RESUMO
RECURSOS DIDÁTICOS SÃO TODAS AS FERRAMENTAS UTILIZADAS COMO FACILITADORAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DURANTE O ANO LETIVO DOS ALUNOS. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO MOSTRA A APLICABILIDADE DE DIFERENTES METODOLOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA FASE DE REGÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), OCORRENDO NO COLÉGIO LEÔNIDAS GONÇALVES DUARTE, DURANTE O MÓDULO 2 NA FASE DE REGÊNCIA EM DUAS TURMAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SENDO 6º 4 E 7º ANO 4, ENVOLVENDO EM TORNO DE 45 ALUNOS. NO PERPASSAR DA REGÊNCIA FORAM MINISTRADOS CONTEÚDOS NAS AULAS EXPOSITIVAS E POSTERIORMENTE REALIZADOS JOGOS E EXPERIMENTOS, ONDE FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE ESSES RECURSOS PODEM REPARAR A AUSÊNCIA DE EQUIPAMENTOS SOFISTICADOS COMO OS DE LABORATÓRIOS. APÓS A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO, FICOU EXPLÍCITO O POTENCIAL DA PROPOSTA DIDÁTICA, UMA VEZ QUE A MOTIVAÇÃO PERMITIU AOS ALUNOS OBSERVAR E PARTICIPAR DE FORMA MAIS ATIVA NO PROCESSO. VALE ENFATIZAR QUE, O PRP TEM OFERECIDO AMPLO CONHECIMENTO, AGUÇANDO NOSSA TOMADA DE DECISÕES E NOS DANDO UM MOMENTO DE EXPERIÊNCIA, OU SEJA, NOS CAPACITANDO PARA AGIR DENTRO DE UMA SITUAÇÃO PROBLEMA E SEMPRE BUSCANDO APLICAR MÉTODOS DIFERENTES DA AULA EXPOSITIVA. TENTANDO ENGAJAR OS ALUNOS NO UNIVERSO DA CIÊNCIA, COMO FORMA DE MOTIVÁ-LOS A SEREM RESPONSÁVEIS NA BUSCA DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO.