Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: CONCEITOS E ESTADO DA ARTE

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NA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA É COMUM ENCONTRARMOS NA MATRIZ CURRICULAR DE CADA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, UMA A TRÊS DISCIPLINAS SOBRE METODOLOGIA E ENSINO DA APRENDIZAGEM RESPECTIVAMENTE A CADA DISCIPLINA EM QUE O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO IRÁ SE DEBRUÇAR NOS SEUS ANOS DE DOCÊNCIA, DE MODO QUE O PROFESSOR POLIVALENTE TEM QUE CONTINUAMENTE ESTAR EM PROCESSO DE APRENDIZAGEM, POIS APENAS  AS DISCIPLINAS OFERTADAS PELO CURSO PODEM NÃO ABASTAR AS LACUNAS QUE O PROFISSIONAL PODE VIR A TER, UMA VEZ QUE A PASSAGEM PELA GRADUAÇÃO E OBTENÇÃO DO DIPLOMA NÃO SÃO A ÂNCORA SOBRE TODAS AS  SITUAÇÕES EM QUE O PROFESSOR POLIVALENTE IRÁ PRESENCIAR DURANTE A EDUCAÇÃO BÁSICA E NA CONSTANTE MUDANÇA E EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE. POSTO ISSO, O OBJETIVO DESTA PESQUISA QUALITATIVA É APRESENTAR O ESTADO DA ARTE ACERCA DAS PESQUISAS SOBRE OS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. POR ESTADO DA ARTE, COMPREENDEMOS O LEVANTAMENTO DO QUE SE CONHECE ACERCA DE DETERMINADA ÁREA, E A AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DA ÁREA FOCALIZADA. A PESQUISA FOI REALIZADA NA BASE DE DADOS “OASISBR”  DO INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IBICT). DEFINIU-SE QUE “MATEMÁTICA”, “PEDAGOGIA” E “FORMAÇÃO” SERIAM OS DESCRITORES PARA BUSCA NA PLATAFORMA, FILTRANDO OS RESULTADOS PARA “TESES DE DOUTORADO” DEFENDIDAS E PUBLICADAS NO PERÍODO DE 2016 A 2021. A AUTORIA DAS TESES SOBRE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA SE APRESENTA COMO MULTIPROFISSIONAL, TENDO EM VISTA OS DADOS COLETADOS A PARTIR DA PLATAFORMA LATTES. ENTRETANTO, NOTAMOS A PREVALÊNCIA DE GRADUADOS EM PEDAGOGIA, ÁREA QUE É RESPONSÁVEL POR INTRODUZIR O CONTEÚDO LÓGICO-MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, DE MODO QUE ERA ESPERADO QUE A MOTIVAÇÃO PARA A INVESTIGAÇÃO NESSE CAMPO PARTISSE DOS PEDAGOGOS. OS RESULTADOS DA BUSCA EVIDENCIARAM A PRESENÇA DE 69 TESES, CONTUDO APÓS A LEITURA DOS RESUMOS, PERCEBEU-SE QUE 47 ESTAVAM FORA DA TEMÁTICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA; 6 ARQUIVOS NÃO ESTAVAM DISPONÍVEIS PARA DOWNLOAD; E 2 TESES ERAM ORIUNDAS DE PORTUGAL, DE MODO QUE POR SE TRATAR DE UMA OUTRA REALIDADE EDUCACIONAL, TAMBÉM FORAM DESCARTADAS. SENDO ASSIM, PARA COMPOSIÇÃO DESTE ESTADO DA ARTE, FORAM ANALISADAS, UM TOTAL DE 14 TESES. OS RESULTADOS APRESENTAM PESQUISAS QUE REFORÇAM A NECESSIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, VISANDO A SUPERAÇÃO DE ESTIGMAS E PRECONCEITOS FRENTE AO CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO, DE MODO QUE EVIDENCIAM QUE O PEDAGOGO POSSUI DIFICULDADES RELACIONADAS AO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO, OS CONTEÚDOS DE ÁLGEBRA E GEOMETRIA. OUTRAS TESES, ARGUMENTAM QUE A FORMAÇÃO MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DEVERIA SER SUPERIOR, NOS INSTIGANDO AO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS PESQUISAS PARA TECER MELHORES INFERÊNCIAS ACERCA DISSO. SOBRE ISSO, AS PESQUISAS TÊM APOSTADO EM TEMÁTICAS QUE ENVOLVEM RECURSOS DIDÁTICOS, TAIS COMO A CALCULADORA E A LITERATURA. AS PESQUISAS ENVOLVEM TAMBÉM OS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – ESPAÇOS DE FORMAÇÃO QUE PERMITEM QUE O GRADUANDO DESENVOLVA ATIVIDADES, PESQUISAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DIFERENCIADAS COM BASE NAS NECESSIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. AS TESES TAMBÉM REFORÇAM A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA, EM ESPECIAL, COM ALUNOS SURDOS QUE CARECEM DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL. EM SE TRATANDO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA (PEDAGOGOS), AS TESES EXPLORAM O UNIVERSO DE CONSTITUIÇÃO DAS DISCIPLINAS, EVIDENCIANDO UMA FORMAÇÃO ÉTICA, ESTÉTICA E QUE PRIORIZE OS SABERES NECESSÁRIOS PARA UMA PRÁTICA DOCENTE CONTEXTUALIZADA, DINÂMICA E SIGNIFICATIVA. EM UM DOS ESTUDOS, O AUTOR TEVE O OBJETIVO DE ANALISAR AS RELAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE NAS DISCIPLINAS DE METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA DO CURSO DE PEDAGOGIA, UMA INTEGRAÇÃO NECESSÁRIA PARA CONSOLIDAÇÃO DE UMA FORMAÇÃO HOLÍSTICA DO PROFESSOR POLIVALENTE. EM SÍNTESE, O ESTADO DA ARTE EXPLICITA O PANORAMA DE PESQUISAS QUE DISCUTEM CURRÍCULO, FORMAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RECURSOS DIDÁTICOS. ALÉM DISSO, MUITOS ESTUDOS TÊM COMO SUJEITOS OS PRÓPRIOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO, PERMITINDO O DIÁLOGO ENTRE OS SABERES CONSTRUÍDOS E AQUELES CUJO CURRÍCULO E A PRÓPRIA INSTITUIÇÃO DESEJAM FORMAR. SENDO ASSIM, A FORMAÇÃO DO PROFESSOR POLIVALENTE (PEDAGOGO) É MARCADA POR DESAFIOS QUE EVIDENCIAM AS MULTIFACES DESSE PROFISSIONAL, A COMEÇAR POR SUAS MÚLTIPLAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DEFINIDAS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS. EM RELAÇÃO AO ENSINO DE MATEMÁTICA, É URGENTE QUE AS PESQUISAS A NÍVEL STRICTO SENSU SEJAM AMPLIADAS NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, VISTO QUE BOA PARTE DOS ACADÊMICOS APRESENTA LIMITAÇÕES QUANDO O ASSUNTO É PROVENIENTE DESTA DISCIPLINA, OCASIONANDO NA REPRODUÇÃO DE PRÁTICAS OBSOLETAS, USO EXCLUSIVO DO LIVRO DIDÁTICO E REPRESENTAÇÃO DE UMA MATEMÁTICA INACESSÍVEL E DESCONTEXTUALIZADA."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

DIFERENTE DAS DEMAIS LICENCIATURAS, OS CURSOS DE PEDAGOGIA E NORMAL SUPERIOR HABILITAM O PROFESSOR PARA MINISTRAR AS DISCIPLINAS DE ARTES, LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA E CIÊNCIAS NATURAIS DE 1º AO 5º ANO DOS ANOS INICIAIS, ALÉM DA GESTÃO ESCOLAR, DENOMINANDO-SE COMO PROFESSOR POLIVALENTE. 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