Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ASTRONOMIA COMO TEMA MOTIVADOR PARA O ENSINO DE FÍSICA: UMA POSSIBILIDADE PARA DESPERTAR A CURIOSIDADE DOS ESTUDANTES EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO

Palavra-chaves: ASTRONOMIA, ENSINO, FÍSICA, PALESTRA, Pôster (PO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84636
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 444
    "inscrito_id" => 1841
    "titulo" => """
      ASTRONOMIA COMO TEMA MOTIVADOR PARA O ENSINO DE \r\n
      FÍSICA: UMA POSSIBILIDADE PARA DESPERTAR A CURIOSIDADE \r\n
      DOS ESTUDANTES EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO
      """
    "resumo" => "A ASTRONOMIA TEM SE MOSTRADO RELEVANTE TEMA GERADOR PARA DESPERTAR O INTERESSE E PROMOVER O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ESTE TRABALHO RELATA O DESENVOLVIMENTO DE DUAS ATIVIDADES  NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), POR LICENCIANDOS DO CURSO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO", CÂMPUS DE BAURU – SP,  DURANTE O PERÍODO DE ENSINO REMOTO, EM RAZÃO DA PANDEMIA DA COVID-19. A PRIMEIRA ATIVIDADE, FOI CONCEBIDA USANDO A METODOLOGIA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E PRIORIZOU ASPECTOS DA HISTÓRIA DA ASTRONOMIA, PARA INTRODUZIR O ESTUDO DA CINEMÁTICA EM QUE O MOVIMENTO DOS CORPOS CELESTES FORAM USADOS PARA SE ABORDAR OS CONCEITOS DE REFERENCIAL, DE REPOUSO E DE MOVIMENTO; O USO DE SIMULADORES CONTRIBUIU PARA ALCANÇAR ESTE OBJETIVO E A ATIVIDADE CONTEMPLOU TAMBÉM A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO CONCEITUAL SOBRE O ASSUNTO. A SEGUNDA ATIVIDADE FOI A PREPARAÇÃO DA PALESTRA INTITULADA FORMAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA SOLAR E MUNDOS POTENCIALMENTE HABITÁVEIS, QUE FOI MINISTRADA PELA PLATAFORMA GOOGLE MEET. NA PALESTRA HOUVE IMPORTANTE PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO QUE SE MOSTRARAM CURIOSOS E INTERESSADOS, CONFIRMANDO O POTENCIAL DO ASSUNTO PARA DESPERTAR INTERESSE E ENGAJAR OS ESTUDANTES. A PREPARAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DAS DUAS ATIVIDADES PROPORCIONARAM IMPORTANTE APRENDIZADO PARA TODOS OS ENVOLVIDOS, EM PARTICULAR PARA OS LICENCIANDOS, SOBRE AS DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DO ENSINO REMOTO. O MATERIAL PRODUZIDO ESTÁ DISPONÍVEL PARA USO, PELOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PARCEIRAS, EM OUTRAS OPORTUNIDADES, POR EXEMPLO COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL, NO FUTURO BREVE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "ASTRONOMIA, ENSINO, FÍSICA, PALESTRA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA108_ID1841_26102021205321.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA GONÇALVES FARIA ROCHA "
    "autor_nome_curto" => "LARISSA "
    "autor_email" => "lgf.rocha@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84636
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 444
    "inscrito_id" => 1841
    "titulo" => """
      ASTRONOMIA COMO TEMA MOTIVADOR PARA O ENSINO DE \r\n
      FÍSICA: UMA POSSIBILIDADE PARA DESPERTAR A CURIOSIDADE \r\n
      DOS ESTUDANTES EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO
      """
    "resumo" => "A ASTRONOMIA TEM SE MOSTRADO RELEVANTE TEMA GERADOR PARA DESPERTAR O INTERESSE E PROMOVER O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ESTE TRABALHO RELATA O DESENVOLVIMENTO DE DUAS ATIVIDADES  NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), POR LICENCIANDOS DO CURSO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO", CÂMPUS DE BAURU – SP,  DURANTE O PERÍODO DE ENSINO REMOTO, EM RAZÃO DA PANDEMIA DA COVID-19. A PRIMEIRA ATIVIDADE, FOI CONCEBIDA USANDO A METODOLOGIA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E PRIORIZOU ASPECTOS DA HISTÓRIA DA ASTRONOMIA, PARA INTRODUZIR O ESTUDO DA CINEMÁTICA EM QUE O MOVIMENTO DOS CORPOS CELESTES FORAM USADOS PARA SE ABORDAR OS CONCEITOS DE REFERENCIAL, DE REPOUSO E DE MOVIMENTO; O USO DE SIMULADORES CONTRIBUIU PARA ALCANÇAR ESTE OBJETIVO E A ATIVIDADE CONTEMPLOU TAMBÉM A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO CONCEITUAL SOBRE O ASSUNTO. A SEGUNDA ATIVIDADE FOI A PREPARAÇÃO DA PALESTRA INTITULADA FORMAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA SOLAR E MUNDOS POTENCIALMENTE HABITÁVEIS, QUE FOI MINISTRADA PELA PLATAFORMA GOOGLE MEET. NA PALESTRA HOUVE IMPORTANTE PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO QUE SE MOSTRARAM CURIOSOS E INTERESSADOS, CONFIRMANDO O POTENCIAL DO ASSUNTO PARA DESPERTAR INTERESSE E ENGAJAR OS ESTUDANTES. A PREPARAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DAS DUAS ATIVIDADES PROPORCIONARAM IMPORTANTE APRENDIZADO PARA TODOS OS ENVOLVIDOS, EM PARTICULAR PARA OS LICENCIANDOS, SOBRE AS DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DO ENSINO REMOTO. O MATERIAL PRODUZIDO ESTÁ DISPONÍVEL PARA USO, PELOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PARCEIRAS, EM OUTRAS OPORTUNIDADES, POR EXEMPLO COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL, NO FUTURO BREVE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "ASTRONOMIA, ENSINO, FÍSICA, PALESTRA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA108_ID1841_26102021205321.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA GONÇALVES FARIA ROCHA "
    "autor_nome_curto" => "LARISSA "
    "autor_email" => "lgf.rocha@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

A ASTRONOMIA TEM SE MOSTRADO RELEVANTE TEMA GERADOR PARA DESPERTAR O INTERESSE E PROMOVER O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ESTE TRABALHO RELATA O DESENVOLVIMENTO DE DUAS ATIVIDADES NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), POR LICENCIANDOS DO CURSO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO", CÂMPUS DE BAURU – SP, DURANTE O PERÍODO DE ENSINO REMOTO, EM RAZÃO DA PANDEMIA DA COVID-19. A PRIMEIRA ATIVIDADE, FOI CONCEBIDA USANDO A METODOLOGIA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E PRIORIZOU ASPECTOS DA HISTÓRIA DA ASTRONOMIA, PARA INTRODUZIR O ESTUDO DA CINEMÁTICA EM QUE O MOVIMENTO DOS CORPOS CELESTES FORAM USADOS PARA SE ABORDAR OS CONCEITOS DE REFERENCIAL, DE REPOUSO E DE MOVIMENTO; O USO DE SIMULADORES CONTRIBUIU PARA ALCANÇAR ESTE OBJETIVO E A ATIVIDADE CONTEMPLOU TAMBÉM A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO CONCEITUAL SOBRE O ASSUNTO. A SEGUNDA ATIVIDADE FOI A PREPARAÇÃO DA PALESTRA INTITULADA FORMAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA SOLAR E MUNDOS POTENCIALMENTE HABITÁVEIS, QUE FOI MINISTRADA PELA PLATAFORMA GOOGLE MEET. NA PALESTRA HOUVE IMPORTANTE PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO QUE SE MOSTRARAM CURIOSOS E INTERESSADOS, CONFIRMANDO O POTENCIAL DO ASSUNTO PARA DESPERTAR INTERESSE E ENGAJAR OS ESTUDANTES. A PREPARAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DAS DUAS ATIVIDADES PROPORCIONARAM IMPORTANTE APRENDIZADO PARA TODOS OS ENVOLVIDOS, EM PARTICULAR PARA OS LICENCIANDOS, SOBRE AS DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DO ENSINO REMOTO. O MATERIAL PRODUZIDO ESTÁ DISPONÍVEL PARA USO, PELOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PARCEIRAS, EM OUTRAS OPORTUNIDADES, POR EXEMPLO COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL, NO FUTURO BREVE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.