NESTE TRABALHO APRESENTAMOS UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) SUBPROJETO MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DESENVOLVIDO DE FORMA REMOTA VIA GOOGLE MEET EM UMA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DE FORMA ONLINE SEGUINDO O MODELO ADOTADO NO ESTADO DO PARANÁ DEVIDO A COVID-19. DURANTE AS REUNIÕES DO PROJETO REALIZAMOS ESTUDOS E DISCUSSÕES A RESPEITO DE METODOLOGIAS, ESTRATÉGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODERIAM SER UTILIZADOS PELO PROFESSOR EM SALA DE AULA DE MODO A CONSCIENTIZAR E INFORMAR OS ESTUDANTES A RESPEITO DO CORONA VÍRUS E A VACINA, POR MEIO DE OBSERVAÇÃO, ANÁLISE DE DADOS E CÁLCULOS. NOSSA PROPOSTA RECAIU ENTÃO, SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. SEGUNDO ONUCHIC (1999, P. 210-211.), NESSA ABORDAGEM OS PROBLEMAS PERMITEM ALCANÇAR UMA DUPLICIDADE DE OBJETIVOS: APRENDER MATEMÁTICA AO MESMO TEMPO EM QUE SE TORNA CAPAZ DE APLICA-LA PARA RESOLVER PROBLEMAS DO COTIDIANO. PARTIMOS DA TAXA DE CONTAMINAÇÃO E UMA AMOSTRA DE 100 PESSOAS, CUJO OBJETIVO ERA CALCULAR QUANTAS PESSOAS SERIAM CONTAMINADAS AO TÉRMINO DOS CICLOS E O MESMO PROCESSO CONSIDERANDO A POPULAÇÃO VACINADA. A PARTIR DA APLICAÇÃO DA ATIVIDADE E DAS DISCUSSÕES SURGIDAS DURANTE O PROCESSO DE RESOLUÇÃO FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE OS ESTUDANTES APRESENTARAM DIFICULDADES NA INTERPRETAÇÃO DO PROBLEMA, EM CONCEITOS BÁSICOS DE MATEMÁTICA, PORÉM, REALIZARAM OS CÁLCULOS QUE ACHARAM PERTINENTE, DISCUTIRAM E FIZERAM QUESTIONAMENTOS.