A MONITORIA ACADÊMICA E SEU PAPEL TRANSFORMADOR NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA CELULAR
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84576 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 175 "inscrito_id" => 1245 "titulo" => "A MONITORIA ACADÊMICA E SEU PAPEL TRANSFORMADOR NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA CELULAR" "resumo" => "A BIOLOGIA CELULAR É UMA ÁREA QUE SE DESTACA POR DESPERTAR CURIOSIDADE NOS DISCENTES DEVIDO À SUA ABORDAGEM DE ESTUDO. CONTUDO, BOA PARTE DOS ESTUDANTES DE NÍVEL SUPERIOR APRESENTAM DIFICULDADES REFERENTES À COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS. NESSE CONTEXTO, PROGRAMAS DE MONITORIAS PODEM AMENIZAR ESSA PROBLEMÁTICA, OPORTUNIZANDO MELHORIAS NO PROCESSO EDUCACIONAL. ASSIM, A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO VERIFICAR OS IMPACTOS DA MONITORIA PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA E FISIOLOGIA CELULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFPB-CAMPUS PRINCESA ISABEL. O TRABALHO APRESENTA UM CARÁTER QUALI-QUANTITATIVO E FOI DESENVOLVIDO COM ALUNOS DO 1º PERÍODO DO CURSO DE BIOLOGIA. PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO FORAM APLICADOS DOIS QUESTIONÁRIOS QUE ABORDAVAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA E A VISÃO SOBRE A MONITORIA. APÓS A COLETA E ANÁLISE DOS DADOS NOTOU-SE QUE 100% DOS DISCENTES AFIRMARAM QUE A MONITORIA FOI INDISCUTIVELMENTE NECESSÁRIA E AVALIARAM AS AÇÕES E MATERIAIS DIDÁTICOS USADOS PELA MONITORA COMO ÓTIMOS/EXCELENTES. CERCA DE 81% DOS DISCENTES MATRICULADOS NA DISCIPLINA SOLICITARAM A AJUDA DA MONITORA E DESTES 100% AFIRMARAM TER COMPREENDIDO OS ASSUNTOS. ALÉM DISSO, OBSERVOU-SE DIFERENÇAS EM RELAÇÃO ÀS CONCEPÇÕES SOBRE A DISCIPLINA, SENDO INDICADA AO FINAL DO PROCESSO POR MAIS DE 81% DOS DISCENTES COMO IMPORTANTE E NECESSÁRIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. CONCLUI-SE QUE A MONITORIA SE APRESENTA COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA POTENCIALIZAR O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM, E AINDA CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES CAPACITADOS E APTOS A EXERCER SEU PAPEL DE AGENTE TRANSFORMADOR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "BIOLOGIA CELULAR, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, ENSINO REMOTO, FORMAÇÃO DOCENTE, MONITORIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID1245_25102021192155.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VITÓRIA DE SOUSA LEITE" "autor_nome_curto" => "VIIH LEITE" "autor_email" => "leite.vitoria@academico.i" "autor_ies" => "IFPB- CAMPUS PRINCESA ISABEL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84576 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 175 "inscrito_id" => 1245 "titulo" => "A MONITORIA ACADÊMICA E SEU PAPEL TRANSFORMADOR NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA CELULAR" "resumo" => "A BIOLOGIA CELULAR É UMA ÁREA QUE SE DESTACA POR DESPERTAR CURIOSIDADE NOS DISCENTES DEVIDO À SUA ABORDAGEM DE ESTUDO. CONTUDO, BOA PARTE DOS ESTUDANTES DE NÍVEL SUPERIOR APRESENTAM DIFICULDADES REFERENTES À COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS. NESSE CONTEXTO, PROGRAMAS DE MONITORIAS PODEM AMENIZAR ESSA PROBLEMÁTICA, OPORTUNIZANDO MELHORIAS NO PROCESSO EDUCACIONAL. ASSIM, A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO VERIFICAR OS IMPACTOS DA MONITORIA PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA E FISIOLOGIA CELULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFPB-CAMPUS PRINCESA ISABEL. O TRABALHO APRESENTA UM CARÁTER QUALI-QUANTITATIVO E FOI DESENVOLVIDO COM ALUNOS DO 1º PERÍODO DO CURSO DE BIOLOGIA. PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO FORAM APLICADOS DOIS QUESTIONÁRIOS QUE ABORDAVAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA E A VISÃO SOBRE A MONITORIA. APÓS A COLETA E ANÁLISE DOS DADOS NOTOU-SE QUE 100% DOS DISCENTES AFIRMARAM QUE A MONITORIA FOI INDISCUTIVELMENTE NECESSÁRIA E AVALIARAM AS AÇÕES E MATERIAIS DIDÁTICOS USADOS PELA MONITORA COMO ÓTIMOS/EXCELENTES. CERCA DE 81% DOS DISCENTES MATRICULADOS NA DISCIPLINA SOLICITARAM A AJUDA DA MONITORA E DESTES 100% AFIRMARAM TER COMPREENDIDO OS ASSUNTOS. ALÉM DISSO, OBSERVOU-SE DIFERENÇAS EM RELAÇÃO ÀS CONCEPÇÕES SOBRE A DISCIPLINA, SENDO INDICADA AO FINAL DO PROCESSO POR MAIS DE 81% DOS DISCENTES COMO IMPORTANTE E NECESSÁRIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. CONCLUI-SE QUE A MONITORIA SE APRESENTA COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA POTENCIALIZAR O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM, E AINDA CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES CAPACITADOS E APTOS A EXERCER SEU PAPEL DE AGENTE TRANSFORMADOR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "BIOLOGIA CELULAR, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, ENSINO REMOTO, FORMAÇÃO DOCENTE, MONITORIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID1245_25102021192155.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VITÓRIA DE SOUSA LEITE" "autor_nome_curto" => "VIIH LEITE" "autor_email" => "leite.vitoria@academico.i" "autor_ies" => "IFPB- CAMPUS PRINCESA ISABEL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }