Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: OBSERVANDO EXPERIÊNCIAS REALIZADAS COM ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, ENSINO REMOTO, RECURSOS TECNOLÓGICOS, Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84732
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 39
    "inscrito_id" => 996
    "titulo" => "ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: OBSERVANDO EXPERIÊNCIAS REALIZADAS COM ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA"
    "resumo" => "O SURGIMENTO DA COVID-19 OCASIONOU UMA PANDEMIA MUNDIAL QUE CONSEQUENTEMENTE AFETOU DIVERSAS ÁREAS, DENTRE ELAS, A EDUCAÇÃO. ISSO FEZ COM QUE DOCENTES UTILIZASSEM MÚLTIPLOS SUPORTES DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO PARA PROPORCIONAR AOS ALUNOS CONTINUIDADE AOS ESTUDOS. ASSIM, UM DOS DESAFIOS QUE O EDUCADOR PRECISOU ENFRENTAR, FOI QUEBRAR OS PARADIGMAS DO ENSINO PRESENCIAL, QUANDO NA MAIORIA DAS VEZES CONTAVA COM A UTILIZAÇÃO DA LOUSA E DOS LIVROS FÍSICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS OFICINAS, PASSANDO A FAZER USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COM O INTUITO DE FAVORECER A APRENDIZAGEM. NESSE CONTEXTO, ESTÁ INSERIDO O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA), QUE PASSOU A OFERTAR AS DISCIPLINAS NO FORMATO REMOTO, INCLUINDO O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO. ISSO JUSTIFICA O ESTUDO, QUE TEVE COMO OBJETIVO GERAL: OBSERVAR E ANALISAR AS ATIVIDADES COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS REALIZADAS COM ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MARABÁ NO ESTADO DO PARÁ, NO FORMATO REMOTO, POR ESTAGIÁRIOS DO SÉTIMO PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIFESSPA. DENTRE OS AUTORES QUE ESTUDAM A TEMÁTICA QUE FORAM UTILIZADOS PARA FUNDAMENTAR ESTE ESTUDO, DESTACAM-SE: CALLEJA (2008), POMPEU (2013), PONTES (2018), VIEIRA E SILVA (2020), SANTOS ET AL. (2020), CAZAL (2021), DIAS (2021) E SANTANA E SALES (2021). É IMPORTANTE FRISAR QUE O FORMATO REMOTO SE TORNOU DESAFIADOR TANTO PARA ALUNOS COMO PARA PROFESSORES QUE FORAM DESAFIADOS A APRENDER OS CONTEÚDOS E A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS PARALELAMENTE. A ABORDAGEM METODOLÓGICA UTILIZADA FOI A QUALITATIVA NA QUAL A COLETA DE DADOS SE DEU POR MEIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, COM BASE EM MINAYO (2007), POR MEIO DE REGISTROS EM DIÁRIOS DE BORDO. FORAM ACOMPANHADAS OITO OFICINAS COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DESTINADOS A ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, REALIZADAS PELOS ESTAGIÁRIOS, NO DECORRER DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, NO CURSO E NA UNIVERSIDADE SUPRACITADOS. AS OFICINAS OBSERVADAS ABRANGERAM AS UNIDADES TEMÁTICAS DE NÚMEROS E ÁLGEBRA, DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), QUE FORAM REALIZADAS COM VINTE ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA, SENDO ACOMPANHADAS PELA PROFESSORA DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO E PELO PROFESSOR DE UMA DAS ESCOLAS CAMPO DE ESTÁGIO. DENTRE OS PRECÍPUOS RESULTADOS E DISCUSSÕES, EVIDENCIA-SE QUE TODAS AS OFICINAS FORAM REALIZADAS POR MEIO DE ATIVIDADES SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS EM DIVERSAS PLATAFORMAS ONLINE, COM OS APLICATIVOS: WHATSAPP, GOOGLE MEET, GOOGLE CLASSROOM, ADOBE READER, E O PACOTE OFFICE (WORD E ONENOTE DA MICROSOFT). ASSIM, EM ALGUMAS OFICINAS, PÔDE-SE OBSERVAR A UNIDADE TEMÁTICA NÚMEROS, COM OS CONTEÚDOS: A NOÇÃO DE CONJUNTO; PROPRIEDADES, CONDIÇÕES E CONJUNTOS; IGUALDADE DE CONJUNTOS; CONJUNTO VAZIO, UNITÁRIO E UNIVERSO; SUBCONJUNTOS E A RELAÇÃO DE INCLUSÃO; CONJUNTO DAS PARTES E COMPLEMENTAR DE UM CONJUNTO. EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS: CONJUNTOS, SUBCONJUNTOS E A RELAÇÃO DE INCLUSÃO, UMA DAS METODOLOGIAS UTILIZADAS FOI A EXEMPLIFICAÇÃO DA LOCALIDADE EM QUE ESTÃO INSERIDOS OS ALUNOS, OU SEJA, A CIDADE DE MARABÁ NO ESTADO DO PARÁ (BRASIL). ALÉM DISSO, COMO DINÂMICA DE INTERAÇÃO, OS ESTAGIÁRIOS SOLICITARAM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, POR MEIO DA LEITURA DE ALGUNS ASSUNTOS, REFERENTES AOS CONTEÚDOS PROPOSTOS. SEGUIDAMENTE, OS ASSUNTOS QUE FIZERAM PARTE DA UNIDADE TEMÁTICA ÁLGEBRA FORAM: PRINCÍPIO DA MULTIPLICAÇÃO OU PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM, PERMUTAÇÕES SIMPLES E FATORIAL DE UM NÚMERO, ARRANJO SIMPLES E PERMUTAÇÃO COM REPETIÇÃO. DENTRE OS ASSUNTOS SUPRAMENCIONADOS, ALGUNS ELEMENTOS: UMA CANETA, UM LÁPIS E UMA RÉGUA, FORAM UTILIZADOS COMO EXEMPLOS PARA AS EXPLICAÇÕES SOBRE ARRANJO SIMPLES, COMBINAÇÃO SIMPLES E PERMUTAÇÃO COM REPETIÇÃO. A CRIATIVIDADE, COMO FORMA DE SUPRIR AS EXIGÊNCIAS DO ENSINO REMOTO CONTRIBUÍRAM PARA AMENIZAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. PORÉM, A FALTA DE EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS, SEJA POR PARTE DOS ESTAGIÁRIOS, QUE ESTAVAM SE ADAPTANDO À NOVA FORMA DE ENSINO, OU DOS ALUNOS, QUE NUNCA HAVIAM TIDO OFICINAS NO FORMATO REMOTO, E A INSTABILIDADE DE CONEXÃO CONTRIBUÍRAM PARA IMPACTOS A TODOS EM ALGUM MOMENTO. ESSES FATORES INFLUENCIARAM PARA A VARIABILIDADE DE PERMANÊNCIA POR PARTE DOS ALUNOS NA SALA VIRTUAL, APESAR DAS REINVENÇÕES FEITAS PELOS ESTAGIÁRIOS QUANTO AO USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS. ADEMAIS, NO ANDAMENTO DE CADA OFICINA, OS ESTAGIÁRIOS REALIZARAM ALGUMAS ATIVIDADES E AVALIAÇÕES REFERENTES ÀS TEMÁTICAS APRESENTADAS, PARA QUE OS ESTUDANTES DEMONSTRASSEM SEU RENDIMENTO. ALÉM DISSO, OS ESTAGIÁRIOS, TAMBÉM, DISPONIBILIZARAM ALGUNS FEEDBACKS EM RELAÇÃO ÀS OFICINAS PROPOSTAS, A FORMA DE ENSINO E A METODOLOGIA APLICADA, COM O INTUITO DE PROPORCIONAR AOS DISCENTES MAIS LIBERDADE E SEGURANÇA AO EXPRESSAREM OPINIÕES E QUESTIONAMENTOS. CONCLUI-SE QUE NO DECORRER DAS OFICINAS PÔDE-SE CONSTATAR QUE AOS POUCOS, ALGUNS DISCENTES SENTIRAM-SE CONFORTÁVEIS PARA ATIVAREM A CÂMERA OU LIGAREM O MICROFONE, O QUE FACILITOU A VISUALIZAÇÃO DE ALGUNS ROSTOS ATENCIOSOS OU CURIOSOS EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS. ALÉM DO MAIS, AS TECNOLOGIAS FORAM UTILIZADAS COM O PROPÓSITO DE EXPLORAR E USUFRUIR DOS RECURSOS EDUCACIONAIS, CONVERTENDO-SE EM UM MEIO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. ESSAS EXPERIÊNCIAS TORNARAM-SE POSSÍVEIS, PORQUE HOUVE O ACOLHIMENTO POR PARTE DAS ESCOLAS, ALUNOS, PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS, EM UM TRABALHO CONJUNTO, COM PLANEJAMENTOS, ORDENAÇÃO, ACOMPANHAMENTOS E OUTROS. PRESUMIVELMENTE, OS ESTAGIÁRIOS UTILIZARAM SUAS CRIATIVIDADES, INCORPORARAM NOVAS DINÂMICAS E SEMPRE ESTAVAM PERGUNTANDO AOS DISCENTES SE TINHAM DÚVIDAS OU QUESTIONAMENTOS, COM O OBJETIVO DE MELHORAR CADA VEZ MAIS A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS E AS EXPLICAÇÕES. OUTROSSIM, AS OFICINAS MINISTRADAS PELOS ESTAGIÁRIOS APRESENTARAM ASPECTOS ESSENCIAIS PARA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO, UMA VEZ QUE INCORPORARAM EXEMPLOS DO COTIDIANO, COM EXPERIÊNCIAS DO MUNDO EXTERIOR E A DISPONIBILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS. TAMBÉM, VALE RESSALTAR QUE O AMBIENTE VIRTUAL, POR INTERMÉDIO DE OFICINAS SIMULTÂNEAS, PREDISPÔS OPORTUNIDADES AOS ALUNOS DE LOCALIDADES DIFERENTES, ESTUDAREM CONTEÚDOS QUE SERIAM TRABALHADOS PRESENCIALMENTE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, ENSINO REMOTO, RECURSOS TECNOLÓGICOS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID996_07102021101014.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUAME GOMES LIZARDO"
    "autor_nome_curto" => "SUAME LIZARDO"
    "autor_email" => "suame.lizardo@unifesspa.e"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA) -  FACULDADE DE MATEMÁTICA-FAMAT/ICE."
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84732
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 39
    "inscrito_id" => 996
    "titulo" => "ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: OBSERVANDO EXPERIÊNCIAS REALIZADAS COM ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA"
    "resumo" => "O SURGIMENTO DA COVID-19 OCASIONOU UMA PANDEMIA MUNDIAL QUE CONSEQUENTEMENTE AFETOU DIVERSAS ÁREAS, DENTRE ELAS, A EDUCAÇÃO. ISSO FEZ COM QUE DOCENTES UTILIZASSEM MÚLTIPLOS SUPORTES DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO PARA PROPORCIONAR AOS ALUNOS CONTINUIDADE AOS ESTUDOS. ASSIM, UM DOS DESAFIOS QUE O EDUCADOR PRECISOU ENFRENTAR, FOI QUEBRAR OS PARADIGMAS DO ENSINO PRESENCIAL, QUANDO NA MAIORIA DAS VEZES CONTAVA COM A UTILIZAÇÃO DA LOUSA E DOS LIVROS FÍSICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS OFICINAS, PASSANDO A FAZER USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COM O INTUITO DE FAVORECER A APRENDIZAGEM. NESSE CONTEXTO, ESTÁ INSERIDO O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA), QUE PASSOU A OFERTAR AS DISCIPLINAS NO FORMATO REMOTO, INCLUINDO O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO. ISSO JUSTIFICA O ESTUDO, QUE TEVE COMO OBJETIVO GERAL: OBSERVAR E ANALISAR AS ATIVIDADES COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS REALIZADAS COM ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MARABÁ NO ESTADO DO PARÁ, NO FORMATO REMOTO, POR ESTAGIÁRIOS DO SÉTIMO PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIFESSPA. DENTRE OS AUTORES QUE ESTUDAM A TEMÁTICA QUE FORAM UTILIZADOS PARA FUNDAMENTAR ESTE ESTUDO, DESTACAM-SE: CALLEJA (2008), POMPEU (2013), PONTES (2018), VIEIRA E SILVA (2020), SANTOS ET AL. (2020), CAZAL (2021), DIAS (2021) E SANTANA E SALES (2021). É IMPORTANTE FRISAR QUE O FORMATO REMOTO SE TORNOU DESAFIADOR TANTO PARA ALUNOS COMO PARA PROFESSORES QUE FORAM DESAFIADOS A APRENDER OS CONTEÚDOS E A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS PARALELAMENTE. A ABORDAGEM METODOLÓGICA UTILIZADA FOI A QUALITATIVA NA QUAL A COLETA DE DADOS SE DEU POR MEIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, COM BASE EM MINAYO (2007), POR MEIO DE REGISTROS EM DIÁRIOS DE BORDO. FORAM ACOMPANHADAS OITO OFICINAS COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DESTINADOS A ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, REALIZADAS PELOS ESTAGIÁRIOS, NO DECORRER DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, NO CURSO E NA UNIVERSIDADE SUPRACITADOS. AS OFICINAS OBSERVADAS ABRANGERAM AS UNIDADES TEMÁTICAS DE NÚMEROS E ÁLGEBRA, DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), QUE FORAM REALIZADAS COM VINTE ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA, SENDO ACOMPANHADAS PELA PROFESSORA DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO E PELO PROFESSOR DE UMA DAS ESCOLAS CAMPO DE ESTÁGIO. DENTRE OS PRECÍPUOS RESULTADOS E DISCUSSÕES, EVIDENCIA-SE QUE TODAS AS OFICINAS FORAM REALIZADAS POR MEIO DE ATIVIDADES SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS EM DIVERSAS PLATAFORMAS ONLINE, COM OS APLICATIVOS: WHATSAPP, GOOGLE MEET, GOOGLE CLASSROOM, ADOBE READER, E O PACOTE OFFICE (WORD E ONENOTE DA MICROSOFT). ASSIM, EM ALGUMAS OFICINAS, PÔDE-SE OBSERVAR A UNIDADE TEMÁTICA NÚMEROS, COM OS CONTEÚDOS: A NOÇÃO DE CONJUNTO; PROPRIEDADES, CONDIÇÕES E CONJUNTOS; IGUALDADE DE CONJUNTOS; CONJUNTO VAZIO, UNITÁRIO E UNIVERSO; SUBCONJUNTOS E A RELAÇÃO DE INCLUSÃO; CONJUNTO DAS PARTES E COMPLEMENTAR DE UM CONJUNTO. EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS: CONJUNTOS, SUBCONJUNTOS E A RELAÇÃO DE INCLUSÃO, UMA DAS METODOLOGIAS UTILIZADAS FOI A EXEMPLIFICAÇÃO DA LOCALIDADE EM QUE ESTÃO INSERIDOS OS ALUNOS, OU SEJA, A CIDADE DE MARABÁ NO ESTADO DO PARÁ (BRASIL). ALÉM DISSO, COMO DINÂMICA DE INTERAÇÃO, OS ESTAGIÁRIOS SOLICITARAM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, POR MEIO DA LEITURA DE ALGUNS ASSUNTOS, REFERENTES AOS CONTEÚDOS PROPOSTOS. SEGUIDAMENTE, OS ASSUNTOS QUE FIZERAM PARTE DA UNIDADE TEMÁTICA ÁLGEBRA FORAM: PRINCÍPIO DA MULTIPLICAÇÃO OU PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM, PERMUTAÇÕES SIMPLES E FATORIAL DE UM NÚMERO, ARRANJO SIMPLES E PERMUTAÇÃO COM REPETIÇÃO. DENTRE OS ASSUNTOS SUPRAMENCIONADOS, ALGUNS ELEMENTOS: UMA CANETA, UM LÁPIS E UMA RÉGUA, FORAM UTILIZADOS COMO EXEMPLOS PARA AS EXPLICAÇÕES SOBRE ARRANJO SIMPLES, COMBINAÇÃO SIMPLES E PERMUTAÇÃO COM REPETIÇÃO. A CRIATIVIDADE, COMO FORMA DE SUPRIR AS EXIGÊNCIAS DO ENSINO REMOTO CONTRIBUÍRAM PARA AMENIZAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. PORÉM, A FALTA DE EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS, SEJA POR PARTE DOS ESTAGIÁRIOS, QUE ESTAVAM SE ADAPTANDO À NOVA FORMA DE ENSINO, OU DOS ALUNOS, QUE NUNCA HAVIAM TIDO OFICINAS NO FORMATO REMOTO, E A INSTABILIDADE DE CONEXÃO CONTRIBUÍRAM PARA IMPACTOS A TODOS EM ALGUM MOMENTO. ESSES FATORES INFLUENCIARAM PARA A VARIABILIDADE DE PERMANÊNCIA POR PARTE DOS ALUNOS NA SALA VIRTUAL, APESAR DAS REINVENÇÕES FEITAS PELOS ESTAGIÁRIOS QUANTO AO USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS. ADEMAIS, NO ANDAMENTO DE CADA OFICINA, OS ESTAGIÁRIOS REALIZARAM ALGUMAS ATIVIDADES E AVALIAÇÕES REFERENTES ÀS TEMÁTICAS APRESENTADAS, PARA QUE OS ESTUDANTES DEMONSTRASSEM SEU RENDIMENTO. ALÉM DISSO, OS ESTAGIÁRIOS, TAMBÉM, DISPONIBILIZARAM ALGUNS FEEDBACKS EM RELAÇÃO ÀS OFICINAS PROPOSTAS, A FORMA DE ENSINO E A METODOLOGIA APLICADA, COM O INTUITO DE PROPORCIONAR AOS DISCENTES MAIS LIBERDADE E SEGURANÇA AO EXPRESSAREM OPINIÕES E QUESTIONAMENTOS. CONCLUI-SE QUE NO DECORRER DAS OFICINAS PÔDE-SE CONSTATAR QUE AOS POUCOS, ALGUNS DISCENTES SENTIRAM-SE CONFORTÁVEIS PARA ATIVAREM A CÂMERA OU LIGAREM O MICROFONE, O QUE FACILITOU A VISUALIZAÇÃO DE ALGUNS ROSTOS ATENCIOSOS OU CURIOSOS EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS. ALÉM DO MAIS, AS TECNOLOGIAS FORAM UTILIZADAS COM O PROPÓSITO DE EXPLORAR E USUFRUIR DOS RECURSOS EDUCACIONAIS, CONVERTENDO-SE EM UM MEIO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. ESSAS EXPERIÊNCIAS TORNARAM-SE POSSÍVEIS, PORQUE HOUVE O ACOLHIMENTO POR PARTE DAS ESCOLAS, ALUNOS, PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS, EM UM TRABALHO CONJUNTO, COM PLANEJAMENTOS, ORDENAÇÃO, ACOMPANHAMENTOS E OUTROS. PRESUMIVELMENTE, OS ESTAGIÁRIOS UTILIZARAM SUAS CRIATIVIDADES, INCORPORARAM NOVAS DINÂMICAS E SEMPRE ESTAVAM PERGUNTANDO AOS DISCENTES SE TINHAM DÚVIDAS OU QUESTIONAMENTOS, COM O OBJETIVO DE MELHORAR CADA VEZ MAIS A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS E AS EXPLICAÇÕES. OUTROSSIM, AS OFICINAS MINISTRADAS PELOS ESTAGIÁRIOS APRESENTARAM ASPECTOS ESSENCIAIS PARA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO, UMA VEZ QUE INCORPORARAM EXEMPLOS DO COTIDIANO, COM EXPERIÊNCIAS DO MUNDO EXTERIOR E A DISPONIBILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS. TAMBÉM, VALE RESSALTAR QUE O AMBIENTE VIRTUAL, POR INTERMÉDIO DE OFICINAS SIMULTÂNEAS, PREDISPÔS OPORTUNIDADES AOS ALUNOS DE LOCALIDADES DIFERENTES, ESTUDAREM CONTEÚDOS QUE SERIAM TRABALHADOS PRESENCIALMENTE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, ENSINO REMOTO, RECURSOS TECNOLÓGICOS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID996_07102021101014.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUAME GOMES LIZARDO"
    "autor_nome_curto" => "SUAME LIZARDO"
    "autor_email" => "suame.lizardo@unifesspa.e"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA) -  FACULDADE DE MATEMÁTICA-FAMAT/ICE."
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O SURGIMENTO DA COVID-19 OCASIONOU UMA PANDEMIA MUNDIAL QUE CONSEQUENTEMENTE AFETOU DIVERSAS ÁREAS, DENTRE ELAS, A EDUCAÇÃO. ISSO FEZ COM QUE DOCENTES UTILIZASSEM MÚLTIPLOS SUPORTES DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO PARA PROPORCIONAR AOS ALUNOS CONTINUIDADE AOS ESTUDOS. ASSIM, UM DOS DESAFIOS QUE O EDUCADOR PRECISOU ENFRENTAR, FOI QUEBRAR OS PARADIGMAS DO ENSINO PRESENCIAL, QUANDO NA MAIORIA DAS VEZES CONTAVA COM A UTILIZAÇÃO DA LOUSA E DOS LIVROS FÍSICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS OFICINAS, PASSANDO A FAZER USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COM O INTUITO DE FAVORECER A APRENDIZAGEM. NESSE CONTEXTO, ESTÁ INSERIDO O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA), QUE PASSOU A OFERTAR AS DISCIPLINAS NO FORMATO REMOTO, INCLUINDO O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO. ISSO JUSTIFICA O ESTUDO, QUE TEVE COMO OBJETIVO GERAL: OBSERVAR E ANALISAR AS ATIVIDADES COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS REALIZADAS COM ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MARABÁ NO ESTADO DO PARÁ, NO FORMATO REMOTO, POR ESTAGIÁRIOS DO SÉTIMO PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIFESSPA. DENTRE OS AUTORES QUE ESTUDAM A TEMÁTICA QUE FORAM UTILIZADOS PARA FUNDAMENTAR ESTE ESTUDO, DESTACAM-SE: CALLEJA (2008), POMPEU (2013), PONTES (2018), VIEIRA E SILVA (2020), SANTOS ET AL. (2020), CAZAL (2021), DIAS (2021) E SANTANA E SALES (2021). É IMPORTANTE FRISAR QUE O FORMATO REMOTO SE TORNOU DESAFIADOR TANTO PARA ALUNOS COMO PARA PROFESSORES QUE FORAM DESAFIADOS A APRENDER OS CONTEÚDOS E A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS PARALELAMENTE. A ABORDAGEM METODOLÓGICA UTILIZADA FOI A QUALITATIVA NA QUAL A COLETA DE DADOS SE DEU POR MEIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, COM BASE EM MINAYO (2007), POR MEIO DE REGISTROS EM DIÁRIOS DE BORDO. FORAM ACOMPANHADAS OITO OFICINAS COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DESTINADOS A ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, REALIZADAS PELOS ESTAGIÁRIOS, NO DECORRER DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, NO CURSO E NA UNIVERSIDADE SUPRACITADOS. AS OFICINAS OBSERVADAS ABRANGERAM AS UNIDADES TEMÁTICAS DE NÚMEROS E ÁLGEBRA, DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), QUE FORAM REALIZADAS COM VINTE ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA, SENDO ACOMPANHADAS PELA PROFESSORA DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO E PELO PROFESSOR DE UMA DAS ESCOLAS CAMPO DE ESTÁGIO. DENTRE OS PRECÍPUOS RESULTADOS E DISCUSSÕES, EVIDENCIA-SE QUE TODAS AS OFICINAS FORAM REALIZADAS POR MEIO DE ATIVIDADES SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS EM DIVERSAS PLATAFORMAS ONLINE, COM OS APLICATIVOS: WHATSAPP, GOOGLE MEET, GOOGLE CLASSROOM, ADOBE READER, E O PACOTE OFFICE (WORD E ONENOTE DA MICROSOFT). ASSIM, EM ALGUMAS OFICINAS, PÔDE-SE OBSERVAR A UNIDADE TEMÁTICA NÚMEROS, COM OS CONTEÚDOS: A NOÇÃO DE CONJUNTO; PROPRIEDADES, CONDIÇÕES E CONJUNTOS; IGUALDADE DE CONJUNTOS; CONJUNTO VAZIO, UNITÁRIO E UNIVERSO; SUBCONJUNTOS E A RELAÇÃO DE INCLUSÃO; CONJUNTO DAS PARTES E COMPLEMENTAR DE UM CONJUNTO. EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS: CONJUNTOS, SUBCONJUNTOS E A RELAÇÃO DE INCLUSÃO, UMA DAS METODOLOGIAS UTILIZADAS FOI A EXEMPLIFICAÇÃO DA LOCALIDADE EM QUE ESTÃO INSERIDOS OS ALUNOS, OU SEJA, A CIDADE DE MARABÁ NO ESTADO DO PARÁ (BRASIL). ALÉM DISSO, COMO DINÂMICA DE INTERAÇÃO, OS ESTAGIÁRIOS SOLICITARAM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, POR MEIO DA LEITURA DE ALGUNS ASSUNTOS, REFERENTES AOS CONTEÚDOS PROPOSTOS. SEGUIDAMENTE, OS ASSUNTOS QUE FIZERAM PARTE DA UNIDADE TEMÁTICA ÁLGEBRA FORAM: PRINCÍPIO DA MULTIPLICAÇÃO OU PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM, PERMUTAÇÕES SIMPLES E FATORIAL DE UM NÚMERO, ARRANJO SIMPLES E PERMUTAÇÃO COM REPETIÇÃO. DENTRE OS ASSUNTOS SUPRAMENCIONADOS, ALGUNS ELEMENTOS: UMA CANETA, UM LÁPIS E UMA RÉGUA, FORAM UTILIZADOS COMO EXEMPLOS PARA AS EXPLICAÇÕES SOBRE ARRANJO SIMPLES, COMBINAÇÃO SIMPLES E PERMUTAÇÃO COM REPETIÇÃO. A CRIATIVIDADE, COMO FORMA DE SUPRIR AS EXIGÊNCIAS DO ENSINO REMOTO CONTRIBUÍRAM PARA AMENIZAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. PORÉM, A FALTA DE EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS, SEJA POR PARTE DOS ESTAGIÁRIOS, QUE ESTAVAM SE ADAPTANDO À NOVA FORMA DE ENSINO, OU DOS ALUNOS, QUE NUNCA HAVIAM TIDO OFICINAS NO FORMATO REMOTO, E A INSTABILIDADE DE CONEXÃO CONTRIBUÍRAM PARA IMPACTOS A TODOS EM ALGUM MOMENTO. ESSES FATORES INFLUENCIARAM PARA A VARIABILIDADE DE PERMANÊNCIA POR PARTE DOS ALUNOS NA SALA VIRTUAL, APESAR DAS REINVENÇÕES FEITAS PELOS ESTAGIÁRIOS QUANTO AO USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS. ADEMAIS, NO ANDAMENTO DE CADA OFICINA, OS ESTAGIÁRIOS REALIZARAM ALGUMAS ATIVIDADES E AVALIAÇÕES REFERENTES ÀS TEMÁTICAS APRESENTADAS, PARA QUE OS ESTUDANTES DEMONSTRASSEM SEU RENDIMENTO. ALÉM DISSO, OS ESTAGIÁRIOS, TAMBÉM, DISPONIBILIZARAM ALGUNS FEEDBACKS EM RELAÇÃO ÀS OFICINAS PROPOSTAS, A FORMA DE ENSINO E A METODOLOGIA APLICADA, COM O INTUITO DE PROPORCIONAR AOS DISCENTES MAIS LIBERDADE E SEGURANÇA AO EXPRESSAREM OPINIÕES E QUESTIONAMENTOS. CONCLUI-SE QUE NO DECORRER DAS OFICINAS PÔDE-SE CONSTATAR QUE AOS POUCOS, ALGUNS DISCENTES SENTIRAM-SE CONFORTÁVEIS PARA ATIVAREM A CÂMERA OU LIGAREM O MICROFONE, O QUE FACILITOU A VISUALIZAÇÃO DE ALGUNS ROSTOS ATENCIOSOS OU CURIOSOS EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS. ALÉM DO MAIS, AS TECNOLOGIAS FORAM UTILIZADAS COM O PROPÓSITO DE EXPLORAR E USUFRUIR DOS RECURSOS EDUCACIONAIS, CONVERTENDO-SE EM UM MEIO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. ESSAS EXPERIÊNCIAS TORNARAM-SE POSSÍVEIS, PORQUE HOUVE O ACOLHIMENTO POR PARTE DAS ESCOLAS, ALUNOS, PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS, EM UM TRABALHO CONJUNTO, COM PLANEJAMENTOS, ORDENAÇÃO, ACOMPANHAMENTOS E OUTROS. PRESUMIVELMENTE, OS ESTAGIÁRIOS UTILIZARAM SUAS CRIATIVIDADES, INCORPORARAM NOVAS DINÂMICAS E SEMPRE ESTAVAM PERGUNTANDO AOS DISCENTES SE TINHAM DÚVIDAS OU QUESTIONAMENTOS, COM O OBJETIVO DE MELHORAR CADA VEZ MAIS A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS E AS EXPLICAÇÕES. OUTROSSIM, AS OFICINAS MINISTRADAS PELOS ESTAGIÁRIOS APRESENTARAM ASPECTOS ESSENCIAIS PARA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO, UMA VEZ QUE INCORPORARAM EXEMPLOS DO COTIDIANO, COM EXPERIÊNCIAS DO MUNDO EXTERIOR E A DISPONIBILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS. TAMBÉM, VALE RESSALTAR QUE O AMBIENTE VIRTUAL, POR INTERMÉDIO DE OFICINAS SIMULTÂNEAS, PREDISPÔS OPORTUNIDADES AOS ALUNOS DE LOCALIDADES DIFERENTES, ESTUDAREM CONTEÚDOS QUE SERIAM TRABALHADOS PRESENCIALMENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.