Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ESTUDO SOBRE A PRESENÇA DA HISTÓRIA INDÍGENA NO ENSINO BÁSICO: ANÁLISES A PARTIR DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM OS SÉTIMOS ANOS DO COLÉGIO HELENA KOLODY, SARANDI-PR

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, INDÍGENA, HISTÓRIA, DIVERSIDADE, ENSINO Relato de Experiência(RE) ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84751
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 641
    "inscrito_id" => 1010
    "titulo" => "ESTUDO SOBRE A PRESENÇA DA HISTÓRIA INDÍGENA NO ENSINO BÁSICO: ANÁLISES A PARTIR DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM OS SÉTIMOS ANOS DO COLÉGIO HELENA KOLODY, SARANDI-PR"
    "resumo" => "O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA TEM COMO BASE AVALIAÇÕES FEITAS COM AS TURMAS DE SÉTIMO ANO DO COLÉGIO HELENA KOLODY, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A CARÊNCIA DE ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA INDÍGENA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO COLÉGIO MOSTRAM QUE OS ALUNOS POSSUEM GRANDES DIFICULDADES NA ESCRITA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, COM BASE NISSO, FOI PROPOSTO A ELABORAÇÃO DE UM RELATO SE COLOCANDO COMO UM INDÍGENA OU UM COLONIZADOR QUE VIVEU O MOMENTO DE DESCOBRIMENTO DO BRASIL EM 1500. EDSON SILVA E MARIA DA PENHA DA SILVA EM SUA OBRA “AS DIVERSIDADES ÉTNICAS NO BRASIL: DESAFIO A PRÁTICAS ESCOLARES” ESCREVEM SOBRE A NECESSIDADE DE INSERIR EM UM AMBIENTE ESCOLAR AS DIFERENÇAS ÉTNICAS, VISANDO COMBATER A DISCRIMINAÇÃO, PARA ALÉM DISSO, ENSINAR HISTÓRIA INDÍGENA É ELUCIDAR OS ALUNOS DAS ORIGENS DO SEU PAÍS E COMBATER UMA HISTÓRIA EUROCÊNTRICA. OUTROS AUTORES, COMO LUDMILA M. LIGÓRIO AFIRMA QUE É PRECISO ENTENDER A CULTURA INDÍGENA PARA DESMISTIFICAR CONCEITOS ERRÔNEOS. COMO RESULTADO PERCEBEU-SE QUE OS DISCENTES POSSUEM POUCO CONHECIMENTO ACERCA DO ASSUNTO, COMETENDO DIVERSOS ANACRONISMOS, INCOERÊNCIAS HISTÓRICAS E ERROS GRAMATICAIS. SENDO ASSIM A IDEIA DA ATIVIDADE PROPOSTA FOI A DE FAZER COM QUE OS ALUNOS REFLITAM SOBRE OUTRAS REALIDADES, E COMBATER DE CERTA FORMA A VISÃO EUROCÊNTRICA QUE SE TEM SOBRE A CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL. PARA ALÉM DISSO INCENTIVÁ-LOS A ESCRITA, JÁ QUE POSSUEM DIFICULDADES."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INDÍGENA, HISTÓRIA, DIVERSIDADE, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA104_ID1010_17112021093454.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAINÁ CORREIA DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "THAINÁ "
    "autor_email" => "correiasthaina@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84751
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 641
    "inscrito_id" => 1010
    "titulo" => "ESTUDO SOBRE A PRESENÇA DA HISTÓRIA INDÍGENA NO ENSINO BÁSICO: ANÁLISES A PARTIR DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM OS SÉTIMOS ANOS DO COLÉGIO HELENA KOLODY, SARANDI-PR"
    "resumo" => "O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA TEM COMO BASE AVALIAÇÕES FEITAS COM AS TURMAS DE SÉTIMO ANO DO COLÉGIO HELENA KOLODY, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A CARÊNCIA DE ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA INDÍGENA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO COLÉGIO MOSTRAM QUE OS ALUNOS POSSUEM GRANDES DIFICULDADES NA ESCRITA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, COM BASE NISSO, FOI PROPOSTO A ELABORAÇÃO DE UM RELATO SE COLOCANDO COMO UM INDÍGENA OU UM COLONIZADOR QUE VIVEU O MOMENTO DE DESCOBRIMENTO DO BRASIL EM 1500. EDSON SILVA E MARIA DA PENHA DA SILVA EM SUA OBRA “AS DIVERSIDADES ÉTNICAS NO BRASIL: DESAFIO A PRÁTICAS ESCOLARES” ESCREVEM SOBRE A NECESSIDADE DE INSERIR EM UM AMBIENTE ESCOLAR AS DIFERENÇAS ÉTNICAS, VISANDO COMBATER A DISCRIMINAÇÃO, PARA ALÉM DISSO, ENSINAR HISTÓRIA INDÍGENA É ELUCIDAR OS ALUNOS DAS ORIGENS DO SEU PAÍS E COMBATER UMA HISTÓRIA EUROCÊNTRICA. OUTROS AUTORES, COMO LUDMILA M. LIGÓRIO AFIRMA QUE É PRECISO ENTENDER A CULTURA INDÍGENA PARA DESMISTIFICAR CONCEITOS ERRÔNEOS. COMO RESULTADO PERCEBEU-SE QUE OS DISCENTES POSSUEM POUCO CONHECIMENTO ACERCA DO ASSUNTO, COMETENDO DIVERSOS ANACRONISMOS, INCOERÊNCIAS HISTÓRICAS E ERROS GRAMATICAIS. SENDO ASSIM A IDEIA DA ATIVIDADE PROPOSTA FOI A DE FAZER COM QUE OS ALUNOS REFLITAM SOBRE OUTRAS REALIDADES, E COMBATER DE CERTA FORMA A VISÃO EUROCÊNTRICA QUE SE TEM SOBRE A CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL. PARA ALÉM DISSO INCENTIVÁ-LOS A ESCRITA, JÁ QUE POSSUEM DIFICULDADES."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INDÍGENA, HISTÓRIA, DIVERSIDADE, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA104_ID1010_17112021093454.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAINÁ CORREIA DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "THAINÁ "
    "autor_email" => "correiasthaina@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA TEM COMO BASE AVALIAÇÕES FEITAS COM AS TURMAS DE SÉTIMO ANO DO COLÉGIO HELENA KOLODY, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A CARÊNCIA DE ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA INDÍGENA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO COLÉGIO MOSTRAM QUE OS ALUNOS POSSUEM GRANDES DIFICULDADES NA ESCRITA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, COM BASE NISSO, FOI PROPOSTO A ELABORAÇÃO DE UM RELATO SE COLOCANDO COMO UM INDÍGENA OU UM COLONIZADOR QUE VIVEU O MOMENTO DE DESCOBRIMENTO DO BRASIL EM 1500. EDSON SILVA E MARIA DA PENHA DA SILVA EM SUA OBRA “AS DIVERSIDADES ÉTNICAS NO BRASIL: DESAFIO A PRÁTICAS ESCOLARES” ESCREVEM SOBRE A NECESSIDADE DE INSERIR EM UM AMBIENTE ESCOLAR AS DIFERENÇAS ÉTNICAS, VISANDO COMBATER A DISCRIMINAÇÃO, PARA ALÉM DISSO, ENSINAR HISTÓRIA INDÍGENA É ELUCIDAR OS ALUNOS DAS ORIGENS DO SEU PAÍS E COMBATER UMA HISTÓRIA EUROCÊNTRICA. OUTROS AUTORES, COMO LUDMILA M. LIGÓRIO AFIRMA QUE É PRECISO ENTENDER A CULTURA INDÍGENA PARA DESMISTIFICAR CONCEITOS ERRÔNEOS. COMO RESULTADO PERCEBEU-SE QUE OS DISCENTES POSSUEM POUCO CONHECIMENTO ACERCA DO ASSUNTO, COMETENDO DIVERSOS ANACRONISMOS, INCOERÊNCIAS HISTÓRICAS E ERROS GRAMATICAIS. SENDO ASSIM A IDEIA DA ATIVIDADE PROPOSTA FOI A DE FAZER COM QUE OS ALUNOS REFLITAM SOBRE OUTRAS REALIDADES, E COMBATER DE CERTA FORMA A VISÃO EUROCÊNTRICA QUE SE TEM SOBRE A CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL. PARA ALÉM DISSO INCENTIVÁ-LOS A ESCRITA, JÁ QUE POSSUEM DIFICULDADES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.