Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O ENSINO DE LITERATURA INGLESA CLÁSSICA NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: CAMINHOS DE PROMOÇÃO DO ACESSO DEMOCRÁTICO DE LITERATURAS ESTRANGEIRAS.

Palavra-chaves: LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA, ENSINO, CULTURA, ATIVIDADES, Pôster (PO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84858
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 455
    "inscrito_id" => 1939
    "titulo" => "O ENSINO DE LITERATURA INGLESA CLÁSSICA NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: CAMINHOS DE PROMOÇÃO DO ACESSO DEMOCRÁTICO DE LITERATURAS ESTRANGEIRAS."
    "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA O DESENVOLVIMENTO E OS RESULTADOS PRELIMINARES DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO SOBRE O USO DE CLÁSSICOS DA LITERATURA EM LÍNGUA INGLESA EM AULAS DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA. SEGUNDO PETIT (2010), A EXPERIÊNCIA LITERÁRIA PROPORCIONA ACOLHIMENTO POR PROMOVER NÃO APENAS A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E SIGNIFICADOS, MAS A IDENTIFICAÇÃO DO LEITOR COM A OBRA. AO CRIAR UMA ATMOSFERA DE LEITURA COLETIVA É POSSÍVEL SENSIBILIZAR O LEITOR PARA REFLETIR SOBRE SUA PRÓPRIA AUTOESTIMA E CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO. CONSIDERANDO QUE A ESCOLA É UM MEIO PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DO INDIVÍDUO, ESTE TRABALHO VISA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL, ETAPA II, ATENDIDOS PELO SUBPROJETO DE INGLÊS PIBID UERJ-MARACANÃ, TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL O DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE ATIVIDADES QUE ENGLOBAM A LITERATURA E O LÚDICO, A FIM DE VERIFICAR SEUS EFEITOS. AS ATIVIDADES SEGUEM A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO PÓS-MÉTODO (KUMARAVADIVELU, 2003), QUE SE PREOCUPA COM ASPECTOS DE PARTICULARIDADE, PRATICIDADE E APRENDIZAGEM. EM SUMA, O PROFESSOR BUSCA PROMOVER A AUTONOMIA DO APRENDIZ POR MEIO DE ESTRATÉGIAS QUE VALORIZAM AS DIFERENTES OPORTUNIDADES DE ENSINO, INTEGRANDO HABILIDADES, GARANTINDO A RELEVÂNCIA SOCIAL E ESTIMULANDO A CONSCIENTIZAÇÃO CULTURAL. PARA TANTO, FORAM DESENVOLVIDAS ATIVIDADES QUE, PRIMEIRAMENTE, APRESENTAM A LITERATURA AO ALUNO POR MEIO DE DIFERENTES ESTÍMULOS. EM SEGUIDA, EXERCÍCIOS PRÁTICOS E LÚDICOS E, FINALMENTE, UM QUESTIONÁRIO SOBRE A RECEPTIVIDADE DA OBRA LITERÁRIA E SUA RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA, ENSINO, CULTURA, ATIVIDADES, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID1939_26102021211001.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAPHAELLA LOPES BARROSO FARIA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RAPHA"
    "autor_email" => "lopesraphaella101@gmail.c"
    "autor_ies" => "UERJ "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84858
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 455
    "inscrito_id" => 1939
    "titulo" => "O ENSINO DE LITERATURA INGLESA CLÁSSICA NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: CAMINHOS DE PROMOÇÃO DO ACESSO DEMOCRÁTICO DE LITERATURAS ESTRANGEIRAS."
    "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA O DESENVOLVIMENTO E OS RESULTADOS PRELIMINARES DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO SOBRE O USO DE CLÁSSICOS DA LITERATURA EM LÍNGUA INGLESA EM AULAS DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA. SEGUNDO PETIT (2010), A EXPERIÊNCIA LITERÁRIA PROPORCIONA ACOLHIMENTO POR PROMOVER NÃO APENAS A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E SIGNIFICADOS, MAS A IDENTIFICAÇÃO DO LEITOR COM A OBRA. AO CRIAR UMA ATMOSFERA DE LEITURA COLETIVA É POSSÍVEL SENSIBILIZAR O LEITOR PARA REFLETIR SOBRE SUA PRÓPRIA AUTOESTIMA E CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO. CONSIDERANDO QUE A ESCOLA É UM MEIO PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DO INDIVÍDUO, ESTE TRABALHO VISA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL, ETAPA II, ATENDIDOS PELO SUBPROJETO DE INGLÊS PIBID UERJ-MARACANÃ, TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL O DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE ATIVIDADES QUE ENGLOBAM A LITERATURA E O LÚDICO, A FIM DE VERIFICAR SEUS EFEITOS. AS ATIVIDADES SEGUEM A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO PÓS-MÉTODO (KUMARAVADIVELU, 2003), QUE SE PREOCUPA COM ASPECTOS DE PARTICULARIDADE, PRATICIDADE E APRENDIZAGEM. EM SUMA, O PROFESSOR BUSCA PROMOVER A AUTONOMIA DO APRENDIZ POR MEIO DE ESTRATÉGIAS QUE VALORIZAM AS DIFERENTES OPORTUNIDADES DE ENSINO, INTEGRANDO HABILIDADES, GARANTINDO A RELEVÂNCIA SOCIAL E ESTIMULANDO A CONSCIENTIZAÇÃO CULTURAL. PARA TANTO, FORAM DESENVOLVIDAS ATIVIDADES QUE, PRIMEIRAMENTE, APRESENTAM A LITERATURA AO ALUNO POR MEIO DE DIFERENTES ESTÍMULOS. EM SEGUIDA, EXERCÍCIOS PRÁTICOS E LÚDICOS E, FINALMENTE, UM QUESTIONÁRIO SOBRE A RECEPTIVIDADE DA OBRA LITERÁRIA E SUA RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA, ENSINO, CULTURA, ATIVIDADES, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID1939_26102021211001.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAPHAELLA LOPES BARROSO FARIA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RAPHA"
    "autor_email" => "lopesraphaella101@gmail.c"
    "autor_ies" => "UERJ "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO APRESENTA O DESENVOLVIMENTO E OS RESULTADOS PRELIMINARES DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO SOBRE O USO DE CLÁSSICOS DA LITERATURA EM LÍNGUA INGLESA EM AULAS DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA. SEGUNDO PETIT (2010), A EXPERIÊNCIA LITERÁRIA PROPORCIONA ACOLHIMENTO POR PROMOVER NÃO APENAS A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E SIGNIFICADOS, MAS A IDENTIFICAÇÃO DO LEITOR COM A OBRA. AO CRIAR UMA ATMOSFERA DE LEITURA COLETIVA É POSSÍVEL SENSIBILIZAR O LEITOR PARA REFLETIR SOBRE SUA PRÓPRIA AUTOESTIMA E CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO. CONSIDERANDO QUE A ESCOLA É UM MEIO PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DO INDIVÍDUO, ESTE TRABALHO VISA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL, ETAPA II, ATENDIDOS PELO SUBPROJETO DE INGLÊS PIBID UERJ-MARACANÃ, TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL O DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE ATIVIDADES QUE ENGLOBAM A LITERATURA E O LÚDICO, A FIM DE VERIFICAR SEUS EFEITOS. AS ATIVIDADES SEGUEM A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO PÓS-MÉTODO (KUMARAVADIVELU, 2003), QUE SE PREOCUPA COM ASPECTOS DE PARTICULARIDADE, PRATICIDADE E APRENDIZAGEM. EM SUMA, O PROFESSOR BUSCA PROMOVER A AUTONOMIA DO APRENDIZ POR MEIO DE ESTRATÉGIAS QUE VALORIZAM AS DIFERENTES OPORTUNIDADES DE ENSINO, INTEGRANDO HABILIDADES, GARANTINDO A RELEVÂNCIA SOCIAL E ESTIMULANDO A CONSCIENTIZAÇÃO CULTURAL. PARA TANTO, FORAM DESENVOLVIDAS ATIVIDADES QUE, PRIMEIRAMENTE, APRESENTAM A LITERATURA AO ALUNO POR MEIO DE DIFERENTES ESTÍMULOS. EM SEGUIDA, EXERCÍCIOS PRÁTICOS E LÚDICOS E, FINALMENTE, UM QUESTIONÁRIO SOBRE A RECEPTIVIDADE DA OBRA LITERÁRIA E SUA RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.