A PANDEMIA DA COVID-19 GEROU IMPACTOS EM VÁRIOS SEGMENTOS DA SOCIEDADE, COMO NA ÁREA EDUCACIONAL, NA QUAL FEZ-SE NECESSÁRIA A INTERRUPÇÃO NO MODO PRESENCIAL E ADAPTAÇÃO AO MODELO REMOTO. FOI OBSERVADA A ALTERAÇÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS DE 91% DOS ESTUDANTES NO MUNDO, LEVANDO A DIVERSOS SETORES DA EDUCAÇÃO A BUSCAR READAPTAÇÕES PARA GARANTIR QUE PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM CONTINUASSE DE FORMA SEGURA. ASSIM, O PIBID, PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, QUE TEM DENTRE OS OBJETIVOS ESTREITAR A RELAÇÃO DOS BOLSISTAS COM A PRÁTICA EDUCACIONAL BUSCOU SEGUIR COM AS ATIVIDADES, ATRAVÉS DO MODO REMOTO.
O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI RELATAR A EXPERIÊNCIA DOS ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA E BIOLOGIA ENQUANTO PIBIDIANOS ATUANTES COM OS ALUNOS DOS SEXTOS E SÉTIMOS ANOS DO COLÉGIO TIRADENTES DA POLÍCIA MILITAR DE ALAGOAS NO DESENVOLVIMENTO DE SUAS ATIVIDADES REMOTAS, NO NOVEMBRO DE 2020 A AGOSTO DE 2021.
O NOVO CONTEXTO DE FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO IMPÔS DESAFIOS PARA TODOS OS ENVOLVIDOS E A NOSSA EXPERIÊNCIA RETRATA AS NOSSAS IMPRESSÕES SOBRE A DESENVOLTURAS DOS ALUNOS QUE ACOMPANHAMOS, MAS TAMBÉM RETRATA NOSSAS PERCEPÇÕES SOBRE NÓS ACADÊMICOS, QUE EXPERIENCIAMOS A INICIAÇÃO CIENTIFICA DE FORMA REMOTA.
DIANTE DOS DESAFIOS ,OS RESULTADOS ENCONTRADOS DEMONSTRARAM QUE AS PRÁTICAS DO PROGRAMA TIVERAM QUE SER REINVENTADAS E DEMANDARAM NOVAS HABILIDADES PEDAGÓGICAS EM FACE DO USO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS E DA NOVA CONFIGURAÇÃO DE RELACIONAMENTO DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS, ASSIM COMO POSSIBILITOU A CONSTRUÇÃO DE NOVAS HABILIDADES E APRENDIZADOS.