Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

POVOS DO CAMPO EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA E INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO: QUESTÕES E PROPOSIÇÕES A PARTIR DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - PROJETO “DIVULGA LECAMPO FAE/

Palavra-chaves: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Relato de Experiência(RE) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O TRABALHO APRESENTA A EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO, INTITULADO “DIVULGA LECAMPO FAE/UFMG”, DESENVOLVIDO PELO NÚCLEO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS NO II MÓDULO DO PROGRAMA (ABRIL A SETEMBRO/2021), REFERENTE AO EDITAL CAPES 2020. O PROJETO CONSISTIU NO PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES VOLTADAS PARA DIÁLOGOS COM COMUNIDADES DE ESCOLAS DO CAMPO VINCULADAS AO PROGRAMA SOBRE O CURSO DE GRADUAÇÃO SUPRAMENCIONADO E, TAMBÉM, SOBRE ACESSO E POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA, MUITAS VEZES DESCONHECIDAS POR ESTE PÚBLICO. NO TRABALHO, DESCREVEMOS A METODOLOGIA UTILIZADA NA ELABORAÇÃO DAS ATIVIDADES E APRESENTAMOS NARRATIVAS DE BOLSISTAS SOBRE A EXPERIÊNCIA VIVIDA, EVIDENCIANDO SENTIDOS E SIGNIFICADOS POR ELES/AS EXPRESSOS A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO. O PROJETO, PLANEJADO E DESENVOLVIDO NUMA PERSPECTIVA COLETIVA E INTERDISCIPLINAR, FOI REALIZADO EM 13 (TREZE) ESCOLAS DO CAMPO SITUADAS EM DIFERENTES REGIÕES DO ESTADO DE MINAS GERAIS E ENVOLVENDO CERCA DE 500 (QUINHENTOS) PARTICIPANTES. AS AÇÕES DESENVOLVIDAS CONTRIBUÍRAM PARA A TROCA DE INFORMAÇÕES E SABERES, FORTALECENDO A PARCERIA ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE. ESPECIALMENTE CONSIDERANDO OS DESAFIOS ENFRENTADOS POR POVOS DO CAMPO EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA NO ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO, COMPREENDEMOS QUE PROJETOS DESTA NATUREZA DEVEM SER FOMENTADOS. URGEM PRÁTICAS MAIS DEMOCRÁTICAS, NO SENTIDO DE PENSAR SOBRE O INGRESSO E A PERMANÊNCIA DE SUJEITOS DAS CAMADAS POPULARES NESTES ‘LATIFÚNDIOS DO SABER’. APONTAMOS A NECESSIDADE DE AMPLIARMOS A DISCUSSÃO SOBRE O PAPEL DA UNIVERSIDADE.

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