Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A MONITORIA ACADÊMICA E SEU PAPEL TRANSFORMADOR NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA CELULAR

Palavra-chaves: BIOLOGIA CELULAR, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, ENSINO REMOTO, FORMAÇÃO DOCENTE, MONITORIA Pôster (PO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84576
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 175
    "inscrito_id" => 1245
    "titulo" => "A MONITORIA ACADÊMICA E SEU PAPEL TRANSFORMADOR NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA CELULAR"
    "resumo" => "A BIOLOGIA CELULAR É UMA ÁREA QUE SE DESTACA POR DESPERTAR CURIOSIDADE NOS DISCENTES DEVIDO À SUA ABORDAGEM DE ESTUDO. CONTUDO, BOA PARTE DOS ESTUDANTES DE NÍVEL SUPERIOR APRESENTAM DIFICULDADES REFERENTES À COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS. NESSE CONTEXTO, PROGRAMAS DE MONITORIAS PODEM AMENIZAR ESSA PROBLEMÁTICA, OPORTUNIZANDO MELHORIAS NO PROCESSO EDUCACIONAL. ASSIM, A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO VERIFICAR OS IMPACTOS DA MONITORIA PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA E FISIOLOGIA CELULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFPB-CAMPUS PRINCESA ISABEL. O TRABALHO APRESENTA UM CARÁTER QUALI-QUANTITATIVO E FOI DESENVOLVIDO COM ALUNOS DO 1º PERÍODO DO CURSO DE BIOLOGIA. PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO FORAM APLICADOS DOIS QUESTIONÁRIOS QUE ABORDAVAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA E A VISÃO SOBRE A MONITORIA. APÓS A COLETA E ANÁLISE DOS DADOS NOTOU-SE QUE 100% DOS DISCENTES AFIRMARAM QUE A MONITORIA FOI INDISCUTIVELMENTE NECESSÁRIA E AVALIARAM AS AÇÕES E MATERIAIS DIDÁTICOS USADOS PELA MONITORA COMO ÓTIMOS/EXCELENTES. CERCA DE 81% DOS DISCENTES MATRICULADOS NA DISCIPLINA SOLICITARAM A AJUDA DA MONITORA E DESTES 100% AFIRMARAM TER COMPREENDIDO OS ASSUNTOS. ALÉM DISSO, OBSERVOU-SE DIFERENÇAS EM RELAÇÃO ÀS CONCEPÇÕES SOBRE A DISCIPLINA, SENDO INDICADA AO FINAL DO PROCESSO POR MAIS DE 81% DOS DISCENTES COMO IMPORTANTE E NECESSÁRIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. CONCLUI-SE QUE A MONITORIA SE APRESENTA COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA POTENCIALIZAR O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM, E AINDA CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES CAPACITADOS E APTOS A EXERCER SEU PAPEL DE AGENTE TRANSFORMADOR."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "BIOLOGIA CELULAR, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, ENSINO REMOTO, FORMAÇÃO DOCENTE, MONITORIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID1245_25102021192155.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VITÓRIA DE SOUSA LEITE"
    "autor_nome_curto" => "VIIH LEITE"
    "autor_email" => "leite.vitoria@academico.i"
    "autor_ies" => "IFPB- CAMPUS PRINCESA ISABEL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84576
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 175
    "inscrito_id" => 1245
    "titulo" => "A MONITORIA ACADÊMICA E SEU PAPEL TRANSFORMADOR NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA CELULAR"
    "resumo" => "A BIOLOGIA CELULAR É UMA ÁREA QUE SE DESTACA POR DESPERTAR CURIOSIDADE NOS DISCENTES DEVIDO À SUA ABORDAGEM DE ESTUDO. CONTUDO, BOA PARTE DOS ESTUDANTES DE NÍVEL SUPERIOR APRESENTAM DIFICULDADES REFERENTES À COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS. NESSE CONTEXTO, PROGRAMAS DE MONITORIAS PODEM AMENIZAR ESSA PROBLEMÁTICA, OPORTUNIZANDO MELHORIAS NO PROCESSO EDUCACIONAL. ASSIM, A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO VERIFICAR OS IMPACTOS DA MONITORIA PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA E FISIOLOGIA CELULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFPB-CAMPUS PRINCESA ISABEL. O TRABALHO APRESENTA UM CARÁTER QUALI-QUANTITATIVO E FOI DESENVOLVIDO COM ALUNOS DO 1º PERÍODO DO CURSO DE BIOLOGIA. PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO FORAM APLICADOS DOIS QUESTIONÁRIOS QUE ABORDAVAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA E A VISÃO SOBRE A MONITORIA. APÓS A COLETA E ANÁLISE DOS DADOS NOTOU-SE QUE 100% DOS DISCENTES AFIRMARAM QUE A MONITORIA FOI INDISCUTIVELMENTE NECESSÁRIA E AVALIARAM AS AÇÕES E MATERIAIS DIDÁTICOS USADOS PELA MONITORA COMO ÓTIMOS/EXCELENTES. CERCA DE 81% DOS DISCENTES MATRICULADOS NA DISCIPLINA SOLICITARAM A AJUDA DA MONITORA E DESTES 100% AFIRMARAM TER COMPREENDIDO OS ASSUNTOS. ALÉM DISSO, OBSERVOU-SE DIFERENÇAS EM RELAÇÃO ÀS CONCEPÇÕES SOBRE A DISCIPLINA, SENDO INDICADA AO FINAL DO PROCESSO POR MAIS DE 81% DOS DISCENTES COMO IMPORTANTE E NECESSÁRIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. CONCLUI-SE QUE A MONITORIA SE APRESENTA COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA POTENCIALIZAR O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM, E AINDA CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES CAPACITADOS E APTOS A EXERCER SEU PAPEL DE AGENTE TRANSFORMADOR."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "BIOLOGIA CELULAR, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, ENSINO REMOTO, FORMAÇÃO DOCENTE, MONITORIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID1245_25102021192155.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VITÓRIA DE SOUSA LEITE"
    "autor_nome_curto" => "VIIH LEITE"
    "autor_email" => "leite.vitoria@academico.i"
    "autor_ies" => "IFPB- CAMPUS PRINCESA ISABEL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

A BIOLOGIA CELULAR É UMA ÁREA QUE SE DESTACA POR DESPERTAR CURIOSIDADE NOS DISCENTES DEVIDO À SUA ABORDAGEM DE ESTUDO. CONTUDO, BOA PARTE DOS ESTUDANTES DE NÍVEL SUPERIOR APRESENTAM DIFICULDADES REFERENTES À COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS. NESSE CONTEXTO, PROGRAMAS DE MONITORIAS PODEM AMENIZAR ESSA PROBLEMÁTICA, OPORTUNIZANDO MELHORIAS NO PROCESSO EDUCACIONAL. ASSIM, A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO VERIFICAR OS IMPACTOS DA MONITORIA PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA E FISIOLOGIA CELULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFPB-CAMPUS PRINCESA ISABEL. O TRABALHO APRESENTA UM CARÁTER QUALI-QUANTITATIVO E FOI DESENVOLVIDO COM ALUNOS DO 1º PERÍODO DO CURSO DE BIOLOGIA. PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO FORAM APLICADOS DOIS QUESTIONÁRIOS QUE ABORDAVAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA E A VISÃO SOBRE A MONITORIA. APÓS A COLETA E ANÁLISE DOS DADOS NOTOU-SE QUE 100% DOS DISCENTES AFIRMARAM QUE A MONITORIA FOI INDISCUTIVELMENTE NECESSÁRIA E AVALIARAM AS AÇÕES E MATERIAIS DIDÁTICOS USADOS PELA MONITORA COMO ÓTIMOS/EXCELENTES. CERCA DE 81% DOS DISCENTES MATRICULADOS NA DISCIPLINA SOLICITARAM A AJUDA DA MONITORA E DESTES 100% AFIRMARAM TER COMPREENDIDO OS ASSUNTOS. ALÉM DISSO, OBSERVOU-SE DIFERENÇAS EM RELAÇÃO ÀS CONCEPÇÕES SOBRE A DISCIPLINA, SENDO INDICADA AO FINAL DO PROCESSO POR MAIS DE 81% DOS DISCENTES COMO IMPORTANTE E NECESSÁRIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. CONCLUI-SE QUE A MONITORIA SE APRESENTA COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA POTENCIALIZAR O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM, E AINDA CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES CAPACITADOS E APTOS A EXERCER SEU PAPEL DE AGENTE TRANSFORMADOR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.