DURANTE A PASSAGEM MUNDIAL PELA PANDEMIA, O ENSINO REMOTO SURGE COMO ESTRATÉGIA QUE POSSIBILITA A CONTINUAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM. TENDO EM VISTA ISTO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ABORDAR A IMPORTÂNCIA E CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO REMOTO PARA O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DURANTE O CENÁRIO PANDÊMICO OBSERVADO DURANTE O ESTÁGIO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), QUE OCORREU NO COLÉGIO MILITAR DO ESTADO DO TOCANTINS- UNIDADE VI, NAS TURMAS DE 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO. DURANTE ESSE MÓDULO DESAFIADOR, FOI UM MOMENTO DE GRANDE APRENDIZAGEM, TANTO PARA OS ESTÁGIARIOS, COMO TAMBÉM PARA OS PROFESSORES E TODO CORPO ESCOLAR, VISTO QUE O USO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS JUNTO AO ENSINO PRESENCIAL, PODE SER UMA ÓTIMA ESTRATÉGIA NA BUSCA DA QUEBRA MÁXIMA DE DESIGUALDADE, UTILIZANDO ADEQUAÇÕES DE INCLUSÃO. NA ETAPA DE REGÊNCIA FOI UTILIZADO O GOOGLE MEET PARA REALIZAÇÃO DAS AULAS, FERRAMENTA QUE DISPONIBILIZOU O CONTATO ENTRE OS PROFESSORES E ALUNOS, PARA INTERAÇÃO, RESOLUÇÃO DE ROTEIROS, APRESENTAÇÃO DOS SLIDES E EXPLICAÇÃO SOBRE O OBJETO DE CONHECIMENTO. ANALISANDO PELO LADO DE QUE ESSA EXPERIÊNCIA ÚNICA E DESAFIADORA VIVIDA POR TODOS, PODE SE TORNAR HABITUAL A PARTIR DESSA REALIDADE, O USO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS JUNTO AO ENSINO PRESENCIAL, PODE SER UMA ÓTIMA ESTRATÉGIA NA BUSCA DA QUEBRA MÁXIMA DE DESIGUALDADE, UTILIZANDO ADEQUAÇÕES DE INCLUSÃO.