OS CURSOS DE LICENCIATURA DA CONTEMPORANEIDADE APRESENTAM PROBLEMAS NA PREPARAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM DIFERENTES ÂMBITOS. PARA LIMA (2015), EXISTE UMA DICOTOMIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA, FAZENDO COM QUE O LICENCIANDO APRESENTE DIFICULDADE EM APLICAR A INTEGRAÇÃO E A INTERDISCIPLINARIDADE DE SABERES EM SUA PRÁTICA DOCENTE, REPERCUTINDO NO ATENDIMENTO DAS EXPECTATIVAS SOCIAIS VIGENTES. PARA MESQUITA, RIBEIRO E LIMA (2015), A PREDOMINÂNCIA DA SUPERVALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ESPECÍFICO EM DETRIMENTO DOS SABERES PEDAGÓGICOS REVELA QUE OS CURSOS DE LICENCIATURA SÃO FORMADOS PRINCIPALMENTE POR BACHARÉIS, PESQUISADORES DE SUAS ÁREAS TÉCNICAS E QUE TÊM POUCO CONHECIMENTO SOBRE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ASSIM COMO SEUS DESDOBRAMENTOS. COM ISSO, O LICENCIANDO, FORMADO ATUALMENTE PELAS UNIVERSIDADES, APRESENTA SABERES MUITO PRÓXIMOS DAQUELES TRABALHADOS NOS BACHARELADOS “VASTO CONHECIMENTO DOS CONTEÚDOS SEM VINCULAÇÃO COM A PRÁTICA ESCOLAR” (MESQUITA; RIBEIRO; LIMA, 2015, P. 47). POR OUTRO LADO, O POUCO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NOS PROCESSOS FORMATIVOS DE LICENCIANDOS AUMENTA A DEFASAGEM CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA, INCREMENTANDO, CONSEQUENTEMENTE, A DESIGUALDADE DE ACESSO AO USO. CARACTERIZA UM PREJUÍZO PARA O DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÕES E PREPARAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES PARA ATUAREM NAS ESCOLAS (FAGUNDES, 2009). ESSA FALTA DE PREOCUPAÇÃO COM A INTEGRAÇÃO DAS TDICS NOS PROCESSOS FORMATIVOS DESENCADEIA OUTRO PROBLEMA MARCANTE NA ATUAÇÃO DO PROFESSOR: “A PRÁTICA DOCENTE NÃO GARANTE UMA TRANSFORMAÇÃO PEDAGÓGICA E INTEGRADORA DE FATO, APENAS REFORÇA UMA PRÁTICA VIGENTE” (LIMA, 2014, P. 29). O USO DAS TDICS NA PRÁTICA DOCENTE É COERENTE COM OS PENSAMENTOS PEDAGÓGICOS DO PROFESSOR. COM A PROPOSTA DE DIMINUIR O IMPACTO DESSA PROBLEMÁTICA, A UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) CRIOU A DISCIPLINA TECNODOCÊNCIA COMO UMA FORMA DE BUSCAR O DIÁLOGO ENTRE INTERDISCIPLINARIDADE E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS), POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS AUTORAIS DIGITAIS EDUCACIONAIS (MADES) PELOS LICENCIANDOS, UMA VEZ QUE É OFERTADA A TODAS AS CATORZE LICENCIATURAS. CONSIDERANDO-SE A DEFINIÇÃO DE MADE COMO TODO E QUALQUER MATERIAL EDUCACIONAL DESENVOLVIDO POR UM APRENDIZ, DOCENTE OU DISCENTE, UTILIZANDO UM EQUIPAMENTO DIGITAL CONECTADO OU NÃO À REDE DE INFORMAÇÕES COM CRIAÇÃO, PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO, REFLEXÃO E AVALIAÇÃO DESENVOLVIDOS INDIVIDUALMENTE OU EM GRUPO COMO PROCESSO OU PRODUTO DE ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO (LIMA; LOUREIRO, 2016), PERGUNTA-SE: DE QUE FORMA O DESENVOLVIMENTO DE MADES INTERDISCIPLINARES POR LICENCIANDOS, ATIVOS EM PROCESSO FORMATIVO, INFLUENCIA NA COMPREENSÃO QUE TRAZEM SOBRE DOCÊNCIA? O OBJETIVO DA PESQUISA É, PORTANTO, ANALISAR COMO O DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS AUTORAIS DIGITAIS EDUCACIONAIS (MADES) INTERDISCIPLINARES INFLUENCIA NA COMPREENSÃO QUE LICENCIANDOS APRESENTAM SOBRE DOCÊNCIA AO CURSAREM A DISCIPLINA TECNODOCÊNCIA. DESENVOLVEU-SE UMA PESQUISA COM BASE METODOLÓGICA EM ESTUDO DE CASO. A UNIDADE DE ANÁLISE É COMPOSTA POR DOIS (2) GRUPOS INTERDISCIPLINARES DE ESTUDANTES FORMADOS POR DOIS (2) INTEGRANTES NO GRUPO 1 (G1) E CINCO (5) INTEGRANTES NO GRUPO 2 (G2), ORIUNDOS DE DIFERENTES CURSOS DE LICENCIATURA E UM CURSO DE BACHARELADO DA UFC, PARTICIPANTES DA DISCIPLINA TECNODOCÊNCIA NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018. A PESQUISA É CONCEBIDA EM TRÊS (3) ETAPAS: PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES, COLETA E ANÁLISE DE DADOS. NA PRIMEIRA ETAPA, SÃO DESENVOLVIDOS OS PROTOCOLOS E OS INSTRUMENTOS DE COLETA E ANÁLISE DE DADOS. SÃO ESTABELECIDAS, AINDA, AS ESTRATÉGIAS E A POLÍTICA DE ARMAZENAMENTO DE INFORMAÇÕES A SEREM UTILIZADOS NO DECORRER DA PESQUISA. NA SEGUNDA ETAPA, É REALIZADA A COLETA DE DADOS EM DUAS (2) FASES POR MEIO DA AVERIGUAÇÃO: DOS CONHECIMENTOS PRECEDENTES QUE OS LICENCIANDOS APRESENTAM SOBRE DOCÊNCIA; E, DA COMPREENSÃO DE DOCÊNCIA A PARTIR DOS RELATÓRIOS DOS MADES. NA TERCEIRA ETAPA É REALIZADA A ANÁLISE DE DADOS. DESENVOLVIDA COM BASE NA INTERPRETAÇÃO DOS DISCURSOS UTILIZADOS PELOS GRUPOS INTERDISCIPLINARES, UTILIZA AS RESPOSTAS DOS LICENCIANDOS NO QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM E NOS ROTEIROS DOS MADES. É DESENVOLVIDA UMA TRIANGULAÇÃO METODOLÓGICA, FAVORECENDO A COMPARAÇÃO DAS INFORMAÇÕES NOS DIFERENTES INSTRUMENTOS DA PESQUISA E NO REFERENCIAL TEÓRICO UTILIZADO, A FIM DE VERIFICAR AS CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS DAS INTERPRETAÇÕES DE FORMA LINEAR (STAKE, 2010). PARA AUXILIAR ESSE PROCESSO, UTILIZAM-SE OS PROCEDIMENTOS PROPOSTOS PELA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA (MORAES; GALIAZZI, 2011) COM UTILIZAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA RECURSIVA COMPOSTA POR CINCO (5) FASES: UNITARIZAÇÃO, CATEGORIZAÇÃO, DESCRIÇÃO, INTERPRETAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO. OS FOCOS DE ANÁLISE SE PAUTAM EM TRÊS (3) CATEGORIAS: CENTRALIZAÇÃO DA AÇÃO DOCENTE, ASPECTOS DIDÁTICO-METODOLÓGICOS DA COMPREENSÃO SOBRE DOCÊNCIA E INTERDISCIPLINARIDADE. CONSTATOU-SE QUE, NO QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM, A PERSPECTIVA DE DOCÊNCIA SE PAUTAVA NO TRABALHO ISOLADO DO PROFESSOR, COM ÊNFASE EM SUA ESPECIALIDADE, CARACTERIZANDO, CONFORME AFIRMA JAPIASSU (2006), UM TERRITÓRIO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO PAUTADO NA COMPARTIMENTALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO, DIANTE DE ILHAS EPISTEMOLÓGICAS. COM O DESENVOLVIMENTO DOS MADES, ESSA PERSPECTIVA SOFREU MUDANÇAS DIANTE DA NECESSIDADE DO ESTABELECIMENTO DE PARCERIAS ENTRE OS LICENCIANDOS, COM APRENDIZAGENS MÚTUAS EM RELAÇÃO AOS CONHECIMENTOS DE CADA ÁREA. A PARTIR DE UMA TEMÁTICA COMUM, OS LICENCIANDOS CONSEGUIRAM APROXIMAR E INICIAR UM PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE UMA DISCIPLINA EM OUTRA COM A PRODUÇÃO DE UM PRODUTO COMUM A TODAS ELAS. FOCOU-SE, PORTANTO, NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E TÉCNICAS QUE FAVORECERAM A COMPREENSÃO DOS SABERES DE DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO, POR MEIO DO INTERCÂMBIO DE RELAÇÕES ENTRE OS PARTICIPANTES. DE ACORDO COM LIMA (2014), ESSE TIPO DE EXPERIÊNCIA PRECISA SER INCORPORADA NOS PROCESSOS FORMATIVOS DOS LICENCIANDOS DE TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO, NÃO SÓ EM UMA DISCIPLINA, MAS EM DIFERENTES ESCOPOS DIANTE DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO QUE SE COMUNIQUEM MUTUAMENTE E POSSIBILITEM QUE OS LICENCIANDOS VIVENCIEM EXPERIÊNCIAS QUE CONTRIBUAM PARA UMA NOVA COMPREENSÃO DE DOCÊNCIA, POR MEIO DE POSSIBILIDADES DE CRIAÇÃO E INOVAÇÃO DIDÁTICO-METODOLÓGICAS, PARA ALÉM DO SIMPLES USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS.