SOUZA, Maria Caiane Lino De et al.. Evasão escolar e participação no ensino remoto. Anais do VIII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/84754>. Acesso em: 23/11/2024 16:25
O PRESENTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE A DISCUSSÃO A RESPEITO DA EVASÃO ESCOLAR E DA PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NA ESCOLA NUM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO, TENDO COMO OBJETO DE ESTUDO AS TURMAS DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL NO SUL DE MINAS GERAIS. FORAM COLETADOS DADOS DA EVASÃO DOS ALUNOS NA REFERENTE ESCOLA NOS ANOS DE 2017, 2018 E 2019 E, POR MEIO DE ANÁLISE QUANTITATIVA, ESSES VALORES FORAM COMPARADOS À PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NOS TRÊS PRIMEIROS BIMESTRES DO ANO DE 2021. APÓS COMPARAÇÃO DOS DADOS, FOI POSSÍVEL PERCEBER O MODO COMO O AFASTAMENTO DOS JOVENS DO AMBIENTE ESCOLAR FOI ACENTUADO APÓS A NECESSIDADE DO ISOLAMENTO SOCIAL E, TAMBÉM EM DECORRÊNCIA DELE, O CONTATO ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA FOI MUITO REDUZIDO, DE MODO QUE NÃO FOI POSSÍVEL APONTAR COM CERTEZA AS RAZÕES PELAS QUAIS OS ALUNOS ABANDONARAM A ESCOLA.