ESTE ESTUDO APRESENTA UMA BREVE EXPLICAÇÃO SOBRE O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA
EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR), QUE SERIA UM PROGRAMA LANÇADO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO
DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), A PARTIR DO DECRETO N° 6.775, DE JANEIRO DE 2009, POSTO EM
PRÁTICA EM MAIO DESSE MESMO ANO. COMPÕE A PESQUISA QUE ESTÁ EM ANDAMENTO “PERCURSOS FORMATIVOS
E ECOLOGIAS SOCIAIS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA BAIXADA FLUMINENSE - RJ”. AQUI PRETENDEMOS
EXPLICAR A CRIAÇÃO DO PROGRAMA CRIADO PELO GOVERNO FEDERAL, O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE
PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR), JUNTAMENTE COM A COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE
PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). NO PROJETO DO ANO I, NOSSO FOCO ESTEVE VOLTADO EM COMPREENDER
A FORMAÇÃO DAS MULHERES-PROFESSORAS NO ENSINO SUPERIOR E SUA EXPERIÊNCIA NO CHÃO DA ESCOLA. A PARTIR
DISTO, DEMOS CONTINUIDADE SEQUENCIANDO O ANO II DO PROJETO, QUE TEVE O OBJETIVO DIRECIONADO POR
CONSIDERAR NA FORMAÇÃO, AS REDES DE APOIO A ESSAS MULHERES-PROFESSORAS E COMO ELAS TÊM REALIZADO SEUS
PERCURSOS FORMATIVOS AOS SEUS MÚLTIPLOS PAPÉIS SOCIAIS. DESSA FORMA, O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TRABALHO
É DAR CONTINUIDADE AO ANO 2 DO PROJETO E DESCREVER O QUE FOI ESTUDADO E PESQUISADO COMO CONTINUIDADE
NO PERÍODO DE 2020.1 E 2020.2 ATÉ O PRESENTE MOMENTO, A RESPEITO DO PROGRAMA NA FORMAÇÃO PESSOALPROFISSIONAL DAS MULHERES-PROFESSORAS DO PARFOR-UFRRJ, OS IMPACTOS DECORRENTES DESSE PROCESSO
FORMATIVO E POR CONSIDERAR SUAS REDES DE APOIO DURANTE ESSE PERÍODO, REDES ESSAS QUE PODEM PERMITIR
QUE A PESSOA SE SINTA AMPARADA NO MOMENTO EM QUE PRECISA DE APOIO E POSSA CONCILIAR COM SUAS
ATIVIDADES ACADÊMICAS E PROFISSIONAIS. COMO AS MULHERES-PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL TEM
REALIZADO SEUS PERCURSOS FORMATIVOS EM MEIO AOS SEUS MÚLTIPLOS PAPÉIS SOCIAIS? NESSA DIREÇÃO
OBJETIVAMOS OBSERVAR ALGUNS DESSES PERCURSOS, RECORRENDO AO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE
PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR- PEDAGOGIA, UFRRJ). O PROGRAMA TEM CARACTERÍSTICA PELO
ALCANCE DE CORRIGIR AS DESIGUALDADES E EFETIVAR DIREITOS A SEGMENTOS DA SOCIEDADE HISTORICAMENTE
EXCLUÍDOS DA PARTICIPAÇÃO DE ALGUNS BENS, OPORTUNIDADES E EDUCAÇÃO, E VEM TRAVANDO O DIÁLOGO COM O
ESPAÇO ACADÊMICO E ESCOLAR. O OBJETIVO ACIMA DESTACADO, SE ENCONTRA VINCULADO AO PROJETO GUARDA-CHUVA,
ACIMA REFERENCIADO. FOCAMOS EM COMO ESSA FORMAÇÃO DIALOGA COM A ESCOLA PÚBLICA, A FORMAÇÃO
PESSOAL-PROFISSIONAL DAS MULHERES-PROFESSORAS, EM SUAS CORRELAÇÕES DE FORÇA E PODER. A PESQUISA VEM
SE CONSOLIDANDO COM O MAPEAMENTO DOS SUJEITOS (MULHERES-PROFESSORAS) QUE BUSCAM, OU BUSCARAM SUA
FORMAÇÃO JUNTO AO PARFOR/UFRRJ/NI, ENTRE ATIVAS E EGRESSAS. NESSE SENTIDO, A LOCALIZAÇÃO DAS
MESMAS, EM SUA CARTOGRAFIA - SUAS UNIDADES ESCOLARES NAS REDES MUNICIPAL, E ESTADUAL DE ENSINO DA
BAIXADA FLUMINENSE E REGIÃO METROPOLITANA, COMPÕEM O CENÁRIO DO ANO 1 DO PROJETO, SEQUENCIADO NO
ANO 2, POR CONSIDERAR NA FORMAÇÃO, AS REDES DE APOIO A ESSAS MULHERES-PROFESSORAS. O APOIO TEÓRICOMETODOLÓGICO, SE LOCALIZOU EM ALGUNS MÉTODOS DE MAPEAMENTO E CATALOGAÇÃO DOS ACESSOS E PERMANÊNCIA
DE MULHERES-PROFESSORAS NO CURSO DE PEDAGOGIA PARFOR/UFRRJ; ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS A ELAS
DIRECIONADAS; LOCALIZAÇÃO DAS ESTUDANTES ATIVAS, EGRESSAS E CONCLUINTES, PELA ORGANIZAÇÃO EM PLANILHAS
DO EXCEL, ORIUNDAS DOS DADOS DO PROGRAMA PARFOR NA UFRRJ; QUESTIONÁRIO SEMI-ESTRUTURADO VIA
GOOGLE FORMS; ASSIM COMO, ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS REALIZADAS EM DEZEMBRO DE 2019, ANTES DO
INÍCIO (MARÇO-2019) E ATUAL PERÍODO PANDÊMICO, BEM COMO, REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, LEITURAS E ESTUDOS
ESPECÍFICOS À REDES DE APOIO EM JULIANO, YUNES (2014), E MENESES (2007). EM CURSO DE CONCLUSÕES,
DESTACAMOS QUE O PROGRAMA EM SUA DÉCADA DE EXISTÊNCIA (2009-2019), NA UFRRJ, PROPORCIONOU O
INGRESSO DE EDUCADORES DA REDE PÚBLICA FUNDAMENTAL DE ENSINO, EM SUA MAIORIA, MULHERES, NEGRAS, MÃES,
COM E SEM COMPANHEIROS (AS), COM FAIXA ETÁRIA EM TORNO DOS 30 ANOS, ARRIMO, DISTANCIADAS DA CULTURA
UNIVERSITÁRIA, E, EM MAIORIA, A PRIMEIRA GERAÇÃO A CURSAR O ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E FEDERAL, EM SEU
PRÓPRIO TERRITÓRIO DE MORADIA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL. OBSERVA-SE O AVANÇO NA OCUPAÇÃO DE CARGOS DE
GESTÃO E OU COORDENAÇÃO PÚBLICAS, E O INGRESSO NA PÓS-GRADUAÇÃO LATO E STRICTO SENSO, TENDO INFERÊNCIAS
PARA MUDANÇAS NA REALIDADE CULTURAL, SOCIOECONÔMICA E EDUCACIONAL, DELAS PRÓPRIAS, E DA PONTA, O CHÃO
DA ESCOLA PÚBLICA ONDE ATUAM. AQUI AS REDES DE APOIO ULTRAPASSAM O PLANO INDIVIDUAL DE PARENTALIDADE,
E SE ALARGAM, ENGENDRANDO OUTROS ESPAÇOS INTERINSTITUCIONAIS, MESMO QUE FORÇOSAMENTE. NO CASO, AS
MULHERES-PROFESSORAS DO PARFOR, TECERAM DURANTE A FORMAÇÃO, O ENFRENTAMENTO DAS DIFICULDADES DO
INGRESSO A UNIVERSIDADE COM SEUS CONCEITOS ESTABELECIDOS, SUAS CERTEZAS FORAM QUESTIONADAS PARA QUE
PUDESSEM ADQUIRIR NOVOS CONHECIMENTOS E QUEBRAR PARADIGMAS. AGRADECEMOS AOS PROGRAMAS DE
INCENTIVO À FORMAÇÃO E A INICIAÇÃO À PESQUISA, COMO TAMBÉM SENDO REDES DE APOIO NECESSÁRIAS A UMA
SOCIEDADE MAIS EQUÂNIME, JUSTA, PLURAL E DEMOCRÁTICA. AS REDES DE APOIO PODEM SER CONSIDERADAS COMO
RELAÇÕES QUE SOCIAIS SAUDÁVEIS QUE PERMITE UMA PESSOA SE SENTIR CUIDADA E FAZER PARTE DE UM VÍNCULO
ENTRE PESSOAS QUE OFERECE APOIO EM GRANDE PARTE SOLIDÁRIO E PRIVADO. ATRAVÉS DESSE ESTUDO FOI POSSÍVEL
ENXERGAR UM DÉFICIT QUANTO A ESSAS REDES E QUE A FALTA DELAS IMPLICA NOS PERCURSOS FORMATIVOS DAS
PROFESSORAS ESTUDANTES DO PARFOR, A FALTA DE UMA REDE DE APOIO SÓLIDA E DE CARÁTER PÚBLICO PARA ESSAS
MULHERES, PODE TORNAR ESSE CAMINHO UM POUCO MAIS DIFICULTOSO, É NECESSÁRIO QUE ELAS ULTRAPASSEM ESSE
ÂMBITO SOLIDÁRIO PARA O PÚBLICO.
PALAVRAS-CHAVE: REDES DE APOIO - MULHERES-PROFESSORAS, FORMAÇÃO SUPERIOR INICAL-CONTINUADA -
PARFOR PEDAGOGIA UFRRJ.
REFERÊNCIAS
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BRASIL. DECRETO N° 6.755, DE 29 DE JANEIRO DE 2009. INSTITUI A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE
PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DISCIPLINA A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE
APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES NO FOMENTO A PROGRAMAS DE FORMAÇÃO INICIAL
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