Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O USO DA DIDÁTICA LÚDICA NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: LUDICIDADE, ENSINO DE QUÍMICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, , Pôster (PO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84892
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 46
    "inscrito_id" => 1077
    "titulo" => "O USO DA DIDÁTICA LÚDICA NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => """
      NO ENSINO DE QU?MICA, PERCEBE-SE QUE MUITAS VEZES QUE OS ALUNOS N?O CONSEGUEM APRENDER OS CONTE?DOS ABORDADOS EM SALA DE AULA, DENOTA-SE QUE PODE ESTAR RELACIONADO ?S AULAS DESCONTEXTUALIZADAS E AOS M?TODOS TRADICIONAIS DE ENSINO. AGREGAR NOVOS M?TODOS E ESTRAT?GIAS NA EDUCA??O PARA O ENSINO DE QU?MICA ? MUITO IMPORTANTE TANTO PARA O PROCESSO DE FORMA??O DE PROFESSORES, QUANTO PARA AUXILIAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. A UTILIZA??O DE JOGOS NO ENSINO DE QU?MICA TEM-SE REVELADO UM M?TODO ALTERNATIVO MUITO ADEQUADO, PODENDO SER UTILIZADO COMO MEIO DE MOTIVAR E MELHORAR A RELA??O DO ENSINO-APRENDIZAGEM COM A DISCIPLINA DE QU?MICA. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE O USO DE JOGOS L?DICOS NO ENSINO DE QU?MICA COMO RECURSO PEDAG?GICO IMPORTANTE PARA MELHORIA DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM, BEM\r\n
      COMO CRIAR CAMINHOS OU ESTRAT?GIAS PARA INOVAR O ENSINO. A METODOLOGIA CONSISTIU NO LEVANTAMENTO DO MATERIAL DE 16 ARTIGOS NO GOOGLE ACAD?MICO SOBRE A TEM?TICA EM TELA. OS DADOS LEVANTADOS FORAM CATEGORIZADOS POR CONTE?DOS ENSINADOS, JOGOS L?DICOS UTILIZADOS E EFICI?NCIAS DE SUAS PR?TICAS NA BUSCA DE REINVENTAR ATIVIDADES QUE FAVORECEM A MELHORIA DAS AULAS COM O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES, SOCIALIZA??O E PRODU??O NO ENSINO DE QU?MICA. OS RESULTADOS APONTARAM QUE OS JOGOS S?O IMPORTANTES PARA O PROCESSO DO ENSINO DO ALUNO COMO CIDAD?O COMPETENTE, PARTICIPATIVO E AUT?NOMO. A UTILIZA??O DOS JOGOS L?DICOS ? UMA BOA ESTRAT?GIA PARA O PROCESSO DE ASSIMILA??O DOS CONTE?DOS NO ENSINO DE QU?MICA, POIS FAVORECE A APRENDIZAGEM, OPORTUNIZA A INTEGRA??O, SOCIALIZA??O, TRABALHO EM EQUIPE E TORNA AS AULAS MAIS ATRATIVAS.\r\n
      \r\n
      PALAVRAS- CHAVE: LUDICIDADE; ENSINO DE QU?MICA; ENSINO E APRENDIZAGEM.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "LUDICIDADE, ENSINO DE QUÍMICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID1077_11102021193840.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KETILLEY RAIRA DE FARIAS NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "KETTY"
    "autor_email" => "ketilley@alunos.uneal.edu"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS- UNEAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84892
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 46
    "inscrito_id" => 1077
    "titulo" => "O USO DA DIDÁTICA LÚDICA NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => """
      NO ENSINO DE QU?MICA, PERCEBE-SE QUE MUITAS VEZES QUE OS ALUNOS N?O CONSEGUEM APRENDER OS CONTE?DOS ABORDADOS EM SALA DE AULA, DENOTA-SE QUE PODE ESTAR RELACIONADO ?S AULAS DESCONTEXTUALIZADAS E AOS M?TODOS TRADICIONAIS DE ENSINO. AGREGAR NOVOS M?TODOS E ESTRAT?GIAS NA EDUCA??O PARA O ENSINO DE QU?MICA ? MUITO IMPORTANTE TANTO PARA O PROCESSO DE FORMA??O DE PROFESSORES, QUANTO PARA AUXILIAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. A UTILIZA??O DE JOGOS NO ENSINO DE QU?MICA TEM-SE REVELADO UM M?TODO ALTERNATIVO MUITO ADEQUADO, PODENDO SER UTILIZADO COMO MEIO DE MOTIVAR E MELHORAR A RELA??O DO ENSINO-APRENDIZAGEM COM A DISCIPLINA DE QU?MICA. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE O USO DE JOGOS L?DICOS NO ENSINO DE QU?MICA COMO RECURSO PEDAG?GICO IMPORTANTE PARA MELHORIA DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM, BEM\r\n
      COMO CRIAR CAMINHOS OU ESTRAT?GIAS PARA INOVAR O ENSINO. A METODOLOGIA CONSISTIU NO LEVANTAMENTO DO MATERIAL DE 16 ARTIGOS NO GOOGLE ACAD?MICO SOBRE A TEM?TICA EM TELA. OS DADOS LEVANTADOS FORAM CATEGORIZADOS POR CONTE?DOS ENSINADOS, JOGOS L?DICOS UTILIZADOS E EFICI?NCIAS DE SUAS PR?TICAS NA BUSCA DE REINVENTAR ATIVIDADES QUE FAVORECEM A MELHORIA DAS AULAS COM O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES, SOCIALIZA??O E PRODU??O NO ENSINO DE QU?MICA. OS RESULTADOS APONTARAM QUE OS JOGOS S?O IMPORTANTES PARA O PROCESSO DO ENSINO DO ALUNO COMO CIDAD?O COMPETENTE, PARTICIPATIVO E AUT?NOMO. A UTILIZA??O DOS JOGOS L?DICOS ? UMA BOA ESTRAT?GIA PARA O PROCESSO DE ASSIMILA??O DOS CONTE?DOS NO ENSINO DE QU?MICA, POIS FAVORECE A APRENDIZAGEM, OPORTUNIZA A INTEGRA??O, SOCIALIZA??O, TRABALHO EM EQUIPE E TORNA AS AULAS MAIS ATRATIVAS.\r\n
      \r\n
      PALAVRAS- CHAVE: LUDICIDADE; ENSINO DE QU?MICA; ENSINO E APRENDIZAGEM.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "LUDICIDADE, ENSINO DE QUÍMICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID1077_11102021193840.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KETILLEY RAIRA DE FARIAS NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "KETTY"
    "autor_email" => "ketilley@alunos.uneal.edu"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS- UNEAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

NO ENSINO DE QU?MICA, PERCEBE-SE QUE MUITAS VEZES QUE OS ALUNOS N?O CONSEGUEM APRENDER OS CONTE?DOS ABORDADOS EM SALA DE AULA, DENOTA-SE QUE PODE ESTAR RELACIONADO ?S AULAS DESCONTEXTUALIZADAS E AOS M?TODOS TRADICIONAIS DE ENSINO. AGREGAR NOVOS M?TODOS E ESTRAT?GIAS NA EDUCA??O PARA O ENSINO DE QU?MICA ? MUITO IMPORTANTE TANTO PARA O PROCESSO DE FORMA??O DE PROFESSORES, QUANTO PARA AUXILIAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. A UTILIZA??O DE JOGOS NO ENSINO DE QU?MICA TEM-SE REVELADO UM M?TODO ALTERNATIVO MUITO ADEQUADO, PODENDO SER UTILIZADO COMO MEIO DE MOTIVAR E MELHORAR A RELA??O DO ENSINO-APRENDIZAGEM COM A DISCIPLINA DE QU?MICA. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE O USO DE JOGOS L?DICOS NO ENSINO DE QU?MICA COMO RECURSO PEDAG?GICO IMPORTANTE PARA MELHORIA DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM, BEM COMO CRIAR CAMINHOS OU ESTRAT?GIAS PARA INOVAR O ENSINO. A METODOLOGIA CONSISTIU NO LEVANTAMENTO DO MATERIAL DE 16 ARTIGOS NO GOOGLE ACAD?MICO SOBRE A TEM?TICA EM TELA. OS DADOS LEVANTADOS FORAM CATEGORIZADOS POR CONTE?DOS ENSINADOS, JOGOS L?DICOS UTILIZADOS E EFICI?NCIAS DE SUAS PR?TICAS NA BUSCA DE REINVENTAR ATIVIDADES QUE FAVORECEM A MELHORIA DAS AULAS COM O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES, SOCIALIZA??O E PRODU??O NO ENSINO DE QU?MICA. OS RESULTADOS APONTARAM QUE OS JOGOS S?O IMPORTANTES PARA O PROCESSO DO ENSINO DO ALUNO COMO CIDAD?O COMPETENTE, PARTICIPATIVO E AUT?NOMO. A UTILIZA??O DOS JOGOS L?DICOS ? UMA BOA ESTRAT?GIA PARA O PROCESSO DE ASSIMILA??O DOS CONTE?DOS NO ENSINO DE QU?MICA, POIS FAVORECE A APRENDIZAGEM, OPORTUNIZA A INTEGRA??O, SOCIALIZA??O, TRABALHO EM EQUIPE E TORNA AS AULAS MAIS ATRATIVAS. PALAVRAS- CHAVE: LUDICIDADE; ENSINO DE QU?MICA; ENSINO E APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.