OS MÓDULOS COLETIVOS SÃO OS ESPAÇOS TEMPO DE FORMAÇÃO E TRABALHO PEDAGÓGICO CONJUNTO ENTRE PROFESSORES, COORDENADORES E GESTORES, SENDO ESSENCIAIS NA EFETIVAÇÃO DO PROCESSO EDUCATIVO, PRESSUPONDO A ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS QUE SE ADEQUEM A REALIDADE LOCAL BEM COMO A ARTICULAÇÃO INTERDISCIPLINAR VOLTADA PARA A SIGNIFICAÇÃO DO ENSINO. DADO ESTE PAPEL CENTRAL DOS MOMENTOS COLETIVOS, É POSSÍVEL COMPREENDER QUE PODEM CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DOS FUTUROS DOCENTES, JÁ QUE OS INTEGRAM AO AMBIENTE E À ROTINA ESCOLAR, EVIDENCIANDO TODO O PROCESSO BUROCRÁTICO EXISTENTE NA PROFISSÃO DOCENTE, QUE VAI MUITO ALÉM DA SALA DE AULA. E A FIM DE OBSERVAR O PAPEL FORMATIVO DESTES MOMENTOS, FORAM ACOMPANHADOS OS MÓDULOS COLETIVOS DE UMA INSTITUIÇÃO ESTADUAL DE ENSINO DA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS, A PARTIR DOS QUAIS FORAM REALIZADAS DISCUSSÕES E REFLEXÕES. A PARTIR DISSO, CONSTATOU-SE A INFLUÊNCIA DOS MÓDULOS SOBRE OS BOLSISTAS DO PIBID, UMA VEZ QUE OS TEMAS E DEBATES APRESENTADOS, MODIFICARAM AS PERCEPÇÕES E OPINIÕES DOS BOLSISTAS ACERCA DA EDUCAÇÃO E DO FUNCIONAMENTO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR, ALÉM DE AJUDAR A ESTABELECER UM PENSAMENTO CRÍTICO ACERCA DO PAPEL DOCENTE E DA ESTRUTURAÇÃO DO ENSINO NA ATUALIDADE, QUE TEM PASSADO POR DIVERSAS MODIFICAÇÕES EM VIRTUDE DA PANDEMIA.