RESUMO:
O RELATO DOS RESIDENTES SÃO FRUTOS DE SUAS EXPERIÊNCIAS NO SUBPROJETO O LETRAMENTO MATEMÁTICO E A IMPLEMENTAÇÃO DO DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO MARANHENSE: O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR E O SUJEITO DA EXPERIÊNCIA, DO NÚCLEO PRIORITÁRIO ALFABETIZAÇÃO. ELE COMPÕE O PROJETO INSTITUCIONAL DO RP DA UFMA. O OBJETIVO É NARRAR OS DESAFIOS DO RESIDENTE CEGO FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR, E DA RESIDENTE LEDORA QUE TENTA AMENIZAR OS EMPECILHOS ENCONTRADOS POR SEU COLEGA RAIMUNDO, COMO TAMBÉM PELAS CRIANÇAS NO UNIVERSO MATEMÁTICO, EM UM CONTEXTO PANDÊMICO. A METODOLOGIA UTILIZADA É A ESCRITA DE NARRATIVAS PEDAGÓGICAS QUE REVELAM A EXPERIÊNCIA VIVIDA COM A TURMA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, APRESENTANDO OS RELATOS DA PRODUÇÃO DE UMA VIDEOAULA PELA RESIDENTE. AO FINAL PODE-SE DIZER É BEM DESAFIADORA A ELABORAÇÃO DOS PLANOS DE AULAS, VIDEOAULAS E QUESTÕES SIGNIFICATIVAS QUE CONTEMPLEM AS NUANCES DO COMPONENTE CURRICULAR MATEMÁTICA, ALIADA A PARTICIPAÇÃO ATIVA DE UM COLEGA RESIDENTE CEGO QUE FICA IMPEDIDO DEVIDO A NÃO INCLUSÃO DE ALGUMAS PLATAFORMAS E FONTES. A PARCERIA AO LONGO DE NOSSA CAMINHADA MOSTRA NOSSAS INQUIETUDES POR EDUCAR-NOS A NÓS MESMOS E AOS QUE NECESSITAM DE NOSSO AUXÍLIO.