Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE DOCENTES INTEGRADO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL: O OLHAR DO PROFESSOR SUPERVISOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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PIMENTA (1997) SE CONTRAPONDO A CORRENTE DE DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR, VÊ QUE CADA VEZ MAIS A SOCIEDADE ESTÁ NECESSITANDO DO TRABALHO DO PROFESSOR ENQUANTO MEDIADOR NOS PROCESSOS CONSTITUTIVOS DA CIDADANIA NOS ESTUDANTES, NESTE SENTIDO TORNA-SE IMPORTANTE UM REPENSAR A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES A PARTIR DE ANÁLISES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE COMO TEM SE REVELADO EM SUAS DEMANDAS. DO OUTRO LADO DAS DIFICULDADES DE UM ENSINO SUSPENSO PRESENCIALMENTE, ESTAVA O PROFESSOR SUPERVISOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA, AS AULAS DE MATEMÁTICA SÃO DIFÍCEIS DE ENSINAR COM OS ESTUDANTES DIARIAMENTE NA ESCOLA, REMOTAMENTE, SEM O HÁBITO DE LIDAR COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, COM POUCO CONHECIMENTO SOBRE OS RECURSOS DISPONÍVEIS E OS ESTUDANTES FICARAM MAIS DISTANTES POIS OS MEIOS DE ACESSOS ERAM LIMITADOS E QUANDO MUITO TINHAM UM APARELHO CELULAR DESATUALIZADO. DIANTE DA SITUAÇÃO DE IMPASSE, COMO OCORREU A FORMAÇÃO DE DOIS LICENCIANDOS NO PERÍODO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DE MATEMÁTICA DURANTE O ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA? O PROFESSOR EXPERIENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA, CONSIDERADO SUPERVISOR, É A PESSOA QUE PODE TOMAR DECISÕES QUANDO DE ACEITAR LICENCIANDOS EM SUAS AULAS, COM O CONSENTIMENTO DA DIREÇÃO ESCOLAR. EM UMA REUNIÃO COM OS PROFESSORES FORMADORES E OS ESTAGIÁRIOS BUSCAMOS ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO QUE ATENDESSE AS DEMANDAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO, MESMO HAVENDO OUTRA OPÇÃO PARA OS GRADUANDOS, QUE ERA ANALISAR PLANOS DE AULAS REMOTAS E VÍDEOS AULAS DISPONIBILIZADOS PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. NO ENTANTO OS ESTAGIÁRIOS MANIFESTARAM INTERESSE EM DESENVOLVER AS ATIVIDADES VIA MEET COM OS ESTUDANTES A FIM DE ADQUIRIR CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS, NESTE ARTIGO DISCUTIREMOS O ESTÁGIO SUPERVISIONADO REALIZADO COM UMA TURMA DE MAGISTÉRIO, NOMINADO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES INTEGRADO – NÍVEL MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CURITIBA – PARANÁ. O OBJETIVO DESTA INVESTIGAÇÃO É, APÓS O TÉRMINO DAS ATIVIDADES ESCOLARES NAS IES OS AUTORES SE DISPUSERAM ANALISAR O PLANEJAMENTO DAS AULAS E O RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DE MATEMÁTICA, COM O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: QUAIS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS E TECNOLÓGICOS DO CONTEÚDO (TPACK) FORAM CONSTRUÍDOS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO? PIMENTA (1997) MANIFESTA DESEJO DE QUE HAJA MOBILIZAÇÕES DOS CONHECIMENTOS APRENDIDOS E DA DIDÁTICA, NECESSÁRIOS À COMPREENSÃO DO ENSINO COMO REALIDADE SOCIAL E, QUE SE DESENVOLVA DURANTE O ESTÁGIO, A CAPACIDADE DE INVESTIGAR A PRÓPRIA ATIVIDADE PARA QUE, A PARTIR DELA, CONSTITUÍREM E TRANSFORMAREM OS SEUS SABERES-FAZERES DOCENTES, NUM PROCESSO CONTÍNUO DE CONSTRUÇÃO DE SUAS IDENTIDADES COMO PROFESSORES.  O TPACK TEM COMO BASE A TEORIA DOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DO CONTEÚDO DE SHULMAN (1986, 1987) E AMPLIADO POR MISHRA E KOELHER (2006, 2009), QUE PERCEBERAM QUE AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NÃO SÃO PROJETADAS PARA A EDUCAÇÃO, NO ENTANTO É POSSÍVEL CONVERTÊ-LAS PARA O ENSINO DAS AULAS, PORÉM É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR SE ENVOLVA COM AS POSSIBILIDADES E RESTRIÇÕES DESSAS TECNOLOGIAS, A FIM DE DIRECIONÁ-LAS DE MODO CRIATIVO PARA ATENDER A OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DO CONTEÚDO ESPECÍFICO. A ÊNFASE ESTÁ EM UTILIZAR AS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO COMO FACILITADORA DA APRENDIZAGEM. 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NESTE SENTIDO, À MEDIDA QUE OCORRE A POPULARIZAÇÃO DA TECNOLOGIA, O TPACK, DEVE SER DISCUTIDO, APLICADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MODO HAVER INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM REQUER UM ENTRELAÇAMENTO CUIDADOSO DE TODAS TRÊS FONTES PRINCIPAIS DE CONHECIMENTO: TECNOLOGIA, PEDAGOGIA E CONTEÚDO. OS TRÊS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS E TECNOLÓGICOS DO CONTEÚDO É A BUSCA QUE FAZ NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, ELO ENTRE A FORMAÇÃO E A SALA DE AULA. BARDIN (2011) FALA DA REGRA DA REPRESENTATIVIDADE NA QUAL A ANÁLISE DE UMA AMOSTRA PODE SER EFETUADA DESDE QUE O MATERIAL SEJA ÚTIL AOS OBJETIVOS ESTABELECIDOS NA INVESTIGAÇÃO, ASSIM SE A AMOSTRA FOR UMA PARTE REPRESENTATIVA DO UNIVERSO INICIAL, OS RESULTADOS OBTIDOS DESTA AMOSTRA SERÃO GENERALIZADOS. A ILUSTRAÇÃO DADA PELA AUTORA É DE QUE A COSTUREIRA, PARA QUE POSSA FAZER IDEIA DE UMA PEÇA DE TECIDO COM FLORES, TEM NECESSIDADE DE UMA AMOSTRA MAIOR DESSE TECIDO DO QUE AQUELA QUE SERIA NECESSÁRIA PARA TER A IDEIA DE UM TECIDO LISO. NESTE SENTIDO, SERIAM NECESSÁRIOS UM CONJUNTO DE AULAS MINISTRADAS POR EXEMPLO UM TRIMESTRE, PORÉM UM TOTAL DE OITO AULAS É POSSÍVEL PERCEBER AS CARACTERÍSTICAS DO TPACK. ANALISAMOS NOS QUATRO RELATÓRIOS ENCONTRAR O PK, O PCK E O TCK PARA DAR CONTINUIDADE AO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO TPACK. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE SEGUNDO CONSTA NO RELATÓRIO DOS ESTAGIÁRIOS, AS AULAS MINISTRADAS HOUVE INTERESSE E PARTICIPAÇÃO DE TODAS AS ALUNAS. A CONSTRUÇÃO DO EXERCÍCIO DE HOMOTETIA, POR SER UM POUCO COMPLEXO, PRECISARIA DE UM ACOMPANHAMENTO E TEMPO MAIOR, NÃO CONSEGUIMOS MENSURAR SE OBJETIVO DO EXERCÍCIO FOI ALCANÇADO POIS AS ALUNAS NÃO ENVIARAM SUAS RESPOSTAS PARA O PROFESSOR CONFORME COMBINADO. AS PARTICIPAÇÕES NAS AULAS E OS COMENTÁRIOS DAS PRÓPRIAS ALUNAS EVIDENCIAM QUE HOUVE APRENDIZADO DE ALGO NOVO, E, PORTANTO, AVALIO QUE O OBJETIVO FOI ATINGIDO. AO VERIFICAR QUE O QUÓRUM SE MANTEVE AO LONGO DAS SEMANAS, ENTENDEMOS QUE CONSEGUIMOS MOTIVAR AS ALUNAS A PARTICIPAR. NO FINAL DA AULA HOUVE UMA REFLEXÃO A RESPEITO DA FORMA COMO OS LICENCIANDOS PARTICIPARAM DA AULA, EMBORA AS DIFICULDADES FOSSEM MUITO GRANDES. UMA SENHORA COM MAIS DE 60 ANOS E OUTRA COM 45 PARTICIPARAM DA AULA DE POSSE DE UM CELULAR, ISTO DIFICULTA A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS, MESMO ASSIM TIVERAM MUITA PACIÊNCIA PARA EXPLICAR OS CONTEÚDOS E REPETIU DIVERSAS VEZES BUSCANDO DESENVOLVER O LETRAMENTO MATEMÁTICA (TERMO UTILIZADO NA REFLEXÃO PELOS ESTAGIÁRIOS). SEGUNDO O PROFESSOR SUPERVISOR ESTE É UM DESAFIO ENORME QUE SOMENTE ESPECIALISTAS PODERIAM DESENVOLVER, TRABALHAR COM ESTUDANTES EM SITUAÇÃO PRECÁRIA E PROPOR AULAS INTERATIVAS."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, ESPECIFICAMENTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO, A EDUCAÇÃO BÁSICA E A POPULAÇÃO MUNDIAL, FORAM SURPREENDIDAS COM A SUSPENSÃO DAS AULAS COM O ADVENTO DO COVID-19. PARA EVITAR AGLOMERAÇÕES, ESTUDANTES DOS DIVERSOS NÍVEIS DE ENSINO PRESENCIAL TIVERAM AS AULAS SUSPENSAS. NESTE SENTIDO OS PROFESSORES FORMADORES DAS IES E OS ESTAGIÁRIOS TIVERAM QUE ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO QUE POSSIBILITASSE FORMAÇÃO PARA OS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE MODO HAVER APROPRIAÇÃO DOS SABERES PEDAGÓGICOS DO ENSINO. NESTE SENTIDO, OS BENEFÍCIOS PARA OS LICENCIANDOS SÃO DE QUE A ATIVIDADE DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO, SOB A ÓTICA DO ALUNO, É O DA IDENTIFICAÇÃO MAIS CLARA DE SUAS OPÇÕES PARA UMA FUTURA ESCOLHA PROFISSIONAL E PARA A ORGANIZAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE SEU PERFIL DE PROFISSIONALIZAÇÃO. PIMENTA (1997) SE CONTRAPONDO A CORRENTE DE DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR, VÊ QUE CADA VEZ MAIS A SOCIEDADE ESTÁ NECESSITANDO DO TRABALHO DO PROFESSOR ENQUANTO MEDIADOR NOS PROCESSOS CONSTITUTIVOS DA CIDADANIA NOS ESTUDANTES, NESTE SENTIDO TORNA-SE IMPORTANTE UM REPENSAR A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES A PARTIR DE ANÁLISES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE COMO TEM SE REVELADO EM SUAS DEMANDAS. DO OUTRO LADO DAS DIFICULDADES DE UM ENSINO SUSPENSO PRESENCIALMENTE, ESTAVA O PROFESSOR SUPERVISOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA, AS AULAS DE MATEMÁTICA SÃO DIFÍCEIS DE ENSINAR COM OS ESTUDANTES DIARIAMENTE NA ESCOLA, REMOTAMENTE, SEM O HÁBITO DE LIDAR COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, COM POUCO CONHECIMENTO SOBRE OS RECURSOS DISPONÍVEIS E OS ESTUDANTES FICARAM MAIS DISTANTES POIS OS MEIOS DE ACESSOS ERAM LIMITADOS E QUANDO MUITO TINHAM UM APARELHO CELULAR DESATUALIZADO. DIANTE DA SITUAÇÃO DE IMPASSE, COMO OCORREU A FORMAÇÃO DE DOIS LICENCIANDOS NO PERÍODO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DE MATEMÁTICA DURANTE O ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA? O PROFESSOR EXPERIENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA, CONSIDERADO SUPERVISOR, É A PESSOA QUE PODE TOMAR DECISÕES QUANDO DE ACEITAR LICENCIANDOS EM SUAS AULAS, COM O CONSENTIMENTO DA DIREÇÃO ESCOLAR. EM UMA REUNIÃO COM OS PROFESSORES FORMADORES E OS ESTAGIÁRIOS BUSCAMOS ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO QUE ATENDESSE AS DEMANDAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO, MESMO HAVENDO OUTRA OPÇÃO PARA OS GRADUANDOS, QUE ERA ANALISAR PLANOS DE AULAS REMOTAS E VÍDEOS AULAS DISPONIBILIZADOS PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. NO ENTANTO OS ESTAGIÁRIOS MANIFESTARAM INTERESSE EM DESENVOLVER AS ATIVIDADES VIA MEET COM OS ESTUDANTES A FIM DE ADQUIRIR CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS, NESTE ARTIGO DISCUTIREMOS O ESTÁGIO SUPERVISIONADO REALIZADO COM UMA TURMA DE MAGISTÉRIO, NOMINADO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES INTEGRADO – NÍVEL MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CURITIBA – PARANÁ. O OBJETIVO DESTA INVESTIGAÇÃO É, APÓS O TÉRMINO DAS ATIVIDADES ESCOLARES NAS IES OS AUTORES SE DISPUSERAM ANALISAR O PLANEJAMENTO DAS AULAS E O RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DE MATEMÁTICA, COM O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: QUAIS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS E TECNOLÓGICOS DO CONTEÚDO (TPACK) FORAM CONSTRUÍDOS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO? PIMENTA (1997) MANIFESTA DESEJO DE QUE HAJA MOBILIZAÇÕES DOS CONHECIMENTOS APRENDIDOS E DA DIDÁTICA, NECESSÁRIOS À COMPREENSÃO DO ENSINO COMO REALIDADE SOCIAL E, QUE SE DESENVOLVA DURANTE O ESTÁGIO, A CAPACIDADE DE INVESTIGAR A PRÓPRIA ATIVIDADE PARA QUE, A PARTIR DELA, CONSTITUÍREM E TRANSFORMAREM OS SEUS SABERES-FAZERES DOCENTES, NUM PROCESSO CONTÍNUO DE CONSTRUÇÃO DE SUAS IDENTIDADES COMO PROFESSORES. O TPACK TEM COMO BASE A TEORIA DOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DO CONTEÚDO DE SHULMAN (1986, 1987) E AMPLIADO POR MISHRA E KOELHER (2006, 2009), QUE PERCEBERAM QUE AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NÃO SÃO PROJETADAS PARA A EDUCAÇÃO, NO ENTANTO É POSSÍVEL CONVERTÊ-LAS PARA O ENSINO DAS AULAS, PORÉM É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR SE ENVOLVA COM AS POSSIBILIDADES E RESTRIÇÕES DESSAS TECNOLOGIAS, A FIM DE DIRECIONÁ-LAS DE MODO CRIATIVO PARA ATENDER A OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DO CONTEÚDO ESPECÍFICO. A ÊNFASE ESTÁ EM UTILIZAR AS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO COMO FACILITADORA DA APRENDIZAGEM. PARA COMPREENDER O TPACK É NECESSÁRIO SABER AS DEFINIÇÕES ESTABELECIDAS POR SEIS TIPOS DE CONHECIMENTOS, DE ACORDO COM MISHRA E KOELHER (2006, 2009). A COMPOSIÇÃO DO TPACK SE DESTACA PELO FATO DE QUE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NECESSITA DE PROFUNDO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO E DO CONHECIMENTO QUE ENTENDE COMO OS ESTUDANTES CONSTROEM CONHECIMENTO, COMO OS CONHECIMENTOS QUE OS ESTUDANTES TRAZEM PARA A SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM PODE SER FACILITADOR OU DISFUNCIONAL PARA A TAREFA DE APRENDIZAGEM DE UM CONTEÚDO ESPECÍFICO, TENHA A CAPACIDADE DE APRENDER E SE ADAPTAR A NOVAS TECNOLOGIAS (INDEPENDENTEMENTE DE QUAIS SÃO AS TECNOLOGIAS ESPECÍFICAS) QUE SÃO IMPORTANTES, PRECISAM SABER NÃO APENAS OS CONTEÚDOS QUE ENSINAM, MAS TAMBÉM A MANEIRA COMO ESSE CONTEÚDO PODE SER MUDADO PELA APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA. NESTE SENTIDO, À MEDIDA QUE OCORRE A POPULARIZAÇÃO DA TECNOLOGIA, O TPACK, DEVE SER DISCUTIDO, APLICADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MODO HAVER INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM REQUER UM ENTRELAÇAMENTO CUIDADOSO DE TODAS TRÊS FONTES PRINCIPAIS DE CONHECIMENTO: TECNOLOGIA, PEDAGOGIA E CONTEÚDO. OS TRÊS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS E TECNOLÓGICOS DO CONTEÚDO É A BUSCA QUE FAZ NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, ELO ENTRE A FORMAÇÃO E A SALA DE AULA. BARDIN (2011) FALA DA REGRA DA REPRESENTATIVIDADE NA QUAL A ANÁLISE DE UMA AMOSTRA PODE SER EFETUADA DESDE QUE O MATERIAL SEJA ÚTIL AOS OBJETIVOS ESTABELECIDOS NA INVESTIGAÇÃO, ASSIM SE A AMOSTRA FOR UMA PARTE REPRESENTATIVA DO UNIVERSO INICIAL, OS RESULTADOS OBTIDOS DESTA AMOSTRA SERÃO GENERALIZADOS. A ILUSTRAÇÃO DADA PELA AUTORA É DE QUE A COSTUREIRA, PARA QUE POSSA FAZER IDEIA DE UMA PEÇA DE TECIDO COM FLORES, TEM NECESSIDADE DE UMA AMOSTRA MAIOR DESSE TECIDO DO QUE AQUELA QUE SERIA NECESSÁRIA PARA TER A IDEIA DE UM TECIDO LISO. NESTE SENTIDO, SERIAM NECESSÁRIOS UM CONJUNTO DE AULAS MINISTRADAS POR EXEMPLO UM TRIMESTRE, PORÉM UM TOTAL DE OITO AULAS É POSSÍVEL PERCEBER AS CARACTERÍSTICAS DO TPACK. ANALISAMOS NOS QUATRO RELATÓRIOS ENCONTRAR O PK, O PCK E O TCK PARA DAR CONTINUIDADE AO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO TPACK. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE SEGUNDO CONSTA NO RELATÓRIO DOS ESTAGIÁRIOS, AS AULAS MINISTRADAS HOUVE INTERESSE E PARTICIPAÇÃO DE TODAS AS ALUNAS. A CONSTRUÇÃO DO EXERCÍCIO DE HOMOTETIA, POR SER UM POUCO COMPLEXO, PRECISARIA DE UM ACOMPANHAMENTO E TEMPO MAIOR, NÃO CONSEGUIMOS MENSURAR SE OBJETIVO DO EXERCÍCIO FOI ALCANÇADO POIS AS ALUNAS NÃO ENVIARAM SUAS RESPOSTAS PARA O PROFESSOR CONFORME COMBINADO. AS PARTICIPAÇÕES NAS AULAS E OS COMENTÁRIOS DAS PRÓPRIAS ALUNAS EVIDENCIAM QUE HOUVE APRENDIZADO DE ALGO NOVO, E, PORTANTO, AVALIO QUE O OBJETIVO FOI ATINGIDO. AO VERIFICAR QUE O QUÓRUM SE MANTEVE AO LONGO DAS SEMANAS, ENTENDEMOS QUE CONSEGUIMOS MOTIVAR AS ALUNAS A PARTICIPAR. NO FINAL DA AULA HOUVE UMA REFLEXÃO A RESPEITO DA FORMA COMO OS LICENCIANDOS PARTICIPARAM DA AULA, EMBORA AS DIFICULDADES FOSSEM MUITO GRANDES. UMA SENHORA COM MAIS DE 60 ANOS E OUTRA COM 45 PARTICIPARAM DA AULA DE POSSE DE UM CELULAR, ISTO DIFICULTA A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS, MESMO ASSIM TIVERAM MUITA PACIÊNCIA PARA EXPLICAR OS CONTEÚDOS E REPETIU DIVERSAS VEZES BUSCANDO DESENVOLVER O LETRAMENTO MATEMÁTICA (TERMO UTILIZADO NA REFLEXÃO PELOS ESTAGIÁRIOS). SEGUNDO O PROFESSOR SUPERVISOR ESTE É UM DESAFIO ENORME QUE SOMENTE ESPECIALISTAS PODERIAM DESENVOLVER, TRABALHAR COM ESTUDANTES EM SITUAÇÃO PRECÁRIA E PROPOR AULAS INTERATIVAS.

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