O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER A CONTRIBUIÇÃO PROPORCIONADA PELO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA, FOCANDO NA EXPERIÊNCIA DE DUAS BOLSISTAS DO PROGRAMA, NA ÁREA DE HISTÓRIA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. NESSE SENTIDO, AO EVIDENCIAR O CARÁTER DEFICITÁRIO DOS CURRÍCULOS DE LICENCIATURA NO QUE TANGE SUA PARTE PRÁTICA, O QUE É VIVENCIADO NO PROGRAMA COLABORA PARA UM PRIMEIRO CONTATO COM A SALA DE AULA, BEM COMO PARA DESMISTIFICAR CERTAS VISÕES SOBRE ESSE AMBIENTE. ALÉM DISSO, SUA IMPORTÂNCIA VAI ALÉM AO CONSTITUIR UM ELO ENTRE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E A REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, APROXIMANDO PROFESSORES DAS UNIVERSIDADES, PROFESSORES DAS ESCOLAS E ALUNOS DA GRADUAÇÃO. PARA TAL, FORAM UTILIZADOS COMO REFERENCIAIS TEÓRICOS AMBROSETTI ET AL. (2013), ANJOS E COSTA (2012) E SOCKZECK (2011).