TENDO EM VISTA A CRISE SANITÁRIA CAUSADA PELA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS EM QUE O BRASIL E O MUNDO FORAM IMPOSTOS, E DADA AS VIGENTES RECOMENDAÇÕES DO ISOLAMENTO SOCIAL, VISANDO DIMINUIR AS TAXAS DE TRANSMISSÃO, MUITAS INSTITUIÇÕES ADOTARAM O ENSINO REMOTO COMO ALTERNATIVA EDUCACIONAL, SAINDO DAS SALAS DE AULAS FÍSICAS PARA AMBIENTES VIRTUAIS. O PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) TEVE QUE SER ADAPTADO A ESSE NOVO MODELO, E JUNTO A ISSO, OS PIBIDIANOS EM CONJUNTO COM PROFESSORES/ORIENTADORES, FORAM EM BUSCA DE NOVAS METODOLOGIAS, QUE PUDESSE TORNAR POSSÍVEL UMA MELHOR TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, INCLUSIVA, INTERATIVA VISANDO DIMINUIR A EVASÃO ESCOLAR E TRAZER OS ALUNOS DE VOLTA AOS CÍRCULOS ESCOLARES, NAS AULAS VIRTUAIS UTILIZANDO FERRAMENTAS COMO O GOOGLE MEET, WHATSAPP ENTRE OUTROS RECURSOS, QUE FORAM ALGUNS DOS RECURSOS MAIS UTILIZADOS DURANTE ESSA PANDEMIA, EM TODOS OS NÍVEIS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E PRIVADA. VISANDO UMA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EFETIVA PARA O CENÁRIO PANDÊMICO E A INTERATIVIDADE ENTRE PIBIDIANOS E ALUNOS, FOI APLICADA UMA OFICINA DE ACRÓSTICO GEOGRÁFICO, NAS TURMAS DO "SEGUNDO ANO F E SEGUNDO ANO G", ONDE FOI TRABALHADO O TEMA "POPULAÇÃO MUNDIAL E POPULAÇÃO BRASILEIRA”. OS RESULTADOS FORAM PROMISSORES, EVIDENCIANDO O ESFORÇO DOS ALUNOS, E O ENGAJAMENTO NO TRABALHO EM GRUPO, MAS QUE DENTRE ESSES RESULTADOS, O QUE MAIS CHAMOU ATENÇÃO FOI A CRIATIVIDADE APLICADA NA ELABORAÇÃO DE CADA ACROSTICO. FOI UM MOMENTO IMPAR NESSE PERÍODO REMOTO, MINIMIZANDO UM POUCO OS PROBLEMAS DESSA PANDEMIA E PRINCIPALMENTE CONTRIBUINDO PARA O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM.