Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O GÊNERO MEME COMO RECURSO PEDAGÓGICO AMPLIANDO APRENDIZAGENS NO ENSINO DE CIÊNCIA EM UMA TURMA DE 8º ANO

Palavra-chaves: CIÊNCIAS, ENSINO REMOTO, MEMES, PIBID, RECURSOS ENERGÉTICOS Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84870
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 817
    "inscrito_id" => 1722
    "titulo" => "O GÊNERO MEME COMO RECURSO PEDAGÓGICO AMPLIANDO APRENDIZAGENS NO ENSINO DE CIÊNCIA EM UMA TURMA DE 8º ANO"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID ATRAVÉS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA-UFDPAR COM ALUNOS DE UMA ESCOLA DA REDE BÁSICA DE ENSINO, NA CIDADE DE PARNAÍBA, LITORAL NORTE DO ESTADO DO PIAUÍ. A ATIVIDADE REFERE-SE AO ESTUDO SOBRE RECURSOS ENERGÉTICOS POR MEIO DO USO/PRODUÇÃO DE MEMES ASSOCIADA A CHECAGEM DA VERACIDADE DE INFORMAÇÕES CONTIDAS EM NOTÍCIAS SOBRE A TEMÁTICA EM ESTUDO PELOS ALUNOS. OBJETIVOU-SE PROPORCIONAR A APRENDIZAGEM POR MEIO DA DISCUSSÃO E REFLEXÃO CONJUNTA SOBRE O CONTEÚDO QUE ESTAVA SENDO TRABALHADO NAS AULAS DE CIÊNCIAS AMPLIANDO O CONHECIMENTO DOS MESMO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CHECAGEM DA VERACIDADE DE INFORMAÇÕES. A ATIVIDADE FOI REALIZADA ENVOLVENDO OS ALUNOS DO 8º ANO “B”, ENSINO FUNDAMENTAL, DA ESCOLA JEANETE SOUZA, QUE RECEBE ATUALMENTE O PIBID, OCORRENDO NO DECORRER DE 4 SEMANAS, DURANTE O MÊS DE JUNHO DE 2021. ESSA PRÁTICA FOI DIVIDIDA EM 3 MOMENTOS, SENDO O PRIMEIRO DELES A CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA, REALIZADA NO GRUPO DA TURMA, NO APLICATIVO WHATSAPP, PLATAFORMA ONDE TAMBÉM OCORREM AS AULAS, TENDO EM VISTA QUE ESSA É A ÚNICA PLATAFORMA ACESSÍVEL AOS ALUNOS, EM FUNÇÃO DO ACESSO LIMITADO À INTERNET E A OUTROS RECURSOS TECNOLÓGICOS POR PARTE DOS ALUNOS DESSA ESCOLA. O SEGUNDO MOMENTO TRATA-SE DA PRODUÇÃO DOS MEMES PELOS ALUNOS, SOB AS ORIENTAÇÕES DOS BOLSISTAS. O TERCEIRO E ULTIMO MOMENTO FOI A APRESENTAÇÃO FINAL DOS TRABALHOS REALIZADOS PELOS ALUNOS, TAMBÉM REALIZADO NO GRUPO DA TURMA. DURANTE A PRIMEIRA PARTE DA ATIVIDADE, EXPLICAMOS AOS ALUNOS A ORIGEM DO TERMO ``MEME´´, CITANDO A SUA PROPOSIÇÃO, FEITA POR RICHARDS DAWKINS NA CÉLEBRE OBRA ``O GENE EGOÍSTA´´, E COMPARAMOS A SUA DEFINIÇÃO ORIGINAL AOS MEMES ATUAIS, OS VIRAIS DA INTERNET, EM SEGUIDA APRESENTAMOS ALGUNS MEMES DA INTERNET SOBRE A TEMÁTICA ABORDADA E FIZEMOS ALGUNS QUESTIONAMENTOS AOS ALUNOS REFERENTES AO CONTEÚDO DESSES MEMES. AINDA DURANTE ESSA PRIMEIRA ETAPA, SUGERIMOS AOS ALUNOS QUE PESQUISASSEM NOTÍCIAS REFERENTES A TEMÁTICA ABORDADA, ATENTANDO SEMPRE PARA A ORIGEM E VERACIDADE DA INFORMAÇÃO TRAZIDA POR ELES. PARA ISSO, FOI PRECISO DISCUTIRMOS COM OS ALUNOS PRATICAS CORRETAS DE PESQUISA, ONDE PROPOMOS, POR EXEMPLO, QUE ELES BUSCASSEM INFORMAÇÕES EM SITES ESPECÍFICOS, DE PREFERÊNCIA, SITES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO RENOMADAS, SITES DE PESQUISA, SITES DE INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS, COMO A ONU ETC., BEM COMO CHECAGEM DA SEGURANÇA DESSES SITES, POR EXEMPLO, SE O SITE POSSUÍA UMA NAVEGAÇÃO SEGURA, SEM PERIGO PARA O USUÁRIO, SEM ANÚNCIOS EXCESSIVOS OU QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPAGANDA, ETC. DURANTE A SEGUNDA PARTE, SUGERIMOS QUE ELES DESENHASSEM, DE PRÓPRIO PUNHO, OU USASSEM APLICATIVOS DISPONÍVEIS NAS LOJAS DE SEUS DISPOSITIVOS PARA A PRODUÇÃO DOS MEMES. COM A INTENÇÃO DE OS AUXILIARMOS DA MELHOR FORMA, SUGERIMOS DOIS APLICATIVOS QUE ESTÃO DISPONÍVEIS NAS LOJAS DE APLICATIVOS DO SISTEMA ANDROID, O APLICATIVO ``MEME CREATOR´´ E O APLICATIVO ``MEME GENERATOR´´, AMBOS GRATUITOS, E EXPLICAMOS AOS ALUNOS, DE FORMA DETALHADA, COMO USÁ-LOS PARA AS SUAS PRODUÇÕES. PARA ISSO USAMOS DOIS VÍDEOS TUTORIAIS, UM PRODUZIDO POR NÓS MESMOS, MOSTRANDO O PASSO A PASSO DO USO DO APLICATIVO ``MEME CREATOR´´ E O OUTRO, UM TUTORIAL SOBRE O USO DO APLICATIVO ``MEME GENERATOR´´, QUE ESTÁ DISPONÍVEL NO YOUTUBE, NO CANAL DO GABRIEL MASSON. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA APOIOU-SE EM TRABALHOS QUE ABORDAVAM AS TEMÁTICAS REFERENTES À ATIVIDADE EM AUTORES COMO CAVALCANTI & LEPRE (2018), FARIAS (2018), GOMES ET AL (2017), SANTOS ET AL (2015) E VALE ET AL (2017). FORAM PRODUZIDOS 11 TRABALHOS DOS QUAIS TRATAVAM-SE PRINCIPALMENTE A RESPEITO DE QUESTÕES RELACIONADAS AO DESMATAMENTO. ISSO SE DEVE AO FATO DE TERMOS TRABALHADO ALGUMAS NOTÍCIAS RELACIONANDO ESSE TEMA AO USO DOS RECURSOS ENERGÉTICOS, NESTES OBSERVAMOS O USO DA CRIATIVIDADE ATRAVÉS DA ESCOLHA DAS IMAGENS PARA RETRATAR A TEMÁTICA. TODOS NA REALIZAÇÃO DE SUAS PRODUÇÕES OPTARAM POR USAR OS APLICATIVOS SUGERIDOS OU SEMELHANTES DISPONÍVEIS. CONCLUIU-SE QUE A ATIVIDADE POSSIBILITOU O ESTÍMULO DA CRIATIVIDADE E A REFLEXÃO ATRAVÉS DE UMA PRÁTICA (MEME) QUE A MAIORIA DOS ALUNOS TEM CONHECIMENTO E UTILIZAM NO DIA A DIA, POSSIBILITANDO A FIXAÇÃO DO CONTEÚDO E A CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS, PRINCIPALMENTE A RESPEITO DA RESPONSABILIDADE AMBIENTAL E DO CONSUMO CONSCIENTE. DIANTE DISSO, CONFIRMA-SE A NECESSIDADE E A IMPORTÂNCIA DOS EDUCADORES TRABALHAREM, EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DIFERENTES METODOLOGIAS DE ENSINO, COMO: JOGOS, DISCUSSÕES, AULAS OU ATIVIDADES PRÁTICAS, ETC., PROPORCIONANDO AULAS MAIS DINÂMICAS E CRIATIVAS, QUE POSSIBILITEM O DESPERTAR NOS ALUNOS DO INTERESSE EM ESTUDAR E A CURIOSIDADE POR MAIS CONHECIMENTOS PELOS CONTEÚDOS MINISTRADOS. O USO DE MEME COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS É UMA FERRAMENTA EFICAZ, QUE POSSIVELMENTE VEM A SE TORNAR MAIS UTILIZADA PELOS DOCENTES, UMA VEZ QUE BUSCANDO ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE OS DIFERENTES ELEMENTOS DESSA PRÁTICA, ELES PROMOVEM A INTERAÇÃO, A DISCUSSÃO E A INCLUSÃO DO ALUNO, ATUANDO NA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS E NO LEVANTAMENTO DOS SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS. VALE DESTACAR A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE MAIS TRABALHOS SOBRE ESSA PRÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL PRINCIPALMENTE NA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIAS, ENSINO REMOTO, MEMES, PIBID, RECURSOS ENERGÉTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID1722_18112021235159.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRA ALMEIDA DE CERQUEIRA"
    "autor_nome_curto" => ""
    "autor_email" => "leandracerqueira002@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84870
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 817
    "inscrito_id" => 1722
    "titulo" => "O GÊNERO MEME COMO RECURSO PEDAGÓGICO AMPLIANDO APRENDIZAGENS NO ENSINO DE CIÊNCIA EM UMA TURMA DE 8º ANO"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID ATRAVÉS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA-UFDPAR COM ALUNOS DE UMA ESCOLA DA REDE BÁSICA DE ENSINO, NA CIDADE DE PARNAÍBA, LITORAL NORTE DO ESTADO DO PIAUÍ. A ATIVIDADE REFERE-SE AO ESTUDO SOBRE RECURSOS ENERGÉTICOS POR MEIO DO USO/PRODUÇÃO DE MEMES ASSOCIADA A CHECAGEM DA VERACIDADE DE INFORMAÇÕES CONTIDAS EM NOTÍCIAS SOBRE A TEMÁTICA EM ESTUDO PELOS ALUNOS. OBJETIVOU-SE PROPORCIONAR A APRENDIZAGEM POR MEIO DA DISCUSSÃO E REFLEXÃO CONJUNTA SOBRE O CONTEÚDO QUE ESTAVA SENDO TRABALHADO NAS AULAS DE CIÊNCIAS AMPLIANDO O CONHECIMENTO DOS MESMO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CHECAGEM DA VERACIDADE DE INFORMAÇÕES. A ATIVIDADE FOI REALIZADA ENVOLVENDO OS ALUNOS DO 8º ANO “B”, ENSINO FUNDAMENTAL, DA ESCOLA JEANETE SOUZA, QUE RECEBE ATUALMENTE O PIBID, OCORRENDO NO DECORRER DE 4 SEMANAS, DURANTE O MÊS DE JUNHO DE 2021. ESSA PRÁTICA FOI DIVIDIDA EM 3 MOMENTOS, SENDO O PRIMEIRO DELES A CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA, REALIZADA NO GRUPO DA TURMA, NO APLICATIVO WHATSAPP, PLATAFORMA ONDE TAMBÉM OCORREM AS AULAS, TENDO EM VISTA QUE ESSA É A ÚNICA PLATAFORMA ACESSÍVEL AOS ALUNOS, EM FUNÇÃO DO ACESSO LIMITADO À INTERNET E A OUTROS RECURSOS TECNOLÓGICOS POR PARTE DOS ALUNOS DESSA ESCOLA. O SEGUNDO MOMENTO TRATA-SE DA PRODUÇÃO DOS MEMES PELOS ALUNOS, SOB AS ORIENTAÇÕES DOS BOLSISTAS. O TERCEIRO E ULTIMO MOMENTO FOI A APRESENTAÇÃO FINAL DOS TRABALHOS REALIZADOS PELOS ALUNOS, TAMBÉM REALIZADO NO GRUPO DA TURMA. DURANTE A PRIMEIRA PARTE DA ATIVIDADE, EXPLICAMOS AOS ALUNOS A ORIGEM DO TERMO ``MEME´´, CITANDO A SUA PROPOSIÇÃO, FEITA POR RICHARDS DAWKINS NA CÉLEBRE OBRA ``O GENE EGOÍSTA´´, E COMPARAMOS A SUA DEFINIÇÃO ORIGINAL AOS MEMES ATUAIS, OS VIRAIS DA INTERNET, EM SEGUIDA APRESENTAMOS ALGUNS MEMES DA INTERNET SOBRE A TEMÁTICA ABORDADA E FIZEMOS ALGUNS QUESTIONAMENTOS AOS ALUNOS REFERENTES AO CONTEÚDO DESSES MEMES. AINDA DURANTE ESSA PRIMEIRA ETAPA, SUGERIMOS AOS ALUNOS QUE PESQUISASSEM NOTÍCIAS REFERENTES A TEMÁTICA ABORDADA, ATENTANDO SEMPRE PARA A ORIGEM E VERACIDADE DA INFORMAÇÃO TRAZIDA POR ELES. PARA ISSO, FOI PRECISO DISCUTIRMOS COM OS ALUNOS PRATICAS CORRETAS DE PESQUISA, ONDE PROPOMOS, POR EXEMPLO, QUE ELES BUSCASSEM INFORMAÇÕES EM SITES ESPECÍFICOS, DE PREFERÊNCIA, SITES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO RENOMADAS, SITES DE PESQUISA, SITES DE INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS, COMO A ONU ETC., BEM COMO CHECAGEM DA SEGURANÇA DESSES SITES, POR EXEMPLO, SE O SITE POSSUÍA UMA NAVEGAÇÃO SEGURA, SEM PERIGO PARA O USUÁRIO, SEM ANÚNCIOS EXCESSIVOS OU QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPAGANDA, ETC. DURANTE A SEGUNDA PARTE, SUGERIMOS QUE ELES DESENHASSEM, DE PRÓPRIO PUNHO, OU USASSEM APLICATIVOS DISPONÍVEIS NAS LOJAS DE SEUS DISPOSITIVOS PARA A PRODUÇÃO DOS MEMES. COM A INTENÇÃO DE OS AUXILIARMOS DA MELHOR FORMA, SUGERIMOS DOIS APLICATIVOS QUE ESTÃO DISPONÍVEIS NAS LOJAS DE APLICATIVOS DO SISTEMA ANDROID, O APLICATIVO ``MEME CREATOR´´ E O APLICATIVO ``MEME GENERATOR´´, AMBOS GRATUITOS, E EXPLICAMOS AOS ALUNOS, DE FORMA DETALHADA, COMO USÁ-LOS PARA AS SUAS PRODUÇÕES. PARA ISSO USAMOS DOIS VÍDEOS TUTORIAIS, UM PRODUZIDO POR NÓS MESMOS, MOSTRANDO O PASSO A PASSO DO USO DO APLICATIVO ``MEME CREATOR´´ E O OUTRO, UM TUTORIAL SOBRE O USO DO APLICATIVO ``MEME GENERATOR´´, QUE ESTÁ DISPONÍVEL NO YOUTUBE, NO CANAL DO GABRIEL MASSON. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA APOIOU-SE EM TRABALHOS QUE ABORDAVAM AS TEMÁTICAS REFERENTES À ATIVIDADE EM AUTORES COMO CAVALCANTI & LEPRE (2018), FARIAS (2018), GOMES ET AL (2017), SANTOS ET AL (2015) E VALE ET AL (2017). FORAM PRODUZIDOS 11 TRABALHOS DOS QUAIS TRATAVAM-SE PRINCIPALMENTE A RESPEITO DE QUESTÕES RELACIONADAS AO DESMATAMENTO. ISSO SE DEVE AO FATO DE TERMOS TRABALHADO ALGUMAS NOTÍCIAS RELACIONANDO ESSE TEMA AO USO DOS RECURSOS ENERGÉTICOS, NESTES OBSERVAMOS O USO DA CRIATIVIDADE ATRAVÉS DA ESCOLHA DAS IMAGENS PARA RETRATAR A TEMÁTICA. TODOS NA REALIZAÇÃO DE SUAS PRODUÇÕES OPTARAM POR USAR OS APLICATIVOS SUGERIDOS OU SEMELHANTES DISPONÍVEIS. CONCLUIU-SE QUE A ATIVIDADE POSSIBILITOU O ESTÍMULO DA CRIATIVIDADE E A REFLEXÃO ATRAVÉS DE UMA PRÁTICA (MEME) QUE A MAIORIA DOS ALUNOS TEM CONHECIMENTO E UTILIZAM NO DIA A DIA, POSSIBILITANDO A FIXAÇÃO DO CONTEÚDO E A CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS, PRINCIPALMENTE A RESPEITO DA RESPONSABILIDADE AMBIENTAL E DO CONSUMO CONSCIENTE. DIANTE DISSO, CONFIRMA-SE A NECESSIDADE E A IMPORTÂNCIA DOS EDUCADORES TRABALHAREM, EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DIFERENTES METODOLOGIAS DE ENSINO, COMO: JOGOS, DISCUSSÕES, AULAS OU ATIVIDADES PRÁTICAS, ETC., PROPORCIONANDO AULAS MAIS DINÂMICAS E CRIATIVAS, QUE POSSIBILITEM O DESPERTAR NOS ALUNOS DO INTERESSE EM ESTUDAR E A CURIOSIDADE POR MAIS CONHECIMENTOS PELOS CONTEÚDOS MINISTRADOS. O USO DE MEME COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS É UMA FERRAMENTA EFICAZ, QUE POSSIVELMENTE VEM A SE TORNAR MAIS UTILIZADA PELOS DOCENTES, UMA VEZ QUE BUSCANDO ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE OS DIFERENTES ELEMENTOS DESSA PRÁTICA, ELES PROMOVEM A INTERAÇÃO, A DISCUSSÃO E A INCLUSÃO DO ALUNO, ATUANDO NA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS E NO LEVANTAMENTO DOS SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS. VALE DESTACAR A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE MAIS TRABALHOS SOBRE ESSA PRÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL PRINCIPALMENTE NA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIAS, ENSINO REMOTO, MEMES, PIBID, RECURSOS ENERGÉTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID1722_18112021235159.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRA ALMEIDA DE CERQUEIRA"
    "autor_nome_curto" => ""
    "autor_email" => "leandracerqueira002@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID ATRAVÉS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA-UFDPAR COM ALUNOS DE UMA ESCOLA DA REDE BÁSICA DE ENSINO, NA CIDADE DE PARNAÍBA, LITORAL NORTE DO ESTADO DO PIAUÍ. A ATIVIDADE REFERE-SE AO ESTUDO SOBRE RECURSOS ENERGÉTICOS POR MEIO DO USO/PRODUÇÃO DE MEMES ASSOCIADA A CHECAGEM DA VERACIDADE DE INFORMAÇÕES CONTIDAS EM NOTÍCIAS SOBRE A TEMÁTICA EM ESTUDO PELOS ALUNOS. OBJETIVOU-SE PROPORCIONAR A APRENDIZAGEM POR MEIO DA DISCUSSÃO E REFLEXÃO CONJUNTA SOBRE O CONTEÚDO QUE ESTAVA SENDO TRABALHADO NAS AULAS DE CIÊNCIAS AMPLIANDO O CONHECIMENTO DOS MESMO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CHECAGEM DA VERACIDADE DE INFORMAÇÕES. A ATIVIDADE FOI REALIZADA ENVOLVENDO OS ALUNOS DO 8º ANO “B”, ENSINO FUNDAMENTAL, DA ESCOLA JEANETE SOUZA, QUE RECEBE ATUALMENTE O PIBID, OCORRENDO NO DECORRER DE 4 SEMANAS, DURANTE O MÊS DE JUNHO DE 2021. ESSA PRÁTICA FOI DIVIDIDA EM 3 MOMENTOS, SENDO O PRIMEIRO DELES A CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA, REALIZADA NO GRUPO DA TURMA, NO APLICATIVO WHATSAPP, PLATAFORMA ONDE TAMBÉM OCORREM AS AULAS, TENDO EM VISTA QUE ESSA É A ÚNICA PLATAFORMA ACESSÍVEL AOS ALUNOS, EM FUNÇÃO DO ACESSO LIMITADO À INTERNET E A OUTROS RECURSOS TECNOLÓGICOS POR PARTE DOS ALUNOS DESSA ESCOLA. O SEGUNDO MOMENTO TRATA-SE DA PRODUÇÃO DOS MEMES PELOS ALUNOS, SOB AS ORIENTAÇÕES DOS BOLSISTAS. O TERCEIRO E ULTIMO MOMENTO FOI A APRESENTAÇÃO FINAL DOS TRABALHOS REALIZADOS PELOS ALUNOS, TAMBÉM REALIZADO NO GRUPO DA TURMA. DURANTE A PRIMEIRA PARTE DA ATIVIDADE, EXPLICAMOS AOS ALUNOS A ORIGEM DO TERMO ``MEME´´, CITANDO A SUA PROPOSIÇÃO, FEITA POR RICHARDS DAWKINS NA CÉLEBRE OBRA ``O GENE EGOÍSTA´´, E COMPARAMOS A SUA DEFINIÇÃO ORIGINAL AOS MEMES ATUAIS, OS VIRAIS DA INTERNET, EM SEGUIDA APRESENTAMOS ALGUNS MEMES DA INTERNET SOBRE A TEMÁTICA ABORDADA E FIZEMOS ALGUNS QUESTIONAMENTOS AOS ALUNOS REFERENTES AO CONTEÚDO DESSES MEMES. AINDA DURANTE ESSA PRIMEIRA ETAPA, SUGERIMOS AOS ALUNOS QUE PESQUISASSEM NOTÍCIAS REFERENTES A TEMÁTICA ABORDADA, ATENTANDO SEMPRE PARA A ORIGEM E VERACIDADE DA INFORMAÇÃO TRAZIDA POR ELES. PARA ISSO, FOI PRECISO DISCUTIRMOS COM OS ALUNOS PRATICAS CORRETAS DE PESQUISA, ONDE PROPOMOS, POR EXEMPLO, QUE ELES BUSCASSEM INFORMAÇÕES EM SITES ESPECÍFICOS, DE PREFERÊNCIA, SITES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO RENOMADAS, SITES DE PESQUISA, SITES DE INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS, COMO A ONU ETC., BEM COMO CHECAGEM DA SEGURANÇA DESSES SITES, POR EXEMPLO, SE O SITE POSSUÍA UMA NAVEGAÇÃO SEGURA, SEM PERIGO PARA O USUÁRIO, SEM ANÚNCIOS EXCESSIVOS OU QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPAGANDA, ETC. DURANTE A SEGUNDA PARTE, SUGERIMOS QUE ELES DESENHASSEM, DE PRÓPRIO PUNHO, OU USASSEM APLICATIVOS DISPONÍVEIS NAS LOJAS DE SEUS DISPOSITIVOS PARA A PRODUÇÃO DOS MEMES. COM A INTENÇÃO DE OS AUXILIARMOS DA MELHOR FORMA, SUGERIMOS DOIS APLICATIVOS QUE ESTÃO DISPONÍVEIS NAS LOJAS DE APLICATIVOS DO SISTEMA ANDROID, O APLICATIVO ``MEME CREATOR´´ E O APLICATIVO ``MEME GENERATOR´´, AMBOS GRATUITOS, E EXPLICAMOS AOS ALUNOS, DE FORMA DETALHADA, COMO USÁ-LOS PARA AS SUAS PRODUÇÕES. PARA ISSO USAMOS DOIS VÍDEOS TUTORIAIS, UM PRODUZIDO POR NÓS MESMOS, MOSTRANDO O PASSO A PASSO DO USO DO APLICATIVO ``MEME CREATOR´´ E O OUTRO, UM TUTORIAL SOBRE O USO DO APLICATIVO ``MEME GENERATOR´´, QUE ESTÁ DISPONÍVEL NO YOUTUBE, NO CANAL DO GABRIEL MASSON. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA APOIOU-SE EM TRABALHOS QUE ABORDAVAM AS TEMÁTICAS REFERENTES À ATIVIDADE EM AUTORES COMO CAVALCANTI & LEPRE (2018), FARIAS (2018), GOMES ET AL (2017), SANTOS ET AL (2015) E VALE ET AL (2017). FORAM PRODUZIDOS 11 TRABALHOS DOS QUAIS TRATAVAM-SE PRINCIPALMENTE A RESPEITO DE QUESTÕES RELACIONADAS AO DESMATAMENTO. ISSO SE DEVE AO FATO DE TERMOS TRABALHADO ALGUMAS NOTÍCIAS RELACIONANDO ESSE TEMA AO USO DOS RECURSOS ENERGÉTICOS, NESTES OBSERVAMOS O USO DA CRIATIVIDADE ATRAVÉS DA ESCOLHA DAS IMAGENS PARA RETRATAR A TEMÁTICA. TODOS NA REALIZAÇÃO DE SUAS PRODUÇÕES OPTARAM POR USAR OS APLICATIVOS SUGERIDOS OU SEMELHANTES DISPONÍVEIS. CONCLUIU-SE QUE A ATIVIDADE POSSIBILITOU O ESTÍMULO DA CRIATIVIDADE E A REFLEXÃO ATRAVÉS DE UMA PRÁTICA (MEME) QUE A MAIORIA DOS ALUNOS TEM CONHECIMENTO E UTILIZAM NO DIA A DIA, POSSIBILITANDO A FIXAÇÃO DO CONTEÚDO E A CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS, PRINCIPALMENTE A RESPEITO DA RESPONSABILIDADE AMBIENTAL E DO CONSUMO CONSCIENTE. DIANTE DISSO, CONFIRMA-SE A NECESSIDADE E A IMPORTÂNCIA DOS EDUCADORES TRABALHAREM, EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DIFERENTES METODOLOGIAS DE ENSINO, COMO: JOGOS, DISCUSSÕES, AULAS OU ATIVIDADES PRÁTICAS, ETC., PROPORCIONANDO AULAS MAIS DINÂMICAS E CRIATIVAS, QUE POSSIBILITEM O DESPERTAR NOS ALUNOS DO INTERESSE EM ESTUDAR E A CURIOSIDADE POR MAIS CONHECIMENTOS PELOS CONTEÚDOS MINISTRADOS. O USO DE MEME COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS É UMA FERRAMENTA EFICAZ, QUE POSSIVELMENTE VEM A SE TORNAR MAIS UTILIZADA PELOS DOCENTES, UMA VEZ QUE BUSCANDO ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE OS DIFERENTES ELEMENTOS DESSA PRÁTICA, ELES PROMOVEM A INTERAÇÃO, A DISCUSSÃO E A INCLUSÃO DO ALUNO, ATUANDO NA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS E NO LEVANTAMENTO DOS SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS. VALE DESTACAR A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE MAIS TRABALHOS SOBRE ESSA PRÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL PRINCIPALMENTE NA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.