O PROGRAMA INSTITUCIONAL RESID?NCIA PEDAG?GICA ? UMA A??O QUE OBJETIVA INSERIR O LICENCIANDO NO
AMBIENTE ESCOLAR, SENDO UMA INICIATIVA VALOROSA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS RESIDENTES. A
ESCOLA ? UM OBJETO DE ESTUDO GEOGR?FICO POR EXCEL?NCIA, POIS ENVOLVE AGENTES SOCIAIS, HIST?RICOS E
ECON?MICOS, E MANT?M UMA RELA??O DIRETA COM A CIRCUNVIZINHAN?A ONDE EST? INSERIDA. OS ESPA?OS
ESCOLARES PROPICIAM REFLEX?ES QUE V?O PARA AL?M DAS ATIVIDADES DA SALA DE AULA E, POR ISSO, NECESSITAM
SER COMPREENDIDOS COMO UM IMPORTANTE CAMPO DE ATUA??O PARA AS PESQUISAS ACAD?MICAS, TENDO COMO
BASE AS CATEGORIAS, PRINC?PIOS E OS CONTE?DOS CURRICULARES DE GEOGRAFIA. CONSIDERANDO O PAPEL DA
ESCOLA E A RELEV?NCIA DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA DEMONSTRAR AS
EXPERI?NCIAS ADQUIRIDAS NA RESID?NCIA PEDAG?GICA ? SUBPROJETO LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE, EXECUTADA PELOS PRESENTES BOLSISTAS ENTRE NOVEMBRO DE 2020 E OUTUBRO
DE 2021. A RESID?NCIA PEDAG?GICA, EM SEU EDITAL DE 2020, SURGE EM UM MOMENTO SENS?VEL DA
HUMANIDADE, TENDO EM VISTA A PANDEMIA DO CORONAV?RUS E SUAS IMPLICA??ES SANIT?RIAS, SOCIAIS,
ECON?MICAS E EDUCACIONAIS. AS ATIVIDADES DESSE PROGRAMA, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE, ATENDEM
17 CURSOS, EM RIO BRANCO ? CAMPUS SEDE E CRUZEIRO DO SUL ? CAMPUS FLORESTA, OFERECENDO 212 VAGAS
DESTINADAS ? BOLSISTAS REMUNERADOS E 78 VAGAS PARA BOLSISTAS VOLUNT?RIOS. O CURSO DE LICENCIATURA EM
GEOGRAFIA CONCORREU AO EDITAL 03/2020 DA PROGRAD E FOI CONTEMPLADO COM 10 BOLSAS, SENDO OITO
REMUNERADAS E DUAS VOLUNT?RIAS. AS ATIVIDADES DO SUBPROJETO GEOGRAFIA INICIARAM EM FORMATO REMOTO,
?NICO MEIO POSS?VEL DEVIDO AO ISOLAMENTO SOCIAL. PARA EFETIVA??O DAS A??ES DA RESID?NCIA, FOI
NECESS?RIO ESTABELECER PARCERIA ENTRE A UNIVERSIDADE E UMA INSTITUI??O DA EDUCA??O B?SICA, REPRESENTADA
PELA ESCOLA ESTADUAL ELOZIRA DO SANTOS THOM?. ESTA UNIDADE DE ENSINO EST? LOCALIZADA NO BAIRRO ALTO
ALEGRE, QUE INTEGRA A REGIONAL TANCREDO NEVES, UMA DAS DEZ SUBDIVIS?ES REGIONAIS DA ?REA URBANA DE
RIO BRANCO. ? PRECISO RESSALTAR A SITUA??O GEOGR?FICA, SOCIAL E EDUCACIONAL DA ESCOLA BENEFICIADA PELAS
ATIVIDADES DA RESID?NCIA. INSERIDA EM UMA ZONA PERIF?RICA DA CAPITAL ACREANA, A INSTITUI??O ATENDE
ALUNOS COM O PERFIL SOCIOECON?MICO CARACTERIZADO PELO BAIXO RENDIMENTO FAMILIAR. AL?M DISSO, PARTE
ESTUDANTES MATRICULADOS S?O MORADORES DE ZONAS RURAIS QUE DISTAM MAIS DE DEZ QUIL?METROS DA UNIDADE
DE ENSINO, EM COMUNIDADES CONECTADAS POR ESTRADAS SEM PAVIMENTA??O, ALGUMAS SEM ENERGIA E
INTERNET. ESSES FATORES SOCIOESPACIAIS INCIDIRAM SOBRE A APLICA??O DO ENSINO REMOTO, POIS
INVIABILIZARAM A EXECU??O DE AULAS S?NCRONAS COM A UTILIZA??O DE PLATAFORMAS DE VIDEOCONFER?NCIA. A
DIFICULDADE DE IMPLANTAR AS TECNOLOGIAS DE INFORMA??O E COMUNICA??O ? TICS SE DEU TANTO PELA
CAR?NCIA NO ACESSO ? INTERNET E AOS DISPOSITIVOS ELETR?NICOS POR PARTE DOS ALUNOS, QUANTO PELAS
CONDI??ES ESTRUTURAIS DA ESCOLA, EXPRESSAS PELA AUS?NCIA DE LABORAT?RIO DE INFORM?TICA. NESSE SENTIDO, A
GEST?O ESCOLAR OPTOU PELO MODELO APOSTILADO, IMPRIMINDO OS MATERIAIS PRODUZIDOS PELOS PROFESSORES E ENTREGANDO PARA OS ALUNOS. O ISOLAMENTO SOCIAL TAMB?M AFETOU A INSER??O DOS RESIDENTES NO AMBIENTE
ESCOLAR. COMO ALTERNATIVA METODOL?GICA PARA SUPRIR A AUS?NCIA DE ATIVIDADES PR?TICAS, FORAM REALIZADAS
CAPACITA??ES ONLINE, DESTINADAS AO APERFEI?OAMENTO DOS LICENCIANDOS E DA PRECEPTORA, ASSIM COMO A
PRODU??O DE APOSTILAS PARA AS TURMAS DO SEXTO E S?TIMO ANO. DENTRE AS EXPERI?NCIAS PROPORCIONADAS,
DESTACA-SE A PARTICIPA??O EM MINICURSOS, QUE FORAM MINISTRADOS PELO PROFESSOR ORIENTADOR. ESSAS A??ES
DE EXTENS?O FOMENTARAM O APRENDIZADO DE FERRAMENTAS QUE PODEM SER UTILIZADAS NA CONSTRU??O DE
MATERIAIS DID?TICOS, QUE SER?O ?TEIS TANTO EM FUTURAS PESQUISAS DE CAMPO NA ESCOLA, QUANTO NO
EXERC?CIO DID?TICO COM OS ALUNOS EM SALA. DENTRE AS METODOLOGIAS APONTA-SE O APRENDIZADO DE
PROGRAMAS COMPUTACIONAIS, UTILIZADOS NA CONFEC??O DE MAPAS, GR?FICOS, CROQUIS E DEMAIS MATERIAIS
DESTINADOS AO ENSINO DE GEOGRAFIA. OS SOFTWARES EMPREGADOS NAS CAPACITA??ES FORAM O GOOGLE EARTH,
QUANTUM GIS E EXCEL, FUNDAMENTAIS PARA A PRODU??O APOSTILAS COM EXERC?CIOS, AS QUAIS FORAM
ELABORADAS E DESTINADAS ? ESCOLA PARA IMPRESS?O. O OLHAR SOBRE AS ALTERNATIVAS DID?TICAS DESENVOLVIDAS
EM FORMATO REMOTO ? IMPORTANTE PARA COMPREENDER AS TRANSFORMA??ES PELAS QUAIS VEM PASSANDO A
SOCIEDADE, EM SEUS DIVERSOS ASPECTOS, SOBRE O IMPERATIVO DA INFORMA??O. A EDUCA??O N?O FICOU ALHEIA
? ESSAS MUDAN?AS E A PANDEMIA DO CORONAV?RUS CONTRIBUIU PARA ACELERAR A PASSAGEM DO ENSINO
PRESENCIAL PARA O DIGITAL. ENTENDER AS DIFICULDADES DO ENSINO REMOTO ? IMPORTANTE PARA VERIFICAR AS
DESIGUALDADES EXISTENTES NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO, ONDE AS ESCOLAS P?BLICAS E, PRINCIPALMENTE,
AS SITUADAS NAS PERIFERIAS E ZONAS RURAIS FORAM AS QUE TIVERAM AS MAIORES DIFICULDADES EM SE ADAPTAR A
EDUCA??O ? DIST?NCIA. RESSALTA-SE QUE OS MINICURSOS FORAM DE SUMA IMPORT?NCIA PARA COMPREENS?O DO
AMBIENTE ESCOLAR EM MEIO A PANDEMIA, POIS ESSES TRATARAM DE ASSUNTOS RELEVANTES PARA O ENSINO DE
GEOGRAFIA E PROPICIARAM O APERFEI?OAMENTO DOS RESIDENTES. TAL A??O CONTRIBUIU PARA QUE OS
PARTICIPANTES FINALIZEM O PROGRAMA COM O M?XIMO DE CONHECIMENTOS E OS APLIQUE EM SALA DE AULA. AS
VIV?NCIAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FORMA REMOTA, AUXILIAR?O NA FORMA??O DE PROFISSIONAIS
DEDICADOS, INCLUSIVOS E ESPECIALIZADOS EM DIVERSAS FERRAMENTAS, PRINCIPALMENTE NA ?REA TECNOL?GICA.
ADEMAIS, A BUSCA POR NOVOS M?TODOS DE ENSINO EST? EM ASCENS?O, DADO O AVAN?O DAS PLATAFORMAS
EDUCACIONAIS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E O PROFESSOR DEVE SE ADEQUAR AS NOVAS DEMANDAS
EDUCACIONAIS. NO S?CULO XXI.