ESTE ARTIGO FOI ESCRITO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS POR ALUNOS DA GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA, HABILITAÇÃO LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM), LOCALIZADA NO ESTADO DO PARANÁ. PROCUROU-SE ELABORAR RECURSOS DIDÁTICOS A PARTIR DAS TECNOLOGIAS QUE FOSSEM APLICÁVEIS AO AMBIENTE ESCOLAR, TENDO EM VISTA QUE A PANDEMIA DO COVID-19 DESENCADEOU DIVERSOS PROBLEMAS DENTRO DAS SALAS DE AULA: PROFESSORES TIVERAM QUE SE ADAPTAR AO “NOVO NORMAL”, PRODUZINDO MATERIAIS DIDÁTICOS QUE FOSSEM ACESSÍVEIS AOS ALUNOS DE FORMA DINÂMICA E INTERATIVA, CONTEXTO NO QUAL O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID, FINANCIADO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES, FOI ESSENCIAL. O ENFRENTAMENTO À ESTE DESAFIO IMPÔS-SE NO DECORRER DA PANDEMIA, LEVANDO À UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS IMPOSTOS PELO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE), O QUE CONSEQUENTEMENTE, FEZ COM QUE OS MESMOS DESENVOLVESSEM UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE DIFERENTE DO NORMAL, VISTO QUE NUNCA HAVIAM ASSISTIDO OU MINISTRADO UMA AULA INTEGRALMENTE DE MANEIRA REMOTA. FUNDAMENTAL SALIENTAR QUE FRENTE À ESTE “INEDITISMO” NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, EM QUE SE FOI NECESSÁRIO A ADOÇÃO E ADAPTAÇÃO ÀS TECNOLOGIAS, PRINCIPALMENTE NA ESFERA EDUCACIONAL, OS ALUNOS (CRIANÇAS E ADOLESCENTES), JÁ ERAM USUÁRIOS DE TECNOLOGIAS PRESENTES NO SEU COTIDIANO, APLICANDO-AS NESTA CONJUNTURA DE PANDEMIA, EM QUE TIVERAM QUE TRANSFERIR AS ATIVIDADES DE SALAS DE AULA PARA AMBIENTES VIRTUAIS. AFIRMA-SE A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO DE GEOGRAFIA UMA VEZ QUE O MESMO PERMITE AOS ACADÊMICOS ESTABELECER RELAÇÕES COM O FUTURO AMBIENTE DE TRABALHO – A ESCOLA. VISANDO O APERFEIÇOAMENTO DE FUTUROS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E A INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA, FAVORECE OPORTUNIDADES DO FUTURO PROFESSOR ADENTRAR AO COTIDIANO ESCOLAR, POSSIBILITANDO QUE OS MESMOS REALIZEM EXPERIÊNCIAS METODOLÓGICAS COMO ESTA QUE APRESENTAREMOS NESTA COMUNICAÇÃO. MEDIANTE O EXPOSTO, ESCLARECEMOS QUE A ATIVIDADE APRESENTADA, DISTANTE DA REALIDADE DA CIDADE DE MARINGÁ, ONDE O PROJETO SE DESENVOLVE, FAVORECEU A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS NA ORGANIZAÇÃO DO ASSUNTO. ESCOLHEMOS COMO OBJETO DE ESTUDO O ESPAÇO URBANO DO RIO DE JANEIRO E SUAS TRANSFORMAÇÕES, FAVORECENDO A APLICAÇÃO E USO DE TECNOLOGIAS, EM RAZÃO DO EXTENSO ARQUIVO HISTÓRICO DE FOTOGRAFIAS QUE MOSTRAVAM AS MUDANÇAS DAQUELE ESPAÇO GEOGRÁFICO. O PONTO DE PARTIDA FOI A SISTEMATIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES URBANAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, TENDO COMO PONTO DE REFERÊNCIA A “DOCA DO VALONGO” E O “MUSEU DO AMANHÔ, RELATANDO AS PRINCIPAIS MUDANÇAS DESDE A REFORMA PEREIRA PASSOS ÀS RECENTES OBRAS QUE MODIFICARAM O CENTRO DA CIDADE PARA A OLIMPÍADA DE 2016. OS PRINCIPAIS RECURSOS UTILIZADOS FORAM AS FOTOGRAFIAS HISTÓRICAS DO CENTRO DO RIO DE JANEIRO, PRESENTE EM ARQUIVOS E TEXTOS; E OS APLICATIVOS GEOESPACIAIS COMO GOOGLE EARTH E GOOGLE MAPS. ESTE TEMA FAVORECE UMA ABORDAGEM CRÍTICA DOS ALUNO SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM URBANA, MOSTRANDO QUE ESSAS MODIFICAÇÕES, EMBORA TENHAM COMO OBJETIVO MELHORAR A VIDA DOS MORADORES DA CIDADE, PODEM, E ISSO ACONTECE NA MAIORIA DAS VEZES, ACARRETAR EM PROBLEMAS COMO A GENTRIFICAÇÃO, QUE CORRESPONDE AO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO URBANA, NA QUAL SE SUBSTITUI ÁREAS PERIFÉRICAS OU DEGRADADAS, POR NOVOS LUGARES REVITALIZADOS E DESTINADOS À UM PÚBLICO QUE TENHA CONDIÇÕES FINANCEIRAS DE COMPRAR ESSES LUGARES. PARA A ELABORAÇÃO E O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO ESTE, É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR TENHA UMA BOA FORMAÇÃO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE É DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE O MESMO RELACIONE A TECNOLOGIA AO CONTEÚDO DE SUA DISCIPLINA, BUSCANDO ASSIM, ATINGIR OS OBJETIVOS PROPOSTOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. RECONHECEMOS QUE AS TECNOLOGIAS SÃO IMPORTANTES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DIDÁTICA, MAS VALE RESSALTAR QUE É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA TAMBÉM QUE OS PROFESSORES NÃO SEJAM DEPENDENTES DESSAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, NÃO COMPREENDENDO PORQUE ESTÃO UTILIZANDO ESTE RECURSO. O RECURSO DIDÁTICO REPRESENTADO PELA TECNOLOGIA SÓ TERÁ SIGNIFICADO PARA O ALUNO, CONTRIBUINDO COM SUA APRENDIZAGEM, SE O PROFESSOR TIVER UMA FORMAÇÃO CONSISTENTE SOBRE O QUE ESTÁ ENSINANDO, COMO DOMÍNIO DO CONTEÚDO (PEDAGÓGICO, DIDÁTICO, FILOSÓFICO, GEOGRÁFICO), ELABORANDO ELE MESMO O RECURSO DIDÁTICO QUE UTILIZARÁ, LANÇANDO MÃO DA TECNOLOGIA QUE FAVORECE A APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DO ASSUNTO ENSINADO. PARA MOSTRAR AS TRANSFORMAÇÕES DO ESPAÇO URBANO CARIOCA, FORAM LEVANTADOS DADOS BIBLIOGRÁFICOS E FOTOGRÁFICOS, REALIZANDO UMA REVISÃO DE AMBOS, BUSCANDO FILTRAR AS INFORMAÇÕES QUE FAVORECIAM A LEITURA DO ESPAÇO URBANO CARIOCA, O ENTENDIMENTO SOBRE A QUESTÃO E QUE FOSSEM INTERESSANTES E SIGNIFICATIVOS PARA OS ALUNOS. FORAM REALIZADAS ANÁLISES GEOESPACIAIS A PARTIR DE IMAGENS DE SATÉLITES, BUSCANDO IDENTIFICAR SE AS IMAGENS ANTIGAS CONDIZIAM COM AS ATUAIS; UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES DE EDIÇÃO PARA A COMPILAÇÃO DE TEXTOS E IMAGENS, NA PLATAFORMA DE ELABORAÇÃO DE SLIDESHOW DISPONIBILIZADO DE FORMA GRATUITA PELA GOOGLE LLC. ESTA EXPERIÊNCIA TROUXE NA PRÁTICA, POR MEIO DE SOFTWARES DE SLIDES, UMA PERCEPÇÃO DAS TRANSFORMAÇÕES DO ESPAÇO URBANO DO RIO DE JANEIRO, DO PONTO DE VISTA HISTÓRICO, POR MEIO DE IMAGENS, POSSIBILITANDO O ENTENDIMENTO DESTA QUESTÃO A PARTIR DE UMA VIAGEM VIRTUAL EM QUE TAIS MUDANÇAS SÃO DEMONSTRADAS. O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E A ABORDAGEM CONSISTENTE DOS CONTEÚDOS DESPERTOU O INTERESSE DOS ALUNOS POR QUESTÕES QUE ENVOLVEM O ESPAÇO URBANO; ESTIMULOU A REFLEXÃO SOBRE AS CONSTANTES MODIFICAÇÕES DO ESPAÇO URBANO, DESPERTANDO TAMBÉM, UM INTERESSE EM CONHECER COMO ERAM AS CIDADES DE ORIGEM DE SEUS FAMILIARES, OU DE ONDE VIVEM. REPRESENTANDO UMA EXPERIÊNCIA NO CAMPO VIRTUAL PARA OS PROFESSORES E ALUNOS, PODERÃO CONHECER E SE INFORMAR SOBRE LUGARES QUE JÁ FORAM EXTINTOS, OU TRANSFORMADOS, OU REVITALIZADOS, DESENVOLVENDO UMA LEITURA CRÍTICA SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES QUE O ESPAÇO GEOGRÁFICO URBANO, NESTE CASO, O ESPAÇO URBANO DO “RIO HISTÓRICO” SOFRE.