A PANDEMIA FORNECEU IMPACTO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA QUE PERMANECERÁ PARA SER TRATADA POR ANOS NO FUTURO. O QUE FICA NO PRESENTE É UMA REALIDADE TOMADA PELA PÓS-VERDADE E SEUS AGRAVANTES SEVEROS, FORMADA POR EFEITOS QUE ESTÃO ALÉM DA EVENTUALIDADE PANDÊMICA, MAS POR MECANISMOS ORGANIZADOS POLITICAMENTE. EM RESPOSTA A TAL CENÁRIO E EM DEFESA DA CIÊNCIA, PLANEJOU-SE A APLICAÇÃO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NA ESCOLA PROFESSOR CHAVES EM UBERABA - MG, NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA DESCREVE A TENTATIVA E REGISTRA AS OBSERVAÇÕES TOMADAS COM A APLICAÇÃO DA ATIVIDADE. A PRÁTICA EDUCATIVA, QUE NUNCA SE DÁ DE FORMA DESVINCULADA DA REALIDADE, SOFREU UM DOS EFEITOS DESTE CENÁRIO CONTURBADO: A AUSÊNCIA DE ESTUDANTES NA AULA. TAL FRUSTRAÇÃO NA APLICAÇÃO DA ATIVIDADE FORÇOU AS ANÁLISES A UM OLHAR MUITO MAIS AMPLO QUE O QUE SE TINHA. E COM UM LEVANTAMENTO DE ALGUNS FATOS E EFEITOS, BUSCOU-SE FAZER UM BALANÇO DAS DIFICULDADES E LIÇÕES ENCONTRADAS PELO CAMINHO.