NO CONTEXTO PANDÊMICO, A EDUCAÇÃO REMOTA PASSOU A SER A ALTERNATIVA MAIS PRUDENTE, PORÉM TROUXE SEUS DESAFIOS, TANTO PARA OS EDUCANDOS QUANTO PARA OS EDUCADORES, FOI DESAFIADOR TORNAR O ENSINO REMOTO MAIS INTERATIVO E ATRATIVO PARA OS DISCENTES. NESTA PERSPECTIVA, O USO DE TECNOLOGIAS COM O AUXÍLIO DE METODOLOGIAS ATIVAS TORNOU-SE INDISPENSÁVEL PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, PERMITINDO DINAMIZAR SUAS ATIVIDADES EDUCACIONAIS. DENTRE ESSAS METODOLOGIAS DESTACA-SE O MÉTODO DO PREDIZER, OBSERVAR E EXPLICAR - POE, NO QUAL O ALUNO É ESTIMULADO COGNITIVAMENTE, POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTENDO ETAPAS NAS QUAIS CADA UMA PROPORCIONA UM APRENDIZADO DIFERENTE. NO MOMENTO DO PREDIZER, O ALUNO ACESSA UM VÍDEO, TEXTO OU UMA REPORTAGEM, SENDO ESTIMULADO A RESOLVER ALGUMAS QUESTÕES CONTENDO SITUAÇÕES PROBLEMA, A FIM DE VERIFICAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS. NO OBSERVAR, O PROFESSOR PODE DISPONIBILIZAR UMA ATIVIDADE PRÁTICA OU EXPERIMENTO QUE TENTA SOLUCIONAR OU INVESTIGAR O QUE SE PEDE DE ACORDO COM O ASSUNTO. NO MOMENTO DO EXPLICAR, É FEITO TODA A DISCUSSÃO, SOCIALIZAÇÃO E FECHAMENTO DO CONHECIMENTO. SABENDO DAS CONTRIBUIÇÕES DESSA, DECIDIU-SE APLICÁ-LA AO CONTEÚDO DO SISTEMA NERVOSO, UMA VEZ QUE ESSA TEMÁTICA TEM SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS, ESTANDO RELACIONADO DIRETAMENTE COM A ASSIMILAÇÃO DOS ESTÍMULOS CAPTADOS PELOS SENTIDOS E COORDENAÇÃO DAS DIVERSAS ATIVIDADES DO ORGANISMO. NESSA PERSPECTIVA, OS ACADÊMICOS EM PROCESSO DE FORMAÇÃO PROPORCIONADA PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID, DEVEM BUSCAR FERRAMENTAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS ALTERNATIVAS, COMO MANEIRA DE AUXILIÁ-LOS NA COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS E DINÂMICA DE SALA DE AULA. DIANTE DISSO, A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO AUXILIAR AS AULAS REMOTAS DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DO MÉTODO PREVISÃO, OBSERVAÇÃO E EXPLICAÇÃO - POE VISANDO CRIAR UMA POSTURA CRÍTICA NO ALUNO, TORNANDO-O PROTAGONISTA DO SEU APRENDIZADO. ESSA POSTURA TEM SIDO MELHORADA E APRIMORADA ATRAVÉS DAS CONTRIBUIÇÕES APONTADAS PELAS EXPERIÊNCIAS ADVINDAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID, A QUAL INSERE OS ACADÊMICOS NA DINÂMICA DIÁRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DO AUXÍLIO DO PROFESSOR DA ESCOLA. A METODOLOGIA FOI APLICADA AOS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA PROFESSOR ELISEU VIANA (CEIPEV), NO ANO DE 2021. AS INTERVENÇÕES FORAM REALIZADAS EM ETAPAS, SENDO A PRIMEIRA CORRESPONDENTE À DO PREDIZER, EM QUE FOI DISPONIBILIZADO PARA A TURMA UM LINK COM ACESSO A UM JOGO PRODUZIDO PELOS PIBIDIANOS NA PLATAFORMA DIGITAL QUIZIZZ, ONDE OS ALUNOS TERIAM QUE RESPONDER UM QUESTIONÁRIO PRÉVIO CONSTITUÍDO DE 3 QUESTÕES SUBJETIVAS E 2 OBJETIVAS, RELATIVAS AO SISTEMA NERVOSO E SUAS FUNÇÕES NO ORGANISMO. SEGUIDAMENTE, O SEGUNDO MOMENTO, CORRESPONDENTE A ETAPA DE OBSERVAÇÃO, CONSISTIU EM UMA ATIVIDADE PRÁTICA, ONDE OS DISCENTES TERIAM QUE DIVIDIR UMA TIRA DE PAPEL OU CARTOLINA EM 6 PARTES E ENUMERÁ-LAS, RESPECTIVAMENTE, ALÉM DE PEDIR PARA UM AJUDANTE SEGURÁ-LA E SOLTÁ-LA SEM AVISO. O ALUNO ENTÃO, DEVERIA TENTAR IMPEDIR QUE ESSA TIRA CAÍSSE NO CHÃO PEGANDO-A COM OS DEDOS, PODENDO OBSERVAR O TEMPO ENTRE A PERCEPÇÃO DE UM ESTÍMULO E A EXECUÇÃO DE UMA AÇÃO COMO RESPOSTA A ESTE. POR FIM, APÓS A REALIZAÇÃO, OS DISCENTES DEVERIAM CRIAR ALGUMAS HIPÓTESES PARA EXPLICAR OS FENÔMENOS OBSERVADOS NA ATIVIDADE E RESPONDER ALGUMAS PERGUNTAS RELACIONADAS AO EXPERIMENTO. O TERCEIRO MOMENTO, CORRESPONDENDO AO EXPLICAR, OCORREU DE MANEIRA SÍNCRONA ATRAVÉS DO GOOGLE MEET. PODE-SE RELATAR QUE, INICIALMENTE, OS PIBIDIANOS, APÓS SONDAREM AS RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PASSADAS, PROMOVERAM UM DIÁLOGO COM OS ALUNOS A RESPEITO DOS RESULTADOS TANTO DA FASE DO PREDIZER QUANTO DO OBSERVAR, APONTANDO OS PRINCIPAIS ERROS E POSSÍVEIS ALTERNATIVAS PARA QUE OS ALUNOS DESENVOLVAM DISCUSSÕES SOBRE AS ATIVIDADES ANTERIORES E, ASSIM, TORNAREM-SE PROTAGONISTAS DO PRÓPRIO ENSINO. SEGUIDAMENTE, FOI TRANSMITIDA NA SALA UMA IMAGEM INTERATIVA NA PLATAFORMA DIGITAL GENIALLY COM ALGUMAS QUESTÕES. A PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES NÃO SE DEU DE FORMA CONTINUADA, FOI OBSERVADO UM NÚMERO DE ALUNOS CONSIDERAVELMENTE INFERIOR NA ETAPA DE OBSERVAÇÃO, QUE CONSISTIA NO EXPERIMENTO PRÁTICO SOBRE OS REFLEXOS, JÁ QUE A PRIMEIRA INTERVENÇÃO APRESENTOU UM RESULTADO DE NOVE CONSTITUINTES, MAS NA SEGUNDA SOMENTE DOIS PARTICIPARAM E, POR FIM, 7 ALUNOS CONTRIBUÍRAM PARA O DISCORRER DA DISCUSSÃO. AINDA ASSIM, FOI ALCANÇADA PARTICIPAÇÃO SATISFATÓRIA NOS MOMENTOS DO PREDIZER E EXPLICAR. NO QUESTIONÁRIO PRÉVIO, FORAM OBTIDAS RESPOSTAS COERENTES, ISSO É EVIDENCIADO QUANDO UM ALUNO RELATA QUE AO TOCAR EM UMA PANELA QUENTE, O SISTEMA NERVOSO IDENTIFICA QUE AQUELA AÇÃO É PREJUDICIAL AO CORPO E PROVOCA UM MOVIMENTO INVOLUNTÁRIO COMO FORMA DE DEFESA, E POR OUTRO QUANDO DESTACA QUE O SISTEMA NERVOSO É IMPORTANTE PARA REALIZAR AÇÕES COMO RESPIRAR, ANDAR E DIGERIR O ALIMENTO. NO MOMENTO DE DISCUSSÃO, NA ETAPA DO EXPLICAR, APESAR DE UM BOM NÚMERO DE PARTICIPANTES, OS ALUNOS AINDA APRESENTARAM CERTA CAUTELA EM EXPRESSAREM SUAS OPINIÕES, NECESSITANDO DO ESTÍMULO DOS PIBIDIANOS E TAMBÉM DA PROFESSORA ORIENTADORA RESPONSÁVEL PELA TURMA. DIANTE DISSO, É NOTÁVEL QUE OS ALUNOS AINDA ASSUMEM UMA POSIÇÃO PASSIVA, PRINCIPALMENTE NOS MOMENTOS DE DISCUSSÕES. ASSIM, TORNA-SE EVIDENTE A IMPORTÂNCIA DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PELOS EDUCADORES, COMPREENDENDO QUE ENSINAR NÃO SIGNIFICA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTOS, MAS SIM A CRIAÇÃO DE OPORTUNIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DESTE. O ESTÍMULO PARA PARTICIPAÇÃO ATIVA DO ALUNO DEVE SER ATUANTE COTIDIANAMENTE PELO PROFESSOR, CONTRIBUINDO PARA UM PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICO E EFETIVO.