A BIOLOGIA CELULAR É UMA ÁREA QUE SE DESTACA POR DESPERTAR CURIOSIDADE NOS DISCENTES DEVIDO À SUA ABORDAGEM DE ESTUDO. CONTUDO, BOA PARTE DOS ESTUDANTES DE NÍVEL SUPERIOR APRESENTAM DIFICULDADES REFERENTES À COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS. NESSE CONTEXTO, PROGRAMAS DE MONITORIAS PODEM AMENIZAR ESSA PROBLEMÁTICA, OPORTUNIZANDO MELHORIAS NO PROCESSO EDUCACIONAL. ASSIM, A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO VERIFICAR OS IMPACTOS DA MONITORIA PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA E FISIOLOGIA CELULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFPB-CAMPUS PRINCESA ISABEL. O TRABALHO APRESENTA UM CARÁTER QUALI-QUANTITATIVO E FOI DESENVOLVIDO COM ALUNOS DO 1º PERÍODO DO CURSO DE BIOLOGIA. PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO FORAM APLICADOS DOIS QUESTIONÁRIOS QUE ABORDAVAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA E A VISÃO SOBRE A MONITORIA. APÓS A COLETA E ANÁLISE DOS DADOS NOTOU-SE QUE 100% DOS DISCENTES AFIRMARAM QUE A MONITORIA FOI INDISCUTIVELMENTE NECESSÁRIA E AVALIARAM AS AÇÕES E MATERIAIS DIDÁTICOS USADOS PELA MONITORA COMO ÓTIMOS/EXCELENTES. CERCA DE 81% DOS DISCENTES MATRICULADOS NA DISCIPLINA SOLICITARAM A AJUDA DA MONITORA E DESTES 100% AFIRMARAM TER COMPREENDIDO OS ASSUNTOS. ALÉM DISSO, OBSERVOU-SE DIFERENÇAS EM RELAÇÃO ÀS CONCEPÇÕES SOBRE A DISCIPLINA, SENDO INDICADA AO FINAL DO PROCESSO POR MAIS DE 81% DOS DISCENTES COMO IMPORTANTE E NECESSÁRIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. CONCLUI-SE QUE A MONITORIA SE APRESENTA COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA POTENCIALIZAR O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM, E AINDA CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES CAPACITADOS E APTOS A EXERCER SEU PAPEL DE AGENTE TRANSFORMADOR.