ESTE ESTUDO, CONSTRUÍDO A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, TEVE COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA CAMPO, SUA IMPORTÂNCIA PARA A VALORIZAÇÃO DO RACIOCÍNIO LÓGICO E CRÍTICO E FORMAÇÃO DOCENTE. A ATUAÇÃO NO SUBPROJETO MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA, VEIO COMPLEMENTAR OS SABERES PERTINENTES A PROFISSÃO DOCENTE. O SABER PRÁTICO, AINDA NA FORMAÇÃO INICIAL, FAVORECE UMA PREPARAÇÃO MAIS ATIVA, INVESTIGATIVA E REFLEXIVA EM RELAÇÃO ÀS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER, FORTALECENDO ASSIM OS VÍNCULOS COM O COTIDIANO ESCOLAR. TRATOU-SE DE UM ESTUDO DE ABORDAGEM QUALITATIVA DOS DADOS, QUE FORAM COLETADOS NA OBSERVAÇÃO DO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM, NO PLANEJAMENTO COM A PROFESSORA PRECEPTORA, NA VALIDAÇÃO COM OS PROFESSORES ORIENTADORES E REGÊNCIA. OS RESULTADOS DÃO INDÍCIOS DE QUE A METODOLOGIA MODELAGEM MATEMÁTICA, MEDIADA POR FERRAMENTAS DIGITAIS, VALORIZOU OS SABERES MATEMÁTICOS VINCULADOS ÀS SITUAÇÕES DO COTIDIANO, ESTIMULOU A INVESTIGAÇÃO, ARGUMENTAÇÃO, REPRESENTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS IMPORTANTES AOS SUJEITOS DA ESCOLA CAMPO E AOS RESIDENTES.