLÓGICA DESTE TRABALHO. PARA TANTO, FORAM ESTUDADOS AUTORES COMO FRITJOF CAPRA, HUMBERTO MATURANA, EDGAR MORIN, ENTRE OUTROS. FORAM ACOMPANHADAS E MINISTRADAS AULAS DENTRO DO CEEBJA PAULO FREIRE, COM A SUPERVISÃO DA PROFESSORA RESPONSÁVEL PELA DISCIPLINA DE BIOLOGIA. O CONTATO COM AS E OS ESTUDANTES E O COMPARTILHAMENTO DE SUAS VIVÊNCIAS DESPERTOU INTERESSE EM COMPREENDER SUAS TRAJETÓRIAS E OS MOTIVOS QUE LEVARAM A DEIXAREM O ENSINO REGULAR E RETORNAREM NA EJA. DENTRO DESSE INTERESSE TAMBÉM BUSCAMOS COMPREENDER COMO O PIBID CONTRIBUIU NA PERMANÊNCIA E FACILITOU O PROCESSO PARA ESSES(AS) ESTUDANTES E COMO A PANDEMIA DE COVID-19 AFETOU NO APRENDIZADO E ACESSO AO ENSINO. PARA ISSO FOI DESENVOLVIDO UM QUESTIONÁRIO, CONTENDO 12 QUESTÕES, DENTRE ELAS 9 QUESTÕES ABERTAS E 3 QUESTÕES FECHADAS, QUE ABORDAVAM AS PROBLEMÁTICAS AQUI CITADAS. ESSE QUESTIONÁRIO FOI APLICADO POR MEIO DA PLATAFORMA GOOGLE FORMS AOS ESTUDANTES DAS TURMAS DE BIOLOGIA DO CEEBJA PAULO FREIRE QUE TIVERAM CONTATO COM OS ESTAGIÁRIOS AO LONGO DO ANO LETIVO DE 2021. UM DOS PRINCIPAIS RESULTADOS QUE TIVEMOS FOI EM RELAÇÃO AO MOTIVO QUE LEVOU OS ALUNOS A EVADIREM DO ENSINO REGULAR, MUITOS RELATARAM A NECESSIDADE DE TRABALHAR, E A DIFICULDADE EM ASSOCIAR OS ESTUDOS COM TRABALHO. ESSA JUSTIFICATIVA É RECORRENTE DENTRO DAS REFERÊNCIAS RELACIONADAS COM ESTUDOS SOBRE EVASÃO. A SAÚDE MENTAL TAMBÉM FOI ASSOCIADA À EVASÃO ESCOLAR, RELATADA POR ALGUNS DOS ALUNOS E ALUNAS MAIS JOVENS. DENTRE AS MOTIVAÇÕES PARA QUE OS(AS) ESTUDANTES RETOMASSEM OS SEUS ESTUDOS NA EJA, A BUSCA POR OPORTUNIDADES DE TRABALHO E A COMPLEMENTAÇÃO DE SUA FORMAÇÃO, COMO A VONTADE DE REALIZAR CURSOS DE NÍVEL TÉCNICO E SUPERIOR, SE DESTACARAM. ESSA QUESTÃO DA FORMAÇÃO JÁ ERA PREVISTA DEVIDO À EXPERIÊNCIA DURANTE AS AULAS, NA QUAL OS(AS) ALUNOS(AS) SE DIZIAM INSPIRADOS EM  BUSCAR SEGUIR O MESMO CAMINHO ACADÊMICO DOS ESTAGIÁRIOS DO PIBID. ALÉM DISSO, FOI COMENTADO POR UM DOS(AS) ALUNOS(AS) MAIS VELHOS SOBRE A HONRA DE CONCLUIR SEUS ESTUDOS, COMO UMA REALIZAÇÃO PESSOAL. A PARTICIPAÇÃO DOS(AS) ESTAGIÁRIOS(AS) DO PIBID RECEBEU AVALIAÇÕES POSITIVAS, SENDO QUE UM DELES RELATOU SENTIR-SE INSTIGADO A ESTUDAR E PESQUISAR MAIS SOBRE OS TEMAS. ENTRETANTO, UM DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA CHEGOU A CRITICAR A LINGUAGEM UTILIZADA — CONSIDERADA MUITO TÉCNICA — NAS PRIMEIRAS AULAS MINISTRADAS. SOBRETUDO, O ENSINO EM GERAL DA DISCIPLINA FOI ELOGIADO, ASSIM COMO A PROFESSORA E  A PRÓPRIA ESCOLA. EXISTE UMA GRANDE IMPORTÂNCIA EM SE COMPREENDER AS RAZÕES QUE LEVAM OS(AS) ESTUDANTES A EVADIREM DO ENSINO REGULAR E TAMBÉM QUE OS(AS) LEVAM A RETORNAR. É A PARTIR DESSES CONHECIMENTOS QUE SE TORNA POSSÍVEL O DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E METODOLOGIAS QUE GARANTAM A PERMANÊNCIA DOS(AS) ALUNOS(AS) NAS ESCOLAS. A REALIZAÇÃO DE PROGRAMAS COMO O PIBID PODE SER UMA DESSAS SOLUÇÕES, TORNANDO ESTUDOS QUE ABORDEM AS PERCEPÇÕES DESSES(AS) ESTUDANTES GRANDES ALIADOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO MAIS INCLUSIVA."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O SUBPROJETO BIOLOGIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) TEM COMO OBJETIVO O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA ALUNOS E ALUNAS MATRICULADOS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. A ATUAÇÃO DOS(AS) ESTAGIÁRIOS(AS) OCORRE EM TRÊS COLÉGIOS PÚBLICOS DE CURITIBA-PR, ENTRE ELES, O CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS PAULO FREIRE (CEEBJA PAULO FREIRE-CURITIBA, PARANÁ). NESSE COLÉGIO, OS(AS) ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO FORAM INSERIDOS NO DIA A DIA DE UMA TURMA DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19, CONTRIBUINDO COM O DESENVOLVIMENTO DE VARIADAS ATIVIDADES QUE BUSCAM TORNAR O ENSINO MAIS ACESSÍVEL. COM ESSA EXPERIÊNCIA, SE BUSCA APERFEIÇOAR A FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFISSIONAIS DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA VOLTADOS ESPECIFICAMENTE PARA EJA, DADA A FALTA DE INICIATIVAS VOLTADAS PARA ESTA MODALIDADE DE ENSINO TÃO INVISIBILIZADA NO PAÍS. DURANTE SUAS VIVÊNCIAS, QUE OCORRERAM DE FORMA REMOTA PELA PLATAFORMA GOOGLE MEET, OS(AS) ESTUDANTES DO PIBID ENTRARAM EM CONTATO COM POUCOS ALUNOS(AS) DA EJA, VISTO QUE MUITOS ESTUDANTES NÃO PARTICIPAVAM DAS ATIVIDADES SÍNCRONAS, EVIDENCIANDO UM PROBLEMA RELEVANTE. ENTRETANTO, ATRAVÉS DA TROCA DE SABERES OS(AS) ESTUDANTES DO PIBID NOTARAM UMA VARIEDADE COMPLEXA DE TRAJETÓRIAS DOS ALUNOS E ALUNAS DA EJA, COM DIFERENTES RAZÕES PELAS QUAIS DECIDIRAM PAUSAR SEUS ESTUDOS NO ENSINO REGULAR E INUMERÁVEIS MOTIVOS PELOS QUAIS OS RETOMARAM NA EJA DURANTE ESTE MOMENTO PANDÊMICO. A COMPREENSÃO DA COMPLEXIDADE DA REALIDADE DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS PODE DIRECIONAR POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MAIS DIRETAS E EFICAZES CONTRA A EVASÃO ESCOLAR E A BAIXA FREQUÊNCIA, FAVORECENDO A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E A MELHORIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM ESCOLAS PÚBLICAS. DIANTE DISSO, ESTE ESTUDO OBJETIVOU IDENTIFICAR E ANALISAR AS PRINCIPAIS RAZÕES PELAS QUAIS OS(AS) ESTUDANTES DO CEEBJA PAULO FREIRE EVADIRAM DO ENSINO REGULAR QUANDO MAIS JOVENS, BEM COMO IDENTIFICAR E ANALISAR OS PRINCIPAIS MOTIVOS PELOS QUAIS RETOMARAM SEUS ESTUDOS POR MEIO DA EJA. ALÉM DISSO, FOI INVESTIGADO A FREQUÊNCIA DE PARTICIPAÇÃO DOS(AS) ALUNOS(AS) DURANTE AS AULAS SÍNCRONAS, ASSIM COMO ÀS SUAS JUSTIFICATIVAS DAS FALTAS DE PARTICIPAÇÃO. TAMBÉM FOI PEDIDO UMA AVALIAÇÃO DELES SOBRE A ATUAÇÃO DA EQUIPE DE ESTUDANTES DO PIBID NA EJA. NESTA AVALIAÇÃO, OS(AS) PRÓPRIOS ESTUDANTES DA EJA TIVERAM A OPORTUNIDADE DE APONTAR AS POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DO PROCESSO DE ENSINO PELO QUAL VIVENCIARAM COM A EQUIPE DO PIBID. DESSA FORMA, OS ESTUDANTES PUDERAM CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA LOCAL, QUE PODERÁ SER UTILIZADO PARA A MELHORIA DO ENSINO EM ESCOLAS PÚBLICAS, E AINDA PARA O APERFEIÇOAMENTO DESTE E DE OUTROS PROJETOS DE FORMAÇÃO DE DOCENTES. OBSERVA-SE QUE MUITOS ESTUDOS INVESTIGAM ESSES OBJETOS DE PESQUISA DE MANEIRA FRAGMENTADA. PARA COMPREENDER A COMPLEXIDADE DESTES CENÁRIOS, É NECESSÁRIO ABANDONAR AS FORMAS MAIS CONVENCIONAIS DE ESTUDOS CIENTÍFICOS, ENRAIZADAS EM UM PARADIGMA DOMINANTE QUE SE DESENVOLVEM A PARTIR DE UM PENSAMENTO MECANICISTA, LINEAR E SIMPLIFICADOR. A PROPOSTA NESTA PESQUISA FOI BUSCAR AS RESPOSTAS PARA OS PROBLEMAS PROPOSTOS A PARTIR DE UM PENSAMENTO SISTÊMICO, FUNDADOS EM PARADIGMAS CIENTÍFICOS EMERGENTES. NESTA FORMA DE PENSAMENTO, O SISTEMA É OBSERVADO EM SUA TOTALIDADE, PARA QUE SEJA ENTÃO POSSÍVEL COMPREENDER AS PARTES. OUTRAS PESQUISAS ACERCA DESTES TEMAS JÁ CONCLUÍRAM QUE A BAIXA FREQUÊNCIA E EVASÃO DE JOVENS NO ENSINO NÃO PODEM SER ATRELADAS A UM ÚNICO FATOR, MAS UM CONJUNTO DESSES, COMO AS QUESTÕES SOCIAIS INDIVIDUAIS DE CADA ESTUDANTE, A PRÓPRIA ESCOLA FREQUENTADA, O SISTEMA EDUCACIONAL COMO UM TODO, ENTRE OUTROS. ENTENDER AS RELAÇÕES ENTRE ESSES FATORES SÓ SERÁ POSSÍVEL A PARTIR DO PENSAMENTO SISTÊMICO COMPLEXO. OS E AS DISCENTES DO PIBID — SUBPROJETO BIOLOGIA PASSARAM POR UM PROCESSO FORMATIVO, QUE TEVE COMO BASE A LEITURA DE LIVROS, TEXTOS E ARTIGOS, E POSTERIORMENTE A DISCUSSÃO EM GRUPO DESSES MATERIAIS. COM TEMAS DIVERSOS, COMO A AMBIENTALIZAÇÃO ESCOLAR, FERRAMENTAS DE ENSINO, ECOTECNOLOGIAS, PARADIGMAS E TAMBÉM VERTENTES DA EDUCAÇÃO, AS DISCUSSÕES CONTRIBUÍRAM PARA A CONSTRUÇÃO METODOLÓGICA DESTE TRABALHO. PARA TANTO, FORAM ESTUDADOS AUTORES COMO FRITJOF CAPRA, HUMBERTO MATURANA, EDGAR MORIN, ENTRE OUTROS. FORAM ACOMPANHADAS E MINISTRADAS AULAS DENTRO DO CEEBJA PAULO FREIRE, COM A SUPERVISÃO DA PROFESSORA RESPONSÁVEL PELA DISCIPLINA DE BIOLOGIA. O CONTATO COM AS E OS ESTUDANTES E O COMPARTILHAMENTO DE SUAS VIVÊNCIAS DESPERTOU INTERESSE EM COMPREENDER SUAS TRAJETÓRIAS E OS MOTIVOS QUE LEVARAM A DEIXAREM O ENSINO REGULAR E RETORNAREM NA EJA. DENTRO DESSE INTERESSE TAMBÉM BUSCAMOS COMPREENDER COMO O PIBID CONTRIBUIU NA PERMANÊNCIA E FACILITOU O PROCESSO PARA ESSES(AS) ESTUDANTES E COMO A PANDEMIA DE COVID-19 AFETOU NO APRENDIZADO E ACESSO AO ENSINO. PARA ISSO FOI DESENVOLVIDO UM QUESTIONÁRIO, CONTENDO 12 QUESTÕES, DENTRE ELAS 9 QUESTÕES ABERTAS E 3 QUESTÕES FECHADAS, QUE ABORDAVAM AS PROBLEMÁTICAS AQUI CITADAS. ESSE QUESTIONÁRIO FOI APLICADO POR MEIO DA PLATAFORMA GOOGLE FORMS AOS ESTUDANTES DAS TURMAS DE BIOLOGIA DO CEEBJA PAULO FREIRE QUE TIVERAM CONTATO COM OS ESTAGIÁRIOS AO LONGO DO ANO LETIVO DE 2021. UM DOS PRINCIPAIS RESULTADOS QUE TIVEMOS FOI EM RELAÇÃO AO MOTIVO QUE LEVOU OS ALUNOS A EVADIREM DO ENSINO REGULAR, MUITOS RELATARAM A NECESSIDADE DE TRABALHAR, E A DIFICULDADE EM ASSOCIAR OS ESTUDOS COM TRABALHO. ESSA JUSTIFICATIVA É RECORRENTE DENTRO DAS REFERÊNCIAS RELACIONADAS COM ESTUDOS SOBRE EVASÃO. A SAÚDE MENTAL TAMBÉM FOI ASSOCIADA À EVASÃO ESCOLAR, RELATADA POR ALGUNS DOS ALUNOS E ALUNAS MAIS JOVENS. DENTRE AS MOTIVAÇÕES PARA QUE OS(AS) ESTUDANTES RETOMASSEM OS SEUS ESTUDOS NA EJA, A BUSCA POR OPORTUNIDADES DE TRABALHO E A COMPLEMENTAÇÃO DE SUA FORMAÇÃO, COMO A VONTADE DE REALIZAR CURSOS DE NÍVEL TÉCNICO E SUPERIOR, SE DESTACARAM. ESSA QUESTÃO DA FORMAÇÃO JÁ ERA PREVISTA DEVIDO À EXPERIÊNCIA DURANTE AS AULAS, NA QUAL OS(AS) ALUNOS(AS) SE DIZIAM INSPIRADOS EM BUSCAR SEGUIR O MESMO CAMINHO ACADÊMICO DOS ESTAGIÁRIOS DO PIBID. ALÉM DISSO, FOI COMENTADO POR UM DOS(AS) ALUNOS(AS) MAIS VELHOS SOBRE A HONRA DE CONCLUIR SEUS ESTUDOS, COMO UMA REALIZAÇÃO PESSOAL. A PARTICIPAÇÃO DOS(AS) ESTAGIÁRIOS(AS) DO PIBID RECEBEU AVALIAÇÕES POSITIVAS, SENDO QUE UM DELES RELATOU SENTIR-SE INSTIGADO A ESTUDAR E PESQUISAR MAIS SOBRE OS TEMAS. ENTRETANTO, UM DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA CHEGOU A CRITICAR A LINGUAGEM UTILIZADA — CONSIDERADA MUITO TÉCNICA — NAS PRIMEIRAS AULAS MINISTRADAS. SOBRETUDO, O ENSINO EM GERAL DA DISCIPLINA FOI ELOGIADO, ASSIM COMO A PROFESSORA E A PRÓPRIA ESCOLA. EXISTE UMA GRANDE IMPORTÂNCIA EM SE COMPREENDER AS RAZÕES QUE LEVAM OS(AS) ESTUDANTES A EVADIREM DO ENSINO REGULAR E TAMBÉM QUE OS(AS) LEVAM A RETORNAR. É A PARTIR DESSES CONHECIMENTOS QUE SE TORNA POSSÍVEL O DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E METODOLOGIAS QUE GARANTAM A PERMANÊNCIA DOS(AS) ALUNOS(AS) NAS ESCOLAS. A REALIZAÇÃO DE PROGRAMAS COMO O PIBID PODE SER UMA DESSAS SOLUÇÕES, TORNANDO ESTUDOS QUE ABORDEM AS PERCEPÇÕES DESSES(AS) ESTUDANTES GRANDES ALIADOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO MAIS INCLUSIVA.

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