NO PRESENTE RELATO PRETENDEMOS EXPOR A VIVÊNCIA EDUCACIONAL DENTRO DO MOMENTO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DO CONTEXTO PANDÊMICO ENTRE 2020 E 2021. A EXPERIÊNCIA FOI PROPORCIONADA PELO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DENTRO DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA, SUPERVISIONADA PELA COORDENADORA NÍVEA ROHLING E A PROFESSORA PRECEPTORA SILVANA MARIA CARDOSO, NO COLÉGIO ESTADUAL SANTA CÂNDIDA, DURANTE AS AULAS DO ENSINO MÉDIO NOTURNO, NO MODELO DE ENSINO EMERGENCIAL E HÍBRIDO. O OBJETIVO DO RELATO É COMPREENDER COMO SE DÁ O PROCESSO DE ENSINO E PRODUÇÃO DOS GÊNEROS DE DISCURSO ATRAVÉS DAS FERRAMENTAS DISPONIBILIZADAS PELO ESTADO, COMPARADO AO QUE SERIA UM MODELO IDEAL NO QUE PROPÕE A BNCC. ALÉM DISSO, PRETENDEMOS ENTENDER COMO A REALIDADE REMOTA EXPERIMENTADA POR DISCENTES E DOCENTES AFETA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. AS INTERVENÇÕES REALIZADAS PELAS RESIDENTES BUSCARAM AMPLIAR O CURRÍCULO PROPOSTO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTE (SEED), ALÉM DE REINTRODUZIR A PRÁTICA DE ESCRITA NA ROTINA PEDAGÓGICA DOS ALUNOS. FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O HIATO NA PRODUÇÃO DE TEXTO ACABOU SENDO PREJUDICIAL PARA A PRÁTICA DE ESCRITA DOS DISCENTES, TAMBÉM OBSERVOU-SE A NECESSIDADE DE PADRONIZAR UM MODELO DE ENTREGA DA ATIVIDADE TEXTUAL, PARA O AMBIENTE DIGITAL, QUE SEJA ACESSÍVEL À REALIDADE DOS ESTUDANTES.