Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

MONITORIA ACADÊMICA: OS DESAFIOS ENCONTRADOS E A IMPORT NCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: MONITORIA, ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, FORMAÇÃO INICIAL, , Relato de Experiência(RE) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84832
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 209
    "inscrito_id" => 728
    "titulo" => "MONITORIA ACADÊMICA: OS DESAFIOS ENCONTRADOS E A IMPORT NCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "DADO O CONTEXTO PANDÊMICO, PARTICIPAR DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA CONSISTIU EM UM GRANDE DESAFIO, O PRESENTE TRABALHO SURGIU A PARTIR DE INQUIETAÇÕES QUANTO À INFLUÊNCIA DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DOCENTE E DOS DESAFIOS QUE FORAM ENCONTRADOS. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR AS EXPERIÊNCIAS QUE FORAM VIVENCIADAS DURANTE A MONITORIA ACADÊMICA DA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. OS PASSOS METODOLÓGICOS PARA A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO FORAM A OBSERVAÇÃO, ABORDAGEM QUALITATIVA E A ANÁLISE DESCRITIVA DOS DADOS COLETADOS, QUE FORAM REGISTRADOS EM UM DIÁRIO DE FORMAÇÃO DURANTE O ACOMPANHAMENTO SEMANAL DAS AULAS VIRTUAIS. SE TRATANDO DE UMA DISCIPLINA QUE É OFERTADA EM UM CURSO PRESENCIAL, MUITAS QUESTÕES SURGIRAM QUANTO ÀS DIVERSAS DIFICULDADES ENCARADAS TANTO POR PROFESSORES, QUANTO POR ESTUDANTES E MONITORES PARA SE ADAPTAR A ESSE NOVO MODO DE ENSINO. AS REFLEXÕES LEVANTADAS AQUI RELATAM OS DIVERSOS PONTOS DA EXPERIÊNCIA DE MONITORIA DURANTE ESTE PERÍODO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, DISCORRENDO SOBRE AS QUESTÕES EM VOLTA DO PLANEJAMENTO E DISCUSSÃO COM MONITORES SOBRE A BUSCA POR ALTERNATIVAS PARA OS PROBLEMAS QUE SURGIRAM, A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA DISCIPLINA E O ACOMPANHAMENTO DAS AULAS SÍNCRONAS."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "MONITORIA, ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, FORMAÇÃO INICIAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID728_25102021225628.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANA CATARINA LIMA DO ESPÍRITO SANTO"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANA SANTO"
    "autor_email" => "giovana.santo@icbs.ufal.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84832
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 209
    "inscrito_id" => 728
    "titulo" => "MONITORIA ACADÊMICA: OS DESAFIOS ENCONTRADOS E A IMPORT NCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "DADO O CONTEXTO PANDÊMICO, PARTICIPAR DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA CONSISTIU EM UM GRANDE DESAFIO, O PRESENTE TRABALHO SURGIU A PARTIR DE INQUIETAÇÕES QUANTO À INFLUÊNCIA DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DOCENTE E DOS DESAFIOS QUE FORAM ENCONTRADOS. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR AS EXPERIÊNCIAS QUE FORAM VIVENCIADAS DURANTE A MONITORIA ACADÊMICA DA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. OS PASSOS METODOLÓGICOS PARA A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO FORAM A OBSERVAÇÃO, ABORDAGEM QUALITATIVA E A ANÁLISE DESCRITIVA DOS DADOS COLETADOS, QUE FORAM REGISTRADOS EM UM DIÁRIO DE FORMAÇÃO DURANTE O ACOMPANHAMENTO SEMANAL DAS AULAS VIRTUAIS. SE TRATANDO DE UMA DISCIPLINA QUE É OFERTADA EM UM CURSO PRESENCIAL, MUITAS QUESTÕES SURGIRAM QUANTO ÀS DIVERSAS DIFICULDADES ENCARADAS TANTO POR PROFESSORES, QUANTO POR ESTUDANTES E MONITORES PARA SE ADAPTAR A ESSE NOVO MODO DE ENSINO. AS REFLEXÕES LEVANTADAS AQUI RELATAM OS DIVERSOS PONTOS DA EXPERIÊNCIA DE MONITORIA DURANTE ESTE PERÍODO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, DISCORRENDO SOBRE AS QUESTÕES EM VOLTA DO PLANEJAMENTO E DISCUSSÃO COM MONITORES SOBRE A BUSCA POR ALTERNATIVAS PARA OS PROBLEMAS QUE SURGIRAM, A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA DISCIPLINA E O ACOMPANHAMENTO DAS AULAS SÍNCRONAS."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "MONITORIA, ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, FORMAÇÃO INICIAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID728_25102021225628.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANA CATARINA LIMA DO ESPÍRITO SANTO"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANA SANTO"
    "autor_email" => "giovana.santo@icbs.ufal.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

DADO O CONTEXTO PANDÊMICO, PARTICIPAR DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA CONSISTIU EM UM GRANDE DESAFIO, O PRESENTE TRABALHO SURGIU A PARTIR DE INQUIETAÇÕES QUANTO À INFLUÊNCIA DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DOCENTE E DOS DESAFIOS QUE FORAM ENCONTRADOS. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR AS EXPERIÊNCIAS QUE FORAM VIVENCIADAS DURANTE A MONITORIA ACADÊMICA DA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. OS PASSOS METODOLÓGICOS PARA A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO FORAM A OBSERVAÇÃO, ABORDAGEM QUALITATIVA E A ANÁLISE DESCRITIVA DOS DADOS COLETADOS, QUE FORAM REGISTRADOS EM UM DIÁRIO DE FORMAÇÃO DURANTE O ACOMPANHAMENTO SEMANAL DAS AULAS VIRTUAIS. SE TRATANDO DE UMA DISCIPLINA QUE É OFERTADA EM UM CURSO PRESENCIAL, MUITAS QUESTÕES SURGIRAM QUANTO ÀS DIVERSAS DIFICULDADES ENCARADAS TANTO POR PROFESSORES, QUANTO POR ESTUDANTES E MONITORES PARA SE ADAPTAR A ESSE NOVO MODO DE ENSINO. AS REFLEXÕES LEVANTADAS AQUI RELATAM OS DIVERSOS PONTOS DA EXPERIÊNCIA DE MONITORIA DURANTE ESTE PERÍODO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, DISCORRENDO SOBRE AS QUESTÕES EM VOLTA DO PLANEJAMENTO E DISCUSSÃO COM MONITORES SOBRE A BUSCA POR ALTERNATIVAS PARA OS PROBLEMAS QUE SURGIRAM, A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA DISCIPLINA E O ACOMPANHAMENTO DAS AULAS SÍNCRONAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.