A ASTRONOMIA TEM SE MOSTRADO RELEVANTE TEMA GERADOR PARA DESPERTAR O INTERESSE E PROMOVER O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ESTE TRABALHO RELATA O DESENVOLVIMENTO DE DUAS ATIVIDADES NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), POR LICENCIANDOS DO CURSO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO", CÂMPUS DE BAURU – SP, DURANTE O PERÍODO DE ENSINO REMOTO, EM RAZÃO DA PANDEMIA DA COVID-19. A PRIMEIRA ATIVIDADE, FOI CONCEBIDA USANDO A METODOLOGIA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E PRIORIZOU ASPECTOS DA HISTÓRIA DA ASTRONOMIA, PARA INTRODUZIR O ESTUDO DA CINEMÁTICA EM QUE O MOVIMENTO DOS CORPOS CELESTES FORAM USADOS PARA SE ABORDAR OS CONCEITOS DE REFERENCIAL, DE REPOUSO E DE MOVIMENTO; O USO DE SIMULADORES CONTRIBUIU PARA ALCANÇAR ESTE OBJETIVO E A ATIVIDADE CONTEMPLOU TAMBÉM A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO CONCEITUAL SOBRE O ASSUNTO. A SEGUNDA ATIVIDADE FOI A PREPARAÇÃO DA PALESTRA INTITULADA FORMAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA SOLAR E MUNDOS POTENCIALMENTE HABITÁVEIS, QUE FOI MINISTRADA PELA PLATAFORMA GOOGLE MEET. NA PALESTRA HOUVE IMPORTANTE PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO QUE SE MOSTRARAM CURIOSOS E INTERESSADOS, CONFIRMANDO O POTENCIAL DO ASSUNTO PARA DESPERTAR INTERESSE E ENGAJAR OS ESTUDANTES. A PREPARAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DAS DUAS ATIVIDADES PROPORCIONARAM IMPORTANTE APRENDIZADO PARA TODOS OS ENVOLVIDOS, EM PARTICULAR PARA OS LICENCIANDOS, SOBRE AS DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DO ENSINO REMOTO. O MATERIAL PRODUZIDO ESTÁ DISPONÍVEL PARA USO, PELOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PARCEIRAS, EM OUTRAS OPORTUNIDADES, POR EXEMPLO COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL, NO FUTURO BREVE.