NO PRESENTE RELATO SERÁ FEITA A EXPOSIÇÃO DAS AULAS MINISTRADAS NOS SEGUNDOS ANOS DO ENSINO MÉDIO (2º A E 2º D) NA ESCOLA ESTADUAL DR. JOÃO MARCIANO DE ALMEIDA, LOCALIZADA NA CIDADE DE FRANCA – SÃO PAULO, COM A INTENÇÃO DE DESCREVER COMO FOI A NOSSA EXPERIÊNCIA COMO ESTUDANTES DO 4º SEMESTRE DO CURSO DE LETRAS DA UNI-FACEF, E PARTICIPANTES DO PIBID 2020-2022, DIANTE DESSE PRIMEIRO CONTATO COM A DOCÊNCIA. INICIALMENTE TRAREMOS A SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE FOI ORGANIZADA E UTILIZADA NO DECORRER DAS AULAS, A QUAL ABORDAVA O TEMA FATO X OPINIÃO POR MEIO DE OBRAS DO ROMANTISMO BRASILEIRO. EM DECORRÊNCIA DA INFLUÊNCIA DAS NOTÍCIAS FALSAS CAUSADAS PELAS REDES SOCIAIS ESCOLHEMOS O TEMA EM QUESTÃO, VISANDO AS COMPETÊNCIAS EXIGIDAS PELO CURRÍCULO PAULISTA. OS OBJETIVOS DA SEQUÊNCIA: ENTENDER A DIFERENÇA ENTRE FATO E OPINIÃO, IDENTIFICAR O QUE É FATO E O QUE É OPINIÃO, COMPREENDER O CONTEXTO HISTÓRICO DAS OBRAS DO ROMANTISMO. PARA ABORDARMOS O TEMA FATO E OPINIÃO UTILIZAMOS O GÊNERO JORNALÍSTICO, O PERÍODO LITERÁRIO ROMANTISMO E SUAS OBRAS. EM SEGUIDA RELATAREMOS COMO FOI O DESDOBRAMENTO DAS AULAS E A INTERAÇÃO COM OS ESTUDANTES (A QUAL FOI FEITA DE DUAS MANEIRAS, VISTO QUE AS SALAS ESTÃO SENDO DIVIDIDAS ENTRE ENSINO ONLINE E PRESENCIAL). POR FIM, MOSTRAREMOS OS RESULTADOS DE NOSSAS AULAS ATRAVÉS DOS EXERCÍCIOS PASSADOS AO LONGO DA INTERVENÇÃO, E O FEEDBACK DOS ALUNOS A RESPEITO DAS APRENDIZAGENS ADQUIRIDAS, ALÉM DISSO A OPINIÃO DESTES SOBRE OS DOCENTES EM QUESTÃO, O QUE FOI DE GRANDE VALIA PARA NOSSA VIDA PROFISSIONAL.