NARRATIVAS DO PIBID ALFABETIZAÇÃO IM/UFRRJ NA ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO EM NOVA IGUAÇU/RJ EM MEIO A PANDEMIA DA COVID 19
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84836 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 55 "inscrito_id" => 1409 "titulo" => "NARRATIVAS DO PIBID ALFABETIZAÇÃO IM/UFRRJ NA ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO EM NOVA IGUAÇU/RJ EM MEIO A PANDEMIA DA COVID 19" "resumo" => "O SUBPROJETO “LER, ESCREVER E CONTAR: O TRABALHO COM NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA” FAZ PARTE DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) NO PERÍODO DE 2020-2022. O SUBPROJETO FOI ORGANIZADO PELAS PROFESSORAS ADRIANA ALVES FERNANDES COSTA E JUACIARA BARROZO GOMES DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO (IE) E PELO PROFESSOR CLÉZIO DOS SANTOS DO INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR (IM), AMBOS DA UFRRJ E ESTÃO SENDO IMPLEMENTADOS EM DOIS GRUPOS, UM NO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA E OUTRO NO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU, AMBOS PERTENCENTES A BAIXADA FLUMINENSE. NESTE TEXTO APRESENTAMOS AS NARRATIVAS DAS VIVÊNCIAS DO GRUPO PIBID ALFABETIZAÇÃO IM/UFRRJ. O PIBID ALFABETIZAÇÃO IM/UFRRJ CONTA COM A PARCEIRA IMPORTANTÍSSIMA DA ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO, LOCALIZADA NO CENTRO DE NOVA IGUAÇU, E UMA EQUIPE COMPOSTA POR 8 BOLSISTAS, 2 VOLUNTÁRIOS, 1 SUPERVISOR E 1 COORDENADOR. RESSALTAMOS A RELEVÂNCIA DE MANTER O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COMO UM PROGRAMA QUE TEM SE DESTACADO ENORMEMENTE NO CAMPO FORMATIVO DE NOVOS PROFESSORES, MELHORANDO E MUITO SUAS PRÁTICAS, ESPECIALMENTE EM ÁREAS CARENTES COMO A BAIXADA FLUMINENSE. O OBJETIVO GERAL DO TEXTO É APRESENTAR POR MEIO DAS NARRATIVAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID ALFABETIZAÇÃO IM/UFRRJ EM NOVA IGUAÇU/RJ EM MEIO A PANDEMIA DA COVID 19. COM BASE EM COSTA, GOMES E SANTOS (2019), DENTRE OS OBJETIVOS DO SUBPROJETO DO PIBID ALFABETIZAÇÃO UFRRJ DESTACAMOS: DESENVOLVER HABILIDADES NECESSÁRIAS À CONSTRUÇÃO DE SABERES DE LEITURA, ESCRITA E NUMERACIA A PARTIR DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS, ORAIS E ESCRITAS, DOS ALUNOS E ALUNAS QUE ESTÃO INSERIDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA; E UTILIZAR DIFERENTES LINGUAGENS – VERBAL (ORAL E ESCRITA), CORPORAL, VISUAL, SONORA E DIGITAL, BEM COMO CONHECIMENTOS DA LINGUAGEM ARTÍSTICA PARA EXPRESSAR E PARTILHAR INFORMAÇÕES, EXPERIÊNCIAS, IDEIAS E SENTIMENTOS SOBRE AS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS QUE COMPÕEM O UNIVERSO SOCIAL E CULTURAL DOS ALUNOS. OS OBJETIVOS VÃO AO ENCONTRO DE DEMANDAS ACUMULADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL NA BAIXADA FLUMINENSE QUE SE CARACTERIZA POR ÍNDICES EDUCACIONAIS BAIXOS, QUESTÕES SOCIAIS E DE INFRAESTRUTURA GRAVES, ALÉM DA CARÊNCIA DE NOVAS PRÁTICAS DOCENTES ANTENADAS COM O COTIDIANO DO LUGAR. O TRABALHO SE APOIA NA METODOLOGIA QUALITATIVA, PREVALECENDO A LEITURA DE REFERENCIAL TEÓRICO DA ÁREA DE EDUCAÇÃO, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. DENTRE O REFERENCIAL DESTACAMOS SOARES (1985, 2004, 2012), SÁ-CHAVES (1998, 2000), CARIA (2011) E COSTA, GOMES E SANTOS (2019). O SUBPROJETO “LER, ESCREVER E CONTAR: O TRABALHO COM NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA”, DE ACORDO COM COSTA, GOMES E SANTOS (2019), PREVÊ DUAS FRENTES PRINCIPAIS: A PRIMEIRA SE REFERE EM CONTRIBUIR COM A ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO NAS REDES MUNICIPAIS ENVOLVIDAS E, EM ESPECÍFICO, À APRENDIZAGEM DA LEITURA, ESCRITA E NUMERACIA, CONJUNTO DE CONHECIMENTOS QUE PROMOVEM MAIOR INSERÇÃO DOS SUJEITOS NA COMUNIDADE EM QUE VIVEM E NO MUNDO; A SEGUNDA FRENTE SE REFERE AO FAVORECIMENTO DE UMA REDE DE CONSTITUIÇÃO E NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS QUE PODERÃO CONTRIBUIR COM OS CONHECIMENTOS E SABERES DO ALUNADO NA RELAÇÃO COM OS TERRITÓRIOS EM QUE HABITAM. JÁ A SEGUNDA FRENTE REFERE-SE AO CAMPO DA FORMAÇÃO INICIAL PODENDO INCENTIVAR UM TRAJETO FORMATIVO CONTEXTUAL, REFLEXIVO E INVESTIGATIVO DE MODO QUE AS AÇÕES SEJAM FONTE DE PESQUISA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUE ORIENTARÃO AS AÇÕES PRESENTES E FUTURAS. DESTACAMOS QUE O SUBPROJETO ENCONTRA UM NOVO DESAFIO DEVIDO À PANDEMIA DO COVID-19, COM A IMPOSSIBILIDADE DE ESTAR TRABALHANDO PRESENCIALMENTE NA ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO, REORGANIZAMOS NOSSAS ESTRATÉGIAS A PARTIR DE ATIVIDADES REMOTAS, REUNINDO BOLSISTAS, SUPERVISOR, COORDENADOR E EM ALGUNS MOMENTOS O COORDENADOR GERAL DO PIBID/UFRRJ E A DIREÇÃO DA E.M. MONTEIRO LOBATO. NESTE MOMENTO A LEITURA DE TEXTOS TEM NOS AUXILIADO A AVANÇAR EM NOSSAS ATIVIDADES. DENTRE OS TEXTOS DESTACAMOS COSTA, GOMES E SANTOS (2019); SOARES (1985,2004, 2014). O ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO DOS LICENCIANDOS E DO PROFESSOR SUPERVISOR, SE EFETIVA PRINCIPALMENTE, POR INTERMÉDIO DE REUNIÕES SEMANAIS DE PLANEJAMENTO, ESTUDOS E REFLEXÃO SOBRE O VIVIDO AO LONGO DO SUBPROJETO NA PLATAFORMA DO GOOGLE MEET. E NO FUTURO PÓS PANDEMIA DO COVID-19 SE EFETIVARÁ TAMBÉM POR MEIO DAS VISITAS EM LÓCUS NA ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO. ALÉM DISSO, TAMBÉM CONSTRUIREMOS UM BLOG EM QUE POSTAREMOS, SEMANALMENTE, A DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE DESENVOLVIDA, UMA PEQUENA NARRATIVA SOBRE O VIVIDO E UMA FOTOGRAFIA QUE POSSA EXPRESSAR O TRABALHO. O REFERENCIAL PROCURA DESENVOLVER HABILIDADES NECESSÁRIAS À CONSTRUÇÃO DE SABERES DE LEITURA, ESCRITA E NUMERACIA A PARTIR DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS, ORAIS E ESCRITAS, DOS ALUNOS E ALUNAS QUE ESTÃO INSERIDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, PORÉM DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19 READAPTAMOS O PERCURSO METODOLÓGICO E NOS APROFUNDAMOS MAIS NA LEITURA E DISCUSSÃO DE TEXTO SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM ATIVIDADES SÍNCRONAS CARACTERIZADA POR NOSSOS ENCONTROS SEMANAIS E NAS ATIVIDADES ASSÍNCRONAS, ESPECIALMENTE AS WEBINARES. A VIVÊNCIA JUNTO A ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO TEM PROPICIADO DE ACOMPANHAR A DIFÍCIL TAREFA DE EFETIVAR O ENSINO REMOTO DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19. ESSA RELAÇÃO COM O ENSINO REMOTO TEM PROPICIADO NOVAS APRENDIZAGENS E NOVOS DESAFIOS NA ESCOLA BÁSICA E ESSE DESAFIO SE MATERIALIZARÁ NO PERÍODO PÓS-PANDEMIA. DE ACORDO COM COSTA, GOMES E SANTOS (2019), ESPERA-SE QUE O SUBPROJETO APRESENTE UM CONJUNTO INTERESSANTE DE EVIDÊNCIAS PEDAGÓGICAS SOBRE BOAS PRÁTICAS EDUCATIVAS E INDIQUE CAMINHOS MAIS EFICAZES PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NA BAIXADA FLUMINENSE, REGIÃO QUE ANSEIA POR MELHORES CONDIÇÕES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DAS HABILIDADES DE LEITURA E DE ESCRITA. E QUE OS ALUNOS INCORPOREM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO AS DIFERENTES LINGUAGENS NARRATIVAS BEM COMO AS INCORPORE AOS AMBIENTES DIGITAIS E AOS TEXTOS MULTIMIDIÁTICOS. ESSE DESAFIO VEM SENDO TRILHADO PELO PIBID ALFABETIZAÇÃO IM/UFRRJ E A E. M. MONTEIRO LOBATO. ATRAVÉS DO SUBPROJETO TEMOS REALIZADO, APESAR DOS CONTRATEMPOS DA PANDEMIA DA COVID-19, A EFETIVAÇÃO DA CENTRALIDADE DA PRODUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS, PROPICIANDO QUE A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCRITA SEJA APRENDIDA DE FORMA RESPEITOSA E QUE HAJA A CONTINUIDADE DAS EXPERIÊNCIAS INICIADAS E VIVENCIADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM A LÍNGUA, A ESCRITA E A MATEMÁTICA, NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. ESPERAMOS AINDA QUE OS LICENCIANDOS EM FORMAÇÃO COMPREENDAM QUE OS EDUCANDOS APRENDEM DE DIFERENTES MANEIRAS, DEVENDO IR ALÉM DO DOMÍNIO DO SISTEMA DE ESCRITA, E DEVEM SER CAPAZES DE LER, ESCREVER E CONTAR, PARA QUE DE FATO A ALFABETIZAÇÃO SEJA CONSOLIDADA. OUTROS DESAFIOS AO PIBID FOI SOMADO, SEJA NO PERÍODO DA PANDEMIA, COMO NA DA PÓS-PANDEMIA DA COVID-19." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTOS, NARRATIVAS, NOVA IGUAÇU, COVID-19" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA107_ID1409_17102021132221.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÉZIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CLÉZIO" "autor_email" => "cleziogeo@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84836 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 55 "inscrito_id" => 1409 "titulo" => "NARRATIVAS DO PIBID ALFABETIZAÇÃO IM/UFRRJ NA ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO EM NOVA IGUAÇU/RJ EM MEIO A PANDEMIA DA COVID 19" "resumo" => "O SUBPROJETO “LER, ESCREVER E CONTAR: O TRABALHO COM NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA” FAZ PARTE DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) NO PERÍODO DE 2020-2022. O SUBPROJETO FOI ORGANIZADO PELAS PROFESSORAS ADRIANA ALVES FERNANDES COSTA E JUACIARA BARROZO GOMES DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO (IE) E PELO PROFESSOR CLÉZIO DOS SANTOS DO INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR (IM), AMBOS DA UFRRJ E ESTÃO SENDO IMPLEMENTADOS EM DOIS GRUPOS, UM NO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA E OUTRO NO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU, AMBOS PERTENCENTES A BAIXADA FLUMINENSE. NESTE TEXTO APRESENTAMOS AS NARRATIVAS DAS VIVÊNCIAS DO GRUPO PIBID ALFABETIZAÇÃO IM/UFRRJ. O PIBID ALFABETIZAÇÃO IM/UFRRJ CONTA COM A PARCEIRA IMPORTANTÍSSIMA DA ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO, LOCALIZADA NO CENTRO DE NOVA IGUAÇU, E UMA EQUIPE COMPOSTA POR 8 BOLSISTAS, 2 VOLUNTÁRIOS, 1 SUPERVISOR E 1 COORDENADOR. RESSALTAMOS A RELEVÂNCIA DE MANTER O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COMO UM PROGRAMA QUE TEM SE DESTACADO ENORMEMENTE NO CAMPO FORMATIVO DE NOVOS PROFESSORES, MELHORANDO E MUITO SUAS PRÁTICAS, ESPECIALMENTE EM ÁREAS CARENTES COMO A BAIXADA FLUMINENSE. O OBJETIVO GERAL DO TEXTO É APRESENTAR POR MEIO DAS NARRATIVAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID ALFABETIZAÇÃO IM/UFRRJ EM NOVA IGUAÇU/RJ EM MEIO A PANDEMIA DA COVID 19. COM BASE EM COSTA, GOMES E SANTOS (2019), DENTRE OS OBJETIVOS DO SUBPROJETO DO PIBID ALFABETIZAÇÃO UFRRJ DESTACAMOS: DESENVOLVER HABILIDADES NECESSÁRIAS À CONSTRUÇÃO DE SABERES DE LEITURA, ESCRITA E NUMERACIA A PARTIR DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS, ORAIS E ESCRITAS, DOS ALUNOS E ALUNAS QUE ESTÃO INSERIDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA; E UTILIZAR DIFERENTES LINGUAGENS – VERBAL (ORAL E ESCRITA), CORPORAL, VISUAL, SONORA E DIGITAL, BEM COMO CONHECIMENTOS DA LINGUAGEM ARTÍSTICA PARA EXPRESSAR E PARTILHAR INFORMAÇÕES, EXPERIÊNCIAS, IDEIAS E SENTIMENTOS SOBRE AS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS QUE COMPÕEM O UNIVERSO SOCIAL E CULTURAL DOS ALUNOS. OS OBJETIVOS VÃO AO ENCONTRO DE DEMANDAS ACUMULADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL NA BAIXADA FLUMINENSE QUE SE CARACTERIZA POR ÍNDICES EDUCACIONAIS BAIXOS, QUESTÕES SOCIAIS E DE INFRAESTRUTURA GRAVES, ALÉM DA CARÊNCIA DE NOVAS PRÁTICAS DOCENTES ANTENADAS COM O COTIDIANO DO LUGAR. O TRABALHO SE APOIA NA METODOLOGIA QUALITATIVA, PREVALECENDO A LEITURA DE REFERENCIAL TEÓRICO DA ÁREA DE EDUCAÇÃO, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. DENTRE O REFERENCIAL DESTACAMOS SOARES (1985, 2004, 2012), SÁ-CHAVES (1998, 2000), CARIA (2011) E COSTA, GOMES E SANTOS (2019). O SUBPROJETO “LER, ESCREVER E CONTAR: O TRABALHO COM NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA”, DE ACORDO COM COSTA, GOMES E SANTOS (2019), PREVÊ DUAS FRENTES PRINCIPAIS: A PRIMEIRA SE REFERE EM CONTRIBUIR COM A ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO NAS REDES MUNICIPAIS ENVOLVIDAS E, EM ESPECÍFICO, À APRENDIZAGEM DA LEITURA, ESCRITA E NUMERACIA, CONJUNTO DE CONHECIMENTOS QUE PROMOVEM MAIOR INSERÇÃO DOS SUJEITOS NA COMUNIDADE EM QUE VIVEM E NO MUNDO; A SEGUNDA FRENTE SE REFERE AO FAVORECIMENTO DE UMA REDE DE CONSTITUIÇÃO E NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS QUE PODERÃO CONTRIBUIR COM OS CONHECIMENTOS E SABERES DO ALUNADO NA RELAÇÃO COM OS TERRITÓRIOS EM QUE HABITAM. JÁ A SEGUNDA FRENTE REFERE-SE AO CAMPO DA FORMAÇÃO INICIAL PODENDO INCENTIVAR UM TRAJETO FORMATIVO CONTEXTUAL, REFLEXIVO E INVESTIGATIVO DE MODO QUE AS AÇÕES SEJAM FONTE DE PESQUISA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUE ORIENTARÃO AS AÇÕES PRESENTES E FUTURAS. DESTACAMOS QUE O SUBPROJETO ENCONTRA UM NOVO DESAFIO DEVIDO À PANDEMIA DO COVID-19, COM A IMPOSSIBILIDADE DE ESTAR TRABALHANDO PRESENCIALMENTE NA ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO, REORGANIZAMOS NOSSAS ESTRATÉGIAS A PARTIR DE ATIVIDADES REMOTAS, REUNINDO BOLSISTAS, SUPERVISOR, COORDENADOR E EM ALGUNS MOMENTOS O COORDENADOR GERAL DO PIBID/UFRRJ E A DIREÇÃO DA E.M. MONTEIRO LOBATO. NESTE MOMENTO A LEITURA DE TEXTOS TEM NOS AUXILIADO A AVANÇAR EM NOSSAS ATIVIDADES. DENTRE OS TEXTOS DESTACAMOS COSTA, GOMES E SANTOS (2019); SOARES (1985,2004, 2014). O ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO DOS LICENCIANDOS E DO PROFESSOR SUPERVISOR, SE EFETIVA PRINCIPALMENTE, POR INTERMÉDIO DE REUNIÕES SEMANAIS DE PLANEJAMENTO, ESTUDOS E REFLEXÃO SOBRE O VIVIDO AO LONGO DO SUBPROJETO NA PLATAFORMA DO GOOGLE MEET. E NO FUTURO PÓS PANDEMIA DO COVID-19 SE EFETIVARÁ TAMBÉM POR MEIO DAS VISITAS EM LÓCUS NA ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO. ALÉM DISSO, TAMBÉM CONSTRUIREMOS UM BLOG EM QUE POSTAREMOS, SEMANALMENTE, A DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE DESENVOLVIDA, UMA PEQUENA NARRATIVA SOBRE O VIVIDO E UMA FOTOGRAFIA QUE POSSA EXPRESSAR O TRABALHO. O REFERENCIAL PROCURA DESENVOLVER HABILIDADES NECESSÁRIAS À CONSTRUÇÃO DE SABERES DE LEITURA, ESCRITA E NUMERACIA A PARTIR DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS, ORAIS E ESCRITAS, DOS ALUNOS E ALUNAS QUE ESTÃO INSERIDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, PORÉM DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19 READAPTAMOS O PERCURSO METODOLÓGICO E NOS APROFUNDAMOS MAIS NA LEITURA E DISCUSSÃO DE TEXTO SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM ATIVIDADES SÍNCRONAS CARACTERIZADA POR NOSSOS ENCONTROS SEMANAIS E NAS ATIVIDADES ASSÍNCRONAS, ESPECIALMENTE AS WEBINARES. A VIVÊNCIA JUNTO A ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO TEM PROPICIADO DE ACOMPANHAR A DIFÍCIL TAREFA DE EFETIVAR O ENSINO REMOTO DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19. ESSA RELAÇÃO COM O ENSINO REMOTO TEM PROPICIADO NOVAS APRENDIZAGENS E NOVOS DESAFIOS NA ESCOLA BÁSICA E ESSE DESAFIO SE MATERIALIZARÁ NO PERÍODO PÓS-PANDEMIA. DE ACORDO COM COSTA, GOMES E SANTOS (2019), ESPERA-SE QUE O SUBPROJETO APRESENTE UM CONJUNTO INTERESSANTE DE EVIDÊNCIAS PEDAGÓGICAS SOBRE BOAS PRÁTICAS EDUCATIVAS E INDIQUE CAMINHOS MAIS EFICAZES PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NA BAIXADA FLUMINENSE, REGIÃO QUE ANSEIA POR MELHORES CONDIÇÕES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DAS HABILIDADES DE LEITURA E DE ESCRITA. E QUE OS ALUNOS INCORPOREM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO AS DIFERENTES LINGUAGENS NARRATIVAS BEM COMO AS INCORPORE AOS AMBIENTES DIGITAIS E AOS TEXTOS MULTIMIDIÁTICOS. ESSE DESAFIO VEM SENDO TRILHADO PELO PIBID ALFABETIZAÇÃO IM/UFRRJ E A E. M. MONTEIRO LOBATO. ATRAVÉS DO SUBPROJETO TEMOS REALIZADO, APESAR DOS CONTRATEMPOS DA PANDEMIA DA COVID-19, A EFETIVAÇÃO DA CENTRALIDADE DA PRODUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS, PROPICIANDO QUE A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCRITA SEJA APRENDIDA DE FORMA RESPEITOSA E QUE HAJA A CONTINUIDADE DAS EXPERIÊNCIAS INICIADAS E VIVENCIADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM A LÍNGUA, A ESCRITA E A MATEMÁTICA, NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. ESPERAMOS AINDA QUE OS LICENCIANDOS EM FORMAÇÃO COMPREENDAM QUE OS EDUCANDOS APRENDEM DE DIFERENTES MANEIRAS, DEVENDO IR ALÉM DO DOMÍNIO DO SISTEMA DE ESCRITA, E DEVEM SER CAPAZES DE LER, ESCREVER E CONTAR, PARA QUE DE FATO A ALFABETIZAÇÃO SEJA CONSOLIDADA. OUTROS DESAFIOS AO PIBID FOI SOMADO, SEJA NO PERÍODO DA PANDEMIA, COMO NA DA PÓS-PANDEMIA DA COVID-19." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTOS, NARRATIVAS, NOVA IGUAÇU, COVID-19" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA107_ID1409_17102021132221.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÉZIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CLÉZIO" "autor_email" => "cleziogeo@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }