Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

EXPERIÊNCIAS REMOTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA– SUBPROJETO GEOGRAFIA, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Palavra-chaves: GOOGLE EARTH, ENSINO REMOTO, QUANTUM GIS, MINICURSOS, APOSTILAS Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84764
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 194
    "inscrito_id" => 1363
    "titulo" => """
      EXPERIÊNCIAS REMOTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA\r\n
      PEDAGÓGICA– SUBPROJETO GEOGRAFIA, NA UNIVERSIDADE\r\n
      FEDERAL DO ACRE
      """
    "resumo" => """
      O PROGRAMA INSTITUCIONAL RESID?NCIA PEDAG?GICA ? UMA A??O QUE OBJETIVA INSERIR O LICENCIANDO NO\r\n
      AMBIENTE ESCOLAR, SENDO UMA INICIATIVA VALOROSA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS RESIDENTES. A\r\n
      ESCOLA ? UM OBJETO DE ESTUDO GEOGR?FICO POR EXCEL?NCIA, POIS ENVOLVE AGENTES SOCIAIS, HIST?RICOS E\r\n
      ECON?MICOS, E MANT?M UMA RELA??O DIRETA COM A CIRCUNVIZINHAN?A ONDE EST? INSERIDA. OS ESPA?OS\r\n
      ESCOLARES PROPICIAM REFLEX?ES QUE V?O PARA AL?M DAS ATIVIDADES DA SALA DE AULA E, POR ISSO, NECESSITAM\r\n
      SER COMPREENDIDOS COMO UM IMPORTANTE CAMPO DE ATUA??O PARA AS PESQUISAS ACAD?MICAS, TENDO COMO\r\n
      BASE AS CATEGORIAS, PRINC?PIOS E OS CONTE?DOS CURRICULARES DE GEOGRAFIA. CONSIDERANDO O PAPEL DA\r\n
      ESCOLA E A RELEV?NCIA DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA DEMONSTRAR AS\r\n
      EXPERI?NCIAS ADQUIRIDAS NA RESID?NCIA PEDAG?GICA ? SUBPROJETO LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA\r\n
      UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE, EXECUTADA PELOS PRESENTES BOLSISTAS ENTRE NOVEMBRO DE 2020 E OUTUBRO\r\n
      DE 2021. A RESID?NCIA PEDAG?GICA, EM SEU EDITAL DE 2020, SURGE EM UM MOMENTO SENS?VEL DA\r\n
      HUMANIDADE, TENDO EM VISTA A PANDEMIA DO CORONAV?RUS E SUAS IMPLICA??ES SANIT?RIAS, SOCIAIS,\r\n
      ECON?MICAS E EDUCACIONAIS. AS ATIVIDADES DESSE PROGRAMA, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE, ATENDEM\r\n
      17 CURSOS, EM RIO BRANCO ? CAMPUS SEDE E CRUZEIRO DO SUL ? CAMPUS FLORESTA, OFERECENDO 212 VAGAS\r\n
      DESTINADAS ? BOLSISTAS REMUNERADOS E 78 VAGAS PARA BOLSISTAS VOLUNT?RIOS. O CURSO DE LICENCIATURA EM\r\n
      GEOGRAFIA CONCORREU AO EDITAL 03/2020 DA PROGRAD E FOI CONTEMPLADO COM 10 BOLSAS, SENDO OITO\r\n
      REMUNERADAS E DUAS VOLUNT?RIAS. AS ATIVIDADES DO SUBPROJETO GEOGRAFIA INICIARAM EM FORMATO REMOTO,\r\n
      ?NICO MEIO POSS?VEL DEVIDO AO ISOLAMENTO SOCIAL. PARA EFETIVA??O DAS A??ES DA RESID?NCIA, FOI\r\n
      NECESS?RIO ESTABELECER PARCERIA ENTRE A UNIVERSIDADE E UMA INSTITUI??O DA EDUCA??O B?SICA, REPRESENTADA\r\n
      PELA ESCOLA ESTADUAL ELOZIRA DO SANTOS THOM?. ESTA UNIDADE DE ENSINO EST? LOCALIZADA NO BAIRRO ALTO\r\n
      ALEGRE, QUE INTEGRA A REGIONAL TANCREDO NEVES, UMA DAS DEZ SUBDIVIS?ES REGIONAIS DA ?REA URBANA DE\r\n
      RIO BRANCO. ? PRECISO RESSALTAR A SITUA??O GEOGR?FICA, SOCIAL E EDUCACIONAL DA ESCOLA BENEFICIADA PELAS\r\n
      ATIVIDADES DA RESID?NCIA. INSERIDA EM UMA ZONA PERIF?RICA DA CAPITAL ACREANA, A INSTITUI??O ATENDE\r\n
      ALUNOS COM O PERFIL SOCIOECON?MICO CARACTERIZADO PELO BAIXO RENDIMENTO FAMILIAR. AL?M DISSO, PARTE\r\n
      ESTUDANTES MATRICULADOS S?O MORADORES DE ZONAS RURAIS QUE DISTAM MAIS DE DEZ QUIL?METROS DA UNIDADE\r\n
      DE ENSINO, EM COMUNIDADES CONECTADAS POR ESTRADAS SEM PAVIMENTA??O, ALGUMAS SEM ENERGIA E\r\n
      INTERNET. ESSES FATORES SOCIOESPACIAIS INCIDIRAM SOBRE A APLICA??O DO ENSINO REMOTO, POIS\r\n
      INVIABILIZARAM A EXECU??O DE AULAS S?NCRONAS COM A UTILIZA??O DE PLATAFORMAS DE VIDEOCONFER?NCIA. A\r\n
      DIFICULDADE DE IMPLANTAR AS TECNOLOGIAS DE INFORMA??O E COMUNICA??O ? TICS SE DEU TANTO PELA\r\n
      CAR?NCIA NO ACESSO ? INTERNET E AOS DISPOSITIVOS ELETR?NICOS POR PARTE DOS ALUNOS, QUANTO PELAS\r\n
      CONDI??ES ESTRUTURAIS DA ESCOLA, EXPRESSAS PELA AUS?NCIA DE LABORAT?RIO DE INFORM?TICA. NESSE SENTIDO, A\r\n
      GEST?O ESCOLAR OPTOU PELO MODELO APOSTILADO, IMPRIMINDO OS MATERIAIS PRODUZIDOS PELOS PROFESSORES E ENTREGANDO PARA OS ALUNOS. O ISOLAMENTO SOCIAL TAMB?M AFETOU A INSER??O DOS RESIDENTES NO AMBIENTE\r\n
      ESCOLAR. COMO ALTERNATIVA METODOL?GICA PARA SUPRIR A AUS?NCIA DE ATIVIDADES PR?TICAS, FORAM REALIZADAS\r\n
      CAPACITA??ES ONLINE, DESTINADAS AO APERFEI?OAMENTO DOS LICENCIANDOS E DA PRECEPTORA, ASSIM COMO A\r\n
      PRODU??O DE APOSTILAS PARA AS TURMAS DO SEXTO E S?TIMO ANO. DENTRE AS EXPERI?NCIAS PROPORCIONADAS,\r\n
      DESTACA-SE A PARTICIPA??O EM MINICURSOS, QUE FORAM MINISTRADOS PELO PROFESSOR ORIENTADOR. ESSAS A??ES\r\n
      DE EXTENS?O FOMENTARAM O APRENDIZADO DE FERRAMENTAS QUE PODEM SER UTILIZADAS NA CONSTRU??O DE\r\n
      MATERIAIS DID?TICOS, QUE SER?O ?TEIS TANTO EM FUTURAS PESQUISAS DE CAMPO NA ESCOLA, QUANTO NO\r\n
      EXERC?CIO DID?TICO COM OS ALUNOS EM SALA. DENTRE AS METODOLOGIAS APONTA-SE O APRENDIZADO DE\r\n
      PROGRAMAS COMPUTACIONAIS, UTILIZADOS NA CONFEC??O DE MAPAS, GR?FICOS, CROQUIS E DEMAIS MATERIAIS\r\n
      DESTINADOS AO ENSINO DE GEOGRAFIA. OS SOFTWARES EMPREGADOS NAS CAPACITA??ES FORAM O GOOGLE EARTH,\r\n
      QUANTUM GIS E EXCEL, FUNDAMENTAIS PARA A PRODU??O APOSTILAS COM EXERC?CIOS, AS QUAIS FORAM\r\n
      ELABORADAS E DESTINADAS ? ESCOLA PARA IMPRESS?O. O OLHAR SOBRE AS ALTERNATIVAS DID?TICAS DESENVOLVIDAS\r\n
      EM FORMATO REMOTO ? IMPORTANTE PARA COMPREENDER AS TRANSFORMA??ES PELAS QUAIS VEM PASSANDO A\r\n
      SOCIEDADE, EM SEUS DIVERSOS ASPECTOS, SOBRE O IMPERATIVO DA INFORMA??O. A EDUCA??O N?O FICOU ALHEIA\r\n
      ? ESSAS MUDAN?AS E A PANDEMIA DO CORONAV?RUS CONTRIBUIU PARA ACELERAR A PASSAGEM DO ENSINO\r\n
      PRESENCIAL PARA O DIGITAL. ENTENDER AS DIFICULDADES DO ENSINO REMOTO ? IMPORTANTE PARA VERIFICAR AS\r\n
      DESIGUALDADES EXISTENTES NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO, ONDE AS ESCOLAS P?BLICAS E, PRINCIPALMENTE,\r\n
      AS SITUADAS NAS PERIFERIAS E ZONAS RURAIS FORAM AS QUE TIVERAM AS MAIORES DIFICULDADES EM SE ADAPTAR A\r\n
      EDUCA??O ? DIST?NCIA. RESSALTA-SE QUE OS MINICURSOS FORAM DE SUMA IMPORT?NCIA PARA COMPREENS?O DO\r\n
      AMBIENTE ESCOLAR EM MEIO A PANDEMIA, POIS ESSES TRATARAM DE ASSUNTOS RELEVANTES PARA O ENSINO DE\r\n
      GEOGRAFIA E PROPICIARAM O APERFEI?OAMENTO DOS RESIDENTES. TAL A??O CONTRIBUIU PARA QUE OS\r\n
      PARTICIPANTES FINALIZEM O PROGRAMA COM O M?XIMO DE CONHECIMENTOS E OS APLIQUE EM SALA DE AULA. AS\r\n
      VIV?NCIAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FORMA REMOTA, AUXILIAR?O NA FORMA??O DE PROFISSIONAIS\r\n
      DEDICADOS, INCLUSIVOS E ESPECIALIZADOS EM DIVERSAS FERRAMENTAS, PRINCIPALMENTE NA ?REA TECNOL?GICA.\r\n
      ADEMAIS, A BUSCA POR NOVOS M?TODOS DE ENSINO EST? EM ASCENS?O, DADO O AVAN?O DAS PLATAFORMAS\r\n
      EDUCACIONAIS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E O PROFESSOR DEVE SE ADEQUAR AS NOVAS DEMANDAS\r\n
      EDUCACIONAIS. NO S?CULO XXI.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "GOOGLE EARTH, ENSINO REMOTO, QUANTUM GIS, MINICURSOS, APOSTILAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID1363_25102021215630.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAÍZ CAROLÍNE DE OLIVEIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LAÍZ"
    "autor_email" => "laizcsants@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84764
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 194
    "inscrito_id" => 1363
    "titulo" => """
      EXPERIÊNCIAS REMOTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA\r\n
      PEDAGÓGICA– SUBPROJETO GEOGRAFIA, NA UNIVERSIDADE\r\n
      FEDERAL DO ACRE
      """
    "resumo" => """
      O PROGRAMA INSTITUCIONAL RESID?NCIA PEDAG?GICA ? UMA A??O QUE OBJETIVA INSERIR O LICENCIANDO NO\r\n
      AMBIENTE ESCOLAR, SENDO UMA INICIATIVA VALOROSA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS RESIDENTES. A\r\n
      ESCOLA ? UM OBJETO DE ESTUDO GEOGR?FICO POR EXCEL?NCIA, POIS ENVOLVE AGENTES SOCIAIS, HIST?RICOS E\r\n
      ECON?MICOS, E MANT?M UMA RELA??O DIRETA COM A CIRCUNVIZINHAN?A ONDE EST? INSERIDA. OS ESPA?OS\r\n
      ESCOLARES PROPICIAM REFLEX?ES QUE V?O PARA AL?M DAS ATIVIDADES DA SALA DE AULA E, POR ISSO, NECESSITAM\r\n
      SER COMPREENDIDOS COMO UM IMPORTANTE CAMPO DE ATUA??O PARA AS PESQUISAS ACAD?MICAS, TENDO COMO\r\n
      BASE AS CATEGORIAS, PRINC?PIOS E OS CONTE?DOS CURRICULARES DE GEOGRAFIA. CONSIDERANDO O PAPEL DA\r\n
      ESCOLA E A RELEV?NCIA DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA DEMONSTRAR AS\r\n
      EXPERI?NCIAS ADQUIRIDAS NA RESID?NCIA PEDAG?GICA ? SUBPROJETO LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA\r\n
      UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE, EXECUTADA PELOS PRESENTES BOLSISTAS ENTRE NOVEMBRO DE 2020 E OUTUBRO\r\n
      DE 2021. A RESID?NCIA PEDAG?GICA, EM SEU EDITAL DE 2020, SURGE EM UM MOMENTO SENS?VEL DA\r\n
      HUMANIDADE, TENDO EM VISTA A PANDEMIA DO CORONAV?RUS E SUAS IMPLICA??ES SANIT?RIAS, SOCIAIS,\r\n
      ECON?MICAS E EDUCACIONAIS. AS ATIVIDADES DESSE PROGRAMA, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE, ATENDEM\r\n
      17 CURSOS, EM RIO BRANCO ? CAMPUS SEDE E CRUZEIRO DO SUL ? CAMPUS FLORESTA, OFERECENDO 212 VAGAS\r\n
      DESTINADAS ? BOLSISTAS REMUNERADOS E 78 VAGAS PARA BOLSISTAS VOLUNT?RIOS. O CURSO DE LICENCIATURA EM\r\n
      GEOGRAFIA CONCORREU AO EDITAL 03/2020 DA PROGRAD E FOI CONTEMPLADO COM 10 BOLSAS, SENDO OITO\r\n
      REMUNERADAS E DUAS VOLUNT?RIAS. AS ATIVIDADES DO SUBPROJETO GEOGRAFIA INICIARAM EM FORMATO REMOTO,\r\n
      ?NICO MEIO POSS?VEL DEVIDO AO ISOLAMENTO SOCIAL. PARA EFETIVA??O DAS A??ES DA RESID?NCIA, FOI\r\n
      NECESS?RIO ESTABELECER PARCERIA ENTRE A UNIVERSIDADE E UMA INSTITUI??O DA EDUCA??O B?SICA, REPRESENTADA\r\n
      PELA ESCOLA ESTADUAL ELOZIRA DO SANTOS THOM?. ESTA UNIDADE DE ENSINO EST? LOCALIZADA NO BAIRRO ALTO\r\n
      ALEGRE, QUE INTEGRA A REGIONAL TANCREDO NEVES, UMA DAS DEZ SUBDIVIS?ES REGIONAIS DA ?REA URBANA DE\r\n
      RIO BRANCO. ? PRECISO RESSALTAR A SITUA??O GEOGR?FICA, SOCIAL E EDUCACIONAL DA ESCOLA BENEFICIADA PELAS\r\n
      ATIVIDADES DA RESID?NCIA. INSERIDA EM UMA ZONA PERIF?RICA DA CAPITAL ACREANA, A INSTITUI??O ATENDE\r\n
      ALUNOS COM O PERFIL SOCIOECON?MICO CARACTERIZADO PELO BAIXO RENDIMENTO FAMILIAR. AL?M DISSO, PARTE\r\n
      ESTUDANTES MATRICULADOS S?O MORADORES DE ZONAS RURAIS QUE DISTAM MAIS DE DEZ QUIL?METROS DA UNIDADE\r\n
      DE ENSINO, EM COMUNIDADES CONECTADAS POR ESTRADAS SEM PAVIMENTA??O, ALGUMAS SEM ENERGIA E\r\n
      INTERNET. ESSES FATORES SOCIOESPACIAIS INCIDIRAM SOBRE A APLICA??O DO ENSINO REMOTO, POIS\r\n
      INVIABILIZARAM A EXECU??O DE AULAS S?NCRONAS COM A UTILIZA??O DE PLATAFORMAS DE VIDEOCONFER?NCIA. A\r\n
      DIFICULDADE DE IMPLANTAR AS TECNOLOGIAS DE INFORMA??O E COMUNICA??O ? TICS SE DEU TANTO PELA\r\n
      CAR?NCIA NO ACESSO ? INTERNET E AOS DISPOSITIVOS ELETR?NICOS POR PARTE DOS ALUNOS, QUANTO PELAS\r\n
      CONDI??ES ESTRUTURAIS DA ESCOLA, EXPRESSAS PELA AUS?NCIA DE LABORAT?RIO DE INFORM?TICA. NESSE SENTIDO, A\r\n
      GEST?O ESCOLAR OPTOU PELO MODELO APOSTILADO, IMPRIMINDO OS MATERIAIS PRODUZIDOS PELOS PROFESSORES E ENTREGANDO PARA OS ALUNOS. O ISOLAMENTO SOCIAL TAMB?M AFETOU A INSER??O DOS RESIDENTES NO AMBIENTE\r\n
      ESCOLAR. COMO ALTERNATIVA METODOL?GICA PARA SUPRIR A AUS?NCIA DE ATIVIDADES PR?TICAS, FORAM REALIZADAS\r\n
      CAPACITA??ES ONLINE, DESTINADAS AO APERFEI?OAMENTO DOS LICENCIANDOS E DA PRECEPTORA, ASSIM COMO A\r\n
      PRODU??O DE APOSTILAS PARA AS TURMAS DO SEXTO E S?TIMO ANO. DENTRE AS EXPERI?NCIAS PROPORCIONADAS,\r\n
      DESTACA-SE A PARTICIPA??O EM MINICURSOS, QUE FORAM MINISTRADOS PELO PROFESSOR ORIENTADOR. ESSAS A??ES\r\n
      DE EXTENS?O FOMENTARAM O APRENDIZADO DE FERRAMENTAS QUE PODEM SER UTILIZADAS NA CONSTRU??O DE\r\n
      MATERIAIS DID?TICOS, QUE SER?O ?TEIS TANTO EM FUTURAS PESQUISAS DE CAMPO NA ESCOLA, QUANTO NO\r\n
      EXERC?CIO DID?TICO COM OS ALUNOS EM SALA. DENTRE AS METODOLOGIAS APONTA-SE O APRENDIZADO DE\r\n
      PROGRAMAS COMPUTACIONAIS, UTILIZADOS NA CONFEC??O DE MAPAS, GR?FICOS, CROQUIS E DEMAIS MATERIAIS\r\n
      DESTINADOS AO ENSINO DE GEOGRAFIA. OS SOFTWARES EMPREGADOS NAS CAPACITA??ES FORAM O GOOGLE EARTH,\r\n
      QUANTUM GIS E EXCEL, FUNDAMENTAIS PARA A PRODU??O APOSTILAS COM EXERC?CIOS, AS QUAIS FORAM\r\n
      ELABORADAS E DESTINADAS ? ESCOLA PARA IMPRESS?O. O OLHAR SOBRE AS ALTERNATIVAS DID?TICAS DESENVOLVIDAS\r\n
      EM FORMATO REMOTO ? IMPORTANTE PARA COMPREENDER AS TRANSFORMA??ES PELAS QUAIS VEM PASSANDO A\r\n
      SOCIEDADE, EM SEUS DIVERSOS ASPECTOS, SOBRE O IMPERATIVO DA INFORMA??O. A EDUCA??O N?O FICOU ALHEIA\r\n
      ? ESSAS MUDAN?AS E A PANDEMIA DO CORONAV?RUS CONTRIBUIU PARA ACELERAR A PASSAGEM DO ENSINO\r\n
      PRESENCIAL PARA O DIGITAL. ENTENDER AS DIFICULDADES DO ENSINO REMOTO ? IMPORTANTE PARA VERIFICAR AS\r\n
      DESIGUALDADES EXISTENTES NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO, ONDE AS ESCOLAS P?BLICAS E, PRINCIPALMENTE,\r\n
      AS SITUADAS NAS PERIFERIAS E ZONAS RURAIS FORAM AS QUE TIVERAM AS MAIORES DIFICULDADES EM SE ADAPTAR A\r\n
      EDUCA??O ? DIST?NCIA. RESSALTA-SE QUE OS MINICURSOS FORAM DE SUMA IMPORT?NCIA PARA COMPREENS?O DO\r\n
      AMBIENTE ESCOLAR EM MEIO A PANDEMIA, POIS ESSES TRATARAM DE ASSUNTOS RELEVANTES PARA O ENSINO DE\r\n
      GEOGRAFIA E PROPICIARAM O APERFEI?OAMENTO DOS RESIDENTES. TAL A??O CONTRIBUIU PARA QUE OS\r\n
      PARTICIPANTES FINALIZEM O PROGRAMA COM O M?XIMO DE CONHECIMENTOS E OS APLIQUE EM SALA DE AULA. AS\r\n
      VIV?NCIAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FORMA REMOTA, AUXILIAR?O NA FORMA??O DE PROFISSIONAIS\r\n
      DEDICADOS, INCLUSIVOS E ESPECIALIZADOS EM DIVERSAS FERRAMENTAS, PRINCIPALMENTE NA ?REA TECNOL?GICA.\r\n
      ADEMAIS, A BUSCA POR NOVOS M?TODOS DE ENSINO EST? EM ASCENS?O, DADO O AVAN?O DAS PLATAFORMAS\r\n
      EDUCACIONAIS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E O PROFESSOR DEVE SE ADEQUAR AS NOVAS DEMANDAS\r\n
      EDUCACIONAIS. NO S?CULO XXI.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "GOOGLE EARTH, ENSINO REMOTO, QUANTUM GIS, MINICURSOS, APOSTILAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID1363_25102021215630.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAÍZ CAROLÍNE DE OLIVEIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LAÍZ"
    "autor_email" => "laizcsants@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O PROGRAMA INSTITUCIONAL RESID?NCIA PEDAG?GICA ? UMA A??O QUE OBJETIVA INSERIR O LICENCIANDO NO AMBIENTE ESCOLAR, SENDO UMA INICIATIVA VALOROSA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS RESIDENTES. A ESCOLA ? UM OBJETO DE ESTUDO GEOGR?FICO POR EXCEL?NCIA, POIS ENVOLVE AGENTES SOCIAIS, HIST?RICOS E ECON?MICOS, E MANT?M UMA RELA??O DIRETA COM A CIRCUNVIZINHAN?A ONDE EST? INSERIDA. OS ESPA?OS ESCOLARES PROPICIAM REFLEX?ES QUE V?O PARA AL?M DAS ATIVIDADES DA SALA DE AULA E, POR ISSO, NECESSITAM SER COMPREENDIDOS COMO UM IMPORTANTE CAMPO DE ATUA??O PARA AS PESQUISAS ACAD?MICAS, TENDO COMO BASE AS CATEGORIAS, PRINC?PIOS E OS CONTE?DOS CURRICULARES DE GEOGRAFIA. CONSIDERANDO O PAPEL DA ESCOLA E A RELEV?NCIA DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA DEMONSTRAR AS EXPERI?NCIAS ADQUIRIDAS NA RESID?NCIA PEDAG?GICA ? SUBPROJETO LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE, EXECUTADA PELOS PRESENTES BOLSISTAS ENTRE NOVEMBRO DE 2020 E OUTUBRO DE 2021. A RESID?NCIA PEDAG?GICA, EM SEU EDITAL DE 2020, SURGE EM UM MOMENTO SENS?VEL DA HUMANIDADE, TENDO EM VISTA A PANDEMIA DO CORONAV?RUS E SUAS IMPLICA??ES SANIT?RIAS, SOCIAIS, ECON?MICAS E EDUCACIONAIS. AS ATIVIDADES DESSE PROGRAMA, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE, ATENDEM 17 CURSOS, EM RIO BRANCO ? CAMPUS SEDE E CRUZEIRO DO SUL ? CAMPUS FLORESTA, OFERECENDO 212 VAGAS DESTINADAS ? BOLSISTAS REMUNERADOS E 78 VAGAS PARA BOLSISTAS VOLUNT?RIOS. O CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA CONCORREU AO EDITAL 03/2020 DA PROGRAD E FOI CONTEMPLADO COM 10 BOLSAS, SENDO OITO REMUNERADAS E DUAS VOLUNT?RIAS. AS ATIVIDADES DO SUBPROJETO GEOGRAFIA INICIARAM EM FORMATO REMOTO, ?NICO MEIO POSS?VEL DEVIDO AO ISOLAMENTO SOCIAL. PARA EFETIVA??O DAS A??ES DA RESID?NCIA, FOI NECESS?RIO ESTABELECER PARCERIA ENTRE A UNIVERSIDADE E UMA INSTITUI??O DA EDUCA??O B?SICA, REPRESENTADA PELA ESCOLA ESTADUAL ELOZIRA DO SANTOS THOM?. ESTA UNIDADE DE ENSINO EST? LOCALIZADA NO BAIRRO ALTO ALEGRE, QUE INTEGRA A REGIONAL TANCREDO NEVES, UMA DAS DEZ SUBDIVIS?ES REGIONAIS DA ?REA URBANA DE RIO BRANCO. ? PRECISO RESSALTAR A SITUA??O GEOGR?FICA, SOCIAL E EDUCACIONAL DA ESCOLA BENEFICIADA PELAS ATIVIDADES DA RESID?NCIA. INSERIDA EM UMA ZONA PERIF?RICA DA CAPITAL ACREANA, A INSTITUI??O ATENDE ALUNOS COM O PERFIL SOCIOECON?MICO CARACTERIZADO PELO BAIXO RENDIMENTO FAMILIAR. AL?M DISSO, PARTE ESTUDANTES MATRICULADOS S?O MORADORES DE ZONAS RURAIS QUE DISTAM MAIS DE DEZ QUIL?METROS DA UNIDADE DE ENSINO, EM COMUNIDADES CONECTADAS POR ESTRADAS SEM PAVIMENTA??O, ALGUMAS SEM ENERGIA E INTERNET. ESSES FATORES SOCIOESPACIAIS INCIDIRAM SOBRE A APLICA??O DO ENSINO REMOTO, POIS INVIABILIZARAM A EXECU??O DE AULAS S?NCRONAS COM A UTILIZA??O DE PLATAFORMAS DE VIDEOCONFER?NCIA. A DIFICULDADE DE IMPLANTAR AS TECNOLOGIAS DE INFORMA??O E COMUNICA??O ? TICS SE DEU TANTO PELA CAR?NCIA NO ACESSO ? INTERNET E AOS DISPOSITIVOS ELETR?NICOS POR PARTE DOS ALUNOS, QUANTO PELAS CONDI??ES ESTRUTURAIS DA ESCOLA, EXPRESSAS PELA AUS?NCIA DE LABORAT?RIO DE INFORM?TICA. NESSE SENTIDO, A GEST?O ESCOLAR OPTOU PELO MODELO APOSTILADO, IMPRIMINDO OS MATERIAIS PRODUZIDOS PELOS PROFESSORES E ENTREGANDO PARA OS ALUNOS. O ISOLAMENTO SOCIAL TAMB?M AFETOU A INSER??O DOS RESIDENTES NO AMBIENTE ESCOLAR. COMO ALTERNATIVA METODOL?GICA PARA SUPRIR A AUS?NCIA DE ATIVIDADES PR?TICAS, FORAM REALIZADAS CAPACITA??ES ONLINE, DESTINADAS AO APERFEI?OAMENTO DOS LICENCIANDOS E DA PRECEPTORA, ASSIM COMO A PRODU??O DE APOSTILAS PARA AS TURMAS DO SEXTO E S?TIMO ANO. DENTRE AS EXPERI?NCIAS PROPORCIONADAS, DESTACA-SE A PARTICIPA??O EM MINICURSOS, QUE FORAM MINISTRADOS PELO PROFESSOR ORIENTADOR. ESSAS A??ES DE EXTENS?O FOMENTARAM O APRENDIZADO DE FERRAMENTAS QUE PODEM SER UTILIZADAS NA CONSTRU??O DE MATERIAIS DID?TICOS, QUE SER?O ?TEIS TANTO EM FUTURAS PESQUISAS DE CAMPO NA ESCOLA, QUANTO NO EXERC?CIO DID?TICO COM OS ALUNOS EM SALA. DENTRE AS METODOLOGIAS APONTA-SE O APRENDIZADO DE PROGRAMAS COMPUTACIONAIS, UTILIZADOS NA CONFEC??O DE MAPAS, GR?FICOS, CROQUIS E DEMAIS MATERIAIS DESTINADOS AO ENSINO DE GEOGRAFIA. OS SOFTWARES EMPREGADOS NAS CAPACITA??ES FORAM O GOOGLE EARTH, QUANTUM GIS E EXCEL, FUNDAMENTAIS PARA A PRODU??O APOSTILAS COM EXERC?CIOS, AS QUAIS FORAM ELABORADAS E DESTINADAS ? ESCOLA PARA IMPRESS?O. O OLHAR SOBRE AS ALTERNATIVAS DID?TICAS DESENVOLVIDAS EM FORMATO REMOTO ? IMPORTANTE PARA COMPREENDER AS TRANSFORMA??ES PELAS QUAIS VEM PASSANDO A SOCIEDADE, EM SEUS DIVERSOS ASPECTOS, SOBRE O IMPERATIVO DA INFORMA??O. A EDUCA??O N?O FICOU ALHEIA ? ESSAS MUDAN?AS E A PANDEMIA DO CORONAV?RUS CONTRIBUIU PARA ACELERAR A PASSAGEM DO ENSINO PRESENCIAL PARA O DIGITAL. ENTENDER AS DIFICULDADES DO ENSINO REMOTO ? IMPORTANTE PARA VERIFICAR AS DESIGUALDADES EXISTENTES NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO, ONDE AS ESCOLAS P?BLICAS E, PRINCIPALMENTE, AS SITUADAS NAS PERIFERIAS E ZONAS RURAIS FORAM AS QUE TIVERAM AS MAIORES DIFICULDADES EM SE ADAPTAR A EDUCA??O ? DIST?NCIA. RESSALTA-SE QUE OS MINICURSOS FORAM DE SUMA IMPORT?NCIA PARA COMPREENS?O DO AMBIENTE ESCOLAR EM MEIO A PANDEMIA, POIS ESSES TRATARAM DE ASSUNTOS RELEVANTES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E PROPICIARAM O APERFEI?OAMENTO DOS RESIDENTES. TAL A??O CONTRIBUIU PARA QUE OS PARTICIPANTES FINALIZEM O PROGRAMA COM O M?XIMO DE CONHECIMENTOS E OS APLIQUE EM SALA DE AULA. AS VIV?NCIAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FORMA REMOTA, AUXILIAR?O NA FORMA??O DE PROFISSIONAIS DEDICADOS, INCLUSIVOS E ESPECIALIZADOS EM DIVERSAS FERRAMENTAS, PRINCIPALMENTE NA ?REA TECNOL?GICA. ADEMAIS, A BUSCA POR NOVOS M?TODOS DE ENSINO EST? EM ASCENS?O, DADO O AVAN?O DAS PLATAFORMAS EDUCACIONAIS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E O PROFESSOR DEVE SE ADEQUAR AS NOVAS DEMANDAS EDUCACIONAIS. NO S?CULO XXI.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.