INTERLIGANDO EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE, É POSSÍVEL APLICAR DIVERSAS METODOLOGIAS PARA ENSINAR E SENSIBILIZAR OS ESTUDANTES. A IMPLEMENTAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS COMO DESENHOS MOSTRA-SE ESSENCIAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O PROJETO TEVE COMO OBJETIVO A UTILIZAÇÃO DE DESENHOS COMO UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA E PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO COLÉGIO ESTADUAL LEÔNIDAS GONÇALVES DUARTE. AS TURMAS TRABALHADAS FORAM 6º, 7º E 8º TOTALIZANDO 267 ESTUDANTES, O PROJETO TEVE TRÊS ETAPAS: A PRIMEIRA FOI UM VÍDEO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SEGUNDA ETAPA ESCOLHA DO MELHOR DESENHO E A TERCEIRA ETAPA ARMAZENAMENTO DO MATERIAL NA BIBLIOTECA. NO DESENHO DOIS HOUVE A DIVISÃO DO MESMO EM DOIS MOMENTOS O PRIMEIRO COM UM COMENTÁRIO ESCRITO “ANTES” COM ÁRVORES FRONDOSAS, FLORES E UM RIO COM DIVERSOS PEIXES SORRINDO E O SEGUNDO MOMENTO COM O COMENTÁRIO “DEPOIS” AS ÁRVORES QUE ANTES ERAM FRONDOSAS AGORA SE ENCONTRAM CORTADAS, NÃO TÊM MAIS FLORES E O RIO AGORA SE ENCONTRA POLUÍDO. OS ESTUDANTES POSSUEM UMA VISÃO CLARA A RESPEITO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS ENCONTRADOS NA SOCIEDADE, POIS OCORRE A DIVISÃO DO DESENHO EM DOIS MOMENTOS SEM DEGRADAÇÃO DO AMBIENTE E COM DEGRADAÇÃO DO AMBIENTE POR MEIO DA AÇÃO DO HOMEM.