NO ENSINO DE QU?MICA, PERCEBE-SE QUE MUITAS VEZES QUE OS ALUNOS N?O CONSEGUEM APRENDER OS CONTE?DOS ABORDADOS EM SALA DE AULA, DENOTA-SE QUE PODE ESTAR RELACIONADO ?S AULAS DESCONTEXTUALIZADAS E AOS M?TODOS TRADICIONAIS DE ENSINO. AGREGAR NOVOS M?TODOS E ESTRAT?GIAS NA EDUCA??O PARA O ENSINO DE QU?MICA ? MUITO IMPORTANTE TANTO PARA O PROCESSO DE FORMA??O DE PROFESSORES, QUANTO PARA AUXILIAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. A UTILIZA??O DE JOGOS NO ENSINO DE QU?MICA TEM-SE REVELADO UM M?TODO ALTERNATIVO MUITO ADEQUADO, PODENDO SER UTILIZADO COMO MEIO DE MOTIVAR E MELHORAR A RELA??O DO ENSINO-APRENDIZAGEM COM A DISCIPLINA DE QU?MICA. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE O USO DE JOGOS L?DICOS NO ENSINO DE QU?MICA COMO RECURSO PEDAG?GICO IMPORTANTE PARA MELHORIA DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM, BEM
COMO CRIAR CAMINHOS OU ESTRAT?GIAS PARA INOVAR O ENSINO. A METODOLOGIA CONSISTIU NO LEVANTAMENTO DO MATERIAL DE 16 ARTIGOS NO GOOGLE ACAD?MICO SOBRE A TEM?TICA EM TELA. OS DADOS LEVANTADOS FORAM CATEGORIZADOS POR CONTE?DOS ENSINADOS, JOGOS L?DICOS UTILIZADOS E EFICI?NCIAS DE SUAS PR?TICAS NA BUSCA DE REINVENTAR ATIVIDADES QUE FAVORECEM A MELHORIA DAS AULAS COM O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES, SOCIALIZA??O E PRODU??O NO ENSINO DE QU?MICA. OS RESULTADOS APONTARAM QUE OS JOGOS S?O IMPORTANTES PARA O PROCESSO DO ENSINO DO ALUNO COMO CIDAD?O COMPETENTE, PARTICIPATIVO E AUT?NOMO. A UTILIZA??O DOS JOGOS L?DICOS ? UMA BOA ESTRAT?GIA PARA O PROCESSO DE ASSIMILA??O DOS CONTE?DOS NO ENSINO DE QU?MICA, POIS FAVORECE A APRENDIZAGEM, OPORTUNIZA A INTEGRA??O, SOCIALIZA??O, TRABALHO EM EQUIPE E TORNA AS AULAS MAIS ATRATIVAS.
PALAVRAS- CHAVE: LUDICIDADE; ENSINO DE QU?MICA; ENSINO E APRENDIZAGEM.