DADO O CONTEXTO PANDÊMICO, PARTICIPAR DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA CONSISTIU EM UM GRANDE DESAFIO, O PRESENTE TRABALHO SURGIU A PARTIR DE INQUIETAÇÕES QUANTO À INFLUÊNCIA DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DOCENTE E DOS DESAFIOS QUE FORAM ENCONTRADOS. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR AS EXPERIÊNCIAS QUE FORAM VIVENCIADAS DURANTE A MONITORIA ACADÊMICA DA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. OS PASSOS METODOLÓGICOS PARA A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO FORAM A OBSERVAÇÃO, ABORDAGEM QUALITATIVA E A ANÁLISE DESCRITIVA DOS DADOS COLETADOS, QUE FORAM REGISTRADOS EM UM DIÁRIO DE FORMAÇÃO DURANTE O ACOMPANHAMENTO SEMANAL DAS AULAS VIRTUAIS. SE TRATANDO DE UMA DISCIPLINA QUE É OFERTADA EM UM CURSO PRESENCIAL, MUITAS QUESTÕES SURGIRAM QUANTO ÀS DIVERSAS DIFICULDADES ENCARADAS TANTO POR PROFESSORES, QUANTO POR ESTUDANTES E MONITORES PARA SE ADAPTAR A ESSE NOVO MODO DE ENSINO. AS REFLEXÕES LEVANTADAS AQUI RELATAM OS DIVERSOS PONTOS DA EXPERIÊNCIA DE MONITORIA DURANTE ESTE PERÍODO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, DISCORRENDO SOBRE AS QUESTÕES EM VOLTA DO PLANEJAMENTO E DISCUSSÃO COM MONITORES SOBRE A BUSCA POR ALTERNATIVAS PARA OS PROBLEMAS QUE SURGIRAM, A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA DISCIPLINA E O ACOMPANHAMENTO DAS AULAS SÍNCRONAS.